SóProvas


ID
1991374
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com referência à morte aparente, assinale a opção correta

Alternativas
Comentários
  • Morte Aparente, ao simples exame clínico, caracterizada pela depressão do SNC; diminuição da temperatura corporal; rebaixamento da funções cardíacas e respiratórias. Tríade de Thoinot define-a como; imobilidade, ausência aparente da respiração e ausência da circulação.
  • Doutores...alguém sabe informar qual manual ou livro que o CEBRASPE ADOTA para a disciplina medicina legal? Grato - no aguardo pela resposta!

     

    bons estudo a todos!!!!

  • Letra "E" para quem não é assinante.

  • Carlos, pelo que tenho notado, nas questões que tenho respondido, acredito q seja o do Genival Veloso de França. O ilustrado é o mais completo que já vi.
  • A) a letargia é tipo de morte aparente histérica, mas quando tal morte aparente é acusada por veneno ou alcaloides, é o caso de morte aparente por causa tóxica.

    B) - morte aparente sincopal se dá por algum tipo de perturbação. A classificação mecânica ou não mecânica é a asfíctica

    C) como já dito a morte por perturbação é a sincopal

     

  • TIPOS DE MORTE QUANTO À REVERSIBILIDADE. 

     

    1. Morte Aparente - é aquela em que as funções vitaies estão tão deprimidas que não são percebidas, parecendo estar abolidas, mas não estão. Observam-se hipotonia muscular, imobilidade, inconsciência, a atividade circulatória é mínima e a respiração aparentemente inexiste. 


    2. Morte Relativa - Neste caso, há parada efetiva das funções respiratória, circulatória e nervosa, mas ainda é possível a recuperação com manobras terapêuticas extraordinárias. 

     

    3. Morte Intermediária - Há reaparecimento de alguns sinais vitais após manobras, podendo haver vida artificial por algum tempo. 

     

    4. Morte Absoluta ou Real - Nesta, desapareceu toda a atividade biológica do organismo de forma IRREVERSÍVEL

     

    Fonte: BITTAR,NEUSA - 2016 p. 161/162

  •  a) A letargia com perda de movimentos, sensibilidade e consciência, causada em geral pela ingestão de venenos e alcaloides, caracteriza a morte aparente histérica.(ERRADA)  Asfíctica

     

     

     b) A morte aparente sincopal pode ser mecânica ou não mecânica.(ERRADA) Asfíctica que pode ser mecânica ou não mecânica.

     

     

     c) A morte aparente apopléctica é causada por perturbação cardiovascular central e(ou) periférica.(ERRADA) É causada pela congestão (ingurgitação) e hemorragia no território de uma artéria encefálica (em geral, a lentículo-estriatal). 

     

    d) A criopatia ocorre quando há indução de descargas elétricas naturais e falham os mecanismos corporais de regulação da temperatura.(ERRADA) quando há hipotermia global aguda. A vasodilatação aumenta a perda calórica, ébrios, crianças, náufragos, acidentados etc. O estado de morte aparente pode instalar-se quando a temperatura central diminui abaixo dos 32ºC.

     

     e) GABARITO

  • Não sabia a resposta, fui pela logica da alternativa E 

  • Complementando:

     

    Morte Aparente

    A morte aparente pode ser definida como um estado transitório em que as funções vitais "aparentemente" estão abolidas, em consequência de uma doença ou entidade mórbida que simula a morte. Nestes casos que, também podem ser provocados por acidentes ou pelo uso abusivo de substâncias depressoras do sistema nervoso central (SNC), a temperatura corporal pode cair sensivelmente e ocorre um rebaixamento das funções cardiorrespiratórias de tal envergadura que oferecem, ao simples exame clínico, a aparência de morte real.

     

    É inconteste que, neste quadro, a vida continua sem que, contudo, se manifestem sinais externos: os batimentos cardíacos são imperceptíveis, os movimentos respiratórios praticamente não são apreciáveis, ao tempo que inexistem elementos de motricidade e de sensibilidade cutânea.

     

    A causalidade permite distinguir as seguintes formas de morte aparente:

     

    a) Sincopal: É a mais freqüente das causas, resultando, em geral, de uma perturbação cardiovascular central e/ou periférica, bem como por perturbações encefálicas e/ou metabólicas.

     

    b) Histérica (Letargia e Catalepsia): As crises histéricas ocupam o segundo lugar em freqüência na produção de estados de morte aparente. O termo genérico letargia designa todos os estados de sopor de longa duração, acompanhados de perda de movimentos, sensibilidade e consciência, que podem ser confundidos com a morte real.

     

    c) Asfíctica: É também uma das causas assaz frequente de morte aparente. Manifesta-se sob duas formas: mecânica, quer com via aérea livre, quer com via obstruída, e não mecânica, asfixia de utilização ou histotóxica (absorção de CO, cianuretos e venenos meta-hemoglobinizantes).

