SóProvas


ID
1993390
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o trecho de A ilustre casa de Ramires, de Eça de Queirós, para responder à questão.

    Bocejando, apertando os cordões das largas pantalonas de seda que lhe escorregavam da cinta, Gonçalo, que durante todo o dia preguiçara, estirado no divan de damasco azul, com uma vaga dor nos rins, atravessou languidamente o quarto para espreitar, no corredor, o antigo relógio de charão. Cinco horas e meia!... Para desanuviar, pensou numa caminhada pela fresca estrada dos Bravais. Depois numa visita (devida já desde a Páscoa!) ao velho Sanches Lucena, eleito novamente deputado, nas Eleições Gerais de abril, pelo círculo de Vila Clara. Mas a jornada à Feitosa, à quinta do Sanches Lucena, demandava uma hora a cavalo, desagradável com aquela teimosa dor nos rins que o filara na véspera à noite, depois do chá, na Assembleia da Vila.

(Eça de Queirós, A ilustre casa de Ramires. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br)

A partir da leitura do trecho, pode-se perceber que Gonçalo é caracterizado como um

Alternativas
Comentários
  • fidalgo

    adjetivo

    1.

    concernente a, pertencente a ou próprio de fidalguia ou de fidalgo (subst.).

    2.

    que denota generosidade, nobreza, liberalidade.

    "atitude, gesto f."

    • Um fidalgo ou um fidalgo é um membro da nobreza espanhola ou portuguesa; as formas femininas dos termos são hidalga, em espanhol, e fidalga, em português e galego. No uso popular, o termo hidalgo identifica um homem nobre sem um título hereditário

    • Gabarito letra E
  • A alternativa B pode confundir um pouco, porém ela traz o exclusivamente de assuntos políticos, que torna a questão errada.

    Obs.: cuidado com palavras como exclusivamente, somente e apenas, a vunesp gosta muito dessas palavras.

    A alternativa E - Fidalgo, que vive um cotidiano marcado pelo tédio

    para ajudar, precisamos entender o significado da palavra fidalgo:

    O que é Fidalgo:

    A palavra surgiu da contração da expressão "filho d'algo", utilizada na região de Portugal e Espanha na época das cortes. Um "filho d'algo", e posteriormente um fidalgo, era aquele que tinha algum grau de nobreza.

    Pelo que se extrai da passagem do texto, de fato, o Gonçalo era um fidalgo - Depois numa visita (devida já desde a Páscoa!) ao velho Sanches Lucena, eleito novamente deputado, nas Eleições Gerais de abril, pelo círculo de Vila Clara. Mas a jornada à Feitosa, à quinta do Sanches Lucena, demandava uma hora a cavalo, desagradável com aquela teimosa dor nos rins que o filara na véspera à noite, depois do chá, na Assembleia da Vila. (Pelas passagens em negrito percebe-se que o Gonçalo fazia parte da alta sociedade da época)

    Por fim - um cotidiano marcada pelo tédio - pode ser extraído do texto na seguinte passagem: que durante todo o dia preguiçara, estirado no divan de damasco azul.....Cinco horas e meia!... (subentende-se a hora não passa, que tédio!!)