SóProvas


ID
1996036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando que problemas geotécnicos relacionados à deformação dos solos são responsáveis por trincamentos em barragens e fundações e podem levar à ruptura dessas obras, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Acertei sem domínio, então solicito comentários mais adequados para cada item. Segue abaixo o meu pensamento:

    A) Esse ensaio é de adensamento do solo. O módulo de Young é obtido em ensaios destrutivos. Pelo menos assim o é para o concreto, usualmente.

    B) Creio que o comportamento é o usual, independentemente dos vazios: Young (módulo elástico) será linear enquanto a tensão estiver na zona elástica e será arabólico enquanto a tensão estiver na ductilidade ou escoamento do material. Assim sendo, não se pode generalizar que Young será linear independentemente do estado de tensão.

    C) Círculo de Mohr (ou critério de Mohr-Coulomb) informa as tensões do solo e suas evoltórias de ruptura. 

    E) Deconheço este, mas o termo "equilíbrio-limite" me remete à "tensão limite de ruptura", que remete ao Cículo de Mohr, que não estuda a relação entre tensão/deformação - relação esta que é o módulo de Young, que nem entra no Cículo de Mohr.

  • a) Errado.

    Compressão edométrica

    Adensamento (lateralmente confinado)

    Terzaghi

    Mede propriedade mecânica do solo

     

    b) Errado.

    O módulo varia conforme nível de tensões

     

    c) Errado.

    Análise combinada do circulo de Mohr com a linha de ruptura de Coulomb (cisalhamento)

     

    d) Ok.

     

    e) Errado.

    Teoria do Equilíbrio-limite

    Usado em estudo da estabilidade de taludes

    Considera que as forças que tendem a induzir a ruptura em um talude devem ser balanceadas pelos esforços resistentes atuantes.

    Define-se um fator de segurança (FS), resultado da relação entre força resistente x força atuante

  • GABARITO D

     

    A) Modulo de young é feito em ensaios destrutivos como compressão axial

    B) Os solos apresentam um comportamento não linear, em que os módulos variam em função do nível de tensões.

    C) Resistência ao cisalhamento

    D)CORRETO

    E) Teoria é relacionado a ruptura de taludes

  • Alternativa A – Incorreta: o ensaio de compressão edométrica (também conhecido como ensaio de compressão confinada ou ensaio de adensamento), é usado para determinar o grau de compressibilidade de um determinado solo. Este ensaio é feito em etapas, onde em cada etapa é aplicada uma carga a um corpo de prova confinado lateralmente, e a carga é mantida constante até o solo parar de adensar. Durante a execução do ensaio é permitida a drenagem da água que sai do corpo de prova. O módulo de elasticidade do solo é determinado através do ensaio pressiométrico.

    Alternativa B – Incorreta: os solos não apresentam comportamento elástico linear (módulo elástico constante), pois as deformações dependem de sua composição, índice de vazios, histórico de tensões e maneira de aplicação da tensão.

    Alternativa C – Incorreta: o critério de ruptura de MohrCoulomb é utilizado para o estudo do cisalhamento dos solos. Define um limite entre a região de estabilidade e instabilidade, ou seja, define o par de pontos (tensão normal, tensão de cisalhamento) em que o solo apresenta ruptura.

    Alternativa D – Correta: a propriedade dos solos em suportar cargas e conservar sua estabilidade, depende da resistência ao cisalhamento do solo. Toda massa de solo se rompe quando essa resistência é excedida, podendo gerar um ou até mesmo vários planos de ruptura (superfícies de escorregamento).