  • Na morte aparente não ocorre cessação da respiração e dos batimentos cardíacos; eles apenas permanecem imperceptíveis.Há depressão do sistema nervoso central, há o abatimento das funções cardíacas e respiratórias.
    Formas de morte aparente: a) SINCOPAL- mais frequente, advém de perturbações cardiovasculares central e/ou periférica, e encefálicas e/ou metabólicas; b) HISTÉRICA (letárgica catalepsia)- segunda mais recorrente. Evidenciada pela perda de movimentos, sensibilidade e consciência; c) TÓXICA- se dá pela anestesia e uso de morfina ou outras formas de alcaloides do ópio; d) ASFÍXICA- mecânica, com via aérea livre ou obstruída e não mecânica (proveniente da absorção de CO2, cianuretos e venenos meta-hemoglobizantes; e) APOPLÉCTICA- ocorre pela ingurgitação e hemorragia na artéria encefálica. Geralmente ocorre em hipertensos.


    A) INCORRETO- a tóxica que advém do uso de alcaloides.

    B) INCORRETO- asfíxica

    C) INCORRETO- sincopal

    D) INCORRETO- criopatia é qualquer afecção causada pelo frio.

    E) CORRETO- definição exata da tríade de Thoinot.

    GABARITO PROFESSOR: LETRA E
  • A) INCORRETO

    B) INCORRETO

    C) INCORRETO

    D) INCORRETO

    E) CORRETO- definição exata da tríade de Thoinot







  • a) A letargia com perda de movimentos, sensibilidade e consciência, causada em geral pela ingestão de venenos e alcaloides, caracteriza a morte aparente histérica. (ERRADO!)

    Comentário: A morte aparente histéria é causada pela injestão de venenos e medicamentos. A injestão de alcalóides causa a morte aparente tóxica. Lembrando que alcalóides são compostos orgânicos que apresentam uma estrutura heterocíclica, em que o heteroátomo é o nitrogênio, e um anel aromático, como exemplo desses compostos podemos citar os derivados do ópio (morfina, codeína, cocaína, heroína).

     

     b)A morte aparente sincopal pode ser mecânica ou não mecânica. (ERRADO!)

    Comentário: A morte aparente asfíxica que pode ser mecânica ou não mecânica. A morte aparente sincopal é causada por alterações cardiovasculares ou perturbações encefálicas.

     

     c)A morte aparente apopléctica é causada por perturbação cardiovascular central e(ou) periférica.(ERRADO!)

    Comentário: Como comentado no item anterior, a morte aparente sincopal que é causada por perturbações cardiovasculares. A morte aparente apoplética é causada por congestão e hemorragia de uma artéria cerebral.

     

     d)A criopatia ocorre quando há indução de descargas elétricas naturais e falham os mecanismos corporais de regulação da temperatura. (ERRADO!)

    Comentário: neste item não tenho muita certeza, ainda não tinha visto este termo "criopatia", fui pesquisar e encontrei basicamente o que foi dito pela Alice, que é causada quando há hipotermia global aguda. Portanto, com base nisso, a criopatia provoca uma morte aparente traumática, pois a morte aparente traumática é aquela causada por efeitos térmicos ou elétricos.

     

     e)Na tríade de Thoinot, o estado de morte aparente é caracterizado pela imobilidade, ausência aparente de respiração e circulação. (CERTO!)

  • Olha gollll.....olha gollll.....olha gollll....

    Que chutaçooooooo....

    Golllllllllllllll

  • Ultimamente tá contando hygino Hércules, mas as vezes mistura itens que da pra perceber que tirou do do França 

  • GAB E- Morte aparente — o indivíduo assemelha-se incrivelmente ao morto, mas está vivo por persistência da circulação. É possível a recuperação do indivíduo em estado de morte aparente pelo emprego de socorro médico imediato e adequado. Caracteriza-se pela tríade de Thoinot: imobilidade, ausência aparente da respiração e da circulação.

  • tríade de Thoinot define, clinicamente, o estado de morte aparente: imobilidade, ausência aparente da respiração e ausência de circulação.  (Odontologia legal e Antropologia Forense, 3a edição - Vanrell)

  • Morte aparente – é quando a pessoa está com profundo embotamento das suas funções vitais, que estarão pouco perceptíveis. A pessoa ainda tem funções vitais preservadas, mas elas se tornam dificilmente perceptíveis, é uma morte apenas aparente. Encontra oposição à morte encefálica (morte real).

    São três os pontos principais da morte aparente - Tríade de Thoinot:

    • Imobilidade
    • Ausência aparente de circulação
    • Ausência aparente de respiração.

  • Morte agônica = Morte tardia;

    Morte fulminante = Morte imediata;

    Morte aparente = doenças que simulam a morte (suspensão aparente das funções) / possível a recuperação;

    Morte relativa = parada/abolição efetiva e duradoura das funções / possível a recuperação;

    Morte intermediária = suspensão de algumas funções definitivamente / entre a Morte relativa e absoluta;

    Morte absoluta = desaparecimento definitivo + aparecimento dos fenômenos cadavéricos.

  • Para realizar o diagnóstico de morte encefálica, é necessário afastar possibilidade de coma reversível, ou seja, descartar a morte aparente. Para tanto, importante atentar-se aos sinais tanatomiméticos (que mimetizam a morte). São eles: Tríade de Thoinot - imobilidade e aparentes ausências de circulação e de respiração