SóProvas


ID
19951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca do mercado de câmbio e do mercado de capitais, julgue os itens seguintes.

O objetivo do mercado de capitais é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria, outras atividades econômicas e para o próprio governo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO – O mercado de capitais, também conhecido como mercado de crédito, tem o objetivo de casamento da oferta de bens, títulos e valores mobiliários, que representa uma expectativa de conversão em dinheiro ou interesse. Observe que o mercado de capitais não é concentrado somente em ações como muitos podem pensar, concentra o mercado de debêntures, ações, bônus, títulos públicos, comercial paper uma série de recursos que permitem captação de dinheiro pelo comércio, industria, outras atividades econômicas e o próprio governo.
  • Mercado de Capitais NÃO é a mesma coisa que mercado de crédito.
  • Me causa estranheza, respondi errado, mas justifico que, em uma questão dessa mesma banca para o mesmo concurso, houve a pergunta se o mercado de capitais fazia parte apenas de empresas privadas, eu respondi, errado e a questão estava correta.
    Para mim títulos públicos fazem parte sim, do mercado de capitais.
  • O objetivo do mercado de capitais é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria, outras atividades econômicas e para o próprio governo.  Correto!

    Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. Os principais títulos negociados representam o capital social das empresas, tangibilizado em suas ações ou ainda empréstimos tomados pelas empresas, no mercado, representado por debêntures que são conversíveis em ações, bônus de subscrição e outros papéis comerciais. Esta constituição permite a circulação de capital e custeia o desenvolvimento econômico. Seu objetivo é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria e outras atividades econômicas ;  "A única dúvida que pode surgir é o termo “para o próprio governo”, mas lembremos: os títulos públicos lançados pelo governo fazem parte do mercado de capitais e a sociedade, ao adquiri-los, está canalizando recursos para o governo"
    Espero te ajudado! Bons Estudos.

  • A pergunta que não quer calar, onde é que o governo não ganha dinheiro? 

    Bem, o  que a questão quis dizer foi o seguinte: que até o governo tira proveito no meio desse mercado. Mais é claro que tira! E não só dele como de outros e de tudo. Mas, até onde eu sei o mercado de capitais não é um local específico para o governo tirar dinheiro do mesmo.

    Mas vamos ao que interessa, veja o exemplo.

    No caso do mercado de capitais o governo pode tirar dinheiro através de dividendos - que é um valor representativo de parte do lucro líquido da empresa, dado aos acionistas (no mínimo 25% obrigatoriamente). Bem, se é o lucro líquido a empresa já foi tributada. Daí o acionista não precisa mais declarar imposto de renda (se não é bitributação e é proibido). Também há o chamado juros sobre capital próprio esse não é obrigatório para empresa, ela remunera por opção, é tipo um investimento como poupança, mas repito que é opção da empresa remunerar ou não, aqui não há obrigação como dividendos. Bem, no caso específico de juros sobre capital próprio o acionista tem que declarar imposto obrigatoriamente (isso só foi um exemplo pífio). Mas veja, que o governo tira dinheiro do mercado de capitais não como uma fonte para financiar seus recursos. Ele capta de uma forma indireta através dos impostos.

    Ou seja, a premissa do governo brasileiro também se aplica aqui: se você ganha, o governo também ganha; se você não ganha, o governo ganha (e assim vivemos).

    CERTO


  • Se ficou em dúvida na questão sobre expressão "para o próprio governo" pense neste meio básico de arrecadação do governo ---> TRIBUTO$$$$$ Um exemplo sólido é o imposto de renda sobre os juros de capital próprio.

  • Sua explicação foi muito Boa Goose !!!!

  • Para quem tem dúvidas a respeito de canalizar recursos para o governo:


    CEPAC é instrumento de captação de recursos para financiar obras públicas. O investidor interessado compra, do poder municipal, o direito de construir além dos limites normais em áreas que receberão ampliação da infraestrutura urbana.

    - A emissão é regulada e fiscalizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

    - Os recursos só podem ser usados em obras específicas.

    Para os municípios, esses certificados significam mais uma possibilidade de realizar projetos que não seriam viáveis sem os recursos da iniciativa privada.


    Se achou a resposta útil e explicativa, deixe seu LIKE no comentário.

    Bons estudos.


    Fonte: BM&FBovespa (http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/mercados/fundos/cepacs/cepacs.aspx?Idioma=pt-br)

  • A CVM tem as seguintes atribuições:

    Estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários; 

    • Promover a expansão e o funcionamento correto, eficiente e regular do mercado de ações, além de estimular as aplicações permanentes em ações do capital social de companhias abertas sob o controle de capitais privados nacionais;