SóProvas


ID
1991380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

As sugilações vermelho-arroxeadas que desaparecem pela compressão local

Alternativas
Comentários
  • Manchas de hipóstase (“livor mortis”)

    Começam aparecer sob a forma de um pontilhado (sugilações) cujos elementos coalescem para formar placas de cor variável, dentro das nuanças vermelho-arroxeadas, em dependência da “causa mortis”. Desaparecem pela compressão, inclusive digital, elemento este que serve para diferenciá-las das equimoses que são constantes.

    Duas regras podem ser usadas a seu respeito:

    a. Quanto ao aparecimento – surgem na primeira meia hora, após o óbito, mas apenas se tornam evidentes entre a 2ª e 3ª horas, sendo que podem não aparecer nas regiões comprimidas.

    b. Quanto à fixação – tornam-se fixas, isto é, não mudam de localização quando se muda a posição do cadáver, após decorridas 6 a 15 horas.

    Fonte:http://www.acembra.com.br/site/?p=378

  • Algor Mortis é a queda da temperatura corporal ocasionada pela interrupção da circulação sanguínea no corpo, responsável pelo nosso aquecimento.
    Espero ter contribuído!

  • Os livores cadavéricos:

    são difíceis de observar nas pessoas melanodermas;

    podem não ser observáveis mesmo em leuco ou xantodermas, quando nestas pessoas o óbito ocorre em condições de anemia aguda após hemorragias maciças, e

    podem observar-se ainda em vida, na fase agônica ou terminal, em pessoas extremamente debilitadas e com hipotensão arterial.

    http://www.acembra.com.br/site/?p=378

  • "Os livores de hipóstase constituem sinal tardio da realidade da morte, mas há referências a seu aparecimento um pouco antes da morte nos casos de agonia ou de coma prolongados. Há autores que atribuem o fenômeno à ocorrência de colapso circulatório periférico anterior à morte e outros, à dificuldade de retorno venoso associado à flacidez muscular dos membros paralisados".  Hercules, HC. Medicina Legal -Texto e Atlas – São Paulo: Editora Atheneu, 2005: pg. 148 e 149.

    O colapso circulatório periférico que antecede a morte dificulta o retorno venoso. Dessa forma, a estagnação de sangue no interior dos vasos sanguíneos juntamente com a força da gravidade, gera o deslocamento para áreas de maior declive do corpo, formando,  os livores.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D
  • (D ) podem também ser observadas ainda em vida na fase agônica dos indivíduos terminais com hipotensão arterial.

    AVANTE ODONTOLEGAL

  • Não entendi o erro da letra E. Os livores confundem-se com equimoses...

    Do contrário não haveria um teste específico para diferenciar livores de equimose

    Para diferenciar usa-se a Técnica de Bonnet:

    Faz-se um corte do tecido subjacente e se analisa o aspecto interno. 

    Se tiver sangue acumulado nos tecidos: equimose.

    Se estiver aspecto claro e começar a surgir gotas de sangue: livor.

    Fonte: Wagener Bertolini