SóProvas



Questões de Conceito e Funcionamento do Mercado de Capitais


ID
19522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O preço do dólar influencia a economia brasileira em geral e o mercado de capitais em particular. Acerca do mercado de câmbio e do mercado de capitais, julgue os itens que se seguem.

As distribuições secundárias (block-trade) de debêntures compreendem distribuições públicas de grandes lotes de debêntures que já foram emitidas.

Alternativas
Comentários
  • Como é feita a Distribuição Secundária de debêntures?As distribuições secundárias (block-trade) de debêntures compreendem distribuições públicas de grandes lotes de debêntures que já foram emitidas e que estão nas mãos de controladores/acionistas da empresa ou qualquer outro investidor (debêntures que estão fora de circulação do mercado) e que geralmente compreendem um esforço de vendas sobre esses títulos.fonte: http://www.theca.com.br/agente-fiduciario/151.html#23
  • No caso de ações, no mercado este tipo de underwriting secundário é conhecido pelo nome de block-trade, essa expressão é usada no mercado de capitais para indicar negócios realizados de uma só vez com lotes muito grandes de ações.
  • Minha dúvida é: grandes lotes. Porque também não os pequenos lotes!!!

  • O que é Block Trade?

    Block Trade (vendas em bloco) é uma oferta pública de um grande lote
    de ações/debêntures já existentes (em posse de algum acionista); que já foram emitidas.

     

    http://www.economiaerealidade.com/2010/11/o-que-e-block-trade.html

     

  • As ofertas podem ser primárias ou secundárias. Quando a empresa vende novos títulos e os recursos dessa venda vão para o caixa da empresa, as ofertas são chamadas de primárias. Por outro lado, quando não envolvem a emissão de novos títulos, caracterizando apenas a venda de ações já existentes - em geral dos sócios que querem desinvestir ou reduzir a sua participação no negócio - e os recursos vão para os vendedores e não para o caixa da empresa, a oferta é conhecida como secundária (block trade).


    http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/Menu_Investidor/ofertas/ofertas_publicas.html

  • Concordo com o Eber. Embora acredite que os 2 tipos de comentários sejam importantes, creio que o tipo citado faz mais diferença e é menos colocado.

  • "Seria muito prudente para exercitar o nosso cérebro, se ao invés de copiar a definição de algum site a pessoa realmente fizesse um comentário explicando o motivo da resposta, só acho."

     

    - "Seria muito prudente para exercitar o nosso cérebro"... identificar o que a questão pede e verificar como resolvê-la antes de sair por ai reclamando. A definição de Block-Trade é a resposta da questão. 

  • Vou comentar como funciona o blocktrade de ações.

    Uma compania LTDA ao transformar - se em sociedade por ações deverá realizar uma oferta pública (SA aberta) ou privada (SA fechada). Assim, estará realizando uma subscrição primária de ações (primeira vez que oferta os títulos ao mercado). Se houver oferta pública, esta ocorrerá no mercado primário. 

    Na sociedade de capital fechado as ações ficam concentradas (formam - se blocos) nas mãos de  poucos sócios. (No mínimo 2 são exigidos por lei). A companhia fechada poderá, posteriormente, abrir seu capital realizando uma oferta pública de um desses blocos que pertencem a um de seus poucos sócios. 

    Neste caso haverá uma abertura de capital diretamente no mercado secundário (as ações são vendidas de um sócio para vários).

    Com relação as debêntures, a empresa poderá realizar o resgate de algumas ou mesmo de toda uma série de sua própria emissão. Com isso, recolhe os títulos em tesouraria e poderá constituir um mercado secundário desses ativos. Nesta situção a companhia poderá ofertar este bloco de debêntures a outros investidores. Como não é a primeira vez que os títulos são emitidos configuraria uma emissão secundária. (Com relação a debêntures foi uma interpretação, não tenho certeza). 


ID
19948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca do mercado de câmbio e do mercado de capitais, julgue os itens seguintes.

Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização.

Alternativas
Comentários
  • Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.
  • Então os títulos públicos não fazem parte do mercado de capitais?
  • Colega Uilson,..

    "os títulos públicos lançados pelo governo fazem parte do mercado de capitais e a sociedade, ao adquiri-los, está canalizando recursos para o governo"

    Bons estudos!

  •  títulos públicos não fazem parte do mercado de capitais.. o mercado de capitais tem apenas os titulos nao emitidos pela Uniao.

  • titulos privados = mercado de capitais / fiscalizado pela cvm.

    titulos publicos ou titulos privados emitidos por instituição financeira = mercado monetario / fiscalizado pelo banco central.

    AMBOS REGULAMENTADOS PELO CMN

  • Mercado de capitais é um sistema de distribuição de 

    valores  mobiliários  que  proporciona  liquidez  aos

    títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo 

    de  capitalização.  É  constituído  pelas  bolsas  de 

    valores,  sociedades  corretoras  e  outras  instituições 

    financeiras autorizadas.


    Os  principais  títulos  negociados  (título  mobiliário) 

    representam  o  capital  social  das  empresas, 

    tangibilizado  em  suas  ações  ou  ainda  empréstimos 

    tomados pelas empresas, no mercado, representado 

    por  debêntures  que  são  conversíveis  em  ações, 

    bônus de subscrição e outros papéis comerciais. Esta 

    constituição permite a circulação de capital e custeia 

    o desenvolvimento econômico.


ID
19951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca do mercado de câmbio e do mercado de capitais, julgue os itens seguintes.

O objetivo do mercado de capitais é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria, outras atividades econômicas e para o próprio governo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO – O mercado de capitais, também conhecido como mercado de crédito, tem o objetivo de casamento da oferta de bens, títulos e valores mobiliários, que representa uma expectativa de conversão em dinheiro ou interesse. Observe que o mercado de capitais não é concentrado somente em ações como muitos podem pensar, concentra o mercado de debêntures, ações, bônus, títulos públicos, comercial paper uma série de recursos que permitem captação de dinheiro pelo comércio, industria, outras atividades econômicas e o próprio governo.
  • Mercado de Capitais NÃO é a mesma coisa que mercado de crédito.
  • Me causa estranheza, respondi errado, mas justifico que, em uma questão dessa mesma banca para o mesmo concurso, houve a pergunta se o mercado de capitais fazia parte apenas de empresas privadas, eu respondi, errado e a questão estava correta.
    Para mim títulos públicos fazem parte sim, do mercado de capitais.
  • O objetivo do mercado de capitais é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria, outras atividades econômicas e para o próprio governo.  Correto!

    Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. Os principais títulos negociados representam o capital social das empresas, tangibilizado em suas ações ou ainda empréstimos tomados pelas empresas, no mercado, representado por debêntures que são conversíveis em ações, bônus de subscrição e outros papéis comerciais. Esta constituição permite a circulação de capital e custeia o desenvolvimento econômico. Seu objetivo é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria e outras atividades econômicas ;  "A única dúvida que pode surgir é o termo “para o próprio governo”, mas lembremos: os títulos públicos lançados pelo governo fazem parte do mercado de capitais e a sociedade, ao adquiri-los, está canalizando recursos para o governo"
    Espero te ajudado! Bons Estudos.

  • A pergunta que não quer calar, onde é que o governo não ganha dinheiro? 

    Bem, o  que a questão quis dizer foi o seguinte: que até o governo tira proveito no meio desse mercado. Mais é claro que tira! E não só dele como de outros e de tudo. Mas, até onde eu sei o mercado de capitais não é um local específico para o governo tirar dinheiro do mesmo.

    Mas vamos ao que interessa, veja o exemplo.

    No caso do mercado de capitais o governo pode tirar dinheiro através de dividendos - que é um valor representativo de parte do lucro líquido da empresa, dado aos acionistas (no mínimo 25% obrigatoriamente). Bem, se é o lucro líquido a empresa já foi tributada. Daí o acionista não precisa mais declarar imposto de renda (se não é bitributação e é proibido). Também há o chamado juros sobre capital próprio esse não é obrigatório para empresa, ela remunera por opção, é tipo um investimento como poupança, mas repito que é opção da empresa remunerar ou não, aqui não há obrigação como dividendos. Bem, no caso específico de juros sobre capital próprio o acionista tem que declarar imposto obrigatoriamente (isso só foi um exemplo pífio). Mas veja, que o governo tira dinheiro do mercado de capitais não como uma fonte para financiar seus recursos. Ele capta de uma forma indireta através dos impostos.

    Ou seja, a premissa do governo brasileiro também se aplica aqui: se você ganha, o governo também ganha; se você não ganha, o governo ganha (e assim vivemos).

    CERTO


  • Se ficou em dúvida na questão sobre expressão "para o próprio governo" pense neste meio básico de arrecadação do governo ---> TRIBUTO$$$$$ Um exemplo sólido é o imposto de renda sobre os juros de capital próprio.

  • Sua explicação foi muito Boa Goose !!!!

  • Para quem tem dúvidas a respeito de canalizar recursos para o governo:


    CEPAC é instrumento de captação de recursos para financiar obras públicas. O investidor interessado compra, do poder municipal, o direito de construir além dos limites normais em áreas que receberão ampliação da infraestrutura urbana.

    - A emissão é regulada e fiscalizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

    - Os recursos só podem ser usados em obras específicas.

    Para os municípios, esses certificados significam mais uma possibilidade de realizar projetos que não seriam viáveis sem os recursos da iniciativa privada.


    Se achou a resposta útil e explicativa, deixe seu LIKE no comentário.

    Bons estudos.


    Fonte: BM&FBovespa (http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/mercados/fundos/cepacs/cepacs.aspx?Idioma=pt-br)

  • A CVM tem as seguintes atribuições:

    Estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários; 

    • Promover a expansão e o funcionamento correto, eficiente e regular do mercado de ações, além de estimular as aplicações permanentes em ações do capital social de companhias abertas sob o controle de capitais privados nacionais;


ID
20362
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A Lar Doce Lar é uma empresa muito bem conceituada na produção e venda de móveis para cozinhas. Recentemente, ela recebeu uma grande encomenda, mas está enfrentando dificuldades de caixa e seu administrador financeiro considera que as taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras estão extremamente elevadas. Uma alternativa para a solução desse problema pode ser a captação de recursos de terceiros por meio da emissão de

Alternativas
Comentários
  • Os commercial papers são títulos de curto prazo que as empresas por sociedades anônimas (S.A.) emitem, visando captar recursos no mercado interno para financiar suas necessidades de capital de giro.
    É uma alternativa às operações de empréstimos bancários convencionais, permitindo geralmente uma redução nas taxas de juros pela eliminação da intermediação financeira bancária (spread).
  • Lembrando q tanto S.A abertas como fechadas podem emitir Commercial Papers, o q varia eh o prazo máximo.

    S.A fechadas de 30 a 180 dias

    S.A abertas de 30 a 360 dias
  • pow jorge !!!! tu que confudir o povo é ome?
    tanto as de de capital fechado como as de capital aberto pode emitir commercial papers...mas..lembrem-se, é vedado as instituições financeiras a emição dessas "notas promissoarias"
  • Conceito

    Os commercial papers são títulos de dívida emitidos por empresas. Parecido com as debêntures, porém é mais  indicado para investidores interessados em aplicações de curto prazo.

    O seu prazo mínimo de aplicação é 30 dias e o máximo de 360 dias.  As empresas utilizam-se deste recurso para financiar atividades de curto prazo e necessidades de capital de giro, por exemplo.

  • CDI Os Certificados de Depósitos Interbancários (CDIs) são títulos emitidos pelos bancos como forma de captação ou aplicação de recursos excedentes. Os CDIs são aplicações com prazos de 1 dia útil, com objetivo de melhorar a liquidez de uma determinada instituição financeira. Essas transações são fechadas por meio eletrônico e registradas nos computadores das instituições envolvidas e nos terminais do CETIP. Suas características são idênticas às de um CDB, mas sua negociação é restrita ao mercado interbancário. Sua função é, portanto, transferir recursos de uma instituição financeira para outra. Em outras palavras, para que o sistema seja mais fluido, quem tem dinheiro sobrando empresta para quem não tem.   CDB     ' significa Certificado de Depósito Bancário. Estes certificados de depósitos bancários são títulos nominativos emitidos pelos bancos e vendidos ao público como forma de captação de recursos. Os CDBs são negociados a partir de uma taxa bruta de juros anual, e não levam em consideração a tributação ou a inflação. Além disso, podem ser negociados a qualquer momento dentro do prazo contratado mas, quando negociadas a um prazo menor do que aquele mínimo previsto (30,60 ou 90 dias para os títulos pré-fixados), estas aplicações sofrem incidência de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) além do Imposto de Renda na Fonte (IRF).   Commercial papers
    Os commercial papers são títulos de dívida emitidos por empresas. Parecido com as debêntures, porém é mais  indicado para investidores interessados em aplicações de curto prazo.O seu prazo mínimo de aplicação é 30 dias e o máximo de 360 dias.  As empresas utilizam-se deste recurso para financiar atividades de curto prazo e necessidades de capital de giro,por exemplo.   Letras de Crédito imobiliários As Letras de Crédito imobiliários (LCI) são papéis de renda fixa, emitidos por bancos comerciais, múltiplos e lastreados em créditos imobiliários garantidos por hipotecas ou por alienação fiduciária de um bem imóvel, que dão aos seus tomadores direito de crédito pelo valor nominal, juros e atualização monetária, se for o caso.   Letras Hipotecárias                                                                                             As letras hipotecárias são uma forma de captação usada pelos bancos para financiar certas linhas de crédito imobiliário, portanto só podem ser emitidas por instituições autorizadas para este tipo de financiamento.
  • COMERCIAL PAPERS: São títulos de dívida emitidos  por empresas, que podem ou não ser financeiras .O PRAZO MÍNIMO DO COMERCIAL PAPERS  É DE 30 DIAS  E O MÁXIMO É DE 360 DIAS . OS RECURSOS EMITIDOS COM O COMERCIAL PAPERS EM GERAL É PARA FINANCIIAR AS ATIVIDADES DE CURTO PRAZO DA EMPRESA  , OU NECESSIDADE GIRO DE CAPITAL .Resposta correta=c 
  • Letra C.


    Dicas:

    Commercial Papers : financiamento de Capital de GIRO.

    Debêntures: financiamento de Capital FIXO.
  • Commercial Papers São títulos de curto prazo emitidos por empresas sociedades por ações, exceto as instituições financeiras, as sociedades corretoras e distribuidoras de valores mobiliários e sociedades de arrendamento mercantil (empresas de leasing), com a finalidade de captar recursos no mercado interno para financiar suas necessidades de capital de giro.


    É uma alternativa às operações de empréstimos bancários convencionais, pois, geralmente permitem uma redução nas taxas de juros pela eliminação da intermediação financeira, ou seja, elimina o spread bancário.


    Diante da possibilidade dos tomadores negociarem diretamente com os investidores de mercado, as commercial papers imprimem maior agilidade às captações das empresas.


    O seu prazo mínimo de aplicação é 30 dias e o máximo de 360 dias. As empresas utilizam-se desse recurso para financiar atividades de curto prazo e necessidades de capital de giro, por exemplo.


    Para o investidor a rentabilidade é definida pelos juros pagos pela empresa, podendo ser pré-fixados ou pós-fixados, com um indexador definido no contrato. Há também a emissão em dólares, que são uma oportunidade para quem está buscando aplicar em dólar.



    Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/financas/artigos/25018/commercial-papers-o-que-sao#ixzz30aNQk3v5

  • LETRA C CORRETA

    Comercial Papers são títulos de curto prazo emitidos por empresas sociedades por ações, exceto as instituições financeiras, as sociedades corretoras e distribuidoras de valores mobiliários e sociedades de arrendamento mercantil (empresas de leasing), com a finalidade de captar recursos no mercado interno para financiar suas necessidades de capital de giro.


ID
20554
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os depósitos interfinanceiros (DI) constituem um mecanismo ágil de transferência de recursos entre instituições financeiras. As operações para liquidação no dia seguinte ao da negociação são registradas

Alternativas
Comentários
  • Atualmente a CETIP utiliza um sistema semelhante ao SELIC, que possibilita negociações em tempo real, e a liquidação ocorre no mesmo dia.
  • A Cetip é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados(Certificados de Depósito Bancário - CDB, Recibos de Depósito Bancário - RDB, DEPÓSITOS INTERFINANCEIROS - DI, Letras de Câmbio-LC, Letras Hipotecárias - LH, debêntures e commercial papers, entre outros.), títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional, de que são exemplos os relacionados com empresas estatais extintas, com o Fundo de Compensação de Variação Salarial - FCVS, com o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária - Proagro e com a dívida agrária (TDA). Na qualidade de depositária, a entidade processa a emissão, o resgate e a custódia dos títulos, bem como, quando é o caso, o pagamento dos juros e demais eventos a eles relacionados.Fonte:http://www.bcb.gov.br/?SPBCETIP
  • A Cetip é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados¹, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional, de que são exemplos os relacionados com empresas estatais extintas, com o Fundo de Compensação de Variação Salarial - FCVS, com o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária - Proagro e com a dívida agrária (TDA). Na qualidade de depositária, a entidade processa a emissão, o resgate e a custódia dos títulos, bem como, quando é o caso, o pagamento dos juros e demais eventos a eles relacionados. Com poucas exceções, os títulos são emitidos escrituralmente, isto é, existem apenas sob a forma de registros eletrônicos (os títulos emitidos em papel são fisicamente custodiados por bancos autorizados). As operações de compra e venda são realizadas no mercado de balcão, incluindo aquelas processadas por intermédio do CetipNet (sistema eletrônico de negociação).Conforme o tipo de operação e o horário em que realizada, a liquidação é em D ou D+1.
  • Realmente é uma dúvida pertinente a liquidação, pois segundo o último curso do Ponto do César Frade:

    "Alteração  radical  no  Sistema  Financeiro  Brasileiro  afetou  profundamente  a
    CETIP:  a  implementação  do  SPB  –  Sistema  de  Pagamentos  Brasileiro,  em
    2002,  que,  dentre  outros  aspectos,  fez  com  que  os  negócios  cursados  na
    Câmara passassem a ser liquidados no mesmo dia (D+0)"
  • Questão desatualizada!


