SóProvas



Questões de Principais Autores


ID
63334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue
os itens a seguir.

O método de alfabetização de Paulo Freire é considerado uma pesquisa participante, pois estimula que os envolvidos se conscientizem de sua situação e da possibilidade de transformá-la.

Alternativas
Comentários
  • O método (PAULO FREIRE)AS PALAVRAS GERADORAS: o processo proposto por Paulo Freire inicia-se pelo levantamento do universo vocabular dos alunos. Através de conversas informais, o educador observa os vocábulos mais usados pelos alunos e a comunidade, e assim seleciona as palavras que servirão de base para as lições. A quantidade de palavras geradoras pode variar entre 18 a 23 palavras, aproximadamente. Depois de composto o universo das palavras geradoras, apresenta-se elas em cartazes com imagens. Então, nos círculos de cultura inicia-se uma discussão para significá-las na realidade daquela turma.A SILABAÇÃO: uma vez identificadas, cada palavra geradora passa a ser estudada através da divisão silábica, semelhantemente ao método tradicional. Cada sílaba se desdobra em sua respectiva família silábica, com a mudança da vogal. (i.e., BA-BE-BI-BO-BU).AS PALAVRAS NOVAS: o passo seguinte é a formação de palavras novas. Usando as famílias silábicas agora conhecidas, o grupo forma palavras novas.A CONSCIÊNTIZAÇÃO: um ponto fundamental do método é a discussão sobre os diversos temas surgidos a partir das palavras geradoras. Para Paulo Freire, alfabetizar não pode se restringir aos processos de codificação e decodificação. Dessa forma, o objetivo da alfabetização de adultos é promover a conscientização acerca dos problemas cotidianos, a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social.FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_Paulo_Freire
  • Questão certa. Segundo Freire (1984, p. 35),Trabalhar na perspectiva libertadora onde a “pesquisa, como ato de conhecimento, tem como sujeitos cognoscentes, de um lado, os pesquisadores profissionais; de outro os grupos populares e, como objeto a ser desvelado, a realidade concreta”.

    Fonte: . FREIRE P. Criando Métodos de Pesquisa Alternativa: aprendendo a fazê-la melhor. In: BRANDÃO, C. R. (Org.). Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 34-41.


ID
65278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens
subseqüentes.

As experiências de alfabetização de jovens e adultos inspiradas nas idéias do educador Paulo Freire são exemplo da concepção liberal renovada progressista.

Alternativas
Comentários
  • Esqueci que o meu ídolo fundou a pedagogia libertária...
  • Paulo Freire - Tendência Progressita LibertadoraConhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação.
  • Nem era preciso ter conhecimento aprofundado dos autores e sua ideias. Para resolver essa questão não podemos esquecer que há tendencias liberais e tendencias progressistas, e cada uma tem suas divisões, veja:
    Liberais são:                                                                            Progressistas são
      Tradicionais                                                                                Libertadora                  
       PROGRESSIVA OU PROGRESSIVISTA                               libertária
       Renovadora não diretiva                                                         Crítica social dos conteúdos ou Histórico crítica   
      Tecnicista

    Não podemos confundir a Tendencia PROGRESSISTA com as divisões das Liberais PROGRESSIVISTA OU PROGRESSIVA
  • PEGADINHA DA CESPE...

    A QUESTÃO misturou as duas tendências, como visto: “As experiências de alfabetização de jovens e adultos inspiradas nas idéias do educador Paulo Freire (até aqui certo) são exemplo da concepção liberal renovada progressista.

    ACRÍTICA- Tendência Liberal Renovadora Progressiva: A escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social.
    Teóricos:Montessori, Decroly, Dewey, Piaget, Lauro de oliveira, Lima.
     
    CRÍTICA- Tendência Progressista Libertadora: Visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social.
    Teórico:Paulo Freire.
     
    Portanto errada. 

    Fonte: 
    http://estagiocewk.pbworks.com/f/Quadro+s%C3%ADntese+das+tend%C3%AAncias+pedag%C3%B3gicas1.pdf
  • Paulo Freire - Pedagogia Progressista Libertadora.

  • otimo Agda este quadro da tendencias pedagógicas.obrigado

  • Tendência Progressista Libertadora! Foco#

  • Tendência progressista libertadora: -A pedagogia libertadora tem como inspirador e divulgador Paulo Freire, que tem aplicado suas ideias pessoalmente em diversos países, primeiro no Chile, depois na África. Entre nós, tem exercido uma influência expressiva nos movimentos populares e sindicatos e, praticamente, se confunde com a maior parte das experiências do que se denomina "educação popular".


    Lembrando:


    Utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberais e progressistas, a saber:


    A - Pedagogia liberal

    1-  Tradicional

    2-  Renovada progressivista

    3-  Renovada não-diretiva

    4-  Tecnicista


    B - Pedagogia progressista

    1-  Libertadora

    2-  Libertária

    3-  Crítico-social dos conteúdos


    Gabarito: Errado.


    Bons estudos!!!^^

  • ERRADA

    As experiências de alfabetização de jovens e adultos inspiradas nas idéias do educador Paulo Freire são exemplo da concepção liberal renovada progressivista.

  • são exemplo da concepcão PROGRESSISTA LIBERTADORA. 

  • A questão misturou tudo .Concepção liberal fica de um lado ( onde as tendências não tem como intuito mudar a sociedade, são não-críticas) e a Progressista fica do outro lado (onde as tendências são críticas, querem transformar a sociedade)

  • Paulo freire é o único educador da corrente Progressista Libertadora.

    Ele não está nas tendências Liberais.


ID
65407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

A epistemologia genética de Piaget afirma que as estruturas cognitivas mudam por meio dos processos de adaptação, assimilação e acomodação.

Alternativas
Comentários
  • Para Piaget o comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. Para ele o comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. Esta teoria epistemológica (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) é caracterizada como interacionista. A inteligência do indivíduo, como adaptação a situações novas, portanto, está relacionada com a complexidade desta interação do indivíduo com o meio. Em outras palavras, quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo. A construção da inteligência dá-se portanto em etapas sucessivas, com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras. A isto Piaget chamou de “construtivismo sequencial”.A obra de Jean Piaget não oferece aos educadores uma didática específica sobre como desenvolver a inteligência do aluno ou da criança. Piaget nos mostra que cada fase de desenvolvimento apresenta características e possibilidades de crescimento da maturação ou de aquisições. O conhecimento destas possibilidades faz com que os professores possam oferecer estímulos adequados a um maior desenvolvimento do indivíduo.
  • Olá, pessoal!   O gabarito foi atualizado para "E", após recursos, conforme edital publicado pela banca, e postado no site.

    Justificativa da banca:  alterado de C para E, porque os três processos apresentados estão incorretos.
      Bons estudos!
  • Oi gente, por favor alguém sabe dizer qual o erro dessa questão?

    Já vi aulas e questões que consideram correto.
  • O erro da questão está na afirmativa de que "estruturas cognitivas mudam" quando na verdade os processos de adaptação, assimilação e acomodação são os processos que se realizam nas estruturas cognitivas gerando assim o processo de equilibração, quando os conhecimentos se consolidam.
    Nesse sentido, não mudam as estruturas cognitivas que são cerebrais, mudam-se os conceitos, em suma se resignificam os saberes e se configura a aprendizagem.
  • As estruturas mentais (cognitivas) mudam, uma vez que o esquema é uma estrutura cognitiva e ela é alterada com a inclusão de uma nova informação, mas os processos (acredito) que a questão deveria se referir seriam o de assimilação, acomodação e equilibração no ato biológico de organização e adaptação do indivíduo. 
  • Segundo Piaget a aprendizagem ocorre por meio de um processo que conta com etapas, as quais correspondem à Assimilação, Acomodação e Equilibração (PORTILHO, Evelise. Como se aprende? Rio de Janeiro: Wak, 2009, pág 41).

    O erro da questão está em adaptação que não existe, além da ordem que está errada.

  • Na epistemologia genética de Piaget os indivíduos passam por um processo de ADAPTAÇÃO que envolvem dois mecanismos: ASSIMILAÇÃO E ACOMODAÇÃO!!


    ASSIMILAÇÃO: INCORPORAR OBJETOS DO MUNDO EXTERIOR A ESQUEMAS MENTAIS PREXISTENTES

    ACOMODAÇÃO:  Modificação dos sistemas de assimilação por influência do mundo externo, ou seja, à mudança da estrutura para compreensão do meio.


    Ao equilíbrio entre a acomodação dá-se o nome de ADAPTAÇÃO!!!


    Portanto, errada a assertiva pois o processo é um só que envolve dois mecanismos!!!


    focoforçafé#@

  • WADSWORTH diz que (1996, p. 7) "A acomodação explica o desenvolvimento (uma mudança qualitativa), e a assimilação explica o crescimento (uma mudança quantitativa); juntos eles explicam a adaptação intelectual e o desenvolvimento das estruturas cognitivas."

    Essa mesma opinião é compartilhada por Nitzke et alli (1997a), que escreve que os processos responsáveis por mudanças nas estruturas cognitivas são a assimilação e a acomodação.

    Logo... as estruturas cognitivas mudam por meio dos processos de assimilação e acomodação, apenas.

    Assimilação + acomodação = adaptação, que resulta na equilibração.

  • A epistemologia genética de Piaget afirma que as estruturas cognitivas mudam por meio dos processos de assimilação e acomodação.

     

    A Adaptação é o equilíbrio entre essas duas.

  • Todas vez que uma banca fala de mudança nas estruturas cognitivas e remete a assimilação, vai tá sempre errada. Na assimilação não é preciso modificar os esquemas e nem reajustá-los significativamente. Já na acomodação há sim mudança/ajuste nos esquemas existentes pela alteração de antigas formas de pensar.

    Assimilação: não há mudança.

    Acomodação: há mudança.

  • A epistemologia genética de Piaget afirma que as estruturas cognitivas mudam por meio dos processos de adaptação, assimilação e acomodação. (Errado)

    A questão está errada porque o as estruturas cognitivas mudam pela ''acomodação'' e não por assimilação.

    Como assim?

    A estudante Greyce viu uma boneca linda pela primeira vez e achou que ela era um bebê porque já viu outros. Isso se chama ''assimilação'', aprendeu algo com base em suas experiências. Mas quando ela começa a brinca com a boneca, percebe que ela não respira, não fala e logo vai perceber que não é um bebê e sim um objeto que ela nunca tinha visto, isso se chama ''acomodação''.

  • Assimilação: não há mudança.

    Acomodação: há mudança.

    A epistemologia genética de Piaget afirma que as estruturas cognitivas mudam por meio dos processos de adaptação, assimilação e acomodação. (Errado)

    A questão está errada porque o as estruturas cognitivas mudam pela ''acomodação'' e não por assimilação.

    Como assim?

    A estudante Greyce viu uma boneca linda pela primeira vez e achou que ela era um bebê porque já viu outros. Isso se chama ''assimilação'', aprendeu algo com base em suas experiências. Mas quando ela começa a brinca com a boneca, percebe que ela não respira, não fala e logo vai perceber que não é um bebê e sim um objeto que ela nunca tinha visto, isso se chama ''acomodação''.


ID
65410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

No estágio operatório-concreto, ocorre a construção do pensamento conceitual, de hipóteses possíveis e de diferentes pontos de vista pelo indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • Estágio sensório-motor: vai até os 2 anos. Nessa fase, as crianças adquirem a capacidade de administrar seus reflexos básicos para que gerem ações prazerosas ou vantajosas. É um período anterior à linguagem, no qual o bebê desenvolve a percepção de si mesmo e dos objetos a sua volta.Pré-operacional: vai dos 2 aos 7 anos e se caracteriza pelo surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos. A criança continua egocêntrica e ainda não é capaz, moralmente, de se colocar no lugar de outra pessoa. Operações concretas: dos 7 aos 11 ou 12 anos, tem como marca a aquisição da noção de reversibilidade das ações. Surge a lógica nos processos mentais e a habilidade de discriminar os objetos por similaridades e diferenças. A criança já pode dominar conceitos de tempo e número. Operações formais: começa por volta dos 12 anos. Essa fase marca a entrada na idade adulta, em termos cognitivos. O adolescente passa a ter o domínio do pensamento lógico e dedutivo, o que o habilita à experimentação mental. Isso implica, entre outras coisas, relacionar conceitos abstratos e raciocinar sobre hipóteses.
  • QUESTÃO ERRADA

    Estágio sensório-motor
    : 0 a 2 anos. capacidade de administrar reflexos básicos buscando ações prazerosas ou vantajosas.
    Pré-operacional: 2 aos 7 anos. Dominio da linguagem e da representação do mundo por meio de símbolos.

    Operações concretas(ou operatório-concreto): 7 aos 11 ou 12 anos.Aquisição da noção de reversibilidade das ações. Surge a lógica nos processos mentais e a habilidade de discriminar os objetos por similaridades e diferenças. A criança já pode dominar conceitos de tempo e número.

    Operações formais: começa por volta dos 12 anos. Essa fase marca a entrada na idade adulta, em termos cognitivos. O adolescente passa a ter o domínio do pensamento lógico e dedutivo, o que o habilita à experimentação mental. Isso implica, entre outras coisas, relacionar conceitos abstratos e raciocinar sobre hipóteses.
  • Erro da questão: o conceito dado é do período operacional formal.

  • Operatório Formal, e não Concreto.


ID
90607
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Charlot (2005), sociólogo da educação, distingue violência na escola, de violência à escola e de violência da escola. Diferencia as questões da violência, da agressão e da agressividade e remete a análise dessas questões às relações entre os sujeitos e deles com o saber. Pondera que

Alternativas
Comentários
  • A questão C pode parecer correta, uma vez que atos de violência (agressão física, tráfico de drogas etc) devem ser encaminhados à policia, no entanto,  não se faz necessário direcionar a ela todo ato de violência ( por exemplo, uma pequena briga na saída da escola, ou uma cadeira quebrada propositalmente), uma vez que o corpo docente poderá avaliar o grau de violência e no próprio espaço escolar orientar o agressor da gravidade do seu ato e as consequência que ele (agressor) poderá sofrer. Assim, a letra E corresponde a resposta correta, porque é através do diálogo (linguagem) que a escola poderá evitar atos de violência na escola e fora dela.

    O erro da questão C consiste em generalizar. Assim como generalizar que o homem está para mulher...

    É possível ler mais sobre o assunto no link abaixo:

    http://www.scielo.br/pdf/soc/n8/n8a16.pdf


ID
90610
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na entrevista concedida a Jaime Giolo, Charlot (2005) refere-se ao desafio da educação mundial perante o fenômeno da globalização, dizendo que ele se apresenta em dois problemas, quais sejam:

I. não confundir a informação com o conhecimento, pois este é que corresponde à produção de sentido nas relações com o mundo e com o outro.
II. conseguir que a escola melhore o acesso dos alunos a um maior volume de informações para assegurar a eles bons empregos na sociedade globalizada.
III. enfrentar, na educação, a desigualdade que vai ficando mais forte e dura frente a ela, conforme o saber vai se tornando uma mercadoria.
IV. conseguir que os professores compreendam o sentido missionário que o magistério tem, em termos de produzir as transformações educativas, necessárias ao contexto globalizado.

Escolha a alternativa que reúne os dois problemas que configuram o desafio da educação perante o fenômeno da globalização, citados pelo autor.

Alternativas
Comentários
  • II. conseguir que a escola melhore o acesso dos alunos a um maior volume de informações para assegurar a eles bons empregos na sociedade globalizada. 

    A quantidade de informação não é garantia de emprego.

    IV. conseguir que os professores compreendam o sentido missionário que o magistério tem, em termos de produzir as transformações educativas, necessárias ao contexto globalizado. 

    O magistério não é uma missão que deve ser realizada, mas uma prática que deve ser vivida. 


  • B ---- I - III


ID
90613
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Cury (2003), em artigo da coletânea Gestão Democrática da Educação, analisa o inciso VI, do artigo 206, da Constituição Federal/88, "gestão democrática do ensino público na forma da lei", estabelecendo relações entre esse princípio constitucional e o atual Conselho Nacional de Educação. Dentre outros aspectos analisados, o autor indica que, pela Lei 9.131/95, o Conselho Nacional de Educação

Alternativas
Comentários
  • A-)


ID
90664
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Zabala (2002) afirma que "A resposta à função social que deve exercer o sistema educativo é o único meio para poder entender a pertinência e a relevância dos conteúdos disciplinares que devem ser objeto de aprendizagem e, como resultado dessa função, definir a melhor maneira de apresentar os conteúdos." Ainda, segundo o autor, a definição da função social do ensino se reveste de complexidade, pois

Alternativas
Comentários
  • Contextualizar a identidade social dos alunos é imprescindível para desenvolver o projeto político-pedagógico, portanto, a função social do ensino reveste-se de complexidade pois a escola é obrigada a viver em constante estado de reinterpretação das finalidades educativas, em razão das novas variáveis que aparecem e novos referenciais explicativos. A escola deve ajustar seu radar para monitorar as mudanças sociais da região em que está inserida afim de atualizar suas práticas pedagógicas em função dessas variações.

