SóProvas


ID
1993426
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sensibilizado pelo isolamento das comunidades que habitavam o litoral norte paulista, comprometeu-se com lideranças locais a emprestar seus conhecimentos de engenharia e seu prestígio político para que fosse aberto um caminho terrestre que rompesse a exclusão geográfica daquela região. Dirigiu, a partir de 1931, a abertura do primeiro caminho terrestre carroçável, ligando o vale do Paraíba a Caraguatatuba, que, mais tarde, viria a ser a principal artéria alimentadora do progresso do litoral norte, atual rodovia dos Tamoios.

O texto refere-se a

Alternativas
Comentários
  •  d)

    Francisco Alves do Nascimento Pinto.

  • EDGAR ARMOND

     

  • Edgard Pereira Armond foi um militar, maçom, professor e espírita brasileiro. Responsável pela implantação da Federação Espírita do Estado de São Paulo onde colaborou por mais de três décadas, sistematizou o estudo da Doutrina em termos evangélicos e estabeleceu cursos para auxiliar o desenvolvimento de médiuns

  • O Coronel Edgard Pereira Armond da Força Pública e o engenheiro João Fonseca, do D.E.R., foram os grandes responsáveis pela abertura e construção da antiga TamoiosRodovia dos Tamoios (SP-099) construída pelo DER-SP, fazendo a ligação entre as cidades de São José dos Campos e Caraguatatuba.

  • A ideia era a de construir uma estrada que fosse capaz de ligar o Vale do Paraíba ao Litoral Norte de São Paulo. As vias existentes ligavam Paraty, Cunha, Ubatuba e São Luís do Piratininga. Os caminhos entre Caraguatatuba e Paraibuna eram íngremes e estreitos dificultando o deslocamento e, impedindo a passagem de carroças.Estas questões traziam abandono para a região.
    O traçado original da estrada era uma ligação com o Planalto Central e o Sul de Minas, através de Paraibuna aos municípios de Caraguatatuba e São Sebastião. A construção começou a ser construída no trecho Paraibuna e Caraguatatuba pelos policiais militares do Estado de São Paulo em 1932. Ela foi entregue ao Departamento de Estradas e Rodagens em 1934 que foi o responsável por dar prosseguimento à construção.

    Trata-se de uma questão de memorização dos nomes dos membros da corporação e da história que fizeram ao longo dos seus anos de serviço na Polícia Militar. 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois José de Pina Figueiredo não participou da equipe policial que construiu o caminho de Paraibuna a Caraguatatuba. É Coronel da Polícia Militar do Distrito Federal e teve seu ingresso no ano de 1983 

    B) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois foi Edgard Pereira Armond o idealizador do projeto do trecho da Serra da Rodovia dos Tamoios. 

    C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois Antônio Baptista da Luz era tenente coronel da Força Pública e veio a falecer no ano de 1918. 

    D) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois Francisco Alves do Nascimento Pinto fez parte do Exercito Imperial lutando na Guerra do Paraguai. 

    E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois o major Nataniel Prado faleceu em missão no dia 27 de maio de 1926. O falecimento do Major se deu antes da idealização do projeto. 

    Gabarito do Professor: Letra B.