    A liquidação na CETIP, atualmente, ocorre no mesmo dia,isto é, D+0.
  • Questão desatualizada!

  • Alguém poderia explicar resumidamente o que são depósitos interfinanceiros (DI) sob a ótica de mercado de capitais? Está marcado como mercado de capitais, mas me parece muito mais mercado monetário...Enfim, help!!!

  • TAXA DI–Cetip

    Critério de Apuração a partir de 07/10/2013

    As estatísticas do ativo Taxa DI-Cetip Over (Extra-Grupo) são calculadas e divulgadas pela Cetip, apuradas com base nas operações de emissão de Depósitos Interfinanceiros pré-fixados, pactuadas por um dia útil e registradas e liquidadas pelo sistema Cetip, conforme determinação do Banco Central do Brasil.

    No universo do mercado interbancário são selecionadas as operações de 1 (um) dia útil de prazo (over), considerando apenas as operações realizadas entre instituições de conglomerados diferentes (Extra-grupo), desprezando-se as demais (Intra-Grupo). As estatísticas aqui apuradas são, portanto estatísticas da população DI Over (Extra-Grupo).

    https://www.cetip.com.br/astec/di_documentos/metodologia1_i1.htm


  • A Cetip agora é a B3.


ID
21010
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca do mercado de câmbio e do mercado de capitais no Brasil, julgue os itens seguintes.

No mercado de capitais, não são admissíveis negociações com ações sem valor nominal, haja vista que esse valor é necessário como referência na hora de sua compra ou venda.

Alternativas
Comentários
  • "O artigo 11 admite ações sem valor nominal, que oferecem maior flexibilidade nos aumentos de capital social, e cuja existência contribuirá para diminuir a importância injustificada atribuída ao valor nominal das ações pelos participantes do nosso mercado de capitais, em prejuízo do seu funcionamento normal. A inovação é recomendada tendo em vista a definição mais estrita dos deveres e responsabilidades do acionista controlador e dos administradores."
    EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Nº 196, DE 24 DE JUNHO DE 1976, DO MINISTÉRIO DA FAZENDA
  • Valor da açao:

    Nominal: valor atribuido a uma açao previsto no estatuo social da companhia. Algumas açoes sao emitidas sem valor nominal, mas a assembleia geral ou o conselho de administraçao deve definir seu preço quando da emissao.
  • ITEM ERRADO. É admitido a negociação de ações sem valor nominal. 

  • O valor das ações pode ser considerado sob três aspectos:

    VALOR NOMINAL - estabelecido pela S/A, sendo que a lei atual permite a emissão de ações SEM valor nominal;

    VALOR DE MERCADO - que é alcançado na Bolsa ou no Balcão;

    VALOR PATRIMONIAL OU REAL - em que se calcula o acervo econômico global da companhia em relação ao número de ações emitidas.
  • As ações no mercado de caitais podem sem negociadas com ou sem valor nominal, onde o mesmo é definido no memendo da emissao...
  • No mercado de capitais, são admissíveis negociações com ações sem valor nominal.

  • Ações sem valor nominal são ações para as quais não foram fixados valores de emissão; fica estabelecido o preço de mercado das ações por ocasião do lançamento. A constituição da empresa é responsável por dizer se suas ações serão sem valor nominal.  Pode-se dizer que o valor dessas ações é flutuante porque sem o valor nominal, elas podem aumentar e diminuir de acordo com o mercado. Investir em uma empresa com ações sem valor nominal pode trazer alguns prejuízos, como a falta de critério para calcular o número de ações a serem emitidas quando o capital aumenta, por causa de incorporações. 


    Fonte: http://sociedade-anonima.info/mos/view/A%C3%A7%C3%B5es_de_Sociedade_An%C3%B4nima/

  • O estatuto estabelecerá se as ações terão, ou não, valor nominal. O valor nominal é puramente contábil para o valor da ação. 

    Quando existir o valor nominal, poderá a ação ser negociada a mais, ou a menos que tal valor nominativo.  Quando ocorrer de ser pago valor abaixo, chamar-se-a de desconto de emissão.

    Também na existência de valor nominal, é VEDADO a EMISSÃO de ação com valor inferior ao nominal. (Emissão é uma coisa, negociação é outra). Ocorrendo tal procedimento, fará com que a operação seja anulada.

  • O artigo 11 admite ações sem valor nominal, que oferecem maior flexibilidade nos aumentos de capital social, e cuja existência contribuirá para diminuir a importância injustificada atribuída ao valor nominal das ações pelos participantes do nosso mercado de capitais, em prejuízo do seu funcionamento normal. A inovação é recomendada tendo em vista a definição mais estrita dos deveres e responsabilidades do acionista controlador e dos administradores.

    Fonte: www.cvm.gov.br


ID
21274
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Nos mercados financeiro e de capitais brasileiros, atuam várias instituições com uma complexa gama de operações e produtos. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

B A Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) liquida operações realizadas no âmbito da Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ) e da Sociedade Operadora do Mercado de Ativos (SOMA). Na BOVESPA, são realizadas operações com títulos de renda variável (mercados à vista e de derivativos - opções, termo e futuro) e com títulos privados de renda fixa (mercado à vista, operações definitivas e, no futuro, compromissadas). A BVRJ opera com títulos públicos (mercado à vista, operações definitivas e compromissadas). Na SOMA, que é um mercado de balcão organizado, são realizadas operações com títulos de renda variável (mercados à vista e de opções).

Alternativas
Comentários
  • Resposta: CERTO

    A CBLC liquida operações realizadas no âmbito da Bolsa de Valores de São Paulo - Bovespa 
    (www.bovespa.com.br) , da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro - BVRJ (www.bvrj.com.br) e da 
    Sociedade Operadora do Mercado de Ativos -  Soma (www.somativos.com.br). Na Bovespa são 
    realizadas operações com títulos de renda variável (mercados à vista e de derivativos - opções, termo 
    e futuro) e com títulos privados de renda fixa (mercado à vista, operações definitivas e, no futuro, 
    compromissadas). A BVRJ opera com títulos públicos (mercado à vista, operações definitivas e 
    compromissadas). Na Soma, que é um mercado de balcão organizado, são realizadas operações com 
    títulos de renda variável (mercados à vista e de opções). 
    http://www.andima.com.br/spb/arqs/spb-textocompleto.pdf
  • Tô achando essa questão meio out. A bolsa do Rio se uniu com a de São Paulo formando a BMFBovespa.
  • Questão desatualizada, hoje só existe uma bolsa de valores no Brasil, que se fundiu com a Bolsa de Mercadorias & Futuros gerendo a BM&FBovespa.


ID
21277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Nos mercados financeiro e de capitais brasileiros, atuam várias instituições com uma complexa gama de operações e produtos. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

B A Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) opera sistema de liquidação de operações de câmbio contratadas no mercado interbancário. As obrigações correspondentes são compensadas multilateralmente, e a BM&F atua como contraparte central. Na atualidade, são aceitas apenas operações envolvendo o dólar norte-americano e o euro, com prazo de liquidação igual a D + 1.

Alternativas
Comentários
  • BM&FBOVESPA - Câmara de CâmbioA Câmara de Câmbio, que entrou em operação em 22.04.2002, liquida operações interbancárias de câmbio realizadas no mercado de balcão da BM&FBOVESPA. No ambiente da Câmara de Câmbio, são atualmente aceitas apenas operações que envolvem o DÓLAR AMERICANO e a liquidação é geralmente feita em D+2. As obrigações correspondentes são compensadas multilateralmente e a BM&FBOVESPA atua como contraparte central. O sistema observa o princípio do "pagamento contra pagamento" (a entrega da moeda nacional e a entrega da moeda estrangeira são mutuamente condicionadas), sendo que, para isso, a BM&FBOVESPA monitora e coordena o processo de liquidação nas pontas em moeda nacional e em moeda estrangeira.
  • No ambiente da Câmara de Câmbio, são atualmente aceitas apenas operações que envolvem o dólar americano e a liquidação é geralmente feita em D+2.

    Não se usa o Euro

    http://www.bcb.gov.br/htms/novaPaginaSPB/spb-textocompleto-pdf.pdf
  • a UNB tirou na integra o que stá no site do BCB.

    http://www.bcb.gov.br/?SPBBMFC

    BONS ESTUDOS A TODOS!
  • Na atualidade, são aceitas apenas operações envolvendo o dólar americano, com prazo de liquidação igual a D + 2.

  • atualização do link para consulta 


    http://www.bcb.gov.br/htms/novaPaginaSPB/BMFcambio.asp?IDPAI=SPBLIQTIT
  • BM&FBOVESPA - Câmara de CâmbioA Câmara de Câmbio, que entrou em operação em 22.04.2002, liquida operações interbancárias de câmbio realizadas no mercado de balcão da BM&FBOVESPA. No ambiente da Câmara de Câmbio, são atualmente aceitas apenas operações que envolvem o DÓLAR AMERICANO e a liquidação é geralmente feita em D+2. As obrigações correspondentes são compensadas multilateralmente e a BM&FBOVESPA atua como contraparte central. O sistema observa o princípio do "pagamento contra pagamento" (a entrega da moeda nacional e a entrega da moeda estrangeira são mutuamente condicionadas), sendo que, para isso, a BM&FBOVESPA monitora e coordena o processo de liquidação nas pontas em moeda nacional e em moeda estrangeira.


ID
21280
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Nos mercados financeiro e de capitais brasileiros, atuam várias instituições com uma complexa gama de operações e produtos. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

B Ocorrendo inadimplência, configurada pelo nãoatendimento à chamada de garantia ou pelo não-pagamento de ajuste diário requerido pela BM&F, as posições do participante são encerradas. Se, depois de compensados os contratos, for apurado resultado líquido negativo, a BM&F realiza as garantias constituídas pelo participante. Se for o caso, isto é, se as garantias se mostrarem insuficientes, respondem pela parcela restante, sucessivamente, a corretora que intermediou a operação, o membro de compensação ao qual a corretora está ligada, o Fundo Especial dos Membros de Compensação, o Fundo de Liquidez dos Membros de Compensação, o Fundo de Garantias da BM&F e a própria BM&F.

Alternativas
Comentários
  • Ocorrendo inadimplência, configurada pelo não atendimento à chamada de garantia ou pelo não pagamento de ajuste diário requerido pela BM&FBOVESPA, as posições do participante são encerradas. Se, depois de compensados os contratos, for apurado resultado líquido negativo, a BM&FBOVESPA realiza as garantias constituídas pelo participante. Se for o caso, isto é, se as garantias se mostrarem insuficientes, a câmara utiliza recursos disponíveis em diferentes fundos constituídos para esse fim e que contam com recursos das corretoras, dos membros de compensação e da própria câmara. Caso, ainda assim, os recursos se mostrem insuficientes, a câmara pode solicitar novos aportes de recursos aos seus participantes e, em último caso, utilizar seu próprio patrimônio.http://www.bcb.gov.br/?SPBBMFD
  • "CORRETA"
    A questão versa sobre operações que são liquidadas na Câmara BM&F Derivativos. Vamos exemplificar com um exemplo de contrato futuro. No contrato futuro, uma pessoa adquire uma obrigação de comprar e o outro agente a obrigação de vender, em certa data futura determinada, um ativosubjacente
    por um preço previamente estipulado. Entretanto, quando o contrato é “fechado” ambos devem fazer o depósito de garantia que serve para cobrir eventuais inadimplências de uma das partes. Com a variação do preço em um determinado pregão um dos agentes será obrigado a efetuar o pagamento do ajuste diário. Caso não honre com seus compromissos, ele terá a sua posição encerrada, e caso tenha uma dívida a pagar, suas garantias depositadas serão vendidas e ajudarão a arcar com o prejuízo gerado. Caso, a garantia não seja suficiente para cobrir os prejuízos, existe uma “fila de garantidores” solidários que terão seus ativos vendidos. São eles : a corretora que intermediou a operação, o membro de compensação ao qual a corretora está ligada, o Fundo Especial dos Membros de Compensação, o Fundo de Liquidez dos Membros de Compensação, o Fundo de Garantias da BM&F e a própria BM&F.

    Fonte: César Frade.
  • IMPOSSIVEL essa questão estar classificada como FÁCIL !!!

  • Eu tive o seguinte raciocínio. Um calote em uma negociação da bolsa deve dar uma merda tão grande.. que eu realmente acredito que irá sobrar para todo esse pessoal aí!! Dai que eu acertei essa questão! quero ver se eu vou ter este peito na hora da prova.. hahaha

  • Ocorrendo inadimplência, configurada pelo não atendimento à chamada de garantia ou pelo não pagamento de ajuste diário requerido pela BM&FBOVESPA, as posições do participante são encerradas. Se, depois de compensados os contratos, for apurado resultado líquido negativo, a BM&FBOVESPA realiza as garantias constituídas pelo participante. Se for o caso, isto é, se as garantias se mostrarem insuficientes, a câmara utiliza recursos disponíveis em diferentes fundos constituídos para esse fim e que contam com recursos das corretoras, dos membros de compensação e da própria câmara. Caso, ainda assim, os recursos se mostrem insuficientes, a câmara pode solicitar novos aportes de recursos aos seus participantes e, em último caso, utilizar seu próprio patrimônio.

    http://www.bcb.gov.br/?SPBBMFD


ID
21295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No atual arranjo do sistema financeiro, as principais instituições estão constituídas sob a forma de banco múltiplo, que oferece ampla gama de serviços bancários. Outras instituições existentes apresentam certo grau de especialização. Acerca dessas instituições, julgue os itens a seguir.

B Sociedades de crédito imobiliário e associações de poupança e empréstimo são fornecedoras de crédito habitacional.

Alternativas
Comentários
  • As caixas econômicas, que também captam depósitos à vista e depósitos de poupança e atuam mais fortemente no crédito habitacional e as sociedades de crédito imobiliário e associações de poupança e empréstimo, também são voltadas para o crédito habitacional.http://www.bcb.gov.br/?SPBINTER
  • As SOCIEDADES DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO são instituições financeiras criadas pela Lei 4.380, de 21 de agosto de 1964, para atuar no FINANCIAMENTO HABITACIONAL. As ASSOCIAÇÕES DE POUPANÇA E EMPRÉSTIMO são constituídas sob a forma de sociedade civil, sendo de propriedade comum de seus associados. Suas operações ativas são, basicamente, direcionadas ao MERCADO IMOBILIÁRIO e ao SISTEMA FINANCEIRO DA HABITAÇÃO (SFH). Ambas são fornecedoras de crédito habitacional
  • Ambas fazem parte da SBPE(sistema brasileiro de poupança e empréstimo) e juntamente com a CEF atuam no crédito habitacional .

  • ERRADA

    Instituição de associações de poupança e empréstimo não tem função de emprestimos imobiliário, pois cabe a Sociedade de Credito Imobiliário(SCI) direitos concedido pelo BACEN  para tal função.

    como sempre a CESPE confundido os candidatos.

    bons estudos!!!!

  • Colega maicon4 costa, a questão está correta.

    As Associações de Poupança e Empréstimo fazem parte do SFH (Sistema Financeiro de Habitação).

    Contituído de:

    Sociedades de Crédito Imobiliário

    Carteiras imobiliárias dos bancos múltiplos

    Caixa Econômica Federal

    A grande diferença entre APE e SCI, é que a primeira não pode ser S.A, e não tem fins lucrativos, enquanto a segunda (SCI)
    necessariamente é uma S.A e TEM fins lucrativos.

  • as duas  fazem parte da SBPE(sistema brasileiro de poupança e empréstimo) e juntamente com a CEF atuam no crédito habitacional .


    diferença entre elas,  APE e SCI, é que a primeira não pode ser S.A, e não tem fins lucrativos, enquanto a segunda (SCI)
    necessariamente é uma S.A e TEM fins lucrativos.


ID
86419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Bolsas de valores são associações privadas civis, sem finalidade
lucrativa. No que se refere às bolsas de valores, julgue os itens
que se seguem.