  • GABARITO: A

  • é imprescidível na letra D e E

    #PartiuPosse!


ID
90676
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Martha Kohl, em Castorina, J. A. (2003), refletindo sobre as contribuições de Vygotsky para a educação e o ensino escolar, analisa a intervenção do outro social. De acordo com Vygotsky, pode-se entender essa intervenção como

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a teoria de Vygotsky, a construção do conhecimento se dá coletivamente, mas sem ignorar o que acontece dentro do sujeito, ou seja, a ação intrapsíquica.
    Durante o processo de aprendizagem o indivíduo traz consigo uma certa bagagem que irá interferir na interpretação e ressignificação do material cultural.

  • Alguém me diz o erro da letra "B"???
    Fiquei entre ela é a letra "E", mas não compreendi bem o erro dela...

    Obrigado
  •  a construção e a elaboração por parte do indivíduo dos significados que lhe são trazidos pelo grupo cultural.

    Como o indivíduo vai construir e elaborar significados que são trazidos pelo grupo cultural?
    Além do embarasso da acertiva, conceitos como "grupo cultural" são facilmente confundidos com meio social, sociedade e grupo étnico, sendo todos estes conceitos dotados de vastíssimas concepções nos campos antropológico e sociológico.
    Logo, falsa a questão.
    Abraço!
  • O erro da Letra B, Marcelo, consiste em afirmar que essa intervenção é uma "construção" por parte do indivíduo, quando na verdade é uma "interação", e nesta interação o indivíduo "reconstrói" os significados.

    Construtivismo =Piaget

    Interacionismo = Vigotsky


  • cada situação de interação com o mundo social, em que o indivíduo traz consigo determinadas possibilidades de interpretação e ressignificação do material cultural.

  • Alguem sabe dizer porque a "A" está errada ?


ID
90697
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Lia é professora-coordenadora numa escola estadual que fica no centro de uma cidade de médio porte. Numa reunião de horário de trabalho coletivo, os professores do Ensino Médio noturno iniciaram uma discussão a respeito da avaliação da aprendizagem que praticavam na escola. Uns diziam que é a formativa porque realizavam inúmeros testes e provinhas, ao longo do bimestre, os quais eram, então, corrigidos e transformados na nota a ser lançada na escrituração escolar. Outros argumentavam que não, afirmando que a avaliação formativa não aplica provas, não dá notas, não reprova e que, então, na escola que temos, não dá!

Lia entrou na discussão e disse que, no entender dela, em todas as falas deles havia argumentos válidos. Propôs que lessem e debatessem "O Jogo do Contrário" para checarem este conceito no pensamento de Hoffmann (2005) que,

Alternativas
Comentários
  • concordando com Hadji, coloca a essência da avaliação formativa na consciência e no compromisso do professor de buscar, junto aos alunos, o progresso de suas aprendizagens, com as intervenções pedagógicas pertinentes a cada caso, numa postura mediadora.

  • E: preparando os educandos para seguirem aprendendo, no contexto globalizado, fortemente competitivo


ID
90700
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Perrenoud (1998), a avaliação formativa favorece a aprendizagem dos alunos e o ensino dos docentes. Na relação estabelecida entre essa avaliação e os programas e objetivos do ensino, o autor defende que

Alternativas
Comentários
  • 1.PERRENOUD, Phillipe. Avaliação: da excelência à regularização das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre, Artmed, 1998.
     
    A AVALIAÇÃO NO PRINCÍPIO DA EXCELÊNCIA E DO ÊXITO ESCOLARES
     
    O que é um aluno fracassado? Para o sociólogo:
     
    "O aluno que fracassa é aquele que não adquiriu no prazo previsto os novos conheci­mentos e as novas competências que a instituição, conforme o programa, previa que adquirisse" (Isambert-Jamati, 1971).
     
    Normalmente, define-se o fracasso escolar como a simples conseqüência de dificuldades de aprendizagem e como a expressão de uma falta "objetiva" de conhecimentos e de competência. Essa visão, que "naturaliza" o fracasso, impede a compreensão do que ele resulta de formas e de normas de excelência instituídas pela escola, cuja execução local revela algumas arbitrariedades, entre as quais a definição do nível de exigência, do qual depende o limiar que separa aqueles que têm êxito daqueles que não os têm.

ID
90760
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao analisar os resultados de uma escola onde a maioria dos alunos não aprendeu a ler e a escrever, um Supervisor de Ensino articulou um processo de formação continuada para a equipe, tendo como referência, entre outros autores, Freire (1997).
Nesse processo, partiu das seguintes reflexões:

I. não há docência sem discência porque ensinar inexiste sem aprender.
II. existem saberes indispensáveis à prática docente de educadores (as) críticos (as), ou conservadores (as), porque são saberes demandados pela prática educativa em si mesma, independentemente de sua cor política ou ideológica.
III. a reflexão crítica sobre a prática é uma exigência da relação prática/teoria, sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática ativismo.
IV. a formação permanente implica aceitar que o formador é o sujeito dessa relação, e a ele cabe transferir os conhecimentos que detém.
V. é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática.

Está de acordo com o pensamento de Freire (1997) o contido em

Alternativas
Comentários
  • Pedagogia da autonomia

    Capítulo 1 Não há docência sem discência Devo deixar claro que, embora seja meu interesse central considerar neste texto saberes que me parecem indispensáveis à prática docente de educadoras ou educadores críticos, progressistas, alguns deles são igualmente necessários a educadores conservadores. ... Na continuidade da leitura vai cabendo ao leitor ou leitora o exercício de perceber se este ou aquele saber referido corresponde à natureza da prática progressista ou conservadora ou se, pelo contrário, é exigência da prática educativa mesma independentemente de sua cor política ou ideológica. Por outro lado, devo sublinhar que, de forma não-sistemática, tenho me referido a alguns desses saberes em trabalhos1 anteriores.  ... A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática, ativismo. ..., se convença definitivamente de que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.

ID
213808
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando uma criança de quatro anos diz "eu odio comer verdura", ela está conjugando um verbo irregular (odiar) como se fosse um regular. De acordo com Piaget, essa criança

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A Na teoria psicogenética de Piaget (lembrando que ele não a formulou voltada para a educação, e sim para o campo da epistemologia), a ênfase é a descoberta, a invenção, a interação física e mental com o meio, com os objetos, e não propriamente o certo e o errado. Daí ele conceber o chamado “erro construtivo”, aquele que tem grande significação enquanto sinal de progresso cognitivo e que evidencia uma evolução no processo de aprendizagem. Vale dizer, não são os erros de toda e qualquer natureza que podem ser arrolados como “erros construtivos”, o que muitas vezes é ignorado por docentes que dizem estar seguindo a escola construtivista, cometendo equívocos banais na interpretação de Piaget. 

    Notemos a posição de duas conceituadas pesquisadoras: O erro construtivo piagetiano implica em “aceitar soluções ‘erradas’ como pertinentes, desde que indicadoras de progressos na atividade cognitiva; fazer com que os alunos tomem consciência dos erros cometidos, percebendo-os como problemas a serem enfrentados, sem que se lhes imponham caminhos previamente traçados. Ora, se esta parece ser a proposta de ensino-aprendizagem derivada da teoria psicogenética, fica de imediato claro que, na avaliação do aproveitamento escolar, é tarefa docente a de discernir entre os erros construtivos - isto é, aqueles que evidenciam progressos na atividade mental - e aqueles que não o são - isto é, aqueles que não sinalizam avanços na forma da criança pensar”.

ID
213811
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando a professora percebe que uma criança está na fase heterônoma do desenvolvimento moral, expressando crenças e comportamentos tipicamente estudados e descritos por Piaget, sabe que não pode ensinar ao aluno como adquirir autonomia no pensamento e na ação. De fato, se ela se propusesse a fazer isso, estaria, segundo o construtivismo, levando esse aluno a

Alternativas
Comentários
  •  

    Correto o gabarito!

     Segundo Piaget, a criança quando vivencia o estágio chamado heterônomo, isto é, onde as regras são estabelecidas e provindas de uma ordem exterior de maneira determinada e imposta, acaba concebendo a regra como algo correto que deve ser seguido e obedecido, caso contrário há uma conseqüência (punição) que não é agradável. Piaget expõe que a criança amadurecerá moralmente ao passo que for desenvolvendo sua capacidade cognitiva. Esse desenvolvimento cognitivo, no intuito de desenvolver a maturidade moral, implica um processo de construção do sujeito na interação.

  • Alternativa B

    Desenvolvimento Moral Piaget

    Desenvolvimento Moral Piaget - Para Piaget o Desenvolvimento Moral é dividido em 3 fases (anomia, heterônoma, autônoma). Essas fases se sucedem sem constituir estágios propriamente ditos. Vamos encontrar adultos em plena fase de anomia e muitos ainda na fase de heteronomia. Poucos conseguem pensar e agir pela sua própria cabeça, seguindo sua consciência interior.


    ANOMIA HETERONOMIA AUTONOMIA
    A: negação
    NOMIA: regra, lei
    A lei, a regra vem do exterior, do outro Capacidade de governar a si mesmo

    Desenvolvimento Moral - Anomia

    Geralmente a moral não se coloca, com as normas de conduta sendo determinadas pelas necessidades básicas. Porém, quando as regras são obedecidas, são seguidas pelo hábito e não por uma consciência do que se é certo ou errado. Na fase de anomia, natural na criança pequena, ainda no egocentrismo, não existem regras e normas. O bebê, por exemplo, quando está com fome, chora e quer ser alimentado na hora. As necessidades básicas determinam as normas de conduta. No indivíduo adulto, caracteriza-se por aquele que não respeita as leis, pessoas, normas. Na medida em que a criança cresce, ela vai percebendo que o "mundo" tem suas regras. Ela descobre isso também nas brincadeiras com as criança maiores, que são úteis para ajudá-la a entrar na fase de heteronomia.


    Desenvolvimento Moral - Heteronomia

    Há apenas o respeito à autoridade. Não há consciência, nem reflexão, apenas obediência.

    O certo é o cumprimento da regra e qualquer interpretação diferente desta não corresponde a uma atitude correta.


    Desenvolvimento Moral - Autonomia

    Legitimação das regras. Aqui o indivíduo adquire a consciência moral, possui princípios éticos e morais. Na moralidade autônoma, o indivíduo adquire a consciência moral. Os deveres são cumpridos com consciência de sua necessidade e significação. Possui princípios éticos e morais. Na ausência da autoridade continua o mesmo. É responsável, auto-disciplinado e justo. A responsabilidade pelos atos é proporcional à intenção e não apenas pelas conseqüências do ato.


    ANOMIA HETERONOMIA AUTONOMIA
    Bagunça
    Devassidão
    Libertinagem
    Dissolução
    Medo
    Autoritarismo
    Imposição
    Castigo
    Prêmio
    Respeito unilateral
    Autocracia
    Tirania
    Cooperação
    Amor
    Respeito mútuo
    Afetividade
    Livre-arbítrio
    Democracia
    Reciprocidade
    Lei Causa e Efeito


ID
213820
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A zona de desenvolvimento proximal, na concepção de Vigotsky, é, fundamentalmente,

Alternativas
Comentários
  • Letra e! 

    Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), é um conceito elaborado por Vygotsky, e define a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro. Quer dizer, é a série de informações que a pessoa tem a potencialidade de aprender mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente atingíveis.

  • ZDP é a distância entre o real e o potencial, sendo o real aquilo que a criança já é capaz de fazer sem intervenção de outrem e o potencial aquilo que ela ainda não consegue fazer sozinha.
    Como Vygotsky considera que a construção do conhecimento se dá coletivamente, é na ZDP que agem os educadores e os colegas do educando, sendo o professor considerado como um suporte mais experiente. Em sua intervenção, este utiliza uma metodologia através da linguagem. E é através do diálogo com o professor que a ZDP se desenvolve. Esse diálogo ocorre com o esquema I-R-F (Iniciação - Resposta - Feedback). Nesse esquema o professor dá pistas ao aluno que é levado a descobrir uma resposta e, em seguida, o professor dá o feedback à resposta.
    Nessa perspectiva, a função da educação é levar o aluno adiante, pois quanto mais ele aprende, mais se desenvolve mentalmente.

  • Nas palavras do próprio psicólogo, "a zona proximal de hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã". Ou seja: aquilo que nesse momento uma criança só consegue fazer com a ajuda de alguém, um pouco mais adiante ela certamente conseguirá fazer sozinha
  • Beleza, tudo que foi dito até aqui eu já sabia, mas alguém pode comentar a questão "E" por favor???
  • Tomando como base que a teoria de Vygotsky se passa no âmbito psicológico transposto aos ambientes de ensino, tem-se:


    Na primeira parte da questão: o espaço psicológico próprio da mudança, é expresso o conceito de "zona", ou campo psicológico próprio para a concretização do ensino-aprendizagem (mudança);

    Na segunda parte: 
    criado na interação recíproca de processos de aprendizagem e desenvolvimento, aqui é expressa a segunda parte do conceito, ou seja, desenvolvimento proximal, que justamente é a interação do indivíduo com o professor, ou o aluno-colega, que já adquiriu aquele conhecimento.  
  • A (ZDP) é a distância entre o nível de desenvolvimento atual (real) - capacidade de solução de problemas sem ajuda - e o nível potencial de desenvolvimento - medido através da solução de problemas sob a orientação ou colaboração de crianças mais experientes. A zona de desenvolvimento proximal refere-se, assim, ao caminho que o indivíduo vai percorrer para desenvolver suas funções que estão em processo de amadurecimento e que se tornarão funções consolidadas, estabelecidas no seu nível de desenvolvimento real. 

  • Vigotsky é um teórico da velha URSS, portanto, defensor de ideias revolucionárias. Mudança: palavra´-chave para o acerto da questão.

  • A ZDP é o espaço psicológico próprio da mudança, criado na interação recíproca de processos de aprendizagem e desenvolvimento.

  • Algume sabe dizer por que a "B" está errada ?


ID
213826
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Criador da sociologia da educação, autor de uma teoria que se opõe vivamente ao idealismo, corrente segundo a qual a sociedade é formada pelo 'espírito' ou 'consciência' humana, Durkheim acreditava que a educação exerce um papel fundamental na construção social do humano, ao permitir que os indivíduos assimilem uma série de normas e princípios elaborados coletivamente para orientar sua conduta. Nesse sentido, postulava que

Alternativas
Comentários
  • Durkheim via na educação o mecanismo básico para a contituição de sistemas sociais e de manutenção e perpetuação destes em forma de sociedades. 
  • Gabarito C   Durkeim afirma que os fatos sociais são aqueles que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a adaptar-se às regras da sociedade em que vivem. Nem sempre utilizava a força física. Interiorização de normas e regras, que são socialmente construídas e que pensamos que são escolhas pessoais. E assim afirma que o homem é produto da sociedade pois apenas internaliza o que lhe é imposto.

ID
213859
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O trabalho com os temas geradores, ainda hoje em vigor em muitas escolas, apresenta, como problema central, o fato de faltar aos educadores

Alternativas
Comentários
  • Quanto a esta questão o trabalho com temas geradores realmente foi proposta por Paulo Freire e para educação de adultos, o que pode ocorrer confusão entre a questão  a) e b).
  • O problema da questão A está na afirmação que a educação feita por Paulo Freire se fazia fora do ambiente formal de ensino o que não é verdade. gabarito B
  • Alternativa B

     Através dos temas geradores e da dialogicidade que eles suscitam, o autor preconiza uma educação contextualizada, significativa, politizada, não partidária, nem neutra, porém libertadora, pois promove a consciência individual e coletiva, crítica e construtiva, visando a transformação social e, consequente, humanização


            A proposta de Freire parte do Estudo da Realidade (fala do educando) e a Organização dos Dados (fala do educador). Nesse processo surgem os Temas Geradores, extraídos da problematização da prática de vida dos educandos. Os conteúdos de ensino são resultados de uma metodologia dialógica. Cada pessoa, cada grupo envolvido na ação pedagógica dispõe em si próprio, ainda que de forma rudimentar, dos conteúdos necessários dos quais se parte. O importante não é transmitir conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida. A transmissão de conteúdos estruturados fora do contexto social do educando é considerada "invasão cultural" ou "depósito de informações" porque não emerge do saber popular. Portanto, antes de qualquer coisa, é preciso conhecer o aluno. Conhecê-lo enquanto indivíduo inserido num contexto social de onde deverá sair o "conteúdo" a ser trabalhado


ID
262612
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A autonomia da escola exige a responsabilidade de todos na organização do seu trabalho pedagógico. Esta autonomia, segundo Libâneo (2004), pode se dar nas esferas:

I. Administrativa; II. Jurídica; III. Financeira; IV. Pedagógica.

Identifique a que esfera da autonomia da escola se referem as afirmações a seguir.

