SóProvas


ID
1993438
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Apesar das greves, das leis esparsas e da existência de movimentos e partidos que tratavam de arregimentar a classe operária, ou falar em nome dela, a massa trabalhadora continuava, em sua grande maioria, carente de direitos e de organização. Essa carência seria um campo fértil nos anos 30 para a ação do Estado através da política trabalhista de Getúlio Vargas.

(Boris Fausto, História do Brasil. Adaptado)

Considerando a Primeira República e a Era Vargas, na política mencionada no trecho, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  •  d)

    Getúlio Vargas organizou a Justiça do Trabalho e estabeleceu uma estrutura sindical atrelada ao Estado, o que foi inovador em relação ao período anterior.

  • Quando fala de Getúlio Vargas , fala também da presença do Estado na economia , criação da CLT

  • Quem assinou a Lei de gratificação de natal - também chamada de 13 salário - foi o presidente Jango (João Gouart), em 1963.

  • Com relação a letra E:

    Em meados dos anos de 1963 o trabalhador rural foi regido pelo Estatuto do Trabalhador rural que atribuía a estes trabalhadores, praticamente, os mesmo direitos atribuídos aos trabalhadores urbanos, tais como indenização, aviso prévio, salário, férias, repouso remunerado, sistema de compensação de horas, proteção especial à mulher e ao menor etc.

    Contudo, esta legislação foi revogada pela Lei . 5.889/73, e a nova lei foi uma extensão pura e simples dos direitos dos trabalhadores urbanos aos trabalhadores rurais, apenas com algumas peculiaridades.

  • GAB D)Getúlio Vargas organizou a Justiça do Trabalho e estabeleceu uma estrutura sindical atrelada ao Estado, o que foi inovador em relação ao período anterior.

    Os sindicatos eram chamados de pelegos, eles tinham como função amenizar as divergências entre o capital e o trabalhador, promovendo a aliança entre setores da classe trabalhadora e urbana e burguesa nacional. 

  • A- Vargas ampliou os direitos sociais, chamado política de aparelhamento.

    B-Os trabalhadores comunicavam os sindicatos para uma possível greve,porém, o sindicato era controlado pelo vargas.