As bolsas de valores objetivam manter local adequado ao encontro de seus membros e à realização, entre eles, de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários pertencentes a pessoas jurídicas públicas e privadas, em mercado livre e aberto.

Alternativas
Comentários
  • exatamente como diz a lei. Perfeito!!!!Correta!!!!
  • "....manter local adequado ao encontro de seus membros e à realização, entre eles, de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários em mercado livre e aberto, especialmente organizado e fiscalizado por seus membros, pela autoridade monetária e, em especial, pela CVM. Fonte: http://ww13.itau.com.br/itausa/HTML/pt-BR%5Copiniao%5Cinstituicoes.htm
  • Dificil hem tem horas que dizem que as bolsas tem  fins lucrativos e em  outras dizem que não.  
    "Pode ser na forma de uma associação civil sem fins lucrativos, que mantém o local ou o sistema de negociação eletrônico adequado à realização de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, mas, o mais usual hoje em dia e que as Bolsas de Valores atuem como S/A`s visando lucro através de seus serviços. Seu patrimônio, no caso das associações civis, é representado por títulos pertencentes às sociedades corretoras que a compõem; no caso das S/A's este patrimônio é composto por ações."
    Ai Jesus. 
  • podem ser com ou sem fins lucrativos, a BM&F Bovespa é com fins lucrativos!
  • Sem fins lucrativos até 2007, no entanto o Banco Central autoriza transformações das Bolsas em S.A de Capital Aberto, sendo assim com fins lucrativos. Entao existe com e sem fins lucrativos.
  • Pessoal, assim como devemos ter cuidado com o material usado nas pesquisas de correção como bem lembrou o amigo Daniel, precisamos também lembrar que a questão dentre outras é de 2008 e que muitas atualizações já ocorreram e podem ocorrer.
    Juntos Venceremos !
  • e quanto a: "pessoas jurídicas públicas e privadas", num eh muito generico?, o correto nao seria complementar com: "... de capital aberto?"

  • Pessoas físicas também não tem direito de negociar suas ações ? 

  • As negociações são feitas somente por intermédio  das SCTVM e SDTVM cujo tais valores e títulos, estão por estas custodiadas e é por isso que no conteúdo da questão se diz pessoas jurídicas .

  • Rogério de Sá....

    No caso a questão diz que as ações pertencem a pessoas jurídicas e não que são compradas por pessoas jurídicas.

    Uma pessoa física negociar suas ações, seria se ela tivesse comprado ações de uma empresa e quisesse vender no mercado secundário.


  • Sim mas  a BOLSA DE VALORES  faz parte do mercado secundario ...

    se uma pessoa fisica pode negociar no mercado secundário ela pode então ter ações negociadas na bolsaa ?!  Sim ou Não 

    Alguem esclarece isso por favorrr !!! 


    Bons estudos .

  • Pessoal, bolsa de valores num sentido genérico são associações privadas civis sem fins lucrativos, porém, em se tratando da BOVESPA, que é uma bolsa de valores, sofreu desmutualização em 2007, sendo portanto uma SA!

  • Correta. Pois neste caso foi quase uma transcrição da definição no site do Bacen. Entretanto, foi introduzida o termo "pertencentes a pessoas jurídicas públicas e privadas" e é aqui que reside o "x" da questão. Neste sentido vale lembrar que somente sociedades anônimas podem ter seus títulos e valores mobiliários negociados em bolsas de valores ou em balcão. E é por isso que são Pessoas Jurídicas quer pública ou privada.
    Fonte: http://www.bcb.gov.br/Pre/composicao/bv.asp. Acesso em: 15 de julho de 2014.





  • Perfeita definição!

    Resposta: Certo

  • Calma gente, o comentário do professor vai ajudar a esclarecer a questão:

    "Perfeita definição!"

  • impecável questão

  • Questão mal formulada, pertence as pessoas físicas e não a jurídicas, a partir do momento que compro uma ação, ela passa a ser minha, não?

  • isso mesmo que diz a lei


ID
191446
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito do mercado de capitais no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto: A

    Conforme a Lei no 6.404, que dispõe sobre as Sociedades por Ações:
    Art. 58. A debênture poderá, conforme dispuser a escritura de emissão, ter garantia real ou garantia flutuante, não gozar de preferência ou ser subordinada aos demais credores da companhia.

    Comentando as demais opções:
    B) INCORRETA. Não estão incluídas as debêntures emitidas por instituições financeiras não bancárias, pois estas não podem emitir mesmo.
    C) INCORRETA. As entidades de balcão organizado podem criar requisitos próprios.
    D) INCORRETA. O fato de guardar as ações em depósito não transfere os direitos inerentes a ela, como os direitos de voto.
    E) INCORRETA. O penhor de ações escriturais não precisam de averbação no cartório.
     

     

  • E)Lei 6404/1976 Art. 39. O penhor ou caução de ações se constitui pela averbação do respectivo instrumento no livro de Registro de Ações Nominativas. (Redação dada pela Lei nº 9.457, de 1997)

    Observe que estão sendo cobradas, na sua maioria, as alterações da Lei 6404/1976.

  • Logo se nota que a C estão enrolando muito!
  • A) Debêntures são valores mobiliários que representam uma dívida de médio a longo prazo contra a empresa emitente. A captação de recursos via emissão de debêntures pode ser feita por S/A de capital fechado ou aberto, porém somente as de capital aberto podem efetuar distribuições públicas de debêntures no mercado de capitais. A emissão de debêntures pode ser efetuada com ou sem garantia. No caso das com garantia temos:
    *Garantia Real:envolvendo o comprometimento de bens e direitos que não poderão ser negociados sem a aprovação dos debenturistas;
    *Garantia Flutuante:Assegura privilégio geral sobre o ativo da emissora, mas não impede a negociação dos bens que compõe esse ativo.

    B) parágrafo 1o: Excluem-se do regime desta lei:

    I- Os títulos da dívida pública Federal, estadual ou municipal;
    II-Os títulos cambiais de responsabilidade de instituição financeira , exceto as debêntures.

    C) Art.21 da Lei 6385 parágrafo 4: Cada bolsa de valores ou entidade de mercado balcão organizado poderá estabelecer requisitos próprios para que os valores sejam admitidos à negociação no seu recinto ou sistema, mediante prévia aprovação da CVM.

    D)Art.25. Lei 6385:Salvo mandato expresso com prazo não superior a 1 ano, o administrador de carteira e o depositário de valores mobiliários não podem exercer o direito de voto que couber às ações sob sua administração e custódia.

    E)Lei 6404 art.39: O penhor ou caução de ações se constitui pela averbação do respectivo instrumento no livro de registro de ações nominativas;
    O penhor da ação escritural se constitui pela averbação do respectivo instrumento nos livros da instituição financeira, a qual será anotada no extrato da conta de depósito fornecida ao acionista.
  • Somente complementando...

    Espécies de Debêntures (garantias)
    • Real - São aquelas que a empresa dá em garantia de bens não circulantes. Ex.: HIPOTECA (imóveis) / PENHOR MERCANTIL (máquinas);
    • Flutuante - a empresa colocou como garantia bens do ativo circulante. Ex.: Estoque
    • Sem preferência (Quirografário) - Títulos sem garantias reais. Não tem nenhum bem que tenha sido registrado  como garantia daquela dívida;
    • Subordinados - Não possui nenhuma garantia em bens. É o último da fila dos credores.
  • Alguém pode explicar melhor a letra B? 

    A lei 4595/64 em seu artigo 35 inciso I, diz que instituições financeiras não podem emitir debêntures.

    Aí a questão diz "excluem-se do regime da lei 6385/76 as debêntures emitidas por instituições financeiras." E a letra B ta errada, tendo como justificativa  um artigo dessa lei que diz que "excluem-se do regime dessa lei titulos cambiais das instituições financeiras, EXCETO as debêntures".

    A conclusão que cheguei é que a lei 4595 diz que IF não pode emitir, porém a lei 6385 diz que pode...

    Confusão da poxa eu fiz aqui, me ajudem por favor!!




  • http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=mtvm_debenture
  • b) Não se excluem do regime da lei 6385/76 as debêntures emitidas por instituições financeiras.

     

    c) Permite-se à entidade que administra mercado de balcão organizado o estabelecimento de requisitos próprios para que valores mobiliários sejam admitidos à negociação em seu sistema, sendo-lhe igualmente permitido disciplinar procedimentos de cunho meramente operacional referentes ao registro dos valores mobiliários.

     

    d) Ao ser efetuado o registro da propriedade de ações escriturais em conta de depósito, aberta em nome do acionista na instituição depositária, não se transfere à referida instituição o direito a voto inerente a tais ações.

     

    e) O penhor de ações escriturais constitui-se mediante averbação do respectivo instrumento nos livros da instituição financeira.

  • Instituições financeiras não emitem debentures
  • Garantias :

    REais

    FLUtuantes

    QUIrografias

    SUbordinadas

    RE FLU QUI SU


ID
1000474
Banca
IDECAN
Órgão
Banestes
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Underwriting (oferta pública) é o processo pelo qual uma instituição financeira coordena e, eventualmente, garante a colocação de títulos e valores mobiliários novos junto ao mercado. Em relação aos tipos de Underwriting , é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Subscrição em que a instituição financeira se compromete a colocar as sobras junto ao público em determinado espaço de tempo, após o qual ela mesmo subscreve o total das ações não colocadas. Decorrido o prazo, o risco de mercado é do intermediário financeiro.

  • UnderwritersInstituições financeiras altamente especializadas em operações de lançamento de ações no mercado primário. No Brasil, tais instituições são, em geral, bancos de investimento, sociedades distribuidoras e sociedades corretoras que mantém equipes formadas por analistas e técnicos capazes de orientar os empresários, indicando-lhes as condições e a melhor oportunidade para que a empresa abra o seu capital ao público investidor, através de operações de lançamento.
    UnderwritingÉ uma operação realizada por uma instituição financeira mediante a qual, sozinha ou organizada em consórcio, subscreve títulos de emissão por parte de uma empresa, para posterior revenda ao mercado. A instituição financeira subscreve somente as sobras da emissão, nos casos em que a lei brasileira assegura aos acionistas o direito de preferência à subscrição das novas ações a serem emitidas, na proporção das ações que possuírem na época.
    Underwriting FirmeNo underwriting firme, o intermediário subscreve integralmente a emissão para revendê-la posteriormente ao público. Nesta forma de contrato, a empresa não tem risco algum, pois tem a certeza da entrada de recursos, já que o intermediário subscreve para si o total da emissão. O risco da aceitação ou não do lançamento pelo mercado fica por conta de intermediário financeiro.
    Underwriting Tipo Best-Efforts"A instituição financeira apenas se compromete a realizar ""os melhores esforços"", no sentido de colocação junto ao mercado das sobras de subscrição. Não há nenhum comprometimento por parte do intermediário para a colocação efetiva de todas as ações do lançamento. Por outro lado, a empresa não tem a certeza de conseguir aumentar seu capital na proporção pretendida, nem no tempo envolvido para a sua concretização, já que assume todos os riscos da aceitação ou não das ações lançadas por parte do mercado."
    Underwriting Tipo Stand-By"Reúne as características do ""best-efforts"" e do ""underwriting firme"". Neste caso, o intermediário se compromete a colocar as sobras junto ao público em determinado espaço de tempo, após o qual ele próprio subscreve o total das ações não colocadas. Isto significa que, após decorrido o prazo no qual o intermediário se compromete a vender as sobras de subscrição ao público, o ""underwriting"" se torna do tipo firme."
    UPCUnidade Padrão de Capital - Considerada como a moeda do Sistema Financeiro da Habitação. Foi instituída com o objetivo de manter a uniformidade do valor unitário em moeda de todas as operações do Sistema Habitacional.
    Fonte: http://www.bovesba.com.br/gu.asp

  • LETRA A; CORRETA

    LETRA B: . ERRADA , POIS TODOS OS RISCOS DA ACEITAÇÃO OU NÃO DAS AÇÕES LANÇADAS NO MERCADO SÃO ASSUMIDOS PELA  EMPRESA, OU SEJA, NÃO HÁ NENHUM COMPROMETIMENTO POR PARTE DA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA PARA COLOÇÃO EFETIVA DE TODAS AS AÇÕES DE LANÇAMENTO.

    LETRA C: ERRADA, POIS A INSTITUIÇÃO FINANCEIRA SUBSCREVE INTEGRALMENTE A EMISSÃO E REVENDE AO PÚBLICO. NESTA MODALIDADE A EMPRESA NÃO TEM RISCO NENHUM, PELO CONTRÁRIO, TEM A CERTEZA QUE IRÁ RECEBER.

    LETRA D: ERRADA, POIS AS OPERAÇÕES EM UNDERWRITING SÃO REALIZADAS POR UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, SOZINHA OU ORGANIZADA EM CONSÓRCIO E NÃO EXCLUSIVA POR INSTITUIÇÕES AUTORIZADAS A OPERAR NOS LEILÕES DA BM&FBOVESPA.

    LETRA E: NÃO É OBRIGATÓRIA.

  • Garantia Stand by:
    "Reúne as características do ""best-efforts"" e do ""underwriting firme"". Neste caso, o intermediário se compromete a colocar as sobras junto ao público em determinado espaço de tempo, após o qual ele próprio subscreve o total das ações não colocadas. Isto significa que, após decorrido o prazo no qual o intermediário se compromete a vender as sobras de subscrição ao público, o ""underwriting"" se torna do tipo firme."

    http://www.bovesba.com.br/gu.asp
  • Underwriting Tipo Stand-By

    "Reúne as características do ""best-efforts"" e do

    ""underwriting firme"". Neste caso, o

    intermediário se compromete a colocar as sobras

    junto ao público em determinado espaço de

    tempo, após o qual ele próprio subscreve o total

    das ações não colocadas. Isto significa que, após

    decorrido o prazo no qual o intermediário se

    compromete a vender as sobras de subscrição

    ao público, o ""underwriting"" se torna do tipo

    firme."

  • desconfiem da palavra ´´EXCLUSIVAMENTE´´ daí você já elimina três alternativas....


  • Underwriting significa “subscrição” e é exatamente o processo de lançamento de novas ações ao mercado em busca de interessados.

    Existem várias modalidades de underwriting. As duas mais conhecidas são underwriting de melhores esforços (best efforts) e underwriting firme (straight).

    No underwriting de melhores esforços a instituição intermediadora (underwriter) se compromete a fazer o melhor para buscar interessados em investir nos papéis da empresa, mas o intermediário não assume qualquer compromisso caso as ações não encontrem boa acolhida junto ao público. Assim, os riscos são exclusivos da empresa emissora das ações, visto que esta não tem certeza de que atingirá o objetivo integral da captação de recursos para prover os investimentos planejados. 

    No underwriting firme ocorre o contrário. Na contratação da operação, a instituição intermediadora (underwriter) assume o compromisso de subscrever todas as ações antes de revendê-las ao público, assumindo, desta forma, todos os riscos da operação. É evidente que no underwriting firme o underwriter recebe uma remuneração maior para aceitar o risco envolvido na operação

    Fonte: http://investirnavida.blogspot.com.br/2011/11/o-que-e-underwriting-e-underwriter.html


    Underwriting Stand By

    Subscrição em que a instituição financeira se compromete a colocar as sobras junto ao público em determinado espaço de tempo, após o qual ela mesmo subscreve o total das ações não colocadas. Decorrido o prazo, o risco de mercado é do intermediário financeiro.


  • Na garantia Stand-by o intermediário financeiro comprometem a colocar as sobras das ações em determinado prazo, se caso não obtenha sucesso a mesmo subscrevem as referidas ações.

  • Alguém tem alguma "dica" desse assunto? faço uma misturada danada!!!

  • o que a colega CPR again falou e bem lúcido para entender.

  • Vejamos as alternativas:

    a) Certo. Em outras palavras, na garantia residual (standby), a subscritora coloca as ações para a venda e se, depois de um prazo, não conseguir vender tudo, ela adquire o restante.

    b) Errado. Nesta modalidade, o risco está com a emissora, pois, embora a subscritora se comprometa a se esforçar ao máximo para a colocação das novas ações emitidas, caso não consiga vender todas, as demais ações retornam à empresa emissora.

    c) Errado. O risco está com a subscritora, pois, de antemão, ela já adquire as ações com um pequeno desconto (taxa de deságio) e as coloca no mercado pelo preço integral, lucrando com a diferença (spread).

    d) Errado. Podem realizar underwriting as instituições autorizadas pela CVM.

    e) Errado. Há outras modalidades de underwriting, como Firme, Residual, Melhores Esforços e Book Building.

    Resposta: A

  • No underwriting "best efforts" (melhores esforços), a instituição financeira contratada se compromete a realizar os melhores esforços, no sentido de colocação dos títulos emitidos pela empresa junto ao mercado. Não há, por parte do intermediário financeiro, nenhuma garantia de colocação da totalidade das ações do lançamento. A empresa corre o risco de não conseguir aumentar o seu capital no montante pretendido, uma vez que assume todos os riscos do lançamento.