( ) Possibilita à instituição educativa garantir condições de funcionamento por meio da administração total ou parcial dos recursos repassados.

( ) Ela se efetiva por meio do processo eleitoral para diretores, e possibilita à instituição escolar elaborar e gerir seus planos, programas e projetos.

( ) Dá liberdade de ensino e pesquisa. Possibilita a elaboração da proposta curricular em consonância com as políticas públicas vigentes e as orientações dos sistemas de ensino.

( ) Traduz-se na elaboração de normas e orientações escolares próprias como, por exemplo, o Regimento Escolar.

Indique a opção que apresenta a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • A autonomia financeira da à escola a capacidade de escolher como os recursos financeiros serão gastos, porém esta autonomia pode ser total ou parcial.

    A autonomia administrativa está relacionada à liberdade da escola em se organizar, bem como a forma como vai se dar à elaboração e gestão dos planos e projetos. 

    A autonomia pedagógica dá liberdade para que a escola defina os caminhos norteadores da relação ensino-aprendizagem (VEIGA, 1998).

    A autonomia jurídica possibilita a escola fazer suas próprias normas e orientações escolares.


    Extraído de    CURRÍCULO: CAMINHOS, REFLEXÃO E POSSIBILIDADES
    Fernando Henrique Silva Carneiro – Graduado em Educação Física – ESEFEGO





ID
312325
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de pesquisa participante em
educação.

Por ter como princípios o conhecer e o agir, o método de alfabetização de Paulo Freire é considerado exemplo de pesquisa participante.

Alternativas
Comentários
  • Histórico da Pesquisa Participante:

    (...) Reinvidica-se a Paulo Freire o título de criador de um estilo alternativo de pesquisa e ação educativa, (...) onde os camponeses de um assentamento foram convidados a participar de um estudo que possibilitaria uma programação de atividades educativas de acordo com suas necessidades e interesses.

    Fonte:
    http://giselacastr.vilabol.uol.com.br/pesquisapart.htm
     

  • Questão certa. Segundo Freire (1984, p. 35),Trabalhar na perspectiva libertadora onde a “pesquisa, como ato de conhecimento, tem como sujeitos cognoscentes, de um lado, os pesquisadores profissionais; de outro os grupos populares e, como objeto a ser desvelado, a realidade concreta”.

    Fonte: . FREIRE P. Criando Métodos de Pesquisa Alternativa: aprendendo a fazê-la melhor. In: BRANDÃO, C. R. (Org.). Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 34-41.

     

    O método de alfabetização de Paulo Freire é considerado uma pesquisa participante, pois estimula que os envolvidos se conscientizem de sua situação e da possibilidade de transformá-la. CESPE-INSS-2008


ID
312409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o
aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula
é, assim, um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos
cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas
de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas
incertezas.

Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 96 (com adaptações).

A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima,
julgue os próximos itens.

Para que se desenvolva a leitura, a escrita, a reflexão, a aprendizagem e a pesquisa autônoma, são importantes as relações de afetividade, confiança, empatia e respeito entre professores e alunos. Assim, os educadores devem permitir que tais sentimentos interfiram no cumprimento ético de seu dever de professor.

Alternativas
Comentários
  • O professor nao pode de forma alguma deixar que as relaçoes interpessoais intefiram no seu proceder escolar, sob pena de comprometer todo o planejamento escolar. Isso nao implica dizer que o professor nao deva se relacionar com seus alunos.
  • Para que se desenvolva a leitura, a escrita, a reflexão, a aprendizagem e a pesquisa autônoma, são importantes as relações de afetividade, confiança, empatia e respeito entre professores e alunos. ENTRETANTO, os educadores  NÃO DEVEM  permitir que tais sentimentos interfiram NEGATIVAMENTE no cumprimento ético de seu dever de professor.  

    (Freire explica que quem ensina é também um aprendiz e que apesar de prazerosa a atividade docente requer seriedade, preparo científico, físico, emocional e afetivo, além de exigir ousadia, pois promove um envolvimento emocional. Mas este envolvimento deve ser esclarecido e pautado em bases diferentes de uma ideologia de passividade, pois resistir a uma política e uma realidade social do ensino não é para seres passíveis. Disponível em http://grupo5didatica.blogspot.com.br/2015/11/resumo-professora-sim-tia-nao-cartas.html)


ID
312412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o
aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula
é, assim, um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos
cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas
de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas
incertezas.

Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 96 (com adaptações).

A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima,
julgue os próximos itens.

O processo de educação na sociedade tecnológica deve ter como foco principal as deficiências dos alunos e trabalhar nas mudanças para que os educandos conquistem autonomia e liberdade de pensar e agir.

Alternativas
Comentários
  • Os alunos construam os conhecimentos nas diferentes disciplinas, conceitualizem, participem nos processos de negociação e de recriação de significados de nossa cultura, entendam os modos de pensar e de pesquisar das diferentes disciplinas, participem de forma ativa e crítica na reelaboração pessoal e grupal da cultura, opinem com fundamentações que rompam com o senso comum, debatam com seus companheiros argumentando e contra-argumentando, elaborem produções de índole diversa: um conto, uma enquête, um mapa conceitual, um resumo, um quadro estatístico, um programa de rádio, um jornal escolar, um vídeo, um software, uma exposição fotográfica, etc.mo foco desenvolver aptidões.( Litwin 1997, p. 33)


ID
312415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o
aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula
é, assim, um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos
cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas
de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas
incertezas.

Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 96 (com adaptações).

A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima,
julgue os próximos itens.

De acordo com Paulo Freire, seja autoritária, boazinha, irresponsável, amorosa, mal-humorada ou competente, a postura do professor sempre deixará marcas em seus alunos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

  • Esse é o famoso currículo oculto.


ID
312421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

A perspectiva epistemológica do interacionismo, representada pelo pensamento de Piaget, nega o empirismo e o racionalismo. A ideia central da teoria de Piaget é a de que o conhecimento precede à experiência.

Alternativas
Comentários
  • A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou, acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, uma assimilação e o equilíbrio é, então, alcançado.
  • A questao fez menção as teorias da escola russa de desenvolvimento (vygotsky, luria, Lev leontiev) e tambem ressaltou aspectos levantados pelo PIAGET.
  • Piaget não diz que o conhecimento precede à experiência.  Acho que é esse o erro da questão.

    Piaget formula o conceito de epigênese, argumentando que "o conhecimento não procede nem da experiência única dos objetos nem de uma programação inata pré-formada no sujeito, mas de construções sucessivas com elaborações constantes de estruturas novas" (Piaget, 1976 apud Freitas 2000:64). Quer dizer, o processo evolutivo da filogenia humana tem uma origem biológica que é ativada pela ação e interação do organismo com o meio ambiente - físico e social - que o rodeia (Coll, 1992; La Taille, 1992, 2003; Freitas,  2000; etc.), significando entender com isso que as formas primitivas da mente, biologicamente constituídas, são reorganizadas pela psique socializada, ou seja, existe uma relação de interdependência entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer.

    http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm
  • ERRADO

    A perspectiva epistemológica do interacionismo, representada pelo pensamento de Piaget, é uma síntese do empirismo e do racionalismo. O autor põe em xeque as idéias de que o conhecimento nasce com o indivíduo ou é dado pelo meio social. Afirma que o sujeito constrói o conhecimento na interação com o meio físico e social, e essa construção vai depender tanto das condições do indivíduo como das condições do meio (DARSIE, 1999).
  • A palavra "interacionismo" remete às teorias de Vygotsky, pois, a teoria de Piaget é "a epistemologia genética" e  ,também, é relacionada ao termo "construtivismo". Se pensarmos no termo construtivismo pode-se notar uma ideia ativa em relação ao conhecimento, ou seja, é interiorizado algum objeto do ambiente (assimilição), logo, é somado a conhecimentos já existentes na cognição, dessa forma, a estrutura cognitiva é modificada (acomodação).

    1- Assimilação

    2- Acomodação

    keep on... 

  • Pelo que tenho estudado, interacionismo remete tanto à teoria de Vygotsky, quanto à teoria de Piaget. Eles divergem em outros aspectos, mas ambos acreditam que o conhecimento e desenvolvimento ocorre na interação do sujeito com o objeto.


ID
312424
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

Para compreender as contribuições do pensamento de Vigotsky para a educação, é necessário que se faça uma breve consideração acerca dos fundamentos filosóficos subjacentes a suas ideias. Vigotsky construiu uma psicologia marxista, buscando as bases dessa teoria para explicar a formação da mente.

Alternativas
Comentários
  • ·    A sua teoria tem raízes na teoria marxista do materialismo dialéctico, ou seja, que as mudanças históricas na sociedade e a vida material produzem mudanças na natureza humana.

  • CERTO!!!


    A sua psicologia tem como base epistemológica o materialismo dialético de Karl Max, investigando os processos psicológicos humanos, como relevo em sua dimensão histórica e não natural. Extrai do marxismo a ideia de que o ser humano é uma realidade concreta e sua essência é construída nas relações sociais.


    Fonte: Psicologia da aprendizagem,: processos, teorias e contextos.

  • Errei por causa do "construiu"

ID
312454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A pedagogia social crítica assume uma posição de síntese,
pois garante compreender o processo de conhecimento como
intervenção do sujeito no mundo objetivo e a modificação do
sujeito em decorrência de sua ação sobre esse mundo objetivo.
A introdução de conhecimentos não visa o acúmulo de informações,
mas uma reelaboração mental que se traduzirá em comportamentos
práticos, em uma nova perspectiva de ação sobre o mundo social,
levando efetivamente à passagem do individual ao social. Da
prática para a teoria, para regressar à prática.

José Carlos Libâneo. Psicologia educacional: uma avaliação crítica. In: S. T. M. Lane e W. Codo.
Psicologia social: o homem em movimento.
São Paulo: Brasiliense, 2001 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se
seguem, a respeito da relação entre escola e sociedade.

Segundo Paulo Freire, um projeto de escola que busque a formação da cidadania precisa: tratar todos os indivíduos com dignidade, com respeito à divergência, valorizando o que cada um tem de bom; fazer que a escola se torne mais atualizada para que os alunos gostem dela; e, ainda, garantir espaço para a construção de conhecimentos científicos significativos, que contribuam para uma análise crítica da realidade.

Alternativas
Comentários
  • Salvo o engano, o Professor Paulo Freire valorizava a cultura popular e não somente a cultura científica. Na real vejo que o forte apego à cultura científica como transformadora da realidade é oriunda tanto da pedagogia Histórica-Crítica (Prof. Saviani), quanto crítico social dos conteúdos (Prof. Libâneo). Realmente o termo "conhecimento científico" fez-me errar a questão


ID
312457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A pedagogia social crítica assume uma posição de síntese,
pois garante compreender o processo de conhecimento como
intervenção do sujeito no mundo objetivo e a modificação do
sujeito em decorrência de sua ação sobre esse mundo objetivo.
A introdução de conhecimentos não visa o acúmulo de informações,
mas uma reelaboração mental que se traduzirá em comportamentos
práticos, em uma nova perspectiva de ação sobre o mundo social,
levando efetivamente à passagem do individual ao social. Da
prática para a teoria, para regressar à prática.

José Carlos Libâneo. Psicologia educacional: uma avaliação crítica. In: S. T. M. Lane e W. Codo.
Psicologia social: o homem em movimento.
São Paulo: Brasiliense, 2001 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se
seguem, a respeito da relação entre escola e sociedade.

Buscar apoios pedagógicos nas próprias condições sociais concretas dos alunos é uma forma de colher os meios de levar um aluno com dificuldades escolares a interessar-se pelas atividades, a ter vontade de aprender e a dedicar-se aos estudos.

Alternativas
Comentários
  • dar uma rolpagem significativa aos conteudos escolares é uma otimas estrategia no campo ensino-aprendizagem...para que isso ocorra, se faz necessario que o professor valorize o conteudo que o aluno tras de casa, seu contexto, seus valores.

ID
312460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A pedagogia social crítica assume uma posição de síntese,
pois garante compreender o processo de conhecimento como
intervenção do sujeito no mundo objetivo e a modificação do
sujeito em decorrência de sua ação sobre esse mundo objetivo.
A introdução de conhecimentos não visa o acúmulo de informações,
mas uma reelaboração mental que se traduzirá em comportamentos
práticos, em uma nova perspectiva de ação sobre o mundo social,
levando efetivamente à passagem do individual ao social. Da
prática para a teoria, para regressar à prática.

José Carlos Libâneo. Psicologia educacional: uma avaliação crítica. In: S. T. M. Lane e W. Codo.
Psicologia social: o homem em movimento.
São Paulo: Brasiliense, 2001 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se
seguem, a respeito da relação entre escola e sociedade.

Por muito tempo na história da educação brasileira, as dificuldades de aprendizagem estiveram associadas a problemas socioeconômicos e culturais, enfrentados por crianças e jovens das classes desfavorecidas. Esse posicionamento continua sendo defendido pelas concepções críticas de educação.

Alternativas
Comentários
  • A boa interpretação do texto já garantir a conlusão desta questão.

  • Certo.

    Muitos estudiosos atribuem a dificuldade de aprendizagem às condições socioeconômicas e culturais. Por exemplo: a criança que não se alimenta bem, tem menos concentração e consequentemente, menos aprendizagem. Outro exemplo (desta vez, envolvendo os problemas culturais): uma criança que não tem condições de viajar, de ir ao teatro, tem menos visão de mundo e menos experiência de vida, o que pode vir a diminuir sua criatividade e consequentemente, sua aprendizagem fica deficitária, pois, o conhecimento envolve muito mais que a aprendizagem acadêmica, e sim todo o contexto sociocultural econômico do educando.

  • Nesse sentido, o papel do educador como problematizador seria de alguém que provoca a reflexão crítica dos educandos a partir dos conflitos que caracterizam as situações do cotidiano. Ou seja, a partir do conhecimento que o educador traz, o aluno vai tendo uma relação mais ampla, mais contextualizada do mundo em que vivemos. É a reflexão, nesta perspectiva, que fará com que o educando desenvolva a consciência crítica, a consciência de que ele pode intervir e tem a capacidade de participar na transformação das relações que julguem necessárias. Mais ainda, a consciência crítica faz com que o estudante perceba o caráter histórico, cultural, dialógico das relações sociais e de suas relações com a sociedade, condição essencial para uma participação mais ativa e transformadora na sociedade.

    Segundo Lora (2005), no prefácio de uma das obras de Paulo Freire, na Conferência de Ministros da Educação, ocorrida na Venezuela, em 1971, uma ideia de educação libertadora e crítica era anunciada: “Toma corpo a ideia de uma educação libertadora que contribua para formar a consciência crítica” (p. 9).


ID
317047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Libâneo, citando Chiavenato, define organização como “unidades
sociais constituídas de pessoas que trabalham juntas para alcançar
determinados objetivos”. Neste sentido, o autor classifica a escola
como sendo uma organização onde as interações entre as pessoas
visam à promoção da formação humana. Com relação à organização
escolar, julgue os itens que seguem.

A concepção a respeito dos objetivos da educação em relação à formação dos alunos determinará os significados assumidos pela organização e gestão da escola.

Alternativas

ID
393073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.

A tese de que desenvolvimento psicológico do indivíduo independe do ambiente social é compatível com a perspectiva histórico-cultural desenvolvida por Vigotsky.