    Alternativa E – Incorreta: a teoria do equilíbrio-limite considera que as forças que tendem a induzir a ruptura em uma massa de solo devem ser balanceadas pelos esforços resistentes atuantes. Os problemas de resistência dos solos são usualmente analisados empregando-se os conceitos do "equilíbrio limite", o que implica considerar o instante de ruptura, quando as tensões atuantes igualam a resistência do solo, sem atentar para as deformações.

    https://www.didaticaeditorial.com.br/arquivospdfdonwload/137%20-%20DOWNLOAD.pdf

  • Boa tarde Murilo. No artigo 25, estão indicadas as pessoas responsáveis pela empresa; MAS ISSO NÃO SIGNIFICA que apenas eles (estes sujeitos ativos) é que podem cometer crimes; alguns crimes da Lei 7.492 são crimes comuns, isto é, podem ser praticados por qualquer sujeitos; Já outros crimes, são próprios, ou de mão própria, isto é, necessitam de qualidade especial do sujeito ativo, criminoso.

    NO caso do crime do artigo 22 EFETUAR OPERAÇÃO.... COM O FIM DE PROMOVER EVASÃO DE DIVISAS, este crime pode ser praticado por qualquer sujeito, inclusive pessoas simples, normais, comuns, como eu ou tu;

    exemplo: se enviassemos dinheiro ao exterior, em valor acima do permitido, e não informassemos tal operação aos orgãos responsáveis, nos incorreríamos neste FT.

    BLZ. abc. espero ter ajudado.

  • Vamos responder essa questão com base no nosso conhecimento prévio de mecânica dos solos.

    A - ERRADO.

    O módulo de elasticidade, ou módulo de Young, utilizado em análises de deformação dos solos, é definido por meio de ensaio laboratorial de compressão edométrica ensaio de compressão axial.

    Neste ensaio (ver figura), o módulo de elasticidade é a inclinação da reta definida por um certo nível de tensão e deformação. Lembrando que o solo não é um material elástico, ou seja, aproxima-se a curva em um formato de reta.



    Fonte: Pinto (2006).

    O ensaio de compressão edométrica mede o recalque por adensamento.

    B - ERRADO.

    É incorreto afirmar que as areias, devido a sua alta permeabilidade, comportam-se como um material elástico, com módulo de elasticidade constante em um determinado nível de tensão.

    Na verdade, nenhum tipo de solo, nem mesmo as areias, satisfaz o comportamento de material elástico.

    Vale lembrar que materiais elásticos não possuem deformação residual, ou seja, é possível reverter deformações quando as tensões deixam de agir sobre o material.

    C - ERRADO.

    O critério de Mohr-Coulomb é utilizado para representar a resistência à compressão dos solos resistência ao cisalhamento do solo.

    Segundo Pinto (2006), o critério de ruptura que melhor representa o comportamento dos solos, a partir do estudo da resistência ao cisalhamento do solo, é o critério de Coulomb e Mohr.

    D - CERTO.

    O escorregamento (ver figura) ocorre quando as tensões externas superam a resistência ao cisalhamento do solo.



    FONTE: Portal Fórum da Construção.

    Segundo Gerscovich (2010), a ruptura do solo é caracterizada pela formação de superfícies de cisalhamento contínuas na massa de solo. 

    E - ERRADO.

    Ecks (2014) cita que “a teoria do equilíbrio-limite considera que as forças que tendem a induzir a ruptura em um talude devem ser balanceadas pelos esforços resistentes atuantes. A fim de se comparar a estabilidade de taludes em condições diferentes de equilíbrio, define-se um fator de segurança (FS), resultado da relação entre a resistência ao cisalhamento mobilizada e aquela necessária ao equilíbrio do maciço."

    Dessa forma, a teoria do equilíbrio-limite estuda a relação entre as tensões e as deformações do solo entre as tensões externas e as resistentes.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    FONTES.
    Pinto, Carlos de Souza. Curso Básico de Mecânica dos Solos. 3ª Edição - São Paulo: Oficina de Textos, 2006.


    GERSCOVICH, Denise M. S. Apostila - Resistência ao cisalhamento. UERJ. 2010. 

    Ecks, Jonathan. Aplicação da teoria do equilíbrio-limite na análise de estabilidade de talude: Estudo de caso. Florianópolis, SC. 2014.