SóProvas


ID
1991365
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Ao analisar um corpo, o perito encontrou duas lesões, provavelmente causadas por arma de fogo: lesão A em região parotideomassetérica direita, com margens irregulares, entalhes, e ligeiramente evertidas; efeito de mina, de característica contusa, com grânulos de pólvora combusta e incobusta incrustadas no epitélio; coloração escura e marca eritematosa, em forma de anel regular, em torno da lesão; lesão B em região temporal esquerda; alongada com bordas e fundo irregular, em forma de canaleta.
A respeito das lesões descritas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • apoiado ou encostado?

  • Cespe nao e bom com medicina legal, toda prova tem mais de uma questao anulada! 

  • Letra "B" para quem não é assinante.

  • A - É A zona de esfumaçamento (zona de falsa tatuagem) resulta do depósito de fuligem ao redor da ferida;

    B - Os tiros encostados permitem deixar impresso na pele o chamado sinal de werkgaertner, representado pelo desenho da boca e da massa de mira do cano, produzido por sua ação contundente ou pelo seu aquecimento.

    C - A zona de esfumaçamento (zona de falsa tatuagem) resulta do depósito de fuligem ao redor da ferida;

    D - sinal de Wergaetner - é a impressão do desenho da boca e da alça de mira na pele, através de um halo de tatuagem e esfumaçamento.

    E - as lesões não possuem dependencia entre sí.

     

    Fonte: Ponto.

    Obs. Havendo equivocos, avisem-me :).

  • A "câmara de mina" (efeito de mina segundo a banca) indica tiro com arma apoiada ou encostada. Delton Croce faz referência apenas a pólvora não incobusta. Prova bastante confusa. Nem com os livros de Delton Croce e França em mãos seria fácil responder tal questão.

  • Querida colega Mara MB, permita-me discordar algumas considerações feitas por você.

     

    Ao analisar um corpo, o perito encontrou duas lesões, provavelmente causadas por arma de fogo: lesão A em região parotideomassetérica direita, com margens irregulares, entalhes, e ligeiramente evertidas; efeito de mina, de característica contusa, com grânulos de pólvora combusta e incobusta incrustadas no epitélio; coloração escura e marca eritematosa, em forma de anel regular, em torno da lesão; lesão B em região temporal esquerda; alongada com bordas e fundo irregular, em forma de canaleta.

     

     

    a) ERRADO - os grânulos de pólvora descritos na lesão A correspondem à área chamada de orla de esfumaçamento ou de tisnado.

     

    b) CERTO - a lesão A, a meu ver, descreve o Sinal de Câmara de Mina de Hoffmann, que é provocado nos tiros de cano encostado/apoiado com plano ósseo por baixo do tecido epitelial (com margens irregulares, entalhes, e ligeiramente evertidas; efeito de mina, de característica contusa, com grânulos de pólvora combusta e incobusta incrustadas no epitélio; coloração escura e marca eritematosa, em forma de anel regular, em torno da lesão), e a lesão B descreve um tiro de raspão ("Aumentando ainda mais a obliquidade, o projétil não mais penetra e causa uma ferida de bordas irregulares e escoriadas, sem orifício, em forma de canaleta" - essa lesão em canaleta é chamada por Hygino Hercules de Lesão de Raspão).

     

    c) ERRADO - a marca eritematosa ao redor da lesão A, diferentemente do que a colega afirmou, não se trata da falsa zona de tatuagem, mas sim da Zona de queimadura, presente nos tiros à curta distância, nos tiros à queima roupa e nos tiros com cano encostado/apoiado.

     

    d) ERRADO - a forma de canaleta da lesão B corresponde ao tiro de raspão, e não ao sinal de Puppe Werkgartner, que ocorre nos tiros com cano encostado sem plano ósseo por baixo, em que aparece o desenho da massa de mira do cano da arma na pele da vítima.

     

    e) ERRADO - as lesões descritas pela questão não possuem dependência entre si. A região parotideomassetérica não está localizada na região temporal esquerda e vice-versa.

     



  • 11- Região temporal
    21- Região parotideomassetérica


    Lesão A - Lesão de ENTRADA com sinal de Benassi e Boca de Mina de Hoffman
    Lesão B - TRATA-SE DE UM TIRO DE RASPÃO.

    Vejamos:


    BURACO DE MINA ou BOCA DE MINA DE HOFFMAN - Ocorre nos disparos efetuados em contato com o CRÂNIO. Aqui o projétil perfura a PEL, havendo uma verdadeira EXPLOSÃO. Lembre-se do CONE DE EXPLOSÃO. Há perfuração da calota craniana, os gases não atravessam o osso, assim, a pele estoura de dentro para fora- ferida de forma estrelada irregular, bordas solapadas (MINADAS, DESTRUIDAS) com paredes escurecidas pelo depósito dos resíduos de pólvora.

    SINAL DE BENASSI OU BENASSI-CUELI - Os resíduos da combustão produzem, em alguns casos, um anel acinzentado no osso que delimita a face externa desse orifício. Ocorre em tiros no crânio, escápulas ou costelas. Desaparece com lavagem ou putrefação, pois é fuligem.

    Segundo, Hércules a LESÃO EM RASPÃO pode ser:
    a) Em razão do tiro ser muito obliquo, o projétil não penetra e causa uma ferida de BORDAS IRREGULARES e ESCORIADAS, sem orifício, em forma DE CANELETA
    b)Se o contato for um pouco mais superficial, ele deixa apenas uma faixa de escoriação.



    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B
  • "...com grânulos de pólvora combusta e incobusta incrustadas no epitélio"

    Na letra A não seria ZONA DE TATUAGEM?

    A zona de tatuagem é composta por partículas de carvão (pólvora combusta) e de grânulos de pólvora incombusta...



    (Vanrell, 2015) 

  • Apoiado = encostado = distância zero

    Concordo com a Tatazinha W. Na letra A, entendo a zona descrita como de Tatuagem e não Esfumaçamento.

  • Gab. B

    LESÃO A:

    • Uma das maiores características dos tiros ENCOSTADOS é suas BORDAS EVERTIDAS.
    • Tiros encostados podem apresentar elementos primários e secundários.

    LESÃO B:

    • Uma das maiores características nos tiros de RASPÃO é o seu fundo irregular.