Alternativas
Comentários
  • A tese de que desenvolvimento psicológico do indivíduo independe do ambiente social é compatível com a perspectiva histórico-cultural desenvolvida por Vigotsky.
  • a escola russa de desenvolvimento, da qual era mentor o celebre lev vigotsky postulavam a importancia do ambiente no desenvolvimento da criança, e criou a teoria da area de desenvolvimento proximal. teve GRANDE E IMPORTANTE contribuição de LURIA E LEV  LEONTIEV para desenvolver as teorias russas de desenvolvimento infantil que, devido a sua pertinencia, influenciam fortemente as teorias educacionais atuais.
  • Gabarito: Errado

    a verdadeira trajetória de desenvolvimento do pensamento não vai no sentido do pensamento individual para o socializado, mas do pensamento socializado para o individual” (VYGOTSKY, s/d, grifo nosso).

    Essa constatação permitiu a Vygotsky compreender que o pensamento não é formado com autonomia e independência, mas sob condições determinadas, sob a mediação dos signos e dos instrumentos culturais que se apresentam histórica e socialmente disponíveis.


ID
393085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.

Segundo Jean Piaget, o desenvolvimento psíquico, que se inicia no nascimento e se encerra na idade adulta, orienta-se essencialmente para o equilíbrio.

Alternativas
Comentários
  • O conceito de equilibração torna-se especialmente marcante na teoria de Piaget pois ele representa o fundamento que explica todo o processo do desenvolvimento humano. Trata-se de um fenômeno que tem, em sua essência, um caráter universal, já que é de igual ocorrência para todos os indivíduos da espécie humana mas que pode sofrer variações em função de conteúdos culturais do meio em que o indivíduo está inserido.

    fonte: http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm
  • Segundo Piaget o desenvolvimento mental se dá progressivamente de maneira similar ao crescimento orgânico, que começa no nascimento e encerra na fase adulta. Assim a vida mental é como se evoluísse até chegar ao equilíbrio final, que seria a mentalidade adulta. Esse equilíbrio vai ficando mais estabilizado com a elevação da idade. 

     

    O desenvolvimento é uma equilibração crescente que oscila entre um estado de menor equilíbrio para um equilíbrio superior. Então é uma construção contínua, que passa de um estágio inferior para um superior. A equilibração é um processo de desequilíbrio e equilíbrio que acontece entre os estágios para haver uma mudança de estágio. O desequilíbrio é a motivação primária para alterar as estruturas mentais da pessoa.


ID
393094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca de educação de jovens e adultos, julgue os itens a seguir.

A partir da elaboração, por Paulo Freire, do relatório A Educação de Adultos e as Populações Marginais: o Problema dos Mocambos, introduziu-se, no país, uma nova maneira de abordar a alfabetização de adultos.

Alternativas
Comentários
  • Correta

    A Educação de Adultos e as Populações Marginais: o Problema dos Mocambos


    Relatório apresentado pela equipe de Pernambuco, tendo Paulo Freire como um dos relatores, ao 2º Congresso de Educação de Adultos realizado no Rio de Janeiro em 1958. A comunicação transcrita abaixo representa a primeira mudança do conceito de analfabetismo e da concepção de alfabetização, assumida posteriormente pelos movimentos de cultura e educação popular do início dos anos 1960, particularmente pelo próprio Paulo Freire

ID
406783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a relação entre a educação e a sociedade, julgue os
itens subsequentes.

A educação única e universal, apropriada para toda a natureza humana indistintamente, não sendo determinada por estruturas sociais é a premissa que fundamenta a concepção durkheimiana.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada!!

    Para Durkheim, quanto mais eficiente for o ensino, melhor para a sociedade.


    Frases de Émile Durkheim: 

    "A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto" 

    "A sociedade e cada meio social particular determinam o ideal que a educação realiza"

    Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/emile-durkheim-307266.shtml
     
  • Retificando o comentário da colega Lejum está errado, pois a teoria "Tábula Rasa" é de JOHN LOCKE e não de Durkeim.
  • Obrigada pela informação colega! Já retifiquei o comentário, retirando apenas a frase que estava incorreta. Para alertar os colegas, a informação havia sido retirada do livro da professora Fabiana Lagar (2ª edição) lançado pela editora Gran Concursos.. Acredito que é mais válido e construtivo alterar a resposta e conscientizar o pessoal quanto ao erro no material (já que ela é bem conhecida entre os concurseiros mais velhos, e por isso seu material é bem utilizado), do que simplesmente apagar o comentário (como foi solicitado por mensagem). Apesar de ter bastante informações bacana no livro da referida professora, e eu continuar gostando do seu trabalho, seria triste errar uma questão devido ao material :(


    Abraços a todos e bons estudos

  • Durkheim entende em “Educação e Sociologia” que nem todos os homens são feitos para refletir; será preciso que sempre haja homens de sensibilidade e homens de ação. Os homens não podem dedicar, todos, ao mesmo gênero da vida; existem diferentes funções a preencher. É preciso construir uma harmonia para o trabalho. A educação é em essência, um fenômeno social que consiste em socializar os indivíduos. Educar uma criança é prepará-la (ou forçá-la) a participar de uma ou de várias comunidades. A educação é um processo social, e cada sociedade tem as instituições pedagógicas que lhe convém



    (...) Cada sociedade faz do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quando do físico e moral, um ideal que de certo ponto é o mesmo para todos os homens. Esse ideal, ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação.


    Fonte: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/40/art18_40.pdf


    Gabarito: Errado.



    Bons estudos!!!^^

  • errado, "Durkheim ao se debruçar nos conceitos de Educação, sua natureza e o seu papel, afirma que não existe nada que confirme a hipótese de que a educação é válida, universal e única para todos os homens, indistintamente. Defende o argumento que “a educação variou infinitamente conforme os tempos e as regiões”.

    fonte: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/download/10024/7275


ID
423358
Banca
CEPERJ
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Lauro de Oliveira Lima, cujo pensamento está estreitamente vinculado à prática de uma escola experimental piagetiana, propõe, em sua teoria da educação, os “dez mandamentos do ensino”.

Assinale a alternativa que indica um desses mandamentos:

Alternativas
Comentários
  • Segue os 10 mandamentos do ensino:1 - Não ensine: provoque a atividade da criança (algo parecido com a brincadeira tradicional de "adivinhação");

     

    2 - Leve as crianças a discutirem entre si a situação proposta e respeite suas conclusões, mesmo que "erradas" (a solução dada pelas crianças corresponde ao seu nível mental);

     

    3 - Não trabalhe na base da linguagem (sendo um produto social assimilado por imitação, a linguagem nada diz sobre o verdadeiro nível de desenvolvimento da criança);

     

    4 - Não prestigie a memorização: o melhor resultado é o que demonstrar capacidade de inventar e descobrir (mesmo que, do ponto de vista do professor, a solução seja errada);

     

    5 - Comporte-se como técnico do time de futebol: estimule, sugira, critique, mas não jogue (o jogo é das crianças);

     

    6 - Use como "material" o que existir no mundo da criança (seja ela de uma favela ou de um bairro grã-fino);

     

    7 - Sempre que a criança superar um patamar, complexifique a situação (sem isto, a criança se "especializa" na solução obtida);

     

    8 - Na alfabetização utilize as marcas e logotipos que estão espalhados pela cidade e são utilizados no dia-a-dia da família (Não se prenda às cartilhas);

     

    9 - Organizar as crianças em grupos (pode até tomar como modelo inicial o escotismo), deixando que elas criem as regras de convivência (educação moral e cívica é democracia);

     

    10 - Leve as crianças a compreender o que fizeram ("tomada de consciência"), quer a atividade seja motora, verbal ou mental (incluindo, aí, os atritos surgidos entre as crianças)
    (Lima, 1984a, p. 70).


  • O professor, para entrar numa sala de aula, deve ter claros os objetivos a alcançar e saber recorrer aos meios que o levam aos objetivos determinados. Sem esquecer que a didática fundamenta-se prioritariamente na psicologia e que o professor não pode unicamente apoiar-se no pedagógico. Resumimos então a pedagogia piagetiana (Método Psicogenético) com Os Dez Mandamentos da Escola Piagetiana:
          1 - Não ensine: provoque a atividade da criança (algo parecido com a brincadeira tradicional de "adivinhação");

     

          2 - Leve as crianças a discutirem entre si a situação proposta e respeite suas conclusões, mesmo que "erradas" (a solução dada pelas crianças corresponde ao seu nível mental);

     

          3 - Não trabalhe na base da linguagem (sendo um produto social assimilado por imitação, a linguagem nada diz sobre o verdadeiro nível de desenvolvimento da criança);

     

          4 - Não prestigie a memorização: o melhor resultado é o que demonstrar capacidade de inventar e descobrir (mesmo que, do ponto de vista do professor, a solução seja errada);

     

          5 - Comporte-se como técnico do time de futebol: estimule, sugira, critique, mas não jogue (o jogo é das crianças);

     

          6 - Use como "material" o que existir no mundo da criança (seja ela de uma favela ou de um bairro grã-fino);

     

          7 - Sempre que a criança superar um patamar, complexifique a situação (sem isto, a criança se "especializa" na solução obtida);

     

          8 - Na alfabetização utilize as marcas e logotipos que estão espalhados pela cidade e são utilizados no dia-a-dia da família (Não se prenda às cartilhas);

     

          9 - Organizar as crianças em grupos (pode até tomar como modelo inicial o escotismo), deixando que elas criem as regras de convivência (educação moral e cívica é democracia);

     

          10 - Leve as crianças a compreender o que fizeram ("tomada de consciência"), quer a atividade seja motora, verbal ou mental (incluindo, aí, os atritos surgidos entre as crianças) (Lima, 1984a, p. 70).
  • e)

    Leve as crianças a discutirem entre si as situações propostas, respeite suas conclusões, mesmo as erradas – elas correspondem ao nível mental da criança.


ID
423370
Banca
CEPERJ
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Duas tendências pedagógicas consideram que o professor desempenha papel insubstituível nas relações professor– alunos. Na primeira, o professor exerce toda a sua autoridade para impedir qualquer comunicação entre os alunos. Na segunda, o professor é o mediador das trocas que se estabelecem na interação entre o sujeito e o meio, havendo comunicação entre todos.

Segundo Luckesi, essas duas tendências são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA E 

    letra A não é possivel, pois a lIberal renovada não diretiva(Escola Nova) sua enfase é com aspectos psicologicos e nao pedagógicos ou sociais,  o individuo deve adequar-se ao meio social. Não há interação.
    A primeira tendencia é caracterizada pela Tradicional, pois a figura é centralizado no professor, o aluno é receptor passivo dos conhecimentos. 
    Não é possivel também a primeira tendencia fazer parte da Tendencia Progressista, pois essa, vsa criar sujeitos  capazes de transformação.
     a SEGUNDA Tendencia, já descartamos ser Liberal, pois há interação. Em em nenhuma tendencia liberal há interação, pois e caracterizada por uma pedagogia acrítica, que nao visa transformação.
    A respeito das tendencias progressistas , a pedagogia de Paulo Freire e (Libertadora) oprofessor coordena as atividades. A libertária , o saber é sistematizado. 
    Resta-nos então A historico-crítica onde o socnteudo confronta a realidade social, enfatiza conhecimento historico, prepara o aluno para o mundo adulto, com participação ativa na democratização da sociedade. è mediador entre os conteudos.



  • A critico-social de conteúdos destaca a escola como sendo um mecanismo de preparação do aluno para o mundo adulto. Os métodos desenvolvidos se dão através da experiência do aluno. Eles são divididos em:

    • Métodos ativos: existe a participação integral do aluno, sendo sua ação didática fundamentada nessa atividade continua.
    • Métodos ativos individualizados: atende as necessidades individuais de acordo com a possibilidade e realidade do educando, procurando ajustar o ensino, adaptando-o a capacidade do aluno. Entre os que adotam esse método está  que busca proporcionar a criança atividades capazes de desenvolver o auto-domínio nas crianças. E o Plano Dalton que atende as diferenças individuais respeitando a liberdade de cada um, possibilitando a livre escolha e a autodeterminação do aluno. Não há uma aula formal e nem reprovações, assim como não tem horários específicos. Todavia, apenas os alunos acima de nove anos escolarizados que são atendidos.
    • Métodos ativos socializados: Permite a socialização do educando através de uma ação didática e de interesses e associação de ideias. Inicialmente o aluno deve conhecer os acontecimentos do seu cotidiano para, posteriormente, através dele serem atingidas as metas desejadas. Esse método propõe a ideia de um ensino globalizado, baseado nos interesses dos educandos.
    • Métodos ativos mistos: São simultaneamente socializados e globalizados, já que atende as diferenças individuais, socializando o educando. Engloba assuntos relacionados entre si e ajuda na aquisição de novos conhecimentos, atitudes e habilidades essências para a integração do meio físico e social.

    Referências bibliográficas:

    FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

    LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública - A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 2002 - 18º ed.


ID
468916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item subseqüente com relação aos fundamentos históricos e sociológicos da educação.

Durkheim acredita que a educação é feita a partir da geração mais velha para a mais nova, por meio da transmissão de valores dominantes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C


    Segundo Émile Durkheim, haveria duas gerações - de jovens e de adultos - esta repassaria os códigos e os valores dominantes àquela. Ressalta-se que o autor considerava a geração de jovens "vazia", ou seja, esses indivíduos seriam apenas receptáculos para os conhecimentos. 

  • Como a educação é entendida por Durkheim como um meio de manutenção das estruturas sociais estabelecidas, é correto concluir que se trata da transmissão de valores dominantes da geração mais velha para a mais nova.

    GABARITO: questão “CERTA”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - Direção Concursos

    Como a educação é entendida por Durkheim como um meio de manutenção das estruturas sociais estabelecidas, é correto concluir que se trata da transmissão de valores dominantes da geração mais velha para a mais nova.

    GABARITO: questão “CERTA”


ID
503299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.

De acordo com a teoria piagetiana, a assimilação e a acomodação são dois aspectos complementares do processo de construção do conhecimento. A criança assimila um objeto e acomoda um esquema. Assimila um objeto dentro de um esquema já dominado e acomoda um esquema para que ele dê origem a outro.

Alternativas
Comentários
  • Psicologia do desenvolvimento

    Assimilação:
     Processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceptual nas estruturas cognitivas prévias. Ou seja, quando a criança tem novas experiências (vê/ouve coisas novas), ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui.


    Acomodação: Acontece quando a criança não consegue assimilar um novo estímulo, isto é, não existe uma estrutura cognitiva que assimile a nova informação em função das particularidades desse novo estímulo. Diante deste impasse, restam apenas duas saídas - ou criar um novo esquema ou modificar um esquema existente. Ambas as ações resultam  numa mudança na estrutura cognitiva. 

    Equilibração: Trata, de uma maneira geral, de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e, assim, é considerada como um mecanismo auto-regulador, necessária para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente.
  • O objeto não é alterado por ser assimilado; apenas integrado no campo das estruturas. Na acomodação você já conseguiu o conhecimento.

  • Pelo que a lu leal postou, a resposta seria a Errado, uma vez que não necessariamente precisa haver a criação de um novo esquema. Outra coisa que estaria errada é assimilar um objeto que já está no esquema, não! Se já está no esquema, então não precisa ser assimilado.

  • CERTA. DE ACORDO COM O MATERIAL DE APOIO DA PROFESSORA FABIANA, DO PEDAGOGIA PARA CONCURSOS: “Para Piaget, o processo de conhecer promove um desequilíbrio com aquilo que já possuímos/sabemos, e já está estabelecido entre sujeito e objeto, desencadeando primeiramente um processo de assimilação e posteriormente acomodação, ou seja, as modificações sofridas pelo sujeito em função da assimilação desencadeada. Resultando em um equilíbrio, ou conhecimento novamente, sendo esse processo vivenciado por toda a vida da pessoa”. (SILVA, 2017, p.6)


ID
503302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.

Piaget apresenta quatro estágios de desenvolvimento da inteligência: pré-operacional, de 0 a 2 anos de idade; operacional concreto, de 2 a 7 anos; operacional formal, de 7 a 11 anos; e sensório motor, de 11 anos em diante.

Alternativas
Comentários
  • Piaget, quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da criança, descreve-a, basicamente, em 4 estados, que ele próprio chama de fases de transição essas 4 fases são o Sensório-motor (0 – 2 anos), o Pré-operatória (2 – 7 anos), o Operatório concreto  (7 – 11 anos) e o Opratório formal (12 anos em diante).
  • Segundo Piaget

    Depois de observar muitas crianças, Piaget concluiu que o progresso delas passa por quatro estágios e que todas passam por eles na mesma ordem.

    Estágio sensório-motor (até 2 anos) - Segundo Piaget, nessa fase do desenvolvimento, o campo da inteligência da criança aplica-se a situações e ações concretas. Trata-se do período em que há o desenvolvimento inicial das coordenações e relações de ordem entre ações. É também o período da diferenciação entre os objetos e o próprio corpo.

