SóProvas


ID
1996237
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O neuropsicólogo Alexander Luria, especializado em psicologia do desenvolvimento e colaborador de Vygotsky, chama a atenção para o papel de mediador da linguagem no processo de aprendizagem escolar. O autor lembra que uma das maiores fontes de equívocos dessa ordem é a diferença de sentido atribuída às palavras e aos conceitos por professores e alunos. E enfatiza a necessidade de se estabelecer uma estreita relação entre:

Alternativas
Comentários
  • c)

    o saber que o aluno possui e o saber escolar.

  • Gabarito letra C


    Linguagem para Luria (1986, p. 25) é “um complexo sistema de códigos que designa objetos, características, ações ou relações; códigos que possuem a função de codificar e transmitir a informação, introduzi-la em determinados sistemas [...]”. Podemos inferir que cada indivíduo se comunica da forma que se possa fazer entender, dessa maneira, a comunicação deve ter um significado entendido coletivamente, mesmo que as vivências de cada um apresentem sentido individual e diferenciado.

    A segunda função da linguagem, a de pensamento generalizante é determinada pelo fornecimento que a linguagem oferece à criança em relação à organização do real que ela vivencia, convertendo em linguagem interna. A linguagem transforma o pensamento prático em verbal e revoluciona todas as operações intelectuais que passam de primitivas a superiores. E esse é um processo absolutamente humano.

    Em síntese, a primeira função da linguagem é social, a segunda função é individual. Esta função é interior, sua aquisição aciona o nível intrapsicológico, isto é, a organização da própria linguagem.

    Vygotsky e Luria (1996) sinalizam que o estudo da linguagem apresenta uma enorme significação pedagógica, porque esse estudo e esse entendimento podem ajudar a resolver uma série de questões práticas relacionadas ao cotidiano escolar, da criação e da educação das crianças. Dessa maneira, podemos inferir que se a linguagem desempenha um papel decisivo no pensamento, e se por qualquer motivo as duas funções da linguagem não forem apropriadas pela criança podemos comprometer o desempenho social e intelectual de sua fase educacional.

    http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20322_9131.pdf