SóProvas


ID
1991485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Os polimorfismos do tipo RFLP, utilizados na genética forense, correspondem a

Alternativas
Comentários
  • RFLP é um marcador molecular de tamanho. Consiste na técnica de se utilizar enzimas de restrição, que irão cortar o DNA em pontos especifícos gerando fragmentos de diversos tamanhos. Esses fragmentos são separados por peso molecular por meio da técnica de eleforese em gel e revelados em bandas, que terão um padrão único para cada indivíduo, formado por alelos (bandas) herdadas do pai e da mãe. Por isso, a sua função na identificação humana e de paternidade. Porém, essa é uma técnica defasada, pois não permite automação, utiliza reagentes tóxicos e necessita de uma amostra maior de DNA. Atualmente em detrimento a essa técnica, são utlizados os marcadores STR (Short tandem repeat), também de tamanho. Esse, por sua vez, permite automação, utiliza uma menor quantidade de amostra, por ser amplificado pela PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) e permite automação, utilizando-se da eletroforese capilar para análise e apresenta seus resultados em um eletroferograma (alelos em picos e não bandas). 

  • Dentre as diversas técnicas da Biologia Molecular, o polimorfismo por RFLP (Restriction Fragment Length Polymorphism), rusticamente traduzido como ‘Polimorfismo no Comprimento do Fragmento de Restrição, é uma técnica bastante utilizada para o estudo do genoma, pois indivíduos diferentes possuem sequências de nucleotídeos diferentes ao longo da fita de DNA

    Nesta técnica utilizam-se enzimas de restrição que cortam o DNA em pontos específicos, gerando fragmentos de diferentes tamanhos que são separados e visualizados em forma de bandas.

  • A questão avalia o conhecimento dos candidatos a respeito dos marcadores de DNA do tipo RFLP.
    Estamos falando dos Restriction Fragment Length Polymorphism (polimorfismo de comprimento de fragmentos de restrição). Trata-se de fragmentos obtidos após tratamento do DNA com enzimas de restrição, que fragmentam o DNA em sítios específicos, e devido às diferenças no DNA dos indivíduos (polimorfismos), cada pessoa terá um perfil específico de fragmentos, de diferentes tamanhos.

    A) ERRADO. Os RFLP estão presentes no DNA nuclear, e não no DNA mitocondrial.
    B) CERTO. Exatamente como explicado acima.
    C) ERRADO. Estamos falando de trechos de DNA, e não de aminoácidos.
    D) ERRADO. Não tem nada a ver com tipagem sanguínea.
    E) ERRADO. Também não tem relação com o termo RFLP.

    Gabarito do professor: Alternativa B.