    Estágio pré-operatório (dos 2 aos 6/7 anos) - É a fase em que as crianças reproduzem imagens mentais. Elas usam um pensamento intuitivo que se expressa numa linguagem comunicativa - mas egocêntrica -, porque o pensamento delas está centrado nelas mesmas.

    Estágio operatório concreto (dos 6/7 aos 11/12 anos) - Nessa fase as crianças são capazes de aceitar o ponto de vista do outro, levando em conta mais de uma perspectiva. Podem representar transformações, assim como situações estáticas. Têm capacidade de classificação, agrupamento, reversibilidade e conseguem realizar atividades concretas, que não exigem abstração.

    Estágio das operações formais (dos 11/12 até a vida adulta) - É a fase de transição para o modo adulto de pensar. É durante essa fase que se forma a capacidade de raciocinar sobre hipóteses e idéias abstratas. Nesse momento, a linguagem tem um papel fundamental, porque serve de suporte conceitual.

    (Pesquisa e texto de Guila Eitelberg Azevedo)

  • A ordem  está incorreta. São elas:

    1. Sensório-motor: 0 a 2 anos

    2. Pré-operatório: 2 a 7 anos

    3. Operatório concreto: 7 a 11 anos

    4. Operatório Formal: 12 anos para frente

  • Piaget apresenta quatro estágios de desenvolvimento da inteligência: Sensório-motor, de 0 a 2 anos ; pré-operacional, de 2 a 7 anos de idade; operacional concreto, de 7 a 10 anos; operacional formal, 11 anos;


ID
503317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.

Para Vigotsky, a maturação biológica é um fator primordial no desenvolvimento das formas complexas de comportamento humano. Apóia-se na idéia de que a criança contém os estágios de desenvolvimento intelectual esperando o momento adequado para emergir.

Alternativas
Comentários
  • Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotsky, o ambiente social.

    Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios.
    Vygotsky, ao salientar o ambiente social em que a criança nasceu, reconhece que, em se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará. Neste sentido, não se pode aceitar uma visão única, universal, de desenvolvimento humano.
  • ERRADO!!! Quem vai falar sobre estágios é Piaget e Wallon


ID
503320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.

Vigotsky identifica dois níveis de desenvolvimento: um que se refere às conquistas já efetivadas, nível de desenvolvimento real; e outro, de desenvolvimento potencial, que se relaciona às capacidades a serem construídas. Entre esses dois níveis, se localiza a zona de desenvolvimento proximal.

Alternativas
Comentários

  • Certo.

    Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)  é um conceito elaborado por Vygotsky e define a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro. Quer dizer, é a série de informações que a pessoa tem a potencialidade de aprender mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente atingíveis

  • zona de de desenvolvimento real (capacidade de resolver um problema sem ajuda) -----zona de de desenvolvimento proximal(Determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro-------zona de desenvolvimento potencial( com a mediação possibilita-se fazer algo mais complexo se torne real).

    REAL -->PROXIMAL-->POTENCIAL

    Ou seja, zdp é a distância entre o real e o potencial a ser desenvolvido.

    Por isso, o professor é tido como mediador do processo.

    Bons estudos!


ID
503323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.

Paulo Freire enfatiza, no processo educativo, os elementos objetivos que aparecem nas relações entre professor e aluno. Ele faz uma análise epistemológica da educação, destacando professor e aluno como objetos do conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO. Professor e aluno, na visão epistemológica de freire, NÃO são OBJETOS do conhecimento.

    Observe:

    Educação , para FREIRE ( 1986:p.25 ) ligada é ato de conhecimento,mas é também ato político, jamais sendo neutra. Os Educadores estão a favor de algo e, ao mesmo tempo, contra algo,e da mesma forma as práticas educativas,ora, elas são práticas educativas e epistemológicas. O Educador opta por um projeto político, seja na escola , para a escola e para a sociedade, e na sociedade .

    A Educação libertadora propõe a lógica da crítica. Qual crítica? Uma atitude epistemológica e política que não fica encerrada no recinto da escola, mas parte para o confronto com toda o real sócio-político e cultural,

    “ O Educador libertador tem que estar atento para o fato de que a transformação não é só uma questão de métodos e técnicas. Se a educação libertadora fosse somente uma questão de métodos, então o problema seria mudar algumas metodologias tradicionais por outras mais modernas.Mas não é esse o problema. A questão é o estabelecimento de uma relação diferente com o conhecimento e com a sociedade. A crítica que a educação libertadora tem para oferecer enfaticamente não é a crítica que termina no subsistema da educação .Pelo contrário, a crítica na sala de aula libertadora vai além do subsistema da educação e se torna a crítica da sociedade.”( SHOR, Ira. FREIRE, 1986,. p.48)



ID
503326
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.

Para a teoria freiriana, a função da escola é preparar criticamente o indivíduo, integrando-o à sociedade, contribuindo para a transformação social, por meio de uma prática criativa, participativa, dialógica e conscientizadora.

Alternativas
Comentários
  • Questão CERTo


ID
553315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os
itens que se seguem.

A metodologia centrada na compreensão, reflexão e ação caracteriza a tendência educacional libertadora de Paulo Freire.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a tendência educacional libertadora de Paulo Freire, aprender é um ato de conhecimento da realidade concreta, isto é, da situação real vivida pelo educando, e só tem sentido se resulta de uma aproximação crítica dessa realidade. O que é aprendido não decorre de uma imposição ou memorização, mas do nível crítico de conhecimento, ao qual se chega pelo processo de compreensão, reflexão e crítica. 

  • Questão certa.


ID
553402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a concepção de habilidades e competências proposta
por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.

A competência cognitiva está relacionada ao aprender a aprender, e a competência pessoal, ao aprender a conviver.

Alternativas
Comentários
  • 1. Aprender a ser (desenvolvimento de competências pessoais): Competência pessoal que inclui desenvolver: Identidade; autoestima; autoconceito; autoconfiança; querer ser; plenitude humana.

    2. Aprender a conviver (desenvolvimento de competências sociais): Conviver é relacionar-se; aprender a comunicar-se; aprender a interagir; aprender a se cuidar; aprender a cuidar do lugar aonde viemos; aprender a valorizar o saber social.

    3. Aprender a fazer (desenvolvimento de competências produtivas): São competências produtivas: Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo; interpretar dados; domínio da lecto-escritura; capacidade de descrever, analisar e interpretar dados, fatos e situações.

    4. Aprender a conhecer (desenvolvimento de competências cognitivas): São competências cognitivas: Aprender a aprender; ensinar o ensinar; conhecer o conhecer.

    Desta forma, procura-se trabalhar com educação no sentido pleno, educando crianças e adolescente para que aprendam a ser, conviver, conhecer e produzir ao longo de sua vida.

  • Acredito que "aprender a aprender" foi utilizada como expressão sinônima de "Aprender a conhecer" e o erro da afirmativa está na "competência pessoal", quando na verdade seria "interpessoal".

ID
553408
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a concepção de habilidades e competências proposta
por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.

Na organização do trabalho pedagógico por competências, não se deve perder tempo treinando a mobilização dos saberes para situações complexas.

Alternativas
Comentários
  • Creio haver um equívoco na negativa da questão.

    Recife,16/02/2018. Parece que a palavra "treinando" está sobrando no texto.

     

  • Concordo com Romildo.

  • Acredito que este gabarito está incorreto.

    Segundo Perrenoud (1999, p. 30): "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.). Para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações".

  • O gabarito está errado!

    Em entrevista o Philippe Perrenoud a Paola Gentile e Roberta Bencini diz que:

    2. De onde vem a idéia de competência na educação ? Quando começou a ser empregada ?

    Quando a escola se preocupa em formar competências, em geral dá prioridade a recursos. De qualquer modo, a escola se preocupa mais com ingredientes de certas competências, e bem menos em colocá-las em sinergia nas situações complexas. Durante a escolaridade básica, aprende-se a ler, a escrever, a contar, mas também a raciocinar, explicar, resumir, observar, comparar, desenhar e dúzias de outras capacidades gerais. Assimila-se conhecimentos disciplinares, como matemática, história, ciências, geografia etc. Mas a escola não tem a preocupação de ligar esses recursos a certas situações da vida. Quando se pergunta porque se ensina isso ou aquilo, a justificativa é geralmente baseada nas exigências da seqüência do curso : ensina-se a contar para resolver problemas ; aprende-se gramática para redigir um texto. Quando se faz referência à vida, apresenta-se um lado muito global : aprende-se para se tornar um cidadão, para se virar na vida, ter um bom trabalho, cuidar da sua saúde. A onda atual de competências está ancorada em duas constatações :

    1. A transferência e a mobilização das capacidades e dos conhecimentos não caem do céu. É preciso trabalhá-las e treiná-las. Isso exige tempo, etapas didáticas e situações apropriadas.

    2. Na escola não se trabalha suficientemente a transferência e a mobilização não se dá tanta importância a essa prática. O treinamento, então, é insuficiente. Os alunos acumulam saberes, passam nos exames, mas não conseguem mobilizar o que aprenderam em situações reais, no trabalho e fora dele (família, cidade, lazer etc)

    Isso não é dramático para quem faz estudos longos. É mais grave para quem freqüenta a escola somente por alguns anos. Formulando-se mais explicitamente os objetivos da formação em termos de competência, luta-se abertamente contra a tentação da escola :

    Disponível em

  • Na abordagem ao ensino/aprendizagem por competências incita a considerar os saberes como recursos a serem mobilizados, a trabalhar por meio de problemas, a criar e/ou (re)utilizar novas metodologias de ensino/aprendizagem, a negociar e a desenvolver projetos com os alunos, a optar por uma planificação flexível, a incentivar o improviso, a caminhar no sentido de uma maior integração disciplinar, na direção do desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar.

    Para Perrenoud (1999, p.7) o conceito de competência é “uma capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem se limitar a eles”. 

    Na visão de Perrenoud (1999, p.10): os currículos voltados à construção de competências devem promover uma limitação “drástica da quantidade de conhecimentos ensinados e exigidos”, dando prioridade a conteúdos que possam ser exercitados, no contexto do aprendizado pela mobilização em situações complexas. 

    Concordamos com Celso Antunes (2001, p.35) em sua afirmação: “portanto, aprender não é simplesmente um armazenamento de informações e sim a capacidade de selecioná-las, com competência, para estruturar e reestruturar sua aplicabilidade e ações.” Somente disponibilizar informações não promove o ensino e aprendizagem.


ID
553414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a concepção de habilidades e competências proposta
por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.

No processo de avaliação de competências, deve-se levar em consideração a transferência do conhecimento adquirido, e não, as estratégias cognitivas e metacognitivas utilizadas pelos estudantes.

Alternativas

ID
553420
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a concepção de habilidades e competências proposta
por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.

No processo educativo voltado para a construção de competências, não basta reunir uma situação de transferência ao final de cada etapa de aprendizagem; é preciso, sobretudo, questionar as finalidades da escola.

Alternativas
Comentários
  • Segue um link com material sobre habilidades e competências em Perrenoud: www2.videolivraria.com.br/pdfs/14867.pdf
  • Perrenoud afirma que as escolas devem se interrogar a todo instante
    sobre suas finalidades, sua metodologia, seu funcionamento, suas práticas de
    forma aberta, coletiva.

ID
553423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a concepção de habilidades e competências proposta
por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.

A organização dos espaços e tempos das atividades escolares deve privilegiar os espaços que favoreçam a realização de projetos interdisciplinares ou as atividades de integração, em detrimento das disciplinas.

Alternativas
Comentários
  • O erro do item está em detrimento das disciplinas.
  • Detrimento

    Sinônimos: perda   dano   prejuízo   agravo   avaria   brecha   chaga   danificação   descalabro   detrimento  estrago   estropício   injúria   lesão   mal   perca   sinistro   gasto   abatido   avelhentado   carcomido   coçado  comido   comilão   consumido   consumo   corroído   cotiado   decrépito   despesa 

ID
553426
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a concepção de habilidades e competências proposta
por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.

Segundo a perspectiva do ensino por competências, os professores não devem possuir apenas saberes, mas, também, competências profissionais que não se limitem ao domínio dos conteúdos a serem ensinados.

Alternativas
Comentários
  • Ensino por Competências", um modelo de ensino que alia conhecimento, habilidade, experiência e atitude. A incorporação de novos conceitos, porém, exige mudanças culturais e sociais.

ID
555193
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Paulo Freire, o esforço e a competência dos educadores que avaliam as suas práticas pedagógicas no intuito de reduzir a distância entre a teoria e a prática, partindo do reconhecimento de que “ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para sua produção ou construção”, são denominados de

Alternativas

ID
555211
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O nome do educador Paulo Freire está diretamente relacionado à educação de jovens e adultos no cenário da Educação Brasileira. Dentre as características abaixo, aquela que NÃO se relaciona ao Método de alfabetização de Paulo Freire é:

Alternativas

ID
555277
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Como todo treinador esportivo, o professor pode “jogar com” seus alunos, servir de destinatário potencial para eles, de parceiro competente, que difere dos outros porque seu objetivo é mais favorecer a aprendizagem do que ganhar uma partida ou mostrar sua habilidade. Nesse sentido, o professor é um parceiro específico, cuja lógica é otimizar a aprendizagem do outro, em vez de suas próprias vantagens.”

PERRENOUD, Philippe. Avaliação entre duas lógicas: da excelência à regulação das aprendizagens, Porto Alegre: Artmed, 1999, p. 100.

Com base nas orientações de Perrenoud, uma coordenadora pedagógica discute com os professores da escola uma avaliação que não compare os desempenhos dos estudantes e que desenvolva instrumentos diversificados para “a regulação das aprendizagens”. Nesse sentido, a orientação pedagógica da escola sobre a avaliação dos estudantes deve ser entendida como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: d

     

    A avaliação somativa ela segrega ensino de aprendizagem, visa classificar, mensurar, quantificar o conhecimento. A avaliação somativa NÃO avalia o processo de ensino diferente da formativa que entende ensino e avaliação de maneira integrada. 


ID
555280
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A cultura não é só a manifestação artística ou intelectual que se expressa no pensamento. A cultura manifesta-se, sobretudo, nos gestos mais simples da vida cotidiana. Cultura é comer de modo diferente, é dar a mão de modo diferente, é relacionar-se com o outro de outro modo. Cultura para nós são todas as manifestações humanas; inclusive o cotidiano, e é no cotidiano que se dá algo essencial: o descobrimento da diferença.”

Freire , Paulo e FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta, Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1985, p.34

“[...] é necessário ter claro pelo menos alguns aspectos do que se denomina por globalização: a) trata-se de um processo social que atravessa os lugares de maneira diferenciada e desigual; b) sua lógica não se explica através do Estado-nação, daí falarmos em “sociedade global”, world system, “modernidademundo”; e c) a noção de espaço e de tempo é redefinida neste contexto.”

ORTIZ, Renato. Anotações sobre religião e globalização, Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol. 16, n 47, 2001, p. 64

O atual contexto de globalização, além de dar maior visibilidade para o tema das diferenças culturais no cotidiano escolar, aponta para outra característica fundamental da cultura, já que se trata de um(a)

Alternativas
Comentários
  • Fogo na Babilônia! \o/

  • só eu que estou me sentindo perdida, sem comentario da questao feita pelo professor.Ate aqui somos discriminados.kkk

  • A globalização corresponde a um processo dinâmico de interação entre as nações, proporcionado pelos progressos técnicos dos meios de transportes e telecomunicações, com destaque para os avanços informacionais das últimas décadas.

    fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/processos-globa.htm


ID
555724
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A leitura do mundo precede a leitura da palavra.”

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Ed. Cortez, 1992.

Essa ideia é central no conceito que Paulo Freire desenvolveu de

Alternativas
Comentários
  • d)

    Alfabetização.


ID
588979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

João, criança de cinco anos de idade que já desenvolveu consciência corporal, utiliza, com frequência, o pronome pessoal na primeira pessoa e, embora também já consiga distinguir realidade de fantasia, ainda as mistura em seus jogos. Gosta de ser admirado e de saber que agrada aos outros e, gradativamente, vem abandonando as crises de oposição e o confronto com as pessoas de seu ambiente social.

Lucas, irmão mais velho de João, tem desenvolvido, com mais intensidade, nos últimos anos, capacidade de memória e atenção voluntárias. Na avaliação dos pais, torna-se mais inteligente a cada dia, contudo, segundo eles, ainda apresenta dificuldades para analisar situações e confunde João quando compara vento e chuva dizendo que ambos são iguais, embora consiga estabelecer distinções entre esses dois eventos da natureza.

