SóProvas



Questões de Responsabilidade Social


ID
199606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca de responsabilidade social, um tema recente, surgido no início do século XXI, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Prestação de contas funciona não somente para acionistas e stakeholders, mas também para a sociedade.


ID
199633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As discussões sobre responsabilidade social tomaram um novo rumo com o lançamento do Pacto Global pelas Nações Unidas, em 1999, com um apelo para que organizações do mundo todo assumissem uma globalização mais humanitária. Em relação à responsabilidade social e ao Pacto Global, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O último princípio, do Pacto Global adotado pelas Nações Unidas, em 1999, dispõe que as empresas possuem a obrigação de combater a corrupção em todas suas formas, inclusive a extorsão e a propina. Vale ressaltar que tal princípio foi incluído posteriormente e se destina, também, a fortalecer o crescimento econômico.

    LETRA D

    Bons estudos
  • Pacto Global é uma iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Esse pacto pretende promover um diálogo entre empresas, organizações das Nações Unidas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros, para o desenvolvimento de um mercado global mais inclusivo e sustentável, a idéia é conseguir dar uma dimensão social a globalização.

    O Pacto Global possui dez princípios que o fundamentam, sendo que nove foram estabelecidos na sua criação e um incluído posteriormente. Eles se derivaram de algumas declarações, são elas: Declaração Universal de Direitos Humanos, Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e, também, Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.

    O Pacto Global vem para incentivar o alinhamento das políticas e práticas empresariais com os valores e fins internacionalmente acordados. Assim, seus princípios reproduzem tais objetivos condizentes a direitos humanos, direitos do trabalho, proteção ambiental e combate à corrupção.

    O primeiro estabelece que as empresas têm o dever de apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente e o segundo alerta para que elas não violem tais direitos, ou seja, pretende-se certificar que as empresas não são cúmplices em abusos dos direitos. Dessa forma, as três áreas chaves da atuação do Pacto Global, no que respeita os direitos humanos seriam (i) a proteção à vida e segurança, (ii) os direitos e liberdades políticas individuais (direito de ir e vir, privacidade, propriedade, liberdade de expressão, religião e associação) e (iii) direitos e econômicos, sociais e culturais, como o estabelecimento de um padrão de vida digno (levando em consideração a alimentação, habitação, saúde, acesso a serviços sociais, educação, remuneração justa, lazer e descanso). O Pacto Global, assim, pretende promover o desenvolvimento humano sustentável, focando atenções à vida longa e saudável, ao acesso ao conhecimento e ao padrão de vida decente.

  • Quatro dos princípios se referem ao trabalho. O primeiro deles traz a necessidade das empresas apoiarem a liberdade de associação, bem como o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva. O quarto princípio do Pacto Global objetiva a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório. Os dois outros princípios que dispõe sobre o trabalho tratam da abolição efetiva do trabalho infantil e da eliminação da discriminação no emprego.

    Quanto ao meio ambiente, o princípio número “7” estabelece que as empresas devem apoiar uma abordagem preventiva sobre desafios ambientais. Desenvolver iniciativas a fim de promover maior responsabilidade ambiental e incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientais amigáveis, ou seja, que não agridam a natureza, são mais dois princípios que prezam pelo meio ambiente.Desse modo, pode-se perceber que a abordagem adotada pelo Pacto Global é a preventiva e não corretiva, além de unir esforços no sentido de promover a gestão do ciclo de vida do produto.

    Por fim, o último princípio dispõe que as empresas possuem a obrigação de combater a corrupção em todas suas formas, inclusive a extorsão e a propina. Vale ressaltar que tal princípio foi incluído posteriormente e se destina, também, a fortalecer o crescimento econômico.

    Fonte: wikipédia

  • Letra D

    O colega Ivan já apresentou os Princípios do Pacto Global, mas achei útil trazê-los também em forma de lista resumida:

    Princípios de Direitos Humanos

    1. Respeitar e proteger os direitos humanos;

    2. Impedir violações de direitos humanos;

    Princípios de Direitos do Trabalho

    3. Apoiar a liberdade de associação no trabalho;

    4. Abolir o trabalho forçado;

    5. Abolir o trabalho infantil;

    6. Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho;

    Princípios de Proteção Ambiental

    7. Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;

    8. Promover a responsabilidade ambiental;

    9. Encorajar tecnologias que não agridem o meio ambiente.

    Princípio contra a Corrupção

    10. Combater a corrupção em todas as suas formas inclusive extorsão e propina.

    http://www.digirolamo.com.br/images/Global_compact.pdf

  • Para Ferrell, Fraedrich e Ferrell (2000), a empresa socialmente responsável é aquela que, na busca por maximizar os efeitos positivos sobre a sociedade e minimizar os negativos, considera dimensões legais, econômicas, filantrópicas e éticas. 

