SóProvas


ID
199627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A teoria da comunicação que sustenta a hipótese de que, em consequência da ação dos jornais, da televisão e de outros meios de informação, o público enfatiza ou negligencia elementos dos cenários públicos é corretamente denominada

Alternativas
Comentários
  • (A)A Teoria da Informação ou Matemática, conforme vimos na aula 01, não faz considerações sobre a atenção ou negligência por parte do público aos assuntos veiculados na mídia. Vale lembrar que a Teoria da Informação não considera nenhum aspecto social ou humano ante aos estímulos da comunicação. Ela se restringe a pensar sobre aspectos técnicos da comunicação, que visam compreender que quantidade de informação um canal é capaz de transmitir. É completamente ligada aos aspectos técnicos e tecnológicos, de onde se originou o código binário que mais tarde daria origem aos processos de comunicação informatizada. Alternativa errada.
    (B)Correto. É a Teoria do Agendamento que preconiza sobre a concentração ou diluição das reações do público diante do que é veiculado nas mais diversas mídias. A reflexão do enunciado fala em “elementos dos cenários públicos”, o que corresponde à agenda pública; que fala sobre os interesses coletivos de uma sociedade ou comunidade sobre determinados assuntos em detrimento de outros. Estes assuntos serão mais ou menos reverberados de acordo com relevância a eles atribuída.
    C)Errado. O newsmaking(que estudaremos mais à frente, nesta aula) versa sobre os processos de construção de uma notícia, não sobre a reverberação do público sobre algo já divulgado pela mídia.
    (D)Errado. A semiótica textual trata sobre como apreender as relações comunicativas que se dão no entorno de um conjunto de práticas textuais. Pensa em como a mensagem será estruturada para que possa vir a ser compreendida da maneira correta pelas pessoas. Em nenhum momento trata sobre a reverberação pelo público de algo veiculado pela mídia.
    (E)Errado. Já vimos que a Teoria Crítica ou Escola de Frankfurt observa não só a mídia, mas a sociedade como um todo de uma maneira multidisciplinar, crítica, que reflete sobre como a comunicação de massa estaria posta como mais um instrumento de dominação social.
    Prof. Cintia e Janaina www.pontodosconcursos.com.br 2