De acordo com Wallon, João e Lucas estão, respectivamente, nos estágios de desenvolvimento denominados

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a teoria pós piagetiana - Henri Wallon propõe o estudo de uma pessoa completa tanto em relação ao seu caráter cognitivo quanto ao caráter afetivo e motor. Propõe estágios de desenvolvimento:
    Estágio impulsivo emocional (0-1) é um estágio predominantemente afetivo, emque as emoções são o principal instumento de interção com o meio.
    Estágio sensório-motor e projetivo (até 3 anos) A inteligência, nesse período, é tradicionalmente particionada entre inteligência prática, obtida pela interação de objetos com o próprio corpo, e inteligência discursiva, adquirida pela imitação e apropriação da linguagem. Os pensamentos, nesse estágio, muito comumente se projetam em atos motores.
    Estágio do personalismo (até os 6anos) - é um período crucial para a formação da personalidade do indivíduo e da auto-consciência. Uma consequência do caráter auto-afirmativo deste estágio é a crise negativista: a criança opõe-se sistematicamente ao adulto. Por outro lado, também se verifica uma fase de imitação motora e social.
    Estágio Categorial (até os 11 anos)- o poder de abstração da mente da criança é consideravelmente amplificado. Provavelmente por isto mesmo, é nesse estágio que o raciocínio simbólico se consolida como ferramenta cognitiva
    Estágio da puberdade e da adolescência (a partir dos 12 anos) - Este é um estágio caracterizadamente afetivo, onde o indivíduo passa por uma série de conflitos internos e externos. Os grandes marcos desse estágio são a busca de auto-afirmação e o desenvolvimento da sexualidade. 
  •  a) personalismo e categorial.
  • personalismo e categorial.


ID
588991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A escola somente pode avaliar, no cotidiano, aquilo que ela ensinou; as avaliações externas em larga escala propiciam medir o nível de domínio daquilo que se reputa ter sido ensinado em todas as escolas a partir do currículo formal.

Philippe Perrenoud. Sucesso na escola: só o currículo, nada mais que o currículo! In: Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. o 119, jul./2003, p. 11 (com adaptações).

Com base nas informações do texto, é correto afirmar que as avaliações externas correspondem a

Alternativas

ID
588994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A tarefa do educador, então, é a de problematizar aos educandos o conteúdo que os mediatiza, não a de dissertar sobre ele, de dá-lo, de estendê-lo, de entregá-lo, como se se tratasse de algo já feito, elaborado, acabado, terminado. Nesse ato de problematizar os educandos, o professor se encontra igualmente problematizado.

Paulo Freire. Extensão ou comunicação? 2.ª ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1975, p. 81 (com adaptações).

Considerando-se as informações do texto, é correto afirmar, com relação aos conteúdos escolares, que constitui papel do professor

Alternativas
Comentários
  • Para Freire, o ponto de partida e chegada para o desenvolvimento da aprendizagem é a comunidade, ou seja,a realidade sócio-cultural que os indivíduos estão envolvidos. Através da ação dialógica educador e educando interagem, se comunicam e se conscientizam acerca da realidade, problematizando-a a fim de lutarem contra a "ideologia de opressão."

  • Que questão chata!!!


ID
594211
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Partindo do perfil necessário ao pedagogo que atua em empresa na sociedade atual, tomamos como referência as contribuições de Perrenoud (2000 e 2002) em que o autor destaca a importância de uma formação pautada no desenvolvimento de competências e habilidades. Apartir de suas ideias, pode-se inferir que uma das metas principais das organizações diz respeito ao desenvolvimento da capacidade de resolução de situações problema. Considerando-se que, por outro lado, competência remete à ideia de pessoalidade, é necessário que o pedagogo empresarial compreenda que:

Alternativas
Comentários
  • as competências representam potenciais desenvolvidos sempre em contextos de relações disciplinares significativas,motivando ações a serem feitas em determinado âmbito de atuação e seu desenvolvimento está r e l a c i o n a d o à c a p a c i d a d e d e adequar/ transformar conhecimentos e tecnologias.


ID
594223
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Paulo Freire, toda prática educativa pressupõe uma postura de decência e pureza. Afirma ele que homens e mulheres tornam-se capazes de valorar, intervir, escolher, decidir e romper e, por tudo isso nos tornamos seres éticos. Não é possível pensar seres humanos longe ou fora da ética.Assim, na escola e na empresa:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    Para PAULO FREIRE transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é amesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo que é seu caráter formador.

  • transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é amesquinhar o ato educativo,  é torná-la insignificante segundo Paulo Freire


ID
594229
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Paulo Freire (1996), são exigências da prática educativa a segurança, a competência profissional e o compromisso. Tais princípios apl icados ao contexto empresarial são fundamentais para garantir:

Alternativas

ID
594244
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Bakhtin e Freire concebem a linguagem como dialógica. Suas ideias sobre o homeme a vida são marcadas pelo princípio dialógico, constituidor da existência humana, de que a interação entre os sujeitos é o princípio fundador tanto da linguagem como da consciência. “Interação e interatividade são conceitos que se interpenetram. Na interação (inter-ação) nos referimos à relação entre interlocutores e aos efeitos de sentido daí decorrentes. A interatividade é entendida como a possibilidade de interação flexível, de relação recíproca numa situação de linguagem.” Do ponto de vista educativo organizacional, podemos afirmar que:

Alternativas

ID
594250
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A questão da relação entre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem é central no pensamento de Vygotsky. Sua posição é essencialmente genética: procura compreender a gênese. Isto é, a origem e o desenvolvimento dos processos psicológicos. Sua abordagem genética desdobra- se nos ní vei s f i logenét i co, sociogenético, ontogenético, e microgenético, os quais interagem na construção dos processos psicológicos. Sua preocupação com o desenvolvimento é constante (...) marcando claramente sua abordagem sobre os fenômenos psicológicos (Castorina, 2005 ). Para o pedagogo empresarial, tais conhecimentos são de fundamental importância por que:

Alternativas

ID
610138
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme a teoria de Paulo Freire, é papel da escola formar a consciência política do aluno através da problematização da realidade, das relações sociais do homem com a natureza e outros homens, visando sua atuação e transformação social. A tendência pedagógica à luz da teoria de Freire é:

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA - Defensores da tendência Progressista Libertária: Freinet/ Miguel Gonzalés ...
    b) ERRADA - Defensores da tendência Progressista Histórico-crítica: Vigotsky/ Wallon/ Saviani/ LDB 9394/96 ...
    c) CERTA -  Paulo Freire é defensor e fundador da tendência Progressista Libertadora
    d) ERRADA - Defensores da tendência Liberal Tecnicista: Leis 5.540/68 e 5692/71
    e) ERRADA - Defensores da tendência Liberal Escola Nova: Carl Rogers/ Anísio Teixeira
  • Progressista Libertadora


ID
635383
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Foi sempre assim: por que agora teria que ser diferente? Meus avós fizeram assim; meus pais fizeram do mesmo modo. Então, não está certo?” (Luckesi – Filosofia da Educação – pág. 97)

Nesse texto, o autor chama a atenção para o “rolo compressor que nos envolve, nos retira a possibilidade de questionamento em tudo, inclusive nas questões pedagógicas e educacionais”, referindo-se ao: .


Alternativas
Comentários
  • Meus avós fizeram assim; meus pais fizeram do mesmo modo; Então, não está certo?
    compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social
  • O texto se refere ao senso comum, porém, a interpretação citada abaixo está contextualizada em uma visão crítica. Acredito que a elaboração do enunciado provoca um duplo sentido de interpretação. No meu  ponto de vista estas questões deveriam ser banidas, como já preconiza muitos estudiosos.

  • Devemos ter um senso crítico, e não um senso comum.

  • Gabarito letra D

    Escrevam primeiro o gabarito .Os comentários de vocês confundem.

  • Gabarito letra D

    Escrevam primeiro o gabarito .Os comentários de vocês confundem.

  • senso comum.


ID
635386
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Luckesi analisa diversas tendências pedagógicas e as características da prática escolar a elas correspondentes. Nesse contexto, considere as observações abaixo, todas relativas a uma determinada tendência pedagógica.

- Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, transmitindo informações precisas, objetivas e rápidas.

- Os conteúdos de ensino são as informações, princípios científicos, etc, estabelecidos e ordenados por especialistas numa sequência lógica e psicológica.

- A tarefa inicial do professor é modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais.

- O professor é apenas um elo entre a verdade científica e o aluno, devendo empregar o sistema instrucional previsto.

- Foi efetivamente introduzida no Brasil no final da década de 1960, com o objetivo de adequar o sistema educacional à orientação político-econômica do regime militar então vigente.

Essas características permitem identificar que o autor se refere à:

Alternativas
Comentários
  • tendência Liberal tecnicista
  • Pedagogia Liberal

    1-                 Tendência liberal tradicional

    De acordo com esta tendência, a atuação da escola deve consistir na preparação intelectual, cultural e moral dos alunos para que eles assumam sua posição na sociedade. Se baseia na relação hierárquica do professor em relação aos alunos.

    2-                 Tendência liberal renovada progressivista

    Nesta linha pedagógica, a finalidade da escola é retratar a vida do aluno e adequá-lo ao meio social, tendo como base a idéia de “aprender fazendo”. Ao contrário da tendência anterior, o professor não possui lugar privilegiado, e auxilia o desenvolvimento livre e espontâneo da criança.

    3-                 Tendência liberal renovadora não-diretiva

    Esta prática baseia-se mais nos aspectos psicológicos do que nos pedagógicos ou sociais. Esta forma de ensino leva em conta a busca dos estudantes ao conhecimento, com a mediação do professor.

    4-                 Tendência liberal tecnicista

    Esta tendência de ensino busca modelar o comportamento do aluno através de técnicas específicas, com o objetivo de produzir indivíduos para o mercado de trabalho, através de informações precisas, informativas e rápidas, através principalmente da pesquisa cientifica e tecnologia educacional.

    Pedagogia Progressista

    1-              Tendência progressista libertadora

    Caracteriza-se pela atuação não-formal. Busca contribuir para desvelar a realidade social de opressão, questionando as relações homem-natureza e homem-homem. Ao invés de conteúdos tradicionais, trabalha com “temas-geradores”, extraídos da realidade dos educandos. A relação entre aluno e professor horizontal, os dois se posicionando como sujeitos do ato de conhecimento.

    2-         Tendência progressista libertária

    Focada na margem de liberdade do sistema, visa gerar nos alunos princípios educativos libertários  e autogestionários. O conhecimento advém das experiências vividas pelo grupo, principalmente as de participação crítica. Não há relação de poder entre aluno e professor, e este se coloca como orientador e catalisador do grupo para uma reflexão comum.

    3-         Tendência progressista “crítico social dos conteúdos”

    Nesta tendência, os conteúdos são indissociáveis das relações sociais, com a participação da escola e dos alunos na democratização da sociedade.  O saber deve ser adquirido sendo vinculado às realidades sociais. Apesar dos contrastes entre aluno e professor, deve haver um envolvimento entre as duas partes.

  • só de aparecer os militares no meio da frase, já da uma grande dica que é a tendência Liberal tecnicista.

  • liberal tecnicista


ID
635389
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Gadotti registra que Paulo Freire considera duas concep- ções de educação que são opostas – a concepção “bancária” e a concepção “problematizadora”. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo.

1- A concepção bancária fundamenta-se na relação dialó- gico-dialética entre educador e educando, de modo que ambos aprendem juntos.

2- A concepção problematizadora nega a dialogicidade, de modo que o educador é o sujeito do processo e os alunos representam o seu objeto.

É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O correto seria:

    1- A concepção problematizadora fundamenta-se na relação dialó- gico-dialética entre educador e educando, de modo que ambos aprendem juntos.

    2- A concepção bancária nega a dialogicidade, de modo que o educador é o sujeito do processo e os alunos representam o seu objeto.

ID
637579
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Luckesi, para que uma avaliação cumpra sua função diagnóstica, deve ser executada com um certo rigor técnico, o que implica algumas exigências. Para serem adequados, estes instrumentos devem, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Exclusivamente, exclui muitas possibilidades. lembre-se sempre.

    luckesi (2010, p.172,173)

    "A avaliação, como ato diagnóstico, tem por objetivo a inclusão e não a exclusão; a inclusão e não a seleção (que obrigatoriamente conduz à exclusão). O diagnóstico tem por obejtivo aquilatar coisas,atos, situações, pessoas, tendo em vista tomar decisões no sentido de criar condições para a obtenção de uma maior satisfatoriedade daquilo que se esteja buscando ou construindo."
  • O objetivo deve ser sempre a apredizagem. A nota classifica e exclui os alunos.
  • Exclusivamente????  Nem li o restante da questão... Com certeza tá errada!  :)

  • Num certo estágio?

  • Não só o exclusivamente faz ser o exceto da questão, assim como o restante da alternativa é uma característica da função somativa que tem "função classificatória e que ocorre no fim do processo de ensino-aprendizagem, conforme níveis de aproveitamento".

  •  d)    Ser destinados exclusivamente a uma atribuição de notas e conceitos aos alunos, visando classificar o educando num certo estágio de desenvolvimento.

  • d) Ser destinados ,exclusivamente, a uma atribuição de notas e conceitos aos alunos, visando classificar o educando num certo estágio de desenvolvimento.


ID
637600
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Paulo Freire, numa abordagem de ensino sócio-político-cultural, a educação escolarizada deve ser entendida como a aquisição sistemática da experiência humana, ou seja, uma aquisição que será crítica e criadora e não simplesmente armazenamento de informações justapostas que não foram incorporadas ao indivíduo como um todo. Como pressupostos relativos aos aspectos educacionais, conforme o enunciado, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  •  C) A avaliação classificatória que realça o valor, o desenvolvimento e a personalidade do educando.

ID
637606
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Libâneo, os currículos devem expressar, de fato, as intenções e práticas sociais. As mais conhecidas concepções de organização curricular das intenções pedagógicas são:

1. Currículo Tradicional.
2. Currículo Racional-Tecnológico (Tecnicista).
3. Currículo Escolanovista (ou Progressista).
4. Currículo Construtivista.
5. Currículo Sociocrítico (ou Histórico-Social).
6. Currículo Integrado ou Globalizado.

Relacione as concepções de organização curricular aos seus aspectos teórico-práticos:

( ) Este currículo deve prever atividades que correspondam ao nível de desenvolvimento intelectual dos alunos e organizar situações que estimulem suas capacidades cognitivas e sociais, de modo a possibilitar a construção pessoal do conhecimento.

( ) Buscam a integração de conhecimentos e experiências que facilitem a compreensão mais reflexiva e crítica da realidade, como também, busca ressaltar ao lado dos conteúdos culturais, o domínio dos processos necessários ao acesso aos conhecimentos e, simultaneamente, a compreensão de como o produzem, se elaboram e se transformam.

( ) Currículo proposto para a transmissão de conteúdos e previamente prescritos por especialistas que, a partir de critérios científicos e técnicos, formulam objetivos e conteúdos, padrões de desempenho, habilidades consideradas úteis e desejadas pela sociedade.

( ) É um currículo reduzido a um conjunto de disciplinas e de conteúdos a serem transmitidos aos alunos e organizados numa grade curricular, ou seja, um ensino meramente transmissivo, centrado no professor e na matéria.

( ) O enfoque deste currículo coincide quase sempre com a ideia de currículo centrado no aluno e no provimento de experiências de aprendizagem como forma de ligar a escola com a vida e adaptar os alunos ao meio, colocando os conteúdos escolares como instrumentos para o desenvolvimento de processos mentais, não como verdades estabelecidas.

( ) Possui várias correntes, às vezes divergentes entre si, algumas dão mais ênfase às questões políticas do processo de formação, outras colocam a relação pedagógica como mediação da formação política.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • (4 ) Este currículo deve prever atividades que correspondam ao nível de desenvolvimento intelectual dos alunos e organizar situações que estimulem suas capacidades cognitivas e sociais, de modo a possibilitar a construção pessoal do conhecimento

    (6 ) Buscam integração de conhecimentos e experiências que facilitem a compreensão mais reflexiva e crítica da realidade, como também, busca ressaltar ao lado dos conteúdos culturais, o domínio dos processos necessários ao acesso aos conhecimentos e, simultaneamente, a compreensão de como o produzem, se elaboram e se transformam

    (2 ) Currículo proposto para a transmissão de conteúdos e previamente prescritos por especialistas que, a partir de critérios científicos e técnicos, formulam objetivos e conteúdos, padrões de desempenho, habilidades consideradas úteis e desejadas pela sociedade. 