    Subscrição em que a instituição financeira se compromete a colocar as sobras junto ao público em determinado espaço de tempo, após o qual ela mesmo subscreve o total das ações não colocadas. Decorrido o prazo, o risco de mercado é do intermediário financeiro.

    Subscrição em que a instituição financeira subscreve integralmente a emissão para revendê-la posteriormente ao público. Selecionando esta opção, a empresa assegura a entrada de recursos. O risco de mercado é do intermediário financeiro.

  •  

    UNDERWRITING DE MELHORES ESFORÇOS (BEST EFFORTS)

     

    • A instituição financeira contratada se compromete a realizar os melhores esforços, no sentido de colocação dos títulos emitidos pela empresa junto ao mercado.

     

    • Não há nenhuma garantia de colocação dos títulos.

     

    • A empresa corre o risco de não conseguir aumentar o seu capital no montante pretendido, uma vez que assume todos os riscos do lançamento.

     

    UNDERWRITING DE ESPERA (STAND-BY)

     

    • Subscrição em que a instituição financeira se compromete a colocar as sobras junto ao público em determinado espaço de tempo, após o qual ela mesmo subscreve o total das ações não colocadas.

     

    • Decorrido o prazo, o risco de mercado é do intermediário financeiro.

     

    UNDERWRITING FIRME (STRAIGHT)

     

    • Subscrição em que a instituição financeira subscreve integralmente a emissão para revendê-la posteriormente ao público.

     

    • Selecionando esta opção, a empresa assegura a entrada de recursos.

     

    • O risco de mercado é do intermediário financeiro.


ID
1044082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação a instituições e operações do sistema bancário, julgue os itens subsequentes.

O hot money, recurso financeiro de origem duvidosa, é utilizado para financiar investimentos de elevado risco em mercados emergentes e não é registrado na movimentação de capitais.

Alternativas
Comentários
  • O Hot money é um recurso utilizado para tirar as empresas do sufoco.
    Trata-se de um emprestimo de curto prazo que pode ser contratado entre 1 e 29 dias no máximo.

    Sobre esta operação inside IOF, PIS e COFINS.

    As taxas de júros são as mais altas para este tipo de operação.

  • Hot money: Limite de crédito em conta-corrente com a finalidade exclusiva de cobrir as necessidades imediatas de recursos de curtíssimo prazo dos nossos clientes pessoas jurídicas.

    http://portal.brb.com.br/para-sua-empresa/emprestimos-e-financiamentos/linhas-de-credito/hot-money


  • Qual é a fonte Diego? 

  • Hot money


    Hot money, em sua origem, designa fundos aplicados em ativos financeiros, em diversos países, que atraem pela possibilidade de ganhos rápidos devido a elevadas taxas de juros ou a grandes diferenças cambiais. São operações de curtíssimo prazo, em que os recursos podem ser deslocados de um mercado para outro com muita rapidez. Esses recursos são administrados por especuladores no mercado de câmbio e caracterizam-se por alta volatilidade, em oposição às aplicações de bancos centrais, bancos de investimento ou investidores domésticos. Por essa particularidade, são considerados causadores de turbulências nos mercados financeiros, em algumas situações. No Brasil, o termo hot money, amplamente empregado por bancos comerciais, por extensão de sentido aplica-se também a empréstimos de curtíssimo prazo (de 1 a 29 dias). Esses empréstimos têm a finalidade de financiar o capital de giro das empresas para cobrir necessidades imediatas de recursos.

    Fonte: http://www.bcb.gov.br/glossario.asp?Definicao=603&idioma=P&idpai=GLOSSARIO
  • Alguém ajuda?! 

    Tem um livro que diz:

    O Hot Money é o empréstimo de curtíssimo prazo, normalmente por um dia, ou pouco mais, no máximo por 10 dias.

    Vi que em alguns comentários está até 29 dias....

    Qual será o correto?

  • Hot Money= empréstimo de curtíssimo prazo, normalmente liquidado em até 10 dias, mas pode ser contratada de 1 até 29 dias no MÁXIMO.

    Os valores concedidos nesta linha de crédito são para tirar a empresa do sufoco.

  • Certíssimo o primeiro comentário, resumindo:

    "Empréstimo de curtíssimo prazo, podendo ser tomado com prazo para pagamento de 1 a no máximo 29 dias."

  • Hot money é um limite de crédito em conta corrente com a finalidade exclusiva de cobrir as necessidades imediatas de recursos de curtíssimo prazo, para cobertura dos furos de caixa, chamados de gaps de caixa. Os beneficiários são as pessoas jurídicas.

    O prazo é variável de 01 até 29 dias. A forma de pagamento é no vencimento da operação, no qual será debitado na conta corrente do tomador o valor da operação juntamente com os juros e o imposto sobre operação financeira (IOF).

    A taxa é pré-fixada com base no CDI.

    Tem como garantia da operação a nota promissória assinada pelos sócios, até o limite do patrimônio de cada um.

  • Hot money


    Hot money, em sua origem, designa fundos aplicados em ativos financeiros, em diversos países, que atraem pela possibilidade de ganhos rápidos devido a elevadas taxas de juros ou a grandes diferenças cambiais. São operações de curtíssimo prazo, em que os recursos podem ser deslocados de um mercado para outro com muita rapidez. Esses recursos são administrados por especuladores no mercado de câmbio e caracterizam-se por alta volatilidade, em oposição às aplicações de bancos centrais, bancos de investimento ou investidores domésticos. Por essa particularidade, são considerados causadores de turbulências nos mercados financeiros, em algumas situações. No Brasil, o termo hot money, amplamente empregado por bancos comerciais, por extensão de sentido aplica-se também a empréstimos de curtíssimo prazo (de 1 a 29 dias). Esses empréstimos têm a finalidade de financiar o capital de giro das empresas para cobrir necessidades imediatas de recursos.

    Fonte: Sítio do Banco Central do Brasil

  • Escreva seu comentário.O Hot Money é um empréstimo feito para atender às necessidades imediatas. É de curtíssimo prazo (até 29 dias) 

  • Hot money


    Hot money, em sua origem, designa fundos aplicados em ativos financeiros, em diversos países, que atraem pela possibilidade de ganhos rápidos devido a elevadas taxas de juros ou a grandes diferenças cambiais. São operações de curtíssimo prazo, em que os recursos podem ser deslocados de um mercado para outro com muita rapidez. Esses recursos são administrados por especuladores no mercado de câmbio e caracterizam-se por alta volatilidade, em oposição às aplicações de bancos centrais, bancos de investimento ou investidores domésticos. Por essa particularidade, são considerados causadores de turbulências nos mercados financeiros, em algumas situações. No Brasil, o termo hot money, amplamente empregado por bancos comerciais, por extensão de sentido aplica-se também a empréstimos de curtíssimo prazo (de 1 a 29 dias). Esses empréstimos têm a finalidade de financiar o capital de giro das empresas para cobrir necessidades imediatas de recursos.

    FONTE: BACEN

    http://www.bcb.gov.br/glossario.asp?Definicao=603&idioma=P&idpai=GLOSSARIO

  • PESSOAL SE QUEREM DE FATO ESTUDAR CONHECIMENTOS BANCÁRIOS DEVEM BUSCAR INFORMAÇÕES NO SITE DO BACEN!

     No Brasil, o termo hot money, amplamente empregado por bancos comerciais, por extensão de sentido aplica-se também a empréstimos de curtíssimo prazo (de 1 a 29 dias). Esses empréstimos têm a finalidade de financiar o capital de giro das empresas para cobrir necessidades imediatas de recursos.


  • Esse tipo de questão e "Bonus Stage" da prova.


  • O Hot money é um recurso utilizado para tirar as empresas do sufoco.
    Trata-se de um empréstimo de curto prazo que pode ser contratado entre 1 e 29 dias no máximo.

    Sobre esta operação incide IOF, PIS e COFINS.

    As taxas de juros são as mais altas para este tipo de operação.


    obs: a questão diz: origem duvidosa, ERRADA.... nem leio o resto rsrsrs


ID
1044088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com referência a conceitos e aplicações do mercado de capitais, julgue os itens que se seguem.

As instituições autorizadas pelo BACEN a realizar operações de swap devem designar um diretor responsável pelas operações de derivativos no mercado de balcão, que poderá exercer outras funções na instituição, vedada, entretanto, a de administração de recursos de terceiros.

Alternativas
Comentários
  • O mercado de derivativos abrange 4 tipos de negociação: a termo, futuro, de opções e swap (troca).

    Swap: negocia-se a rentabilidade entre dois bens. É instrumento de proteção aos riscos de variações inesperadas do indexador. Bem como o mercado a termo, somente é totalmente liquidada no vencimento.

    Nesse tipo de contrato, os investidores se comprometem a pagar a oscilação de uma taxa ou do valor um valor ativo (indexador).

  • Mercado de swap

    Nesse mercado, negocia-se troca de rentabilidades ou índices de mercadorias ou ativos financeiros. Swap é um acordo, entre duas partes, que estabelecem um troca de fluxo de caixa tendo como base a comparação de rentabilidade entre dois bens ou ativos financeiros.

    forma de liquidação: ocorre integralmente no vencimento. São negociados no mercado de balcão e não são padronizados e não admite a transferência para outro participante. Não há desembolso de recurso durante sua vigência e sua liquidação é financeira.

  • Art. 7º - As instituições referidas nesta resolução devem designar perante o Banco Central do Brasil o nome do diretor responsável pela realização de operações de derivativos no mercado de balcão. 

    §1º - Os dados relativos ao diretor devem ser inseridos e mantidos atualizados no Sistema de Informações sobre Entidades de Interesse do Banco Central (Unicad). 

    §2º - Para fins da responsabilidade de que trata o caput, admite-se que o diretor indicado desempenhe outras funções na instituição, exceto a relativa à administração de recursos de terceiros. 

    Fonte:Resolução nº 3.505, do CMN, de 26/10/07 (DOU de 30/10/07). 

  • Resolução 3.505 do CMN

    As instituições referidas nesta resolução devem designar perante o BACEN o nome do diretor responsável pela realização de operações de derivativos no mercado de balcão.

    Os dados relativos ao diretor devem ser inseridos e mantidos atualizados no sistema de informações sobre entidades de interesse do banco central.

    Para fins da responsabilidade de que trata este artigo, admite-se que o diretor indicado desempenhe outras funções na instituição, exceto a relativa à administração de recursos de terceiros.

  • Acrescentando: 

    Um swap nada mais é do que uma troca de riscos entre duas partes.

    Na definição mais formal, swap consiste em um acordo para duas partes trocarem o risco de uma posição ativa (credora) ou passiva (devedora), em data futura, conforme critérios preestabelecidos.

    Essas trocas (swaps) são bastante comuns com posições envolvendo taxas de juro, moedas e commodities. Apesar de muitos autores de livros didáticos considerarem o swap uma evolução, sua estrutura é bastante semelhante à dos antigos contratos a termo.

  • A palavra swap significa troca ou permuta e designa uma operação cada vez mais procurada no mercado financeiro internacional, envolvendo inclusive várias empresas brasileiras.
    O mercado financeiro e as empresas encontram na Câmara de Liquidação e Custódia(Cetip) as alternativas ideais para compor suas operações com derivativos de balcão, e têm à disposição modelos únicos e sofisticados.
    Com o swap, por exemplo, companhias com dívidas em dólar corrigidas por taxas flutuantes poderiam contratar uma operação que as transformasse numa dívida com taxas fixas e vice-versa. Evidentemente que, caracterizando-se como uma troca de posições, é possível, com criatividade e baseando-se em regras seguras e de forma legal, que outros tipos de operações de swap ganhem vida.
    São três diferentes tipos de derivativos: contratos de swap, opções sobre swap e termo de moeda.
    Além do registro dos tradicionais contratos de swap, a Cetip também oferece estruturas personalizadas, como barreiras, limitadores, cupom cambial limpo e alternativas de data para pagamento e prêmio. 


  • Correto. Conforme a resolução 3.505/2007, art 7º.

  • Art. 7º - As instituições referidas nesta resolução devem designar perante o Banco Central do Brasil o nome do diretor responsável pela realização de operações de derivativos no mercado de balcão. 

    §1º - Os dados relativos ao diretor devem ser inseridos e mantidos atualizados no Sistema de Informações sobre Entidades de Interesse do Banco Central (Unicad). 

    §2º - Para fins da responsabilidade de que trata o caput, admite-se que o diretor indicado desempenhe outras funções na instituição, exceto a relativa à administração de recursos de terceiros.


    Resolução nº 3.505, do CMN, de 26/10/07 (DOU de 30/10/07).


ID
1044091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com referência a conceitos e aplicações do mercado de capitais, julgue os itens que se seguem.

Corretoras, cuja função de intermediação consiste em compra e venda de valores mobiliários, garantindo mais fluidez ao mercado, precisam de autorização das bolsas de valores e de mercadorias para funcionar

Alternativas
Comentários
  • São autorizadas a funcionar pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

  • Sociedades Corretoras de títulos e valores mobiliários: São supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resolução CMN 1.655, de 1989). A normatização, concessão de autorização, registro e a supervisão dos fundos de investimento são de competência da Comissão de Valores Mobiliários.

    fonte: http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/sctvm.asp

  • Essas são as poucas instituições financeiras que sofrem supervisão conjunta, que é feita pelo BACEN e CVM. 

  • Supervisão Compartilhada. (BACEN + CVM)

  • A supervisão será compartilhada pela CVM e pelo Bacen no caso das corretoras.

    o Bacen autoriza o funcionamento e a CVM também autoriza, registra e supervisiona os 'fundos de investimento'


  • Resposta: Errado

     LEI Nº 4.728 DE 14 DE JULHO DE 1965 

    Disciplina o mercado de capitais e estabelece medidas para o seu desenvolvimento. 

    Art. 8º - A intermediação dos negócios nas Bolsas de Valores será exercida por sociedades corretoras membros da Bolsa, cujo capital mínimo será fixado pelo Conselho Monetário Nacional.  

    § 2º As sociedades referidas neste artigo somente poderão funcionar depois de autorizadas pelo Banco Central e a investidura dos seus dirigentes estará sujeita às condições legais vigentes para os administradores de instituições financeiras; 

    Fonte: http://www.bcb.gov.br/pre/leisedecretos/Port/lei4728.pdf
  • autorização do BACEN

  • essa eeu não sabia, me passei todinho

  • As sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários são constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada, devendo constar na sua denominação social a expressão "Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários". Algumas de suas atividades: intermedeiam a oferta pública e distribuição de títulos e valores mobiliários no mercado; administram e custodiam as carteiras de títulos e valores mobiliários; instituem, organizam e administram fundos e clubes de investimento; operam no mercado acionário, comprando, vendendo e distribuindo títulos e valores mobiliários, inclusive ouro financeiro, por conta de terceiros; fazem a intermediação com as bolsas de valores e de mercadorias; efetuam lançamentos públicos de ações; operam no mercado aberto e intermedeiam operações de câmbio. São supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resolução CMN 1.120, de 1986).


    Sociedades Corretoras de títulos e valores mobiliários: São supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resolução CMN 1.655, de 1989). A normatização, concessão de autorização, registro e a supervisão dos fundos de investimento são de competência da Comissão de Valores Mobiliários.

  • As corretoras e distribuidoras, na atividade de intermediação, oferecem serviços como plataformas de investimento pela internet (home broker), consultoria financeira, clubes de investimentos, financiamento para compra de ações (conta margem) e administração e custódia de títulos e valores mobiliários dos clientes. Na remuneração pelos serviços, essas instituições podem cobrar comissões e taxas.

    As corretoras e as distribuidoras devem ser constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada. São supervisionadas tanto pelo Banco Central quanto pela Comissão de Valores Mobiliários.


    Fonte: http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/corretoras_distribuidoras.asp
    • Supervisão compartilhada entre o BCB e a CVM

ID
1109653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que diz respeito às características das ações e das debêntures, bem como ao funcionamento do mercado de capitais, julgue os próximos itens

O mercado de balcão compreende as operações realizadas fora do ambiente de bolsa, com ativos não padronizados, que se amoldam às necessidades específicas de cada parte envolvida na transação

Alternativas
Comentários
  • Questão anulada.

  • Método de negociação que não envolve uma bolsa. Nos mercados extrabolsa ou de balcão, os participantes negociam diretamente entre si. Também conhecido pela sigla OTC (Over-the-counter).

  • atualmente existe mercado de balcão organizado da BM&FBOVESPA

  • Justificativa da banca.

    Deferido com anulação: A redação do item não é clara quanto ao tipo de mercado de balcão a que se refere, fato que prejudica seu julgamento objetivo. Por esse motivo, opta‐se por sua anulação.


ID
1416538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em relação às operações ativas e passivas das instituições financeiras, julgue o item que se segue.

É vedada às instituições financeiras a aquisição de títulos e valores mobiliários emitidos por empresas em que participem, direta ou indiretamente, com 10% ou mais do capital social, exceto quando se tratar da aquisição de debêntures de emissão de sociedade de arrendamento mercantil.

