A ideia era a de construir uma estrada que fosse capaz de ligar o Vale do Paraíba ao Litoral Norte de São Paulo. As vias existentes ligavam Paraty, Cunha, Ubatuba e São Luís do Piratininga. Os caminhos entre Caraguatatuba e Paraibuna eram íngremes e estreitos dificultando o deslocamento e, impedindo a passagem de carroças.Estas questões traziam abandono para a região.
O traçado original da estrada era uma ligação com o Planalto Central e o Sul de Minas, através de Paraibuna aos municípios de Caraguatatuba e São Sebastião. A construção começou a ser construída no trecho Paraibuna e Caraguatatuba pelos policiais militares do Estado de São Paulo em 1932. Ela foi entregue ao Departamento de Estradas e Rodagens em 1934 que foi o responsável por dar prosseguimento à construção.
Trata-se de uma questão de memorização dos nomes dos membros da corporação e da história que fizeram ao longo dos seus anos de serviço na Polícia Militar.
A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois José de Pina Figueiredo não participou da equipe policial que construiu o caminho de Paraibuna a Caraguatatuba. É Coronel da Polícia Militar do Distrito Federal e teve seu ingresso no ano de 1983
B) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois foi Edgard Pereira Armond o idealizador do projeto do trecho da Serra da Rodovia dos Tamoios.
C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois Antônio Baptista da Luz era tenente coronel da Força Pública e veio a falecer no ano de 1918.
D) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois Francisco Alves do Nascimento Pinto fez parte do Exercito Imperial lutando na Guerra do Paraguai.
E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois o major Nataniel Prado faleceu em missão no dia 27 de maio de 1926. O falecimento do Major se deu antes da idealização do projeto.
Gabarito do Professor: Letra B.