    (1 ) É um currículo reduzido a um conjunto de disciplinas e de conteúdos a serem transmitidos aos alunos e organizados numa grade curricular, ou seja, um ensino meramente transmissivo, centrado no professor e na matéria. 

    (3 ) O enfoque deste currículo coincide quase sempre com a ideia de currículo centrado no aluno e no provimento de experiências de aprendizagem como forma de ligar a escola com a vida e adaptar os alunos ao meio, colocando os conteúdos escolares como instrumentos para o desenvolvimento de processos mentais, não como verdades estabelecidas. 

    (5 ) Possui várias correntes, às vezes divergentes entre si, algumas dão mais ênfase às questões políticas do processo de formação, outras colocam a relação pedagógica como mediação da formação política.

    Estão sublinhadas as palavras chaves para a identificação de cada concepção de currículo.
  • A) 4, 6, 2, 1, 3, 5
  • Ola,

    Só uma duvida. O item 3 "escolanovista (ou progressista)" não está errado?...Não seria Progressivista (de tendência liberal) visto que as tendências progressistas são (críticas). 
  • Organizando:

     Currículo Construtivista​: Este currículo deve prever atividades que correspondam ao nível de desenvolvimento intelectual dos alunos e organizar situações que estimulem suas capacidades cognitivas e sociais, de modo a possibilitar a construção pessoal do conhecimento.

     Currículo Integrado ou Globalizado:  Buscam a integração de conhecimentos e experiências que facilitem a compreensão mais reflexiva e crítica da realidade, como também, busca ressaltar ao lado dos conteúdos culturais, o domínio dos processos necessários ao acesso aos conhecimentos e, simultaneamente, a compreensão de como o produzem, se elaboram e se transformam

     Currículo Racional-Tecnológico (Tecnicista): Currículo proposto para a transmissão de conteúdos e previamente prescritos por especialistas que, a partir de critérios científicos e técnicos, formulam objetivos e conteúdos, padrões de desempenho, habilidades consideradas úteis e desejadas pela sociedade

     Currículo Tradicional: É um currículo reduzido a um conjunto de disciplinas e de conteúdos a serem transmitidos aos alunos e organizados numa grade curricular, ou seja, um ensino meramente transmissivo, centrado no professor e na matéria.

     Currículo Escolanovista (ou Progressista): O enfoque deste currículo coincide quase sempre com a ideia de currículo centrado no aluno e no provimento de experiências de aprendizagem como forma de ligar a escola com a vida e adaptar os alunos ao meio, colocando os conteúdos escolares como instrumentos para o desenvolvimento de processos mentais, não como verdades estabelecidas.

     Currículo Sociocrítico (ou Histórico-Social): Possui várias correntes, às vezes divergentes entre si, algumas dão mais ênfase às questões políticas do processo de formação, outras colocam a relação pedagógica como mediação da formação política. 
     

     
     

     

     


ID
637738
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com Vigotski, compreendemos que a criança quando imita, apreende a atividade do outro e realiza a aprendizagem. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal se refere à diferença entre o desenvolvimento atual da criança e aquilo que ela consegue fazer com o auxílio de outras pessoas.

( ) A presença e ajuda do outro permite que a criança faça mais do que conseguiria fazer sozinha, atingindo novos níveis de desenvolvimento.

( ) O aprendizado da convivência não é potencializado nos espaços de Educação Infantil.

( ) A interação das crianças entre si e com os adultos no cotidiano infantil é de suma importância.

( ) O desenvolvimento humano se dá por meio das interações estabelecidas com outros seres humanos, em ambientes físicos e sociais culturalmente estruturados.

( ) A partir da interação, as crianças descobrirão formas socialmente construídas de estar juntas, comunicar-se, elaborarem regras coletivas.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. Para substancialidade, no mínimo duas pessoas devem estar envolvidas ativamente trocando experiência e idéias. A interação entre os indivíduos possibilita a geração de novas experiências e conhecimento. A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor. Um signo, dessa forma, seria algo que significaria alguma coisa para o indivíduo, como a linguagem falada e a escrita. A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação. Para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe, seu conhecimento real, e aquilo que o sujeito possui potencialidade para aprender, seu conhecimento potencial. Dessa forma, a aprendizagem ocorre no intervalo da ZDP, onde o conhecimento real é aquele que o sujeito é capaz de aplicar sozinho, e o potencial é aquele que ele necessita do auxílio de outros para aplicar. O professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente e estimule o conhecimento potencial, de modo a criar uma nova ZDP a todo momento. O professor pode fazer isso estimulando o trabalho com grupos e utilizando técnicas para motivar, facilitar a aprendizagem e diminuir a sensação de solidão do aluno. Mas este professor também deve estar atento para permitir que este aluno construa seu conhecimento em grupo com participação ativa e a cooperação de todos os envolvidos Sua orientação deve possibilitar a criação de ambientes de participação, colaboração e constantes desafios. Essa teoria mostra-se adequada para atividades colaborativas e troca de ideias, como os modelos atuais de fóruns e chats.

  • ZDP= [...] a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. https://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/25984/a-zona-de-desenvolvimento-proximal-de-vygotsky


ID
637750
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Estabelecer um ambiente e determinadas relações que facilitem a autoestima e o auto conceito é fundamental para a aprendizagem.” (Antoni Zabala) Analise as afirmativas:

I. Para aprender é indispensável que haja clima e ambiente adequados, constituídos por um marco de relações em que predominem a aceitação, a confiança, o respeito mútuo e a sinceridade.

II. A aprendizagem não é potencializada quando convergem as condições que estimulam o trabalho e o esforço.

III. É preciso criar um ambiente seguro e ordenado que ofereça a todos os alunos a oportunidade de participar, num clima com multiplicidade de interações que promovam a cooperação e a coesão do grupo.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
637900
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A organização dos conteúdos na escola deu lugar a diversas formas de relação e colaboração entre as diferentes disciplinas que foram consideradas matérias de estudo. Segundo os autores Boisot, Piaget, Hechausen, entre outros, podemos estabelecer três graus de relações disciplinares:

1. Multidisciplinaridade.
2. Interdisciplinaridade.
3. Transdisciplinaridade.

De acordo com as relações disciplinares citadas anteriormente, relacione as colunas a seguir:

( ) É a relação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento, da metodologia e dos dados da pesquisa.
( ) É a organização mais tradicional de conteúdos. Eles são apresentados por matérias independentes umas das outras.
( ) O conjunto de matérias ou disciplinas é proposto simultaneamente, sem que apareçam explicitamente as relações que podem existir entre elas.
( ) É o grau máximo de relações entre as disciplinas, daí que supõe uma integração global dentro de um sistema totalizador.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Na MULTIDISCIPLINARIDADE, recorremos a informações de várias matérias para estudar um determinado elemento, sem interligar as disciplinas entre si.

    Na interdisciplinaridade, estabelecemos uma interação entre duas ou mais disciplinas.

    Na transdisciplinaridade, a cooperação entre as várias matérias é tanta, que não dá mais para separá-las: acaba surgindo uma nova "macrodisciplina".

ID
637903
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação é um elemento-chave de todo o processo de ensinar e aprender, sua função se encontra estreitamente ligada à função que se atribui a todo o processo.” Segundo Antoni Zabala, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) A avaliação é um processo em que sua primeira fase se denomina avaliação inicial. ( ) O conhecimento de como cada aluno aprende ao longo do processo de ensino-aprendizagem, para se adaptar às novas necessidades que se colocam, denomina-se avaliação reguladora.
( ) A finalidade da avaliação é ser um instrumento educativo que informa e faz uma valoração do processo de aprendizagem seguido pelo aluno, com o objetivo de lhe oportunizar, em todo momento, as propostas educacionais mais adequadas.
( ) A avaliação final é o termo usado para se referir aos resultados obtidos e aos conhecimentos adquiridos.
( ) O termo avaliação somativa ou integradora se refere ao conhecimento e a avaliação de todo o percurso do aluno.
( ) O objeto de avaliação deve ser sempre o aluno.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Obs:A primeira fase pode ser tb chamada de diagnóstica.
    Nem sempre o objeto de avaliação deve ser o aluno, mas tb serve para o professor avaliar seus métodos de ensino, ou seja, se auto-avaliar.
  • A intencionalidade e as características da avaliação

    formativa reguladora estão alicerçadas em alguns princípios, entre os quais destaco: a negociação, a pertinência socioepistemológico-cognitiva, o formativo, o emancipador e o ético. A negociação diz respeito à necessidade de transparência no processo avaliativo para se evitarem possíveis autoritarismos por parte dos(as) professores(as) e para considerar e se aproximar da multiplicidade de aprendizagem dos(as) alunos(as). Esse princípio também amplifica os sujeitos e os objetos do processo avaliativo. Os sujeitos passam a ser o “aprendente”, a sua classe, o(a) professor(a) e a equipe docente; os objetos da avaliação ficam sendo o trabalho do(a) professor(a) e da equipe a que pertence e a aprendizagem do(a) aluno(a) e de sua classe (ZABALA, 1998). Esses sujeitos debatem em torno dos critérios, dos objetivos, dos conteúdos e dos procedimentos do processo avaliativo, estabelecendo, assim, a dinâmica e a intencionalidade da avaliação.


ID
671587
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Cipriano Carlos Luckesi (2000), a avaliação é um ato amoroso e dialógico que envolve sujeitos e, como tal, a primeira fase do processo de avaliação começa com

Alternativas
Comentários
  • A avaliação é um ato amoroso e dialógico que começa com o acolhimento do sujeito.
    O valor da avaliação encontra-se no fato do aluno conhecer seus avanços e dificuldades, cabendo ao professor desafiá-lo a superá-las.
    A metodologia deve estar centrada na perspectiva dialética.

    Luckesi (2010) Avaliação da aprendizagem escolar
  • Podemos chegar à resposta, lendo o enunciado da questão " é um ato amoroso e dialógico".

  • FASES

    1.acolher

    2. diagnosticar (constatação e qualificação)

    3. decidir

    Em síntese, avaliar é um ato pelo qual, através de uma disposição acolhedora, qualificamos alguma coisa (um objeto, ação ou pessoa), tendo em vista, de alguma forma, tomar uma decisão sobre ela.

    Quando atuamos junto a pessoas, a qualificação e a decisão necessitam ser dialogadas.O ato de avaliar não é um ato impositivo, mas sim um ato dialógico, amoroso e construtivo. Desse modo, a avaliação é uma auxiliar de uma vida melhor, mais rica e mais plena, em qualquer de seus setores, desde que constata, qualifica e orienta possibilidades novas e, certamente, mais adequadas, porque assentadas nos dados do presente.

    Fonte: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2511.pdf


ID
671596
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O trabalho educativo com jovens e adultos, seja em espaços formais ou informais, deve promover um espaço de aprendizagens que seja dinâmico e múltiplo. A metodologia de trabalho deve partir de uma concepção dialógica e dialética, cujos debates não deveriam se contentar somente com as empírias, aparências e as explicações mágicas e conciliadoras. Na perspectiva de Paulo Freire, a concepção descrita anteriormente é exemplo de um trabalho pedagógico que

Alternativas
Comentários
  • Questão confusa, pois a expressão "a concepção descrita anteriormente" traz duplo sentido. O objetivo é analisar o que Paulo Freire propõe ou o que ele critica?
  • questão certa A

    "A Pedagogia crítica foi fortemente influenciada pelos trabalhos de Paulo Freire, um dos mais aclamados educadores críticos."
  • Também achei muito confusa a questão duplo sentido.


ID
671614
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Perrenoud aponta que para ensinar, os profissionais da educação, sejam professores, supervisores ou pedagogos precisam desenvolver novas competências. Uma delas é trabalhar em equipe, aspecto importante para as novas exigências do mundo do trabalho. Trabalhar em conjunto torna-se uma necessidade ligada mais à evolução do ofício do que a uma escolha pessoal. Nesse sentido, a ideia expressa pelo autor é de que

Alternativas
Comentários
  • Questão b) O próprio texto afirma, quando cita como novas competências: trabalhar em equipe, trabalhar em conjunto.


ID
671626
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A relação entre a educação e a sociedade é estreita. Pode-se dizer que a educação é uma prática social. As relações que se estabelecem podem ser de variadas ordens: política, social, cultural, econômica. O que dará vida a essa relação é a pedagogia que, numa perspectiva de uma educação bancária (Freire), fará com que as práticas sejam qualificadas como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - D

    "Paulo Freire em sua obra 'Pedagogia do oprimido' completaria suas concepções pedagógicas acerca das diferenças entre a pedagogia do colonizador e a pedagogia do oprimido. Nela, sua ótica de classe aparece mais nitidamente: a pedagogia burguesa do colonizador seria a pedagogia 'bancária'. A consciência do oprimido, diz ele, encontra-se 'imersa' no mundo preparado pelo opressor; daí existir uma dualidade que envolve a consciência do oprimido: de um lado, essa aderência ao opressor, essa 'hospedagem' da consciência do dominador - seus valores, sua ideologia, seus interesses - e o medo de ser livre e, de outro, o desejo e a necessidade de libertar-se. Trava-se, assim, no oprimido, uma luta interna que precisa deixar de ser individual para se transformar em luta coletiva: 'ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão'"
  • A pergunta dava ênfase no pensamento de Freire do que era uma educação bancária, portanto a resposta é D

  • pergunta mal formulada isso sim

  • é não é!


  • Sem fundamento

  • palava-chave da questão: EDUCAÇÃO BANCÁRIA. este termo remete a educação tradicional, em que as relações são verticais. portanto,  OPRESSORAS.

    letra C

  • Pergunta mal elaborada.


ID
707467
Banca
FDC
Órgão
Prefeitura de Palmas - TO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Luckesi, o ato de avaliar possui características que definem seus fins. Sob essa perspectiva, diferencia o que chamou de avaliação classificatória, instrumento de aprovação e reprovação do aluno, da avaliação diagnóstica, cujo princípio básico é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    A função diagnóstica permite detectar os atributos que os alunos já possuem, contribuindo para a estruturação do processo de ensino-aprendizagem a partir do conhecimento de base dos mesmos. A avaliação diagnóstica inicial deve tentar recolher evidências sobre as formas de aprender dos alunos, seus conhecimentos e experiências prévios, seus erros e preconcepções. Caberá ao professor, se possível em conjunto com o aluno, interpretar as evidências, percebendo o ponto de vista do aluno, o significado de suas respostas, as possibilidades de estabelecimentos de relações, os níveis de compreensão que possui dos objetos a serem estudados.


ID
707476
Banca
FDC
Órgão
Prefeitura de Palmas - TO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente à escola, o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo os das classes populares, chegam a ela, mas também, discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação com o ensino dos conteúdos.”

(Paulo Freire)

Sob a perspectiva de dar significado, sentido e criticidade ao que se ensina/aprende, Paulo Freire alerta para a necessidade de articulação entre os dois seguintes aspectos:

Alternativas

ID
713536
Banca
FDC
Órgão
Prefeitura de Palmas - TO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Libâneo, há pelo menos três tipos de manifestações do currículo: o formal, o real e o oculto. Um exemplo do currículo oculto refere-se a:

Alternativas
Comentários
  •  C) formas de aprendizagem dos alunos a partir de registros culturais, valores e significados próprios


ID
713560
Banca
FDC
Órgão
Prefeitura de Palmas - TO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No espaço reservado à casinha de bonecas, G., com um lápis apontado para o alto, fala e gesticula para mais dois colegas, num claro jogo de “escola-professor”. G, neste momento, emprega um dos recursos de simbolização. O recurso de simbolização, especialmente utilizado neste jogo por G, é:

Alternativas
Comentários
  • Imitação diferida = repetição de comportamentos.

    Alternativa E


ID
776716
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No dizer de Paulo Freire, ao ser produzido, o conhecimento novo supera outro que antes foi novo e se fez velho, por essa razão, é importante perceber o conhecimento existente bem como saber que o indivíduo está sempre aberto e apto à produção do conhecimento ainda não existente. Assim, a importância do papel do educador consiste em

Alternativas

ID
790879
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo José Carlos Libâneo o planejamento escolar – objetivos, conteúdos, métodos – está recheado de implicações sociais e têm um significado genuinamente político. Por essa razão o planejamento é uma atividade de:

Alternativas
Comentários
  • Libâneo é o cara da reflexão! Gabarito E

  • Para Libâneo (1991) é importante planejar, pois esta é uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações, se não planejarmos adequadamente sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho, ficaremos entregue aos rumos estabelecidos pelos interesses das classes dominantes.