Alternativas
Comentários
  • Nada tem a ver... GAB. ERRADO


ID
1416595
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em relação às modalidades de aplicação de investidor não residente nos mercados financeiro e de capitais, julgue o item a seguir.

Os DR (depositary receipts) são certificados representativos de ações ou outros valores mobiliários que representem direitos a ações, emitidos no exterior por instituição depositária, com lastro em valores mobiliários depositados em custódia específica no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • não seria o lastro depositado em instituição custodiante no exterior???

  • não, o DR nada mais é do que parte de Ações do Exterior, aplicadas no Brasil


ID
1416610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação ao mercado de capitais, julgue o item.

A Lei da Reforma Bancária, de 1964, reestruturou o sistema financeiro nacional e, um ano depois, a Lei do Mercado de Capitais disciplinou esse mercado e estabeleceu as medidas necessárias para seu desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • Lei 4.728, de 14 de julho de 1965, regulamentou o mercado de capitais, incluindo a legislação das bolsas de valores e a transformação dos corretores em sociedades corretoras.

  • MDS, provinha de história.


ID
1416613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação ao mercado de capitais, julgue o item.

De acordo com a regulamentação vigente, o BCB é a entidade supervisora responsável por controlar o mercado de capitais, nclusive no que se refere à publicação de autorizações e circulares para seu funcionamento eficiente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    São atribuições da CVM conforme dispõe a LEI No 6.385, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1976.


  • Mercado de capitais = CVM

  • O Bacen também fiscaliza o mercado de capitais junto com a CVM. Não é a CVM sozinha.

  • A CVM é responsável por: regulamentar,desenvolver, controlar e fiscalizar o Mercado de Capitais do país.

  • Comeram um "i" no "nclusive"...

  • O Bacen fiscaliza o mercado de capitais junto com a CVM. Não é a CVM sozinha.

  • ERRADO

    CVM entidade autárquica pública em regime especial, com personalidade jurídica e patrimônio próprio, dotada de autoridade administrativa independente, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes, tem poderes para disciplinar, normalizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado. Seu poder de normalizar abrange todas as matérias referentes ao mercado de valores mobiliários, impor penalidades aos infratores (administrativamente).

  • A questão está errada porque fala que o BCB é a entidade responsável e isso dá uma ideia de que só ele seria responsável.

    Ex: Fulano é responsável por cuidar de beltrano (Se eu falar assim, dá a impressão que só o fulano cuida de beltrano, agora se eu falasse "Fulano e Ciclano cuidam de Beltrano", aí não restaria dúvida.

    Por isso concordo com o gabarito.

    ERRADO


ID
1416616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação ao mercado de capitais, julgue o item.

As bolsas de valores são sociedades anônimas que mantêm local e sistema adequados ao encontro de seus membros para realização de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários; tais sociedades não possuem, porém, autonomia financeira, patrimonial e administrativa.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    As bolsas de valores são sociedades anônimas ou associações civis, com o objetivo de manter local ou sistema adequado ao encontro de seus membros e à realização entre eles de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, em mercado livre e aberto, especialmente organizado e fiscalizado por seus membros e pela Comissão de Valores Mobiliários. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa (Resolução CMN 2.690, de 2000).


  • Se são S/A lógicamente possuem autonomia financeira, qualquer empresa possui autonomia financeira, ou deveria possuir

  • As bolsas têm autonomia para exercer seus poderes de autorregulamentação sobre as corretoras de valores que nela operam e autonomia financeira. 


ID
1416619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação ao mercado de capitais, julgue o item.

No mercado de opções, a operação put-call-parity transforma operações de opções em operação de renda fixa e envolve uma operação de opção de compra, uma operação de opção de venda e uma operação no mercado à vista para o mesmo vencimento e com o mesmo número de contratos.

Alternativas
Comentários
  • A put–call define uma relação entre o preço de uma opção de compra e uma opção de venda ambas com o mesmo preço de exercício e vencimento

  • Transforma a operação de opções em renda fixa? Alguém explica ?


ID
1416622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação ao mercado de capitais, julgue o item.

A estratégia spread butterfly é operada de modo a se utilizar somente opções de compra, ou apenas opções de venda ou uma mistura de ambas. Sua finalidade única é especular para que o rendimento aumente sem a preocupação de se delimitar o risco do investidor.

Alternativas
Comentários
  •    Tipo de operação no mercado de derivativos envolvendo combinação de opções, através da qual o investidor efetua quatro negociações com opções, em uma mesma data de vencimento com base em três preços de exercício distintos. A operação reduz o risco e pode ser adotada quando a cotação do ativo-objeto se mantém entre os preços de exercício das opções negociadas. Opções de compra: nesse caso o investidor compra uma opção aos preços mais alto e mais baixo, e vende duas opções aos preços médios. Opções de venda: opera-se de maneira inversa vendendo duas opções ao preço mais alto e baixo, e comprando duas opções ao preço médio.

     GABARITO: ERRADO 


ID
1446883
Banca
INAZ do Pará
Órgão
BANPARÁ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários.

I – Tem como objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.
II – Cuida dos empréstimos bancários, conferindo e controlando as taxas e juros a ser cobrado.
III – É subdividido em Mercado Primário e Mercado Secundário.
IV – No Mercado Acionário tem a função de trazer benefícios para as partes envolvidas proporcionando crescimento econômico.

As afirmativas corretas são:

Alternativas
Comentários
  • A única errada é a II.

    mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários nada tem haver com empréstimos e taxas de juros.


    gab. D

  • II - O controle da taxa de juros é o terceiro mecanismo que dispõe o Banco Central para fazer política monetária.  Assim, quando deseja estimular o consumo, ele diminui a taxa de juros; e quando deseja frear o consumo, ele aumenta a taxa.

    Avante!

  • Sempre que falar em mercado de capitais, esqueça as palavras EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS, JUROS... 

    Rsrsrs...

  • IV – No Mercado Acionário tem a função de trazer benefícios para as partes envolvidas proporcionando crescimento econômico. 

    Que porra de assertiva é essa?

     

  •  IV   No Mercado Acionário tem a função de trazer benefícios para as partes envolvidas proporcionando crescimento econômicoCorreta 
    A empresa lança açoes no mercado e assim adquire fundos para investimento e o acionista assume os riscos podendo com isso ter varios beneficios como: possibilidade de lucro com a venda futura das açoes, dividendos, direito ao voto (dependendo do tipo e quantidade de açoes.). Ninguem iria comprar se não existisse a possibilidade de benefícios. 

  • Mercado Primário compreende o lançamento de novas ações no mercado; é uma forma de captação de recursos para a empresa. Uma vez ocorrendo esse lançamento inicial ao mercado, as ações passam a ser negociadas no Mercado Secundário, onde ocorre a troca de propriedade de título.


ID
1446895
Banca
INAZ do Pará
Órgão
BANPARÁ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

De que forma pode ser deduzido o risco de mercado de um fundo de investimento:

Alternativas

ID
1465909
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considere:

I. Para as companhias participantes do Novo Mercado da BM&FBOVESPA, Poder de Controle significa o poder efetivamente utilizado de dirigir as atividades sociais e orientar o funcionamento dos órgãos da Companhia, de forma direta ou indireta, de fato ou de direito, desde que a participação acionária detida pelo grupo controlador seja superior a 25%.
II. O percentual mínimo de ações em circulação que a Companhia deve ter para ser admitida no segmento Novo Mercado da BM&FBOVESPA, percentual esse que deve ser mantido durante todo o período em que os valores mobiliários por ela emitidos permaneçam registrados para negociação no Novo Mercado, deve totalizar pelo menos 25% do total do capital social da Companhia.
III. As companhias participantes do segmento Novo Mercado da BM&FBOVESPA devem divulgar periodicamente suas demonstrações financeiras em português e inglês, bem como a posição acionária de todo aquele que detiver, de forma direta ou indireta, 5% ou mais do capital social.
IV. Sempre que uma companhia sair do Novo Mercado da BM&FBOVESPA terá cancelado seu registro como companhia aberta, sendo-lhe vedado retornar a esse segmento de negociação de ações a qualquer tempo.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. Para as companhias participantes do Novo Mercado da BM&FBOVESPA, Poder de Controle significa o poder efetivamente utilizado de dirigir as atividades sociais e orientar o funcionamento dos órgãos da Companhia, de forma direta ou indireta, de fato ou de direito, desde que a participação acionária detida pelo grupo controlador seja superior a 25%.  ( Errada. Significa o poder efetivamente utilizado de dirigir as atividades sociais e orientar o funcionamento dos órgãos da Companhia, independentemente da participação acionária detida.​)


    II. O percentual mínimo de ações em circulação que a Companhia deve ter para ser admitida no segmento Novo Mercado da BM&FBOVESPA, percentual esse que deve ser mantido durante todo o período em que os valores mobiliários por ela emitidos permaneçam registrados para negociação no Novo Mercado, deve totalizar pelo menos 25% do total do capital social da Companhia. (correta)


    III. As companhias participantes do segmento Novo Mercado da BM&FBOVESPA devem divulgar periodicamente suas demonstrações financeiras em português e inglês, bem como a posição acionária de todo aquele que detiver, de forma direta ou indireta, 5% ou mais do capital social. (correta)


    IV. Sempre que uma companhia sair do Novo Mercado da BM&FBOVESPA terá cancelado seu registro como companhia aberta, sendo-lhe vedado retornar a esse segmento de negociação de ações a qualquer tempo. (Errada. isso não tem nem sentindo. )

     

    GABARITO: B

     

    Bons estudos!


ID
1528429
Banca
IDECAN
Órgão
Banestes
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Analise as afirmativas relativas ao mercado de capitais.

I. O ganho de capital proveniente da alienação de ações está sujeito à incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e imposto de renda.
II. As ações são custódias no SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia).
III. A emissão de ações é uma das formas que as empresas têm de captar recursos no mercado.
IV. Se a companhia não distribuir dividendos aos seus acionistas por 3 anos consecutivos, suas ações preferenciais adquirirão direito a voto até que se reestabeleça a distribuição de dividendos.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Alienação de ações??

  • http://www.valor.com.br/valor-investe/o-estrategista/1121864/guia-para-calculo-de-ir-na-venda-de-acoes

  • Alienação de ações
    Significa a venda de ações. 
    Ou seja, uma pessoa que possui determinada quantia de ações de uma empresa, poderá aliená-las, "vendê-las", (transferir o domínio) para outra pessoa ou empresa. 
    Normalmente, a compra e venda de ações é realizada "on line" por meio das bolsas de valores. Então, se você possui 01 ação de uma empresa, significa que você possui um pedacinho dela, que pode ser comercializado, vendido ou trocado pelo preço do dia, na bolsa de valores. Você estará alienando 01 ação.

  • No caso da assertiva A, paira a minha dúvida, pois há uma incidência de IR sim, e, no caso do IOF também, entretanto a alíquota é zero. Todos os iniciados minimamente em Direito Tributário se atentariam ao fato do incidir com alíquota zero e do não-incidir. E então? Alguém também acha que esteja errôneo?

  • A legislação atribui incidência à alíquota zero de IOF para determinadas aplicações e essa condição se verifica na liquidação da operação de câmbio relativa a remessa para aplicação no mercado acionário. Logo, no momento do ingresso, já deverá estar definida a finalidade da remessa. Desta forma, entendemos que a não definição da finalidade da remessa, leva à incidência do IOF à alíquota de 1,5%.

    O ingresso de recursos para aplicações em títulos de renda fixa sofre a incidência do IOF, enquanto que o ingresso para aplicações em renda variável fica sujeito à alíquota zero. Desta forma, quando o ingresso se der numa condição em que a alíquota é zero e depois migra, internamente, para uma outra aplicação sujeita ao IOF, entendemos que haverá a incidência do tributo. Tanto que a Resolução do CMN nº 3547, obriga que essa transferência seja precedida de operação simultânea de câmbio.

    fonte: bmfbovespa

  • I. O ganho de capital proveniente da alienação de ações está sujeito à incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) - errado, alíquota zero de IOF - e imposto de renda. 
    II. Os títulos públicos federais e estaduais/municipais emitidos até jan de 92 são custódiados no SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia).

  • IV - CORRETA

    Art. 111. O estatuto poderá deixar de conferir às ações preferenciais algum ou alguns dos direitos reconhecidos às ações ordinárias, inclusive o de voto, ou conferi-lo com restrições, observado o disposto no artigo 109.
    § 1º As ações preferenciais sem direito de voto adquirirão o exercício desse direito se a companhia, pelo prazo previsto no estatuto, não superior a 3 (três) exercícios consecutivos, deixar de pagar os dividendos fixos ou mínimos a que fizerem jus, direito que conservarão até o pagamento, se tais dividendos não forem cumulativos, ou até que sejam pagos os cumulativos em atraso.

     

    III - CORRETO

    A emissão de ações tem como objetivo viabilizar uma forma de captação de recursos financeiros para investimentos para a empresa emissora a custos mais baixos, suscetível ao mecanismo de oferta e procura, com transparência e segurança.

  • Incide IOF sobre transmissão de títulos e valores mobiliários, entre os quais ações de companhias abertas e respectivas bonificações desde 2016 

  • I. IR sim. IOF não.

    II. As ações são custódias no Cetip (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos).

     

    OBS: 

     

    Ações ordinárias (ON): direito a voto.
    Ações preferenciais (PN): sem direito a voto exceto no caso descrito no item IV.

  • I – Errado. Nas negociações de ações, há a incidência de imposto de renda, mas não incide IOF.

    II – Errado. O SELIC é o sistema para registro, liquidação e custódia de títulos públicos.

    III – Certo. Esse é o grande objetivo na abertura de capital e emissão das ações.

    IV – Certo.

    Resposta: D


ID
1578295
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A importância da disciplina do mercado de capitais para o desenvolvimento econômico:

Alternativas
Comentários
  • A adequada e regular disciplina do mercado de capitais, seja devida à atuação dos órgãos reguladores, seja por meio da autoregulação realizada pelos próprios agentes do mercado, promove maior eficiência nas operações e nos resultados sobre o próprio mercado. Esta eficiência é representada pela formação adequada dos preços dos ativos, a partir de todas as informações disponíveis aos investidores. A adequada conduta dos agentes participantes do mercado (empresas de capital aberto, instituições financeiras, sistemas decustódia), propicia o aumento da transparência das informações prestadas aos investidores

     

     

     

  • "O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que visa proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização." Assim sendo, permite que as companhias tenham acesso a capital sem necessariamente recorrer aos bancos. Por isso, reduz a intermediação bancária.

     

    a) facilita criar oportunidades de captação de recursos pelas instituições bancárias.

    O mercado de capitais facilita criar oportunidades de captação pelas companhias, e não pelas instituições bancárias.

     

    b) reduz a intermediação bancária.

    GABARITO. 

    Sim, reduz a intermediação bancária pois se apresenta como mais uma opção de captação de recursos, concorrendo então com os bancos.

    Mas qual a importância do mercado de capitais para o desenvolvimento econômico? Uma vez que ele canaliza recursos para as companhias, permite que essas empresas invistam  o dinheiro obtido na compra de máquinas, ampliando sua capacidade de produção, contratando mais pessoas, inovando em várias áreas e contribuindo para a geração de riqueza da região em que estiver.

     

    c) por sua complexidade, dificulta a captação da poupança popular pelos agentes econômicos.

    Não faz sentido.

     

    d) modela mecanismos de governança para as empresas.

    Sim, o mercado de capitais modela mecanismos de governança para as empresas e por isso são importantes para estas, e não para o desenvolvimento econômico.

     

    e) aumenta a transparência das informações prestadas aos investidores.

    Realmente as empresas que negociam suas ações em bolsa, em geral, possuem uma maior preocupação com a questão da governança corporativa, e um dos pilares desta é o disclosure, que trata de uma maior transparência nas informações geradas aos stakeholders (partes interessadas no negócio). Mas veja bem, este não pode ser apontado como um fator que contribua para o desenvolvimento econômico, conforme pede o comando da questão. Por isso, não pode ser citada como a opção correta.

  • Fora que o Banco cobra altas taxas de juros, e como a empresa pode precisar fazer altos investimentos, isso pode prejudicar no desenvolvimento da empresa

ID
1639900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca de crédito rural, programas de financiamento e comercialização agrícola.

O Programa ABC, que tem como objetivo a redução da emissão de gases de efeito estufa na agricultura mediante estímulo à recuperação de áreas degradadas, não contempla o financiamento de atividades relacionadas à pecuária dada a sua relação apenas indireta com o aquecimento global.

Alternativas
Comentários
  • Só por curiosidade:

    Considere o quanto um país prejudica o meio ambiente nos seguintes quesitos: desmatamento, pescaria predatória, uso de fertilizantes agrícolas, poluição da água, emissão de carbono, ameaça de espécies animais e alterações de ambiente (quando áreas naturais são convertidas em campos agrícolas ou cidades). Somando todas essas coisas, o Brasil é o país que mais maltrata o meio ambiente.

