A questão avalia os conhecimentos do candidato sobre biologia molecular e genética forense.
A) ERRADO. O RNA é mais sujeito à degradação do que o DNA, porque os átomos extra de oxigênio e hidrogênio o fazem mais suscetível à hidrólise. Além disso, o DNA é que será testado, independentemente do estado de degradação das amostras (e não o RNA!).
B) CERTO. É possível a identificação, pois o material genético da criança é uma combinação do material genético do pai e da mãe. Assim, tendo informações a respeito do perfil de DNA da criança e dos pais de crianças desaparecidas, é possível avaliar a compatibilidade entre eles.
C) ERRADO. É possível encontrar DNA em ossos. Além disso, é uma ótima fonte de material genético em materiais degradados, uma vez que a composição dos ossos favorece a preservação do material genético, que fica aprisionado e mais "protegido" dos fatores ambientais.
D) ERRADO. A presença de degradação pode dificultar as análises, mas não as impede. Até porque a maior parte das amostras provenientes de locais de crime estão degradadas, devido à exposição aos diversos fatores ambientais.
E) ERRADO. Com o uso de técnicas modernas de biologia molecular, é possível analisar o DNA mesmo em amostras extremamente degradadas.
Gabarito: Alternativa B.