     

    http://www.editorarealize.com.br/revistas/setepe/trabalhos/TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID184_20112016220230.pdf


ID
790909
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A professora Kátia respalda-se na Pedagogia da Autonomia e assim sabe que não pode passar despercebida pelos alunos, pois a maneira como eles a percebem lhe ajuda no cumprimento das tarefas docentes e aumenta os seus cuidados com o próprio desempenho. Sendo a sua opção democrática e progressista ao revelar aos estudantes a sua capacidade de analisar, de decidir, de optar, de não falhar à verdade caracteriza uma atitude:

Alternativas
Comentários
  • A pedagogia da autonomia é um livro de Paulo Freire e que em um de seus tópicos "Ensinar exige estética e ética" coloca que: " Mulheres e homens, seres históricos-sociais, nos tornamos capazes de comparar, de valorar, de intervir, de escolher, de decidir, de romper, por tudo isso, nos fizemos seres éticos"  ( Freire, 1996,p.34).

    Lembrando que Paulo Freire faz parte da tendência PROGRESSISTA LIBERTADORA.

    É isso ai. :)
  • ohmm


ID
791869
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O pedagogo Joaquim dá testemunho de respeito ao seu aluno pelo exercício cotidiano de responsabilidade, pontualidade, assiduidade e cumprimento dos seus deveres como educador. Segundo Paulo Freire as características dessa prática pedagógica docente especificamente humana é:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    profundamente formadora, por isso, ética


ID
791872
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Paulo Freire os homens e mulheres são os únicos seres que socialmente são capazes de apreender. Assim toda prática educativa demanda processos interativos que favorecem:

Alternativas

ID
801973
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

En el apartado “língua estrangeira como libertação" los PCNs recurren a una teoría para defender su punto de vista, esta teoría encuentra base en los escritos:

Alternativas

ID
802114
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa relacionada a afirmação de Paulo Freire apontando que o educando e os docentes devem “assumir-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos...”.

Alternativas

ID
802171
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Zabala (1998) critica a visão reducionista de alguns autores, de considerar os conteúdos da aprendizagem vinculados somente às contribuições das disciplinas ou matérias tradicionais. Este autor chama a atenção para as aprendizagens que ocorrem na escola, mas que não aparecem de forma explicita nos planos de curso. Assinale a alternativa que melhor expressa este fenômeno.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : B

    O currículo oculto é aquele trabalhado implicitamente. É constituido por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes.



ID
802228
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Libâneo, uma escola que adota o modelo burocrático de gestão possui algumas características. Analise as afirmativas sobre este modelo, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Espírito de equipe
( ) Decisões centralizadas
( ) Relações informais
( ) Ausência da comunidade

Alternativas

ID
805366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da
aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas
educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da
psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,
do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes
concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.

De acordo com a teoria desenvolvida por Vigotsky, a inteligência é, antes de tudo, adaptação, que consiste no equilíbrio entre o organismo e o meio ambiente, resultado de uma interação entre assimilação e acomodação, os motores da aprendizagem. Quando assimilação e acomodação equilibram- se, ocorre a adaptação intelectual.

Alternativas
Comentários
  • Esse conceito é desenvolvido por Piaget.
  • Essa teoria é do PIAGET!

    FOCO#


ID
805369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da
aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas
educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da
psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,
do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes
concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.

Para Wallon, a gênese da inteligência é genética e organicamente social, ou seja, o ser humano é organicamente social e sua estrutura orgânica supõe a intervenção da cultura para se atualizar.

Alternativas
Comentários
  • A gênese da inteligência para Wallon é genética e organicamente social, ou seja, "o ser humano é organicamente social e sua estrutura orgânica supõe a intervenção da cultura para se atualizar" (Dantas, 1992). 

  • gênese da inteligência para Wallon é genética e organicamente socialou seja, "o ser humano é organicamente social e sua estrutura orgânica supõe a intervenção da cultura para se atualizar" (Dantas, 1992). Nesse sentido, a teoria do desenvolvimento cognitivo de Wallon é centrada na psicogênese da pessoa completa.

    http://smeduquedecaxias.rj.gov.br › ...


ID
805372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da
aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas
educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da
psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,
do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes
concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.

A predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê em relação às pessoas, que intermedeiam, segundo Piaget, a relação deles com o mundo físico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado

    Quem afirma isto é Wallon, e não o Piaget.

    A afetividade, por sua vez, seria a primeira forma de interação com o meio ambiente e a motivação primeira do movimento.

    À medida que o movimento proporciona experiências à criança, ela vai respondendo através de emoções, diferenciando-se, para si mesma, do ambiente. A afetividade é o elemento mediador das relações sociais primordial, portanto, dado que separa a criança do ambiente.

    As emoções são, também, a base do desenvolvimento do terceiro campo funcional, a inteligência.

  • O correto seria o esquemas sensoriais e Motores e inteligência Prática.

  • Piaget (2007) descreve como extraordinário o desenvolvimento mental do bebê, do nascimento até a aquisição da linguagem. Tal período é decisivo para todo o curso da evolução psíquica: é nele que o bebê conquista, através da percepção e dos movimentos, todo o universo prático que cerca a criança. No inicio desse desenvolvimento, o recém-nascido traz tudo para seu corpo e ao final dele, inicia-se a linguagem e o pensamento, começando então a interação com o mundo exterior. FONTE:

  • Afetividade é palavra chave do pensador Wallon.

  • Pensamento anterior a linguagem função simbólica para o formalizar os conceitos.

  • Pensamento anterior a linguagem função simbólica para o formalizar os conceitos.


ID
805378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da
aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas
educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da
psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo,
do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes
concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.

Para Piaget, os processos mentais elementares, resultantes do capital genético da espécie, da maturação biológica e da experiência da criança com seu ambiente físico, correspondem ao estágio de inteligência sensoriomotora de Vigotsky.

Alternativas
Comentários
  • O examinador trocou os conceitos...

    Para Piaget, os processos mentais elementares, resultantes do capital genético da espécie, da maturação biológica e da experiência da criança com seu ambiente físico, correspondem ao estágio de inteligência sensoriomotora de Vigotsky. ERRADO

    "Os processos mentais elementares correspondem ao estágio de inteligência sensório-motora de Piaget e são resultantes do capital genético da espécie, da maturação biológica e da experiência da criança com seu ambiente físico O CORRETO"


    FONTE:
    http://www.eps.ufsc.br/disserta98/ribeiro/cap2.html
  • nao acredito que errei só por não prestar atenção na palavra Vygotsky no final da questão --´


ID
805891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

           João, criança de cinco anos de idade que já desenvolveu consciência corporal, utiliza, com frequência, o pronome pessoal na primeira pessoa e, embora também já consiga distinguir realidade de fantasia, ainda as mistura em seus jogos. Gosta de ser admirado e de saber que agrada aos outros e, gradativamente, vem abandonando as crises de oposição e o confronto com as pessoas de seu ambiente social.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
         Lucas, irmão mais velho de João, tem desenvolvido, com mais intensidade, nos últimos anos, capacidade de memória e atenção voluntárias. Na avaliação dos pais, torna-se mais inteligente a cada dia, contudo, segundo eles, ainda apresenta dificuldades para analisar situações e confunde João quando compara vento e chuva dizendo que ambos são iguais, embora consiga estabelecer distinções entre esses dois eventos da natureza.

De acordo com Wallon, João e Lucas estão, respectivamente, nos estágios de desenvolvimento denominados

Alternativas
Comentários
  • Trata-se do 3° e 4° Estágio de Henry Wallon:


     No 3º estágio — personalismo (3 a 6 anos) — existe outro tipo de diferenciação — entre a criança e o outro. É a fase de se descobrir diferente das outras crianças e do adulto.

    O processo ensino-aprendizagem precisa oferecer atividades diferentes e a possibilidade de escolha pela criança das atividades que mais a atraiam. O adulto será o recipiente de muitas respostas: não; não quero; não gosto; não vou; é meuO importante do ponto de vista afetivo é reconhecer e respeitar as diferenças que despontam. Chamar pelo nome, mostrar que a criança está sendo vista, que ela tem visibilidade no grupo pelas suas diferenças, propor atividades que mostrem essas diferenças, dar oportunidades para que a criança as expresse.

    Como, neste estágio — personalismo —, a direção é para si mesma, a criança aprende principalmente pela oposição ao outro, pela descoberta do que a distingue de outras pessoas. Como agora está se descobrindo como diferente dos outros, está rompendo com o sincretismo entre ela e os outros. O tipo de afetividade que facilita essas aprendizagens comporta oportunidades variadas de convivência com outras crianças de idades diferentes e aceitação dos comportamentos de negação, lembrando que são recursos de desenvolvimento.

    No 4º estágio — o categorial (6 a 11 anos) — a diferenciação mais nítida entre o eu e o outro dá condições mais estáveis para a exploração mental do mundo externo, físico, mediante atividades cognitivas de agrupamento, classificação, categorização em vários níveis de abstração até chegar ao pensamento categorial. A organização do mundo em categorias bem definidas possibilita também uma compreensão mais nítida de si mesma.

    Nesse estágio, que coincide com o início do período escolar, a aprendizagem se faz predominantemente pela decoberta de diferenças e semelhanças entre objetos, imagens, idéias. O predomínio é da razão. Esse predomínio vai se expressar em representações claras, precisas, que se transformarão, com o tempo — é um processo longo —, em conceitos e princípios. Levar ou não em conside- 
    ração o que o aluno já sabe, o que precisa saber para dominar certas idéias, os exercícios necessários, formas de avaliação, revelam sentimentos e valores e 
    favorecem ou não essa descoberta do mundo.

    Outro ponto importante é saber e aceitar que todo conhecimento novo, não familiar, implica, na sua aprendizagem, um período de imperícia, resultante do sincretismo inicial. Esse sincretismo inicial vai se desmanchando com as atividades propostas, mas é importante considerá-lo como parte integrante do processo ensino-aprendizagem. À medida que ele evolui, a imperícia é substituída pela competência.


ID
818437
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para o educador Paulo Freire, a educação é

Alternativas
Comentários
  • O que pensou

    Desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. Freire entedia que a educação deveria se dar num processo dialógico que possibilitasse o desenvolvimento da consciência crítica para a formação da personalidade democrática.

    Frase

    “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação reflexão.”
    ”O educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educado”.

    Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/pensadores-da-educacao/paulo-freire.shtml

  •  

     d)um ato político que visa a formação da autonomia intelectual do educando e a sua intervenção na realidade. 


ID
819850
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os dois primeiros anos do desenvolvimento intelectual da criança foram chamados por Piaget de período:

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA!Alternativa : A

    Segundo Piaget:

    Período sensório - motor (0 a 2 anos):inicia-se com o nascimento e vai até o período da aquisição de linguagem. A criança recém nascida resume sua conduta a coordenações sensoriais e motoras (reflexos), mecanismos hereditários, instintos e primeiras emoções. É o período de assimilação motora e surge a inteligência sensório - motora ou inteligência prática.


ID
819862
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Vera Maria Candau (1999, p. 153), Luckesi define avaliação como “Um juízo de valor sobre dados relevantes, objetivando uma tomada de decisão”.O que conclui Luckesi com essa afirmativa?

Alternativas
Comentários
  • Sinceramente, impossível concluir que essa definição  feita por Luckesi que define Avaliação como "Um juizo de valor sobre dados relevantes, objetivando uma tomada de decisão" incida que " Em Geral, os professores não apresentam um claro entendimento sobre o que seja avaliação", aliás afirmação muito forte, pois temos muitos professores que inclusive proferem palestras sobre o tema.

    Essa questão foi passível de recurso.

  • Também acredito ser uma questão passível de recurso visto que o enunciado pede uma coisa e a resposta dada pela banca vai na contramão e não atende de fato ao que se quer no enunciado.

  • Muito confusa esta questão, pensei que avaliação serviria para algum fim na aprendizagem e não para generalizar que os professores não sabem utilizar a avaliação ...

  • A citação apresentada no item não faz ligação com a resposta sugerida, seja implícita ou explícita.

  • Como sempre cai na conta do professor! Um absurdo!

  • luckesi nao interpreta a avaliação dessa forma; Ele ate coloca que os professores no geral nao entendem sobre o que seja a avaliação, entretando o enunciado nao tem nada a ver com as respostas oferecidas, pois o autor tambem coloca que a avaliação é um fator que acontece diariamente na vida dos seres humanos

  • Gabarito B. Luckesi critica  o modelo de avaliação que está a serviço de um modelo de sociedade e consequentemente a uma educação autoritária de forma que classifica os alunos com maior e menor rendimento, aprovado ou reprovado... Portanto a avaliação deverá ser um meio e não um fim em si mesma.Um meio para investigar o processo ensino aprendizagem Um juízo de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão (posicionamento de não-indiferença do professor) 

  • Questão mal elaborada. 


ID
819886
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Moacir Gadotti (2001, p.44) a filosofia da educação deveria evitar a ilusão de que sua intervenção é imprescindível e que basta filosofar sobre educação para retificar os erros. Uma filosofia da educação, deve, antes de mais nada, reconhecer os limites de sua intervenção. Paulo Freire afirmou, em Pedagogia do Oprimido, que a primeira virtude do educador (e também do filósofo) é a:

Alternativas
Comentários
  • A primeira opção está correta em virtude de a humildade estar sempre presente em todos os ensinamentos de Paulo Freire, pois, para quem lê seus livros sabe que a humildade se faz presente em cada palavra escrita por esse grande pensador que até mesmo depois falecido ainda contínua nos ensinando coisas novas dia após dia. Sendo que todo pedagogo sabe que nenhum ser humano é uma folha de papel em branco, qualquer um por mas novo que seja sempre terá algo novo a nos ensinar e para alguém poder admitir isto tem que ser detentor desta bela virtude!!!
  • GAB: A

    Para existir diálogo na relação educativa é necessário que o educador desenvolva a humildade.


ID
819901
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As práticas do cotidiano escolar têm vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções de homem e sociedade e, em consequência, diferentes concepções de escola, aprendizagem, relação professor/a – aluno/a, técnicas pedagógicas, entre outras. Conforme Libâneo (1992), as tendências pedagógicas classificam-se em duas grandes vertentes:

Alternativas
Comentários
  • obrigada john pelo esclarecimento
    agora sim eu concordo
  • A opção C está correta mas a tendência liberal (renovada progressivista e não progressista).
  • LETRA C 

    PEDAGOGIA LIBERAL 

      1- Tradicional ou Conservadora

      2- Renovada-Progressista (libertária e dos conteúdos)

      3-  Renovada não-diretiva

    · PEDAGOGIA PROGRESSISTA 

    1- Libertadora (Pedagogia de Paulo Freire)

     2- Libertária (autogestão pedagógica)

    3- Crítico social dos conteúdos

    · TEORIAS NÃO CRÍTICAS 

    1- Pedagogia Tradicional

     2- Pedagogia Nova

     3- Pedagogia Tecnicista

    · TEORIAS CRÍTICO-REPRODUTIVISTAS (Saviani)

    1- Escola quanto aparelho ideológico do Estado

    2- Escola dualista 


  • não entende alguém pode me explicar.

  • esta questão está confusa,pois não existe renovada pregressista e sim progressivista.

  •  c) Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Progressista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).

     

    Cabe recurso, pois não existe tendência renovada progressista, e sim tendência renovada progressivista!

  • Não existe Renovada Progressiva e sim Renovada Progressivista.

  • Não sei de onde essas bancas tiram "renovada progressista".


ID
821776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Émile Durkheim, a educação constitui elemento integrador da sociedade, sendo pais e professores agentes sociais responsáveis pela inculcação de valores sociais nos educandos.

Alternativas
Comentários
  • gabarito CERTO Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". Afirmando Emile Durkheim que pais, responsáveis e professores (geração adulta pela geração jovem) devem se preocupar em transmitir os valores que os educando precisam para viver em sociedade.
  • Como Durkheim defendia a educação como meio de manutenção da estrutura social, pais e professores possuíam a responsabilidade de inculcar, ou seja, “colocar na cabeça” dos educandos os valores sociais dominantes na sociedade.

    GABARITO: questão “CERTA”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - Direção Concursos

    Como Durkheim defendia a educação como meio de manutenção da estrutura social, pais e professores possuíam a responsabilidade de inculcar, ou seja, “colocar na cabeça” dos educandos os valores sociais dominantes na sociedade.

    GABARITO: questão “CERTA”