    Especialistas dizem que a flatulência dos ruminantes-(vacas, veados, girafas e outros)- é o terceiro fator para o agravamento do aquecimento global com 16% das emissões de gases-estufa. Em primeiro lugar está a queima de combustíveis fósseis e em segundo de florestas que são emissores de dióxido de carbono. O Brasil é o grande produtor mundial de carne bovina e, além disso, está sempre destruindo florestas para ampliação de pastagens e produção de monoculturas. O governo brasileiro diz que é difícil saber onde está havendo desmatamento e queimadas...

    Avante!

  • O Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura - Plano ABC é um dos planos setoriais elaborados de acordo com o artigo 3° do Decreto n° 7.390/2010 e tem por finalidade a organização e o planejamento das ações a serem realizadas para a adoção das tecnologias de produção sustentáveis, selecionadas com o objetivo de responder aos compromissos de redução de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) no setor agropecuário assumidos pelo país. 

    Gabarito: Certo

  • Pensei mais na questão da destruição de mata ciliares para fazer açudes etc, barragem


ID
1640080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que concerne à avaliação de imóveis rurais, julgue o próximo item.

Assim como a posição em relação ao solo é exemplo de classificação das servidões rurais, a exploração é exemplo dos imóveis rurais, os semoventes são exemplos dos componentes dos imóveis rurais, a terra nua é exemplo do estágio de exploração atual da terra e a produção vegetal (culturas) é exemplo das benfeitorias.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO


    10.10 Servidões rurais

    10.10.1 Classificação

    10.10.1.3 Quanto à posição em relação ao solo:

    a) subterrânea;

    b) superficial;

    c) aérea.



    5.1 Classificação dos imóveis rurais

    São classificados quanto a:

    5.1.2 Exploração



    5.2 Classificação dos componentes dos imóveis rurais

    5.2.5 Semoventes



    5.2.1.2 Quanto ao seu estágio de exploração atual, as terras são classificadas como:

    a) terra bruta;

    b) terra nua;

    c) terra cultivada.




    5.2.2 Benfeitorias

    a) produção vegetal (culturas);


  • Mais uma questão complexa que envolve conhecimento do Manual do Crédito Rural promulgado pelo Banco Central.
    A questão é reprodução literal do normatizado e exige apenas o conhecimento de alguns conceitos.
    Por exemplo, servidões são direitos sobre bens alheios. Semoventes são os animais que compõe o valor do imóvel e aquilo que é plantado é considerado benfeitoria na terra nua.

    Gabarito: Certo


ID
1775317
Banca
IADES
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em relação à Resolução MPS/CGPC n° 8/2004, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º O estatuto, convênio de adesão e regulamento de plano de benefícios das entidades fechadas de previdência complementar, e suas alterações deverão observar o disposto nesta Resolução.


    CAPÍTULO I

    Das Disposições do Estatuto, Convênio de Adesão e Regulamento do Plano de Benefícios


    Seção I


    Do Estatuto



    Art. 2º O estatuto das entidades fechadas de previdência complementar deverá dispor sobre:

    I - denominação, sede e foro;

    II - objeto da entidade;

    III - prazo de duração, que deverá ser indeterminado;

    IV - indicação das pessoas físicas ou jurídicas que, na qualidade de participante, assistido, patrocinador ou instituidor, podem se vincular a plano de benefícios administrado pela entidade;

    V - estrutura organizacional - órgãos e suas atribuições, composição, forma de acesso, duração e término do mandato dos seus membros.

    § 1º O estatuto da entidade fechada de previdência complementar deverá observar a terminologia constante da Lei Complementar nº 109, de 2001, e, no que couber, da Lei Complementar nº 108, de 29 de maio de 2001.

    § 2º O estatuto não deverá dispor sobre matéria específica de regulamento de plano de benefícios.


ID
1911193
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Dentre os principais mercados abaixo, aquele que NÃO representa uma organização, mas sim um mercado intangível para compra e venda de títulos não listados pelas bolsas organizadas, é o mercado

Alternativas

ID
2183485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os analistas consultados pelo Banco Central do Brasil (BCB) preveem que, em 2016, haja uma contração de 3,44% do Produto Interno Bruto (PIB) registrado em 2015. Nas estimativas para a inflação, o destaque desta semana fica por conta da projeção para o IPCA em 12 meses, que, depois de dez semanas em queda, subiu de 5,91% para 5,93%. Por outro lado, as revisões referentes aos IGP foram mais fortes. A mediana para o avanço do IGP-DI saiu de 7,97% para 8,27%, e a do IGP-M, de 7,95% para 8,34%, ambos referentes a 2016.

O Boletim Focus prevê que o dólar passe de R$ 3,65 para R$ 3,60 ao final de 2016.

Valor Econômico. 20/6/2016 (com adaptações).

Tendo como referência inicial o texto apresentado, julgue o seguinte item, relativos a indicadores econômicos.

A partir da previsão do Boletim Focus para o valor do dólar ao final de 2016, é possível estimar que, ao final deste ano, será de R$ 3,60 o valor da PTAX, que é medida pela média das taxas das operações de câmbio praticadas no mercado primário.

Alternativas
Comentários
  • As taxas PTAX de compra e de venda correspondem, respectivamente, às médias aritméticas das taxas de compra e de venda das consultas realizadas diariamente. São feitas quatro consultas de taxas aos dealers de câmbio: entre 10h e 10h10; 11h e 11h10; 12h e 12h10; e 13h e 13h10. As taxas de câmbio de compra e de venda referentes a cada consulta correspondem, respectivamente, às médias das cotações de compra e de venda efetivamente fornecidas pelos dealers, excluídas, em cada caso, as duas maiores e as duas menores.

     

     

    http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/c/GLOSSARIO/

  • A PTAX é calculada com base nas operações realizadas no mercado SECUNDÁRIO, ou seja, operações de compra e venda entre instituições financeiras que são registradas diariamente no Sisbacen. O erro está na parte que diz ''mercado primário''.

  • A operação de mercado primário implica o recebimento ou a entrega de moeda estrangeira por parte de clientes no País, correspondendo a fluxo de entrada ou de saída da moeda estrangeira do País. Esse é o caso das operações realizadas com exportadores, importadores, viajantes, etc. Já no mercado secundário, também denominado mercado interbancário quando os negócios são realizados entre bancos, a moeda estrangeira é negociada entre as instituições integrantes do sistema financeiro e simplesmente migra do ativo de uma instituição autorizada a operar no mercado de câmbio para o de outra, igualmente autorizada, não havendo fluxo de entrada ou de saída da moeda estrangeira do País.

    Fonte: BCB

  • PTAX - Mercado Secundário

  • Taxa de Câmbio PTAX : Mercado secundário , transações interbancárias ( entre bancos, compra e venda de dólares por exemplo )

    Taxa de Câmbio Cobertura : Quando há eventuais excessos na posição vendida.

    Taxa de Câmbio Cabo: Cotação de compra e venda entre bancos Brasileiros-----cabo------Estrangeiros ( imagine um Cabo entre eles )

    Taxa de Câmbio Pronta: Cotação de compra e venda à vista, em D+2

    " Nós vamos conseguir ,Valeu ! "


ID
2183533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os programas de BDR (Brazilian Depositary Receipts) podem ser patrocinados ou não pela companhia aberta, ou assemelhada, emissora dos valores mobiliários objeto do certificado de depósito. Com relação aos programas de BDR patrocinados, julgue o item a seguir.

A negociação em mercado de balcão, mesmo não organizado, não é admitida no programa BDR patrocinado Nível III, mas é admitida em bolsa de valores.

Alternativas
Comentários
  • Nível III - negociado no mercado de balcão organizado ou Bolsa;

  • Enquanto a Bolsa de Valores é um mercado organizado onde ativos financeiros são negociados, o mercado de balcão – também conhecido como OTC – é ummercado onde são negociados os mais diversos títulos de valores mobiliários que não possuem autorização para serem negociados na Bolsa de Valores.

  • Errei por falta de esclarecimento...

    A questão é errada.

  • Os BDRs patrocinados nível II e III caracterizam-se por exigir registro da companhia emissora na CVM e serem admitidos à negociação em mercados de balcão organizado ou bolsa de valores. 

  • Pessoal, coloquem a alternativa (C ou E) do que somente explicar.


ID
2183536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os programas de BDR (Brazilian Depositary Receipts) podem ser patrocinados ou não pela companhia aberta, ou assemelhada, emissora dos valores mobiliários objeto do certificado de depósito. Com relação aos programas de BDR patrocinados, julgue o item a seguir.

A aquisição de BDR patrocinado Nível I é exclusiva para investidores qualificados e empregados da empresa patrocinadora ou de outra empresa integrante do mesmo grupo econômico.

Alternativas
Comentários
  • Quem pode investir em BDR nível I?

    Administradores de carteira e consultores de valores mobiliários autorizados pela CVM, em relação a seus recursos próprios;

    Empregados da empresa patrocinadora ou de outra empresa integrante do mesmo grupo econômico;

    Entidades fechadas de previdência complementar

    Pessoas físicas ou jurídicas com investimentos financeiros superiores a R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais).

  • Bota Exclusivo 

  • Agora está desatualizada;

  • Questão desatualizada. Segundo o CMN, qualquer empresa/indivíduo patrocinado, ou não, poderá investir em BDR-1.


ID
2183545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que concerne às características formais dos derivativos, julgue o item seguinte.

A margem de garantia constitui elemento fundamental dos contratos futuros e visa assegurar o cumprimento das obrigações assumidas pelos participantes, que são ajustadas diariamente.

Alternativas
Comentários
  • MARGEM DE GARANTIA. É um dos elementos fundamentais da dinâmica operacional dos mercados futuros, pois assegura o cumprimento das obrigações assumidas pelos participantes

  • Dois tipos de garantia: de cobertura e garantia de margem. Na garantia de cobertura não exige garantigas adicionais e na garantia de mareembolso exige um valor inicial de garantia. Quando esse valor reduz será necessário uma margem adicional.
  • MARGEM DE GARANTIA:
    É um valor que compradores e vendedores de contratos futuros precisam depositar
    na bolsa como garantia dos ajustes diários, ao adquirirem o contrato. As
    margens variam de contrato para contrato, mas geralmente oscilam ao redor de
    2 a 3 dias de ajuste diário ou de 3 a 5% do valor do contrato, e serão usadas caso
    os clientes não honrem seu compromisso de depósito de ajuste diário.
    As margens podem ser pagas em: dinheiro, títulos públicos e privados e
    outros ativos aceitos na Bolsa. As margens, quando não utilizadas, serão devolvidas
    aos contratantes quando estes zerarem sua posição na Bolsa.

  • temos aí a definição de margem de garantia.

    PROFESSOR CID ROBERTO DIZ:

    "Outra característica importante dos mercados futuros é a margem de garantia.

    Essa é um dos elementos fundamentais da dinâmica operacional dos mercados futuros,

    pois assegura o cumprimento das obrigações assumidas pelos participantes.

    Os preços futuros são influenciados pelas expectativas de oferta e demanda das

    mercadorias e de seus substitutos e complementares. Tais expectativas alteram-se

    a cada nova informação, permitindo que o preço negociado em data presente para

    determinado vencimento no futuro varie para cima ou para baixo diariamente.


ID
2340838
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

“Todo empreendedor tem a própria história sobre como levantou capital para abrir o primeiro negócio. Alguns começam de forma modesta, com reservas pessoais acumuladas ao longo dos anos. Outros entram no jogo catapultados por cheques milionários de investidores. Há também aqueles que recebem ajuda de familiares ou recorrem às linhas de crédito bancárias. E existem profissionais que fazem uso das verbas rescisórias recebidas após uma demissão para realizar o sonho de empreender. Não existe jeito certo de captar dinheiro. Trata-se de um processo de tentativa e erro. Nessa etapa, sai na frente quem é capaz de identificar o tipo de suporte necessário para fazer sua empresa crescer”. (Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, p. 66, julho de 2016).

Dessa forma, associe, de cima para baixo, os tipos de financiamentos com os seus respectivos conceitos.

Tipos de financiamentos 
I) Crowdfunding
II) Incubadoras
III) Anjos
IV) Fundos de Investimentos
V) Corporate Venture
VI) Bancos

Conceito
( ) No atual cenário econômico, é indicado apenas para necessidades de curto prazo e ligadas a fontes de receitas comprovadas.
( ) Modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no negócio proposto, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua ideia. É o chamado financiamento colaborativo, ou coletivo, algo que está revolucionando o lançamento de startups mundo afora.
( ) Uma das principais fontes de recursos para projeto de pesquisa e inovação.
( ) Com a diminuição da oferta de crédito e o aumento do risco nas transações, os aportes estão valorizados. Por conta disso, podem negociar participações mais atrativas nas empresas. Em um cenário marcado pela escassez de capital, buscam participações competitivas em empresas com alto potencial de crescimento.
( ) Mais que uma fonte de recursos, os programas criados por grandes empresas podem ser uma boa maneira de acessar redes de mentores e base de clientes.
( ) Divididos entre pessoas físicas e grupos de investimentos, têm interesse em especial em empresas com propostas voltadas para o B2B.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    ( Bancos ) No atual cenário econômico, é indicado apenas para necessidades de curto prazo e ligadas a fontes de receitas comprovadas.

     

    ( Crowdfunding ) Modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no negócio proposto, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua ideia. É o chamado financiamento colaborativo, ou coletivo, algo que está revolucionando o lançamento de startups mundo afora.

     

    ( Incubadoras ) Uma das principais fontes de recursos para projeto de pesquisa e inovação.

     

    Fundos de Investimentos ) Com a diminuição da oferta de crédito e o aumento do risco nas transações, os aportes estão valorizados. Por conta disso, podem negociar participações mais atrativas nas empresas. Em um cenário marcado pela escassez de capital, buscam participações competitivas em empresas com alto potencial de crescimento.

     

    Corporate Venture ) Mais que uma fonte de recursos, os programas criados por grandes empresas podem ser uma boa maneira de acessar redes de mentores e base de clientes.

     

    ( Anjos ) Divididos entre pessoas físicas e grupos de investimentos, têm interesse em especial em empresas com propostas voltadas para o B2B.

  • essa não é da minha alçada kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gab-B,livro nenhum de C.Bancários fala desse assunto...questão para professor


ID
2374714
Banca
IESES
Órgão
CEGÁS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O segmento que supre as necessidades de recursos de médio e de longo prazo, principalmente com vistas à realização de investimentos de capital, e que comercializa títulos como os commercial papers e as debêntures é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Tipos de mercados
    :
     

    Mercado de capitais: Rede formada pelas Bolsas de Valores e instituições financeiras (bancos, corretoras e seguradoras) que negociam papéis (ações e títulos) em longo prazo. Sua função é direcionar recursos para financiamentos ao comércio, indústria e até para o governo. Está, portanto, relacionado ao crescimento econômico do País.

    Mercado de ações: Segmento do mercado de capitais, que compreende a colocação primária em mercado de ações novas emitidas pelas empresas e a negociação secundária (em bolsas de valores e no mercado de balcão) das ações já colocadas em circulação.
     

    Mercado financeiro: É o mercado voltado para a transferência de recursos entre os agentes econômicos. No mercado financeiro, são efetuadas transações com títulos de prazos médios, longo e indeterminado, geralmente dirigidas ao financiamento dos capitais de giro fixo. Rede formada pelo mercado de capitais e pelo mercado monetário.
     

    Mercado monetário: Conjunto formado por bancos comerciais e empresas financeiras de crédito que também participam do mercado de capitais. A diferença é que operam no curto ou curtíssimo prazo.
     

    Mercados financeiros: Instituições financeiras mediante as quais os poupadores podem suprir diretamente fundos para quem deseja tomar empréstimos.

    bons estudos

  • Mercado de capitais: tem como objetivo canalizar recursos de médio e longo prazo para agentes deficitários, através das operações de compra e de venda de títulos e valores mobiliários, efetuadas entre empresas, investidores e intermediários. A Comissão de Valores Mobiliários é o principal órgão responsável pelo controle, normatização e fiscalização deste mercado.
     

  • Debêntures, ações, commercial papers são negociados no mercado de capitais

  • Mercado de câmbio tem a ver com a negocião de moeda estrangeira entre as instituições financeiras ou pessoas interessadas em movimentar moeda.

  • MERCADO DE CAPITAIS
    O mercado de capitais é composto por instituições ditas não monetárias, ou seja,
    que não são capazes de multiplicar moeda como as bolsas de valores, sociedades
    corretoras e outras instituições financeiras autorizadas, que juntas formam um sistema
    de distribuição de valores mobiliários, que tem o propósito de proporcionar
    liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.


    No mercado de capitais, os principais títulos negociados são os representativos
    do capital de empresas, como as ações, ou de empréstimos tomados, via mercado,
    por empresas como: as debêntures conversíveis em ações, bônus de subscrição e
    “commercial papers”. Estes ativos permitem a circulação de capital para custear o
    desenvolvimento econômico. Além disto, o mercado de capitais abrange, ainda, as
    negociações com direitos e recibos de subscrição de valores mobiliários, certificados de
    depósitos de ações e demais derivativos autorizados à negociação (BOVESPA, 2008).