  • d-

    O Pacto Global adotou dez princípios universais, derivados dos direitos humanos, dos direitos do trabalho e do conceito de sustentabilidade, que fazem parte da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (1992) e de Copenhague (2004).


ID
199636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação institucional, por meio de uma gestão estratégica de relações públicas, é a responsável direta pela construção de uma imagem corporativa forte e positiva de uma organização. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém me explicaria o motivo de a opção B estar errada?

  • É o contrário, cara! Relações públicas que é um instrumento de comunicação institucional. De acordo com Kunsch (2003, p.166), "a modalidade da comunicação institucional é formada pelas subáreas ou pelos instrumentos que convergem para formatar uma comunicação da organização em si (...) Esses instrumentos são: as relações públicas, às quais cabe delinear e gerenciar essa comunicação, o jornalismo empresarial, a assessoria de imprensa, a publicidade/propaganda institucional, a imagem e a identidade corporativa, o marketing social, o marketing cultural e a editoração multimídia."

  • De acordo com a definição de Kunch, a letra D também poderia estar correta. Fui na E pelo contexto da questão, mas a questão cabe recurso.

  • Comunicação Institucional
    No composto da comunicação organizacional integrada, a comunicação institucional é a responsável direta, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativas fortes e positivas de uma organização.
    Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch, p. 164

     

    Instrumentos da comunicação Institucional
    Relações públicas
    Jornalismo empresarial
    Assessoria de imprensa
    Editoração multimídia
    Imagem corporativa
    Identidade corporativa
    Propaganda institucional
    Marketing social
    Marketing cultural

    Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch, p. 166-178


ID
270148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O conceito de responsabilidade social é recente e dinâmico e
envolve os vários setores da organização e as formas como se
relacionam com a comunidade. Acerca desse assunto, julgue os
itens que se seguem.

Os indicadores de responsabilidade social são utilizados para se aferir o nível de envolvimento da organização com questões sociais.

Alternativas
Comentários
  • É exatamente a definição. 

  • que belo comentário do Pedro kkkkkkkk

  • Os Indicadores de Responsabilidade Social Empresarial, em nova versão, foram criados como uma ferramenta de aprendizado e avaliação da gestão da empresa no que se refere à incorporação das práticas de responsabilidade social empresarial (RSE), ao planejamento de estratégias e de monitoramento do desempenho geral da empresa. Trata-se de um instrumento de auto-avaliação e aprendizado de uso essencialmente interno.


ID
270151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O conceito de responsabilidade social é recente e dinâmico e
envolve os vários setores da organização e as formas como se
relacionam com a comunidade. Acerca desse assunto, julgue os
itens que se seguem.

Ações de responsabilidade social não devem ser utilizadas pelo marketing corporativo, sob a pena de resultarem, para a organização, em perda de credibilidade.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA! Pelo contrário, há um aumento da credibilidade.
  • Pelo contrário, as ações de responsabilidade social devem ser pauta das ações de comunicação institucional, o que pode fortalecer a imagem da empresa junto aos stakeholders. 
  • onde a responsabilidade social e o marketing exercem um papel fundamental dentro das organizações. Neste contexto, a Responsabilidade Social tem-se refletido em extremos resultados, tanto econômicos quanto sociais, pois juntamente com o Marketing, esse modelo de gestão tem originado não só maior visibilidade da empresa, como também  tem servido para expandir as práticas adotas pelas empresas junto à sociedade, as quais são reconhecidas,pela mesma, como tendo uma utilidade acima das expectativas


     Mostra-se, assim, a credibilidade da marca e a confiança que os indivíduos têm em utilizar os produtos elaborados pela empresa. Parte dessa credibilidade foi incutida, segundo os entrevistados, devido à forte presença junto aos meios sociais e a sua constante partição em ações junto à comunidade, sendo, por vezes, confundida como uma organização governamental.


    Cardoso e Silva (2000) caracterizam a eficácia da responsabilidade social a partir do momento em que é incutida uma nova cultura dentro da empresa, sendo essa incorporada na gestão e nos principais setores organizacionais, como Marketing, Recursos Humanos, produção e finanças.


ID
270154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O conceito de responsabilidade social é recente e dinâmico e
envolve os vários setores da organização e as formas como se
relacionam com a comunidade. Acerca desse assunto, julgue os
itens que se seguem.

Denominam-se stakeholders as barreiras que impedem a prática da responsabilidade social em algumas organizações.

Alternativas
Comentários
  • Stakeholder (em português, parte interessada ou interveniente), é um termo usado em diversas áreas como administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.

