SóProvas


ID
199633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As discussões sobre responsabilidade social tomaram um novo rumo com o lançamento do Pacto Global pelas Nações Unidas, em 1999, com um apelo para que organizações do mundo todo assumissem uma globalização mais humanitária. Em relação à responsabilidade social e ao Pacto Global, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O último princípio, do Pacto Global adotado pelas Nações Unidas, em 1999, dispõe que as empresas possuem a obrigação de combater a corrupção em todas suas formas, inclusive a extorsão e a propina. Vale ressaltar que tal princípio foi incluído posteriormente e se destina, também, a fortalecer o crescimento econômico.

    LETRA D

    Bons estudos
  • Pacto Global é uma iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Esse pacto pretende promover um diálogo entre empresas, organizações das Nações Unidas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros, para o desenvolvimento de um mercado global mais inclusivo e sustentável, a idéia é conseguir dar uma dimensão social a globalização.

    O Pacto Global possui dez princípios que o fundamentam, sendo que nove foram estabelecidos na sua criação e um incluído posteriormente. Eles se derivaram de algumas declarações, são elas: Declaração Universal de Direitos Humanos, Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e, também, Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.

    O Pacto Global vem para incentivar o alinhamento das políticas e práticas empresariais com os valores e fins internacionalmente acordados. Assim, seus princípios reproduzem tais objetivos condizentes a direitos humanos, direitos do trabalho, proteção ambiental e combate à corrupção.

    O primeiro estabelece que as empresas têm o dever de apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente e o segundo alerta para que elas não violem tais direitos, ou seja, pretende-se certificar que as empresas não são cúmplices em abusos dos direitos. Dessa forma, as três áreas chaves da atuação do Pacto Global, no que respeita os direitos humanos seriam (i) a proteção à vida e segurança, (ii) os direitos e liberdades políticas individuais (direito de ir e vir, privacidade, propriedade, liberdade de expressão, religião e associação) e (iii) direitos e econômicos, sociais e culturais, como o estabelecimento de um padrão de vida digno (levando em consideração a alimentação, habitação, saúde, acesso a serviços sociais, educação, remuneração justa, lazer e descanso). O Pacto Global, assim, pretende promover o desenvolvimento humano sustentável, focando atenções à vida longa e saudável, ao acesso ao conhecimento e ao padrão de vida decente.

  • Quatro dos princípios se referem ao trabalho. O primeiro deles traz a necessidade das empresas apoiarem a liberdade de associação, bem como o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva. O quarto princípio do Pacto Global objetiva a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório. Os dois outros princípios que dispõe sobre o trabalho tratam da abolição efetiva do trabalho infantil e da eliminação da discriminação no emprego.

    Quanto ao meio ambiente, o princípio número “7” estabelece que as empresas devem apoiar uma abordagem preventiva sobre desafios ambientais. Desenvolver iniciativas a fim de promover maior responsabilidade ambiental e incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientais amigáveis, ou seja, que não agridam a natureza, são mais dois princípios que prezam pelo meio ambiente.Desse modo, pode-se perceber que a abordagem adotada pelo Pacto Global é a preventiva e não corretiva, além de unir esforços no sentido de promover a gestão do ciclo de vida do produto.

    Por fim, o último princípio dispõe que as empresas possuem a obrigação de combater a corrupção em todas suas formas, inclusive a extorsão e a propina. Vale ressaltar que tal princípio foi incluído posteriormente e se destina, também, a fortalecer o crescimento econômico.

    Fonte: wikipédia

  • Letra D

    O colega Ivan já apresentou os Princípios do Pacto Global, mas achei útil trazê-los também em forma de lista resumida:

    Princípios de Direitos Humanos

    1. Respeitar e proteger os direitos humanos;

    2. Impedir violações de direitos humanos;

    Princípios de Direitos do Trabalho

    3. Apoiar a liberdade de associação no trabalho;

    4. Abolir o trabalho forçado;

    5. Abolir o trabalho infantil;

    6. Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho;

    Princípios de Proteção Ambiental

    7. Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;

    8. Promover a responsabilidade ambiental;

    9. Encorajar tecnologias que não agridem o meio ambiente.

    Princípio contra a Corrupção

    10. Combater a corrupção em todas as suas formas inclusive extorsão e propina.

    http://www.digirolamo.com.br/images/Global_compact.pdf

  • Para Ferrell, Fraedrich e Ferrell (2000), a empresa socialmente responsável é aquela que, na busca por maximizar os efeitos positivos sobre a sociedade e minimizar os negativos, considera dimensões legais, econômicas, filantrópicas e éticas. 

  • d-

    O Pacto Global adotou dez princípios universais, derivados dos direitos humanos, dos direitos do trabalho e do conceito de sustentabilidade, que fazem parte da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (1992) e de Copenhague (2004).