  • Lembrando que somente Sociedades anônimas emitem Debêntures.

    Debêntures: é um título de divida de médio e longo prazo, seu prazo é superior a 360 dias.

    Comercial pappers: é um título de dívida de curto e médio prazo, tem isenção de IOF e seu prazo é de até 180 para companhias Fechadas e 360 para companhias abertas.

    Leasing Financeiro ou Operacional é mais indicado para Bens seu crédito.

    A - Mercado monetário. ( Curto e Curtíssimo prazo )

    B - Mercado de capitais. ( Médio e Longo prazos, Ações e Debêntures... )

    C - Mercado cambial. ( Troca de $ - Dólar - por R$ - Reais - , por exemplo )

    D - Mercado de crédito. ( Pode-se dizer que é de curto e médio prazo, pois os bancos concedem ,na maioria das vezes, o crédito para as pessoas e empresas. Para bens e Serviços )

    " Nós vamos conseguir , Valeu ! "


ID
2672959
Banca
FADESP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Somente pessoas físicas podem participar e todos possuem responsabilidade ilimitada e solidária perante as obrigações assumidas pela empresa. Ou seja, cada sócio responde ilimitadamente e isoladamente por qualquer obrigação social da empresa, mesmo que o montante do capital exceda o valor do capital social. Essas características referem-se a(à)

Alternativas
Comentários
  • LETRA D - 

    C.CIVIL - Art. 1.039. Somente pessoas físicas podem tomar parte na sociedade em nome coletivo, respondendo todos os sócios, solidária e ilimitadamente, pelas obrigações sociais.

    Parágrafo único. Sem prejuízo da responsabilidade perante terceiros, podem os sócios, no ato constitutivo, ou por unânime convenção posterior, limitar entre si a responsabilidade de cada um.

  • Algum professor ensinou isso? kk rodei.

  • Sociedades em nome coletivo ====> refere-se à constituição de uma empresa por sociedade, onde todos os sócios respondem pelas dívidas de forma ilimitada. Também chamada de sociedade geral, sociedade de responsabilidade ilimitada ou sociedade solidária ilimitada.

  • nunca nem vi

  • Isso é direito empresarial, gab D

  • Acertei sem saber. kkkk


ID
2672968
Banca
FADESP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As Sociedades Anônimas podem ser classificadas em abertas e fechadas. Pode-se dizer que são características das Sociedades Anônimas Fechadas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    Uma Empresa de capital fechado é uma sociedade anônima na qual o capital social representado pelas ações está normalmente dividido entre poucos acionistas, a pessoa física que quiser comprar essas ações, terá de convencer um dos atuais acionistas a vendê-las e irá precisar fazer uma escrituração da transferência da propriedade das ações no livro de transferência de ações nominativas da companhia. Essas ações, ao contrário de uma empresa de capital aberto não são comercializadas em bolsas de valores ou no mercado de balcão.

  • S.A ABERTA                                                 X                                               S. A FECHADA

    -> negociação em bolsas de valores                                        -> Negociação no balcão das empresas, sem garantia

    ou mercados de balcão organizado.

     

    -> Divisão do capital entre muitos                                           -> Concentração do capital na mão de poucos acionistas.

    sócios (pulverização)

     

    -> Cumprimento de várias normas exigidas

    pelo agente regulador ( Bolsas de valores

    e CVM)

     

     

    " Eu tive sorte, mas só depois que comecei a treinar dez horas por dia" -Tiger Woods

  • Uma duvida: Essa Negociação no balcão da empresa quer dizer que deve ser feita diretamente com os sócios?

    Se alguém poder responder, agradeço :)

  • Gabarito: letra E

    Uma Empresa de capital fechado é uma  na qual o  representado pelas  está normalmente dividido entre poucos , a pessoa física que quiser comprar essas ações, terá de convencer um dos atuais acionistas a vendê-las e irá precisar fazer uma escrituração da transferência da propriedade das ações no livro de transferência de ações nominativas da companhia. Essas ações, não são comercializadas em  ou no 

    fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Empresa_de_capital_fechado

  • O que a questão quer dizer com "Sem garantia"??

  • As S/A abertas admitem negociação dos seus títulos nos mercados abertos como Bolsa e Balcão Organizado, já as fechadas só podem ter seus papéis negociados restritamente entre pessoas da própria empresa ou próximas a empresa.

    FONTE: PROF. SIRLO

  • Olha...forçar demais o gabarito ao dizer que as Sociedades Anônimas são Sem Garantias

    GABARITO CORRETO A

  • Bolsa de Valores x Mercado de Balcão

    bolsa é o ambiente principal de negociação de ações de grandes companhias. É por lá que acontecem os eventos de abertura de capital e oferta pública inicial das maiores empresas do mercado. No mercado de balcão, por outro lado, estão aquelas negociações que não cabem na bolsa e não estão registrados em seu sistema.

    Desse modo, as Sociedade anônimas NÃO são negociadas em bolsa de valores, Fica na mão de poucos acionistas e Sem garantias.

    A - negociação em bolsas de valores ou mercado de balcão organizado e concentração do capital na mão de poucos acionistas.

    B - negociação em bolsas de valores ou mercado de balcão organizado e divisão do capital entre muitos sócios.

    C - negociação no balcão das empresas, sem garantia e divisão do capital entre muitos sócios. ( entre poucos )

    D - negociação no balcão das empresas, sem garantia e cumprimento de várias normas exigidas pelo agente regulador. ( Não tem isso ... )

    E - concentração do capital na mão de poucos acionistas e negociação no balcão das empresas, sem garantia.

    " Nós vamos conseguir , Valeu ! "


ID
2674225
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que visa proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.

É constituído pelas bolsas, corretoras e outras instituições financeiras autorizadas, e seus produtos principais incluem:

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o São valores mobiliários sujeitos ao regime desta Lei:              

     

    I - as ações, debêntures e bônus de subscrição;                 (Redação dada pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

     

    II - os cupons, direitos, recibos de subscrição e certificados de desdobramento relativos aos valores mobiliários referidos no inciso II;                (Redação dada pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

     

    III - os certificados de depósito de valores mobiliários;                   (Redação dada pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

     

    IV - as cédulas de debêntures;                  (Inciso incluído pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

     

    V - as cotas de fundos de investimento em valores mobiliários ou de clubes de investimento em quaisquer ativos;                 (Inciso incluído pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

     

    VI - as notas comerciais;                   (Inciso incluído pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

     

    VII - os contratos futuros, de opções e outros derivativos, cujos ativos subjacentes sejam valores mobiliários;                   (Inciso incluído pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

     

    VIII - outros contratos derivativos, independentemente dos ativos subjacentes; e 

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6385.htm

  • Por que não a opçao B tambem?

  • Não é a opção b porque são títulos públicos

  • Mercado de Capitais

    Característica: Financiamento de capital de giro, capital fixo, underwriting Ações, debêntures.

    Prazos: Intermediário, curto, médio e longo Prazo

  • GABARITO: E) ações e debêntures.

  • Os principais produtos no mercado de capitais são:

    • Ações;

    • Debêntures;

    • Commercial Papers;

    • Contratos futuros e de opções;

    • Cotas em fundos de investimento.

    GAB.: E

  • A questão requer conhecimentos do Mercado Financeiro Brasileiro.

    A)     Mercado monetário

    B)     Mercado monetário

    C)     Mercado de crédito

    D)     Mercado de crédito

    E)     Ações e debêntures – Mercado de Capitais

     

    Gabarito: Letra E.


ID
2766016
Banca
IADES
Órgão
IGEPREV-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O certificado de operações estruturadas (COE) é um investimento que mescla elementos de renda fixa e de renda variável, estruturado com base em cenários de ganhos e perdas selecionados de acordo com o perfil de cada investidor. Acerca dos COE, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    Resolução 4.263/2013 do Banco Central. Art. 2º O COE constitui certificado emitido contra investimento inicial, representativo de um conjunto único e indivisível de direitos e obrigações, com estrutura de rentabilidades que apresente características de instrumentos financeiros derivativos.

     

    "O Certificado de Operações Estruturadas - COE  é um... instrumento inovador e flexível, que mescla elementos de Renda Fixa e Renda Variável.  Traz ainda o diferencial de ser estruturado com base em cenários de ganhos e perdas selecionadas de acordo com o perfil de cada investidor. É a versão brasileira das Notas Estruturadas, muito populares na Europa e nos Estados Unidos.

    Este instrumento foi criado pela Lei 12.249/10, mesma que instituiu as Letras Financeiras, mas foi regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) do Banco Central no segundo semestre de 2013...

    Segundo a norma, a emissão desse instrumento poderá ser feita em duas modalidades: valor nominal protegido, com garantia do valor principal investido, ou valor nominal em risco, em que há possibilidade de perda até o limite do capital investido. Nos dois casos deve ser observada a regra de suitability, ou seja, o investimento deve ser adequado ao perfil do investidor".

    Fonte: https://www.cetip.com.br/coe

  • COE - Certificado de Operações Estruturadas

    - Título parecido com notas estruturadas.

    - Os bancos emitem o COE, mas quem registra, líquidade e deposita é a Cetip.

    -Permitem a diversificação do investimento por meio de um único instrumento.


ID
2934013
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Existem diferentes tipos de mercados financeiros. Cada mercado negocia um determinado tipo de valor mobiliário. Com relação aos mercados financeiros e as formas de alocação de capital nos mesmos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • errei por estar no modo automático, pois normalmente você ouve falar bolsa de valores e mercado de balcão organizado e

    não como esta na alternativa A bolsa organizada e mercado de balcão!

    mas olhando pelo lado lógico a bolsa de valores é um mercado organizado e até mais que o mercado de balcão!

  • Gabarito: letra A

    mercado de ações é um ambiente público e organizado para negociação de alguns títulos mobiliários e imobiliários (, opções de ações, fundos imobiliários, etc.). As transações podem ocorrer por intermédio das bolsas de valores ou nos chamados mercados de balcão(mercados em que são comercializados títulos não negociados em bolsas, dentro das normas legais previstas em lei e regulamentos, sem coordenação de entidades privadas de autorregulação).

  • Na alternativa E eles trocaram o conceito:

    nos mercados, os fornecedores de fundos cobram dividendos sobre os fundos que eles emprestam, enquanto os investidores de capital patrimonial recebem juros por permitir que as empresas usem seu dinheiro.

    Correto - nos mercados, os investidores de capital patrimonial cobram dividendos sobre os fundos que eles emprestam (compra de ações), enquanto os fornecedores de fundos recebem juros por permitir que as empresas usem seu dinheiro (caso das debêntures).

  • justamente Daiane Bonifácio, se para pra pensar quem é "organizado" é a bolsa de valores


ID
3052486
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A alienação de direitos creditórios para uma sociedade mercantil, decorrentes de vendas a prazo, em que o cedente não responde pela solvência do devedor, caracteriza uma operação de

Alternativas
Comentários
  • fomento mercantil é uma operação financeira em que a empresa antecipa os valores dos boletos a receber, que estão divididos em parcelas e seriam pagas pelos clientes da empresa aos poucos.

    Fomento mercantil = factoring

  • Fomento Mercantil: uma espécie de venda, à vista, dos direitos creditórios a uma terceira empresa

  • LETRA E CORRETA

    No Brasil, o fomento mercantil (também chamado de fomento comercial) - factoring - é uma operação financeira pela qual uma empresa vende seus direitos creditórios - que seriam pagos a prazo - através de títulos a um terceiro, que compra estes à vista, mas com um desconto. É instituto do direito mercantil que tem por objetivo a prestação de serviços e o fornecimento de recursos para viabilizar a cadeia produtiva, de empresas mercantis ou prestadoras de serviços, notadamente pequenas e médias empresas. A operação é pactuada em contrato onde são partes a sociedade de fomento mercantil e a empresa-cliente. Sem direito de regresso.

  • Financiamento bancário é o ato pelo qual pessoa física ou jurídica, por intermédio de um contrato, recebe um aporte financeiro de instituição bancária ou financeira.

    Desconto bancário é uma operação típica dos bancos, através da qual ela adianta créditos de terceiros para clientes, deduzindo-se os juros da operação mediante a cessão do crédito que é feita através do endosso cambiário.

    Capital de giro é a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar.

    Crédito rotativo é um tipo de crédito oferecido ao consumidor quando ele não faz o pagamento total da fatura do cartão até o vencimento. 


ID
3052501
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considerando as características específicas das sociedades por ações ou “companhias”, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º da Lei 6.404, de 15.12.1976: “para os efeitos desta Lei, a companhia é aberta ou fechada conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam ou não admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários”.

  • Gabarito: A

    a) Companhia aberta é aquela cujas ações estão habilitadas à negociação no mercado de valores mobiliários.

    Certinho. Uma companhia aberta tem suas ações negociadas no mercado de VM (ela é aberta a qualquer um). Uma companhia fechada, por outro lado, tem suas ações na mão de poucos (Ela é fechada. Não é qualquer um que entra).

    b) As ações ordinárias conferem aos respectivos titulares direito de voto e prioridade na distribuição de dividendos, fixos ou mínimos.

    Errado. A primeira parte está certa, até dizer que as ações ordinárias dão prioridade a distribuição de dividendos, característica das preferenciais.

    Ações ordinárias: Dão direito a voto

    Ações preferenciais: Preferência na distribuição de dividendos.

    c) São valores mobiliários passíveis de negociação em bolsa de valores os títulos da dívida pública federal, estadual e municipal, bem como os títulos cambiais de responsabilidade de instituição financeira, inclusive debêntures.

    Errado. Títulos da dívida pública ou títulos cambiais não são negociados em bolsa de valores. Caso tenha dúvida, veja o que diz o finalzinho do artº 4 da Lei 10.303, que define o que são valores mobiliários:

    "Estão expressamente excluídos do mercado de valores mobiliários os títulos da dívida pública federal, estadual ou municipal e os títulos cambiais de responsabilidade de instituição financeira, exceto as debêntures."

    d) A emissão, a distribuição e a negociação de ações e demais valores mobiliários são reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários em conjunto com o Banco Central do Brasil.

    Errado. Quem regula o mercado de capitais é apenas a CVM, o BACEN fiscaliza as corretoras.

    e) Uma das formas de captação de recursos junto ao público, de que podem se valer as sociedades por ações, é a emissão de debêntures, que conferem aos próprios titulares direito de crédito contra elas, nas condições constantes da escritura de emissão, sendo vedada, em qualquer hipótese, a conversibilidade de tais debêntures em ações.

    Errado. Há debêntures que são conversíveis em ações, isto é, depois que ela vence, você pode escolher, em vez de receber o $$, receber ações da companhia.

    Espero ter ajudado. Caso encontre algum erro, notifique-me.

    Bons estudos! :)

  • a) Correta. Segundo a Lei 6.404/76

    Art. 4º.Para os efeitos desta lei, a companhia aberta é aquela cujas ações estão habilitadas à negociação no mercado de valores mobiliários.”

    b) Errada. As ações preferenciais conferem aos respectivos titulares direito de voto e prioridade na distribuição de dividendos, fixos ou mínimos. As ações ordinárias são aquelas que garantem aos titulares o direito a voto.

    c) Errada. Estão expressamente excluídos do mercado de valores mobiliários os títulos da dívida pública federal, estadual ou municipal e os títulos cambiais de responsabilidade de instituição financeira, exceto as debêntures. Nenhuma emissão pública de valores mobiliários poderá ser distribuída, no mercado, sem prévio registro na CVM, entendendo-se por atos de distribuição a venda, promessa de venda, oferta à venda ou subscrição, aceitação de pedido de venda ou subscrição de valores mobiliários.

    d) Errada. A emissão, a distribuição e a negociação de ações e demais valores mobiliários são reguladas pela CMV, o Bacen não faz parte.

    e) Errada. Alguns tipos de debêntures podem ser convertidos em ações.


ID
3052504
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A Lei nº 9.613/1998 tipifica, no respectivo art. 1º , os crimes de lavagem de dinheiro, com enquadramento penal básico consistente na ocultação ou dissimulação da natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal, ao tempo em que estabelece, nos arts. 2º a 7º , disposições especiais referentes a processo e julgamento, bem como aos efeitos pessoais e patrimoniais de eventual condenação.


Considerando os aspectos legais referentes à lavagem de dinheiro e o fato de que ela se desenvolve em fases que eventualmente se superpõem ou comunicam, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • § 5  A pena poderá ser reduzida de um a dois terços e ser cumprida em regime aberto ou semiaberto, facultando-se ao juiz deixar de aplicá-la ou substituí-la, a qualquer tempo, por pena restritiva de direitos, se o autor, coautor ou partícipe colaborar espontaneamente com as autoridades, prestando esclarecimentos que conduzam à apuração das infrações penais, à identificação dos autores, coautores e partícipes, ou à localização dos bens, direitos ou valores objeto do crime

  • a) Errada! Primeira fase do crime de "Lavagem de Capitais" é a "Introdução" ou "Colocação".