    De maneira mais ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização )

    O sucesso de qualquer empreendimento depende da participação de suas partes interessadas e por isso é necessário assegurar que suas expectativas e necessidades sejam conhecidas e consideradas pelos gestores. De modo geral, essas expectativas envolvem satisfação de necessidades, compensação financeira e comportamento ético. Cada interveniente ou grupo de intervenientes representa um determinado tipo de interesse no processo. O envolvimento de todos os intervenientes não maximiza obrigatoriamente o processo, mas permite achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução desse processo.

    Uma organização que pretende ter uma existência estável e duradoura deve atender simultaneamente as necessidades de todas as suas partes interessadas. Para fazer isso ela precisa "gerar valor", isto é, a aplicação dos recursos usados deve gerar um benefício maior do que seu custo total.
     

  • Resumindo, stakeholders são todos os públicos envolvidos com a organização, interno, externo, colaboradores, fornecedores, sociedade...

  • tudo liga a empresa é stakeholder. Mas aqui ele afirmou que as barreias são isso (apenas as barreiras) aí o erro

  • Essas barreiras que impedem a prática da responsabilidade social em algumas organizações está muito ligada ao conceito de Shareholders. Este modelo está intimamente relacionado com os acionistas e foi um modelo que foi quase exclusivo durante toda a Era Industrial. A empresa é vista como uma entidade econômica que deve trazer benefícios aosshareholders (proprietários ou acionistas). Sua finalidade principal é gerar lucro, logo atividades de responsabilidade social não são bem vistas nesse conceito.

  • Stakeholder significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que fez um investimento ou tem ações ou interesse em uma empresa, negócio ou indústria.

    Em inglês stake significa interesse, participação, risco. Holder significa aquele que possui. Assim, stakeholder também significa parte interessada ou interveniente. É uma palavra em inglês muito utilizada nas áreas de comunicação, administração e tecnologia da informação cujo objetivo é designar as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios, ou seja, as partes interessadas.

  • Stakeholder é uma pessoa ou grupo que possui participação, investimento ou ações e que possui interesse em uma determinada empresa ou negócio. O inglês stake significa interesse, participação, risco. Enquanto holder significa aquele que possui. Stakeholder também pode significar partes interessadas, sendo pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelos projetos e processos de uma empresa. Como exemplos de stakeholders imaginamos que estes estão relacionados ao projeto, e por isso, seriam o gerente, o patrocinador, a equipe e o cliente do projeto em questão, mas na prática, existem diversas outras partes interessadas, dentre as quais podemos citar: concorrentes, fornecedores e investidores, por exemplo.


ID
270157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O conceito de responsabilidade social é recente e dinâmico e
envolve os vários setores da organização e as formas como se
relacionam com a comunidade. Acerca desse assunto, julgue os
itens que se seguem.

Nas empresas, a responsabilidade social caracteriza-se pela promoção de ações de filantropia.

Alternativas
Comentários
  • O que é responsabilidade social empresarial?
    Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.

    Qual a diferença entre responsabilidade social e filantropia?
    A filantropia é basicamente uma ação social externa da empresa, que tem como beneficiária principal a comunidade em suas diversas formas (conselhos comunitários, organizações não-governamentais, associações comunitárias etc) e organizações. A responsabilidade social é focada na cadeia de negócios da empresa e engloba preocupações com um público maior (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente), cuja demanda e necessidade a empresa deve buscar entender e incorporar aos negócios. Assim, a responsabilidade social trata diretamente dos negócios da empresa e de como ela os conduz.

    Fonte: http://www.ethos.org.br/DesktopDefault.aspx?TabID=3344&Alias=Ethos&Lang


ID
270160
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O conceito de responsabilidade social é recente e dinâmico e
envolve os vários setores da organização e as formas como se
relacionam com a comunidade. Acerca desse assunto, julgue os
itens que se seguem.

A adoção de uma postura clara e transparente também se configura uma prática de responsabilidade social.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Instituto Ethos a noção de responsabilidade social empresarial decorre da compreensão de que a ação das empresas deve, necessariamente, buscar trazer benefícios para a sociedade, propiciar a realização profissional dos empregados, promover benefícios para os parceiros e para o meio ambiente e trazer retorno para os investidores. A adoção de uma postura clara e transparente  no  que  diz  respeito  aos  objetivos e compromissos éticos da empresa fortalece a legitimidade social de suas atividades, refletindo-se positivamente no conjunto de suas relações.

    Item CERTO!