    Segunda fase é a "Dissimulação" ou "Ocultação";

    Terceira fase é a "Integração".

    b)Errada! O crime de Lavagens de Capitais se for praticado de forma Reiterada ou praticada for por meio de ORCRIM será casos de Majorantes, e não causas condicionantes para o cometimento do crime.

    c) Certa! § 5   "A pena poderá ser reduzida de um a dois terços e ser cumprida em regime aberto ou semiaberto, facultando-se ao juiz deixar de aplicá-la ou substituí-la, a qualquer tempo, por pena restritiva de direitos, se o autor, coautor ou partícipe colaborar espontaneamente com as autoridades, prestando esclarecimentos que conduzam à apuração das infrações penais, à identificação dos autores, coautores e partícipes, ou à localização dos bens, direitos ou valores objeto do crime.  "

    d) Errada! Lavagem de Capitais, assim como o crime de ORCRIM não admitem a forma culposa...

    e) Errada! Depende do crime antecedente. O crime de Lavagem de Capitais poderá ser de competência da Justiça Estadual como da Justiça Federal. Depende.

  • Em relação a letra A

    1ª FASE = COLOCAÇÃO OU OCULTAÇÃO (placement) – introdução do valor ilícito no sistema financeiro para dificultar a identificação da precedência (por meio de fracionamento em pequenos valores (smurfing);

    2ª FASE = DISSIMULAÇÃO (layering) – movimentação que dificulte o rastreamento, como por exemplo pulverizar o valor em operação variadas e sucessivas;

    3ª FASE = INTEGRAÇÃO (integration) – já com aparência lícita os valores são formalmente incorporados ao sistema econômico à disposição do beneficiário criminoso;

    Consumação: com a prática de qualquer dos núcleos da conduta típica (HC 80.816/SP, STF, 1ª Turma).

    Créditos: Gran Cursos Online

  • Rafael Alves, a ocultação é na segunda fase.

  • 1. Colocação – a primeira etapa do processo é a colocação do dinheiro no sistema econômico. Objetivando ocultar sua origem, o criminoso procura movimentar o dinheiro em países com regras mais permissivas e naqueles que possuem um sistema financeiro liberal. A colocação se efetua por meio de depósitos, compra de instrumentos negociáveis ou compra de bens. Para dificultar a identificação da procedência do dinheiro, os criminosos aplicam técnicas sofisticadas e cada vez mais dinâmicas, tais como o fracionamento dos valores que transitam pelo sistema financeiro e a utilização de estabelecimentos comerciais que usualmente trabalham com dinheiro em espécie.

    2. Ocultação – a segunda etapa do processo consiste em dificultar o rastreamento contábil dos recursos ilícitos. O objetivo é quebrar a cadeia de evidências ante a possibilidade da realização de investigações sobre a origem do dinheiro. Os criminosos buscam movimentá-lo de forma eletrônica, transferindo os ativos para contas anônimas – preferencialmente, em países amparados por lei de sigilo bancário – ou realizando depósitos em contas abertas em nome de "laranjas" ou utilizando empresas fictícias ou de fachada.

    3. Integração – nesta última etapa, os ativos são incorporados formalmente ao sistema econômico. As organizações criminosas buscam investir em empreendimentos que facilitem suas atividades – podendo tais sociedades prestarem serviços entre si. Uma vez formada a cadeia, torna-se cada vez mais fácil legitimar o dinheiro ilegal.

    Para disfarçar os lucros ilícitos sem comprometer os envolvidos, a lavagem de dinheiro realiza-se por meio de um processo dinâmico que requer: primeiro, o distanciamento dos fundos de sua origem, evitando uma associação direta deles com o crime; segundo, o disfarce de suas várias movimentações para dificultar o rastreamento desses recursos; e terceiro, a disponibilização do dinheiro novamente para os criminosos depois de ter sido suficientemente movimentado no ciclo de lavagem e poder ser considerado "limpo".

  • Me lembrou do Acordo de Leniência.

    LETRA C

  • GABARITO - C

    FASE DA LAVAGEM DE DINHEIRO:

    1. Colocação

    2. Ocultação 

    3. Integração

    Consumação: com a prática de qualquer dos núcleos da conduta típica.


ID
3564472
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2004
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os mercados futuros permitem que os investidores tomem decisões embasadas em conhecimentos técnicos. Acerca desses mercados e das operações neles realizadas, julgue o item a seguir.

No mercado futuro, o titular de um contrato não tem a obrigação de executar a ordem de compra ou de venda prevista nesse contrato. 

Alternativas
Comentários
  • MERCADOS FUTUROS

    Os contratos futuros são compromissos de compra ou de venda de determinado ativo, em uma data futura, a um preço certo.

    No mercado futuro, o titular do contrato tem a obrigação de executar a ordem prevista de compra ou venda. Se não houver interesse em seu exercício ao final do prazo, pode ocorrer uma liquidação antecipada do contrato, ou sua transferência a terceiros. Todo contrato futuro pode ser anulado pela recompra ou revenda no mercado secundário.

    Por exemplo, um comprador não desejando receber o previsto no contrato no vencimento poderá vendê-lo no mercado secundário. Um vendedor a futuro, por seu lado, procurando evitar a entrega dos itens objeto do contrato ao final do prazo, pode realizar uma compra antecipada.

  • Se nao me engano no mercado futuro ele tem obrigação

    no mercado a termo ele tem direito.


ID
3571624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEBA
Ano
2006
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação aos ativos monetários de uma economia, julgue o item a seguir.


Títulos públicos a curto prazo são considerados ativos de alta liquidez.

Alternativas
Comentários
  • são ativos mas não de alta liquidez

  • De alta liquidez é de fácil conversão em dinheiro. Mesmo sendo de curto prazo não quer dizer que é fácil a venda e a conversão em moeda.

ID
3598084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2009
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que diz respeito às taxas de juros praticadas no mercado financeiro, julgue o item a seguir.

Taxa de juros nominal é a taxa cujo período de divulgação coincide com o período em que será feita a incorporação dos juros ao principal. Como exemplos de taxa nominal, podem-se citar os juros de 2% ao mês, capitalizados mensalmente, e os de 19% ao ano, capitalizados anualmente.

Alternativas
Comentários
  • A questão se refere a uma Taxa Efetiva.

  • Taxa nominal é quando as duas taxas em questão têm período distinto
  • A taxa efetiva coincide com o período de incorporação do capital

    A taxa nominal não coincide.

    Sabendo desse minusculo detalhe voce poderia ter acertado a questão xD embora eu tenha errado.

  • Taxa efetiva mês para mês e ano para ano

    Taxa nominal mês para ano e ano para mês ou mês para dia.


ID
3903097
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os bancos autorizados a operar em câmbio no país devem registrar o acolhimento de depósitos em moedas estrangeiras, de livre movimentação, efetuado por pessoas físicas e jurídicas residentes ou domiciliadas no exterior e outras. Assinale a opção que apresenta a conta para registro da obrigação assumida pelos referidos bancos.

Alternativas
Comentários
  • maiores detalhes no link https://www.bcb.gov.br/content/estabilidadefinanceira/cambiocapitais/normas_cambio/rmcci/RMCCI-1-14.pdf


ID
3903103
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Qual das opções abaixo é caracterizada como Risco Operacional?

Alternativas

ID
3903106
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Sobre as operações com Taxas Prefixadas, indique a resposta CORRETA.

Alternativas

ID
3903112
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Na categoria “Operações com transferência substancial dos riscos e benefícios”, devem ser classificadas as operações em que o vendedor ou cedente transfere, substancialmente, todos os riscos e benefícios de propriedade do ativo financeiro objeto da operação, como:

Alternativas

ID
3903688
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Das definições de carteiras de títulos de renda fixa, abaixo relacionadas, assinale a opção que representa a definição de Carteira de Terceiros Financiada.

Alternativas
Comentários
  • É a que compreende os títulos adquiridos com compromisso de revenda e repassados, isto é, vendidos com compromisso de recompra. 

ID
3903694
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os financiamentos para importações amparadas por cartas de crédito a prazo ou por outras coobrigações são registrados quando efetivamente celebrados, na conta:

Alternativas

ID
3903697
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • As sociedades de crédito, financiamento e investimentos podem operar no mercado de câmbio, na modalidade de compra e venda de moeda estrangeira em espécie, cheques e cheques de viagem relativos a viagens internacionais. 

ID
3903700
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Leia a seguinte regra legal e, em seguida, assinale a opção INCORRETA. “É vedada a concessão de empréstimos ou adiantamentos, de forma direta ou indireta, por instituições financeiras públicas ou privadas, para”:

Alternativas

ID
3903733
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Na contabilização de operações com ouro, assinale a opção que NÃO se encontra em conformidade com o COSIF.

Alternativas
Comentários
  • A contrapartida do ajuste positivo ou negativo nas operações com ouro deve ser registrada em conta adequada do Patrimônio Líquido até a negociação final do estoque que deu origem ao ajuste.

ID
3903736
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

De acordo com as regras previstas no COSIF, nas instituições financeiras, quando o balanço patrimonial ou balancete de verificação da coligada ou controlada apresentar período de defasagem em relação ao balancete ou balanço patrimonial da investidora, deve-se proceder a ajustes do valor contábil do investimento, para fins da equivalência patrimonial, que contemplem, EXCETO:

Alternativas

ID
3903742
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A taxa de adesão em um grupo de consórcio deverá ser escriturada como receita, na administradora:

Alternativas
Comentários
  • Não, atualmente não existe taxa de adesão. Contudo, quando você entra em um grupo de consórcio, a administradora poderá cobrar além da primeira mensalidade ou prestação, antecipação da taxa de administração. Tudo isso deve estar previsto no contrato de adesão

ID
3903871
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A Seguradora ABC S.A. é uma empresa aberta, controladora da ABC Capitalização S.A. e da ABC Entidade Aberta de Previdência Complementar S.A., sociedades anônimas de capital fechado. A Seguradora ABC S.A. mantém um programa de remuneração dos executivos do Grupo ABC com base em ações de sua emissão. Dessa forma, os diretores de suas controladas recebem ações de emissão da Seguradora ABC S.A., ainda que não exerçam funções na Seguradora. Considerando que não é requerido o “repagamento” pelas controladas à controladora e que a transação é considerada como “pagamento baseado em ações liquidada em instrumentos patrimoniais”, como devem as controladas refletir o custo do programa em suas demonstrações separadas ou individuais? Assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • As controladas devem mensurar o valor justo dos serviços recebidos de seus empregados e reconhecer o correspondente aumento de seu patrimônio líquido como contribuição (aporte) de sua controladora.


ID
3904027
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considerando a necessidade de melhorar as opções de investimentos à disposição dos clientes, o Banco ABC ofereceu a alternativa de investimentos em “criptoativos”, através de um fundo de investimentos específico. Julgue os itens abaixo como Verdadeiros(V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. Visando identificar se o referido criptoativo não representa uma fraude, o Banco fez diligências para analisar se o software base é livre e de código aberto ou fechado, bem como se a tecnologia é pública, transparente, acessível e verificável para qualquer usuário autorizado.
II. Por se tratar de investimento indireto realizado por meio de fundos de investimentos constituídos no exterior e geridos por terceiros, o Banco avaliou se o gestor do fundo investido adota práticas e medidas de mitigação de risco equivalentes às que o gestor do fundo investidor adotaria em sua posição.
III. O Banco adotou medidas para mitigar os riscos de que as posições de custódia desses ativos sejam sujeitas a ataques por parte de especialistas em invasões de sistemas de informações, conhecidos como “hackers”.
IV. Considerando que o Bacen não regula nem supervisiona operações com moedas virtuais, a realização de transações com moedas virtuais e com outros instrumentos conexos que impliquem em transferências internacionais referenciadas em moeda estrangeira também não são supervisionadas pelo Bacen.

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • A Bacen só não regula criptomoedas, porém regula as relações com moeda internacional (câmbio). Inclusive nenhuma instituição financeira regula criptomoedas pois são descentralizadas, .

  • GABARITO: D


ID
3907840
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O gerenciamento do risco socioambiental das instituições financeiras deve considerar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 4.327, DE 25 DE ABRIL DE 2014

    Art. 6º O gerenciamento do risco socioambiental das instituições mencionadas no art. 1º deve considerar:

    I - sistemas, rotinas e procedimentos que possibilitem identificar, classificar, avaliar, monitorar, mitigar e controlar o risco socioambiental presente nas atividades e nas operações da instituição;

    II - registro de dados referentes às perdas efetivas em função de danos socioambientais, pelo período mínimo de cinco anos, incluindo valores, tipo, localização e setor econômico objeto da operação;

    III - avaliação prévia dos potenciais impactos socioambientais negativos de novas modalidades de produtos e serviços, inclusive em relação ao risco de reputação; e

    IV - procedimentos para adequação do gerenciamento do risco socioambiental às mudanças legais, regulamentares e de mercado.

    GABARITO: LETRA B.


ID
3907843
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O relatório de avaliação da qualidade e adequação do sistema de controles internos, inclusive sistemas de processamento eletrônico de dados e de gerenciamento de riscos, elaborado como resultado do trabalho de auditoria independente de instituição financeira deve abranger diversos aspectos relevantes, observada a natureza, complexidade e risco das operações realizadas pela instituição auditada. Entre estes aspectos, a identificação e avaliação de riscos deve abordar os processos para identificação e avaliação de fatores internos e externos que possam prejudicar o alcance dos objetivos da organização, incluindo, pelo menos, os seguintes elementos:

Alternativas
Comentários
  • CIRCULAR 3467 BACEN, Trata deste assunto


ID
3907849
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A atividade de auditoria interna, quando não executada por unidade específica da própria instituição ou de instituição integrante do mesmo conglomerado financeiro poderá ser exercida pela auditoria da entidade ou associação de classe ou de órgão central a que esteja filiada a instituição ou por auditoria de entidade ou associação de classe de outras instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, mediante convênio, previamente aprovado por este, firmado entre a entidade a que esteja filiada a instituição e a entidade prestadora do serviço. Esta faculdade poderá ser exercida por diversas instituições, como as apontadas nas alternativas abaixo, EXCETO:

Alternativas

ID
3907852
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As operações com instrumentos financeiros derivativos destinadas a “hedge” devem atender, cumulativamente, às condições abaixo relacionadas, EXCETO:

Alternativas

ID
3907876
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Compõem a carteira de títulos de renda variável das instituições financeiras, EXCETO:

Alternativas

ID
3907888
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os títulos que permanecem em estoque, livres para negociação, oriundos de compras definitivas ou recompras, registrados em TÍTULOS DE RENDA FIXA refere-se à:

Alternativas
Comentários
  • É toda a CARTEIRA de títulos de uma instituição, vinculada a acordos de recompra, ou BANCADA com recursos próprios. Títulos de renda fixa (carregados até o vencimento) que permanecem na carteira de renda fixa da empresa.

    exemplo de Títulos de renda fixa: Debêntures, títulos públicos, poupanças...


ID
3907927
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Cosif dispõe, para efeitos de apropriação de receitas ou despesas em consórcios, os regramentos abaixo listados. Com relação a esse assunto, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3909394
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação às normas que dispõem sobre a contratação de correspondentes no País, o contrato de correspondente pode ter por objeto, entre outras, as atividades de atendimento, que visam ao fornecimento de produtos e serviços de responsabilidade da instituição contratante a seus clientes e usuários. Acerca desse assunto, aponte, entre os itens abaixo, as atividades de atendimento e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I - Recepção e encaminhamento de propostas de abertura de contas de depósitos à vista, a prazo e de poupança mantidas pela instituição contratante.
II - Realização de recebimentos, pagamentos e transferências eletrônicas visando à movimentação de contas de depósitos de titularidade de clientes mantidas pela instituição contratante.
III - Recebimentos e pagamentos de qualquer natureza, e outras atividades decorrentes da execução de contratos e convênios de prestação de serviços mantidos pela instituição contratante com terceiros.
Estão certos os itens:

Alternativas

ID
3909397
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

São consideradas instituições financeiras monetárias aquelas que:

Alternativas
Comentários
  • São consideradas instituições financeiras monetárias aquelas que captam deposito à vista.

    Altern.: C

  • GABARITO: C

    Captam deposito à vista. são bancos, caixas económicas, caixa central, fundos monetários.


ID
3909400
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

É vedado à sociedade corretora de títulos e valores mobiliários:

Alternativas
Comentários
  • Operação conta margem é um empréstimo para que o cliente invista no mercado
  • GABARITO: A


ID
3909415
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O diretor responsável pelo gerenciamento do risco de mercado em uma instituição pode desempenhar outras funções dentro da instituição, EXCETO as:

Alternativas

ID
3909427
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A aplicação no exterior de disponibilidades em moeda estrangeira de bancos autorizados a operar no mercado de câmbio deve limitar-se a algumas modalidades. Com relação a esse assunto, aponte, entre os itens abaixo, quais são essas modalidades.
- Títulos de emissão do governo brasileiro.
II - Títulos de dívida soberana emitidos por governos estrangeiros.
III - Ações de companhias abertas negociadas em bolsa.
IV - Debêntures emitidas por empresas privadas.
Estão certos os itens

Alternativas
Comentários
  • GABARTO: A