ID
543511
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A redação de um texto institucional, em que uma organização busque transparecer seu comprometimento com a responsabilidade social, possui os seguintes aspectos:
I. Destaque para produtos que tem melhor preço.
II. Criação de desejo para consumir os produtos.
III. Destaque para a qualidade dos produtos a partir de técnicas de manejo sustentáveis.
IV. Ênfase para a história da empresa e elevação da lembrança de marca.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
562540
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O Grupo Corpo é uma das companhias de dança mais importantes do Brasil e completa 35 anos de fundação em 2010. Desde 2000, a Petrobras patrocina o grupo através de sua política de patrocínio cultural. É muito importante para as empresas a divulgação de suas ações de patrocínio para ressaltar, perante a sociedade, o comprometimento com a responsabilidade social e o crescimento do país. Esse processo de divulgação é composto de várias etapas. A primeira delas é o planejamento, que consiste em

Alternativas

ID
564673
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A dimensão estratégica da responsabilidade social inclui ações planejadas de longo prazo, cujos impactos e resultados devem ser

Alternativas
Comentários
  • Dica: quando todas as alternativas parecerem erradas, tente enxergar outro significado nas alternativas. Aqui a cesgranrio foi malandra ao usar o termo "semelhante" à perspectiva econômica-financeira. O que ela quis que o candidato enxergasse é que as instituições devem encarar a responsabilidade social com o mesmo grau de importância quanto a busca pelo lucro.


ID
564679
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No âmbito da responsabilidade social, diversas empresas vêm ocupando espaços na sociedade, antes preenchidos somente pelo Estado, como é o caso da(o)

Alternativas
Comentários
  • Fluzão

  • Concordo.


ID
564682
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A benevolência empresarial, muito comum no Brasil e ainda interpretada, em certos meios, como prática de responsabilidade social, tem suas bases nos

Alternativas

ID
564706
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O diretor de marketing de uma indústria petrolífera orienta a equipe a desenvolver uma estratégia de valorização da marca, explorando a associação dos consumidores aos valores da empresa. Assim, a equipe deve desenvolver campanhas para divulgar

Alternativas

ID
564721
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Supondo-se que a Petrobras tenha interesse em atuar em um novo país e as pesquisas mostrem que a população local tenha formado mitos e estereótipos deturpados a respeito do Brasil, uma solução a ser implementada pela comunicação da empresa é

Alternativas

ID
564754
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O projeto de comunicação institucional da Petrobras inclui o apoio a projetos sociais em todo o país, envolvendo ONG, governos estaduais e municipais, fundações e universidades, entre outras instituições, em todos os estados brasileiros. Assim, todos os anos, a empresa recebe centenas de projetos e, para facilitar a sua avaliação, a Petrobras escolheu três áreas temáticas estratégicas para as quais dirige os apoios. São elas:

Alternativas

ID
564757
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ao elaborar um projeto voltado para o incentivo e apoio a projetos culturais, o profissional de Relações Públicas deverá ter em mente que este tipo de ação estratégica constitui uma forma direta de a empresa

Alternativas

ID
564790
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Para a Petrobras, o compromisso com a cultura vai muito além da visibilidade da companhia ou do apoio a projetos já conhecidos pela maioria das pessoas. Ao investir na cultura do país, o principal objetivo da empresa é garantir o acesso da população aos bens culturais para a afirmação da identidade brasileira. Essa forma tão diversa e abrangente de pensar a cultura só é possível porque

Alternativas

ID
821284
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com Melo Neto e Froes (1999), podemos listar os principais benefícios decorrentes das práticas de responsabilidade social das empresas. Entre eles, não se inclui

Alternativas
Comentários
  • Não se inclui: maior visibilidade na mídia

  • Discordo do gabarito. Como práticas de responsabilidade social não acarretam em maior visibilidade na mídia?!


ID
829090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com base nas principais teorias a respeito do papel dos meios de
comunicação e considerando a responsabilidade social e a
importância desses meios para o funcionamento do Estado
democrático republicano, julgue o item seguinte.

Produtos da teoria da responsabilidade social, os meios de assegurar a responsabilidade social, entre os quais se incluem os conselhos, as ouvidorias e os observatórios, surgiram como propostas de regulação, corregulação e autorregulação, com ou sem a participação do Estado.

Alternativas
Comentários
  • Gab: certo

    Responsabilidade Social diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral.

    Alguns sociólogos entendem como sendo responsabilidade social a forma de retribuir a alguém, por algo alcançado ou permitido, modificando hábitos e costumes ou perfil do sujeito ou local que recebe o impacto.

     

    Surgiram como propostas de regulação, corregulação e autorregulação, e estas não necessáriamente sempre com a participação do Estado.

  • O fato reduz o PL e aumenta o passivo. Esse é o tipo de questão que quanto se mais entende sobre o assunto mais aumenta a chance de errar

  • O fato reduz o PL e aumenta o passivo. Esse é o tipo de questão que quanto se mais entende sobre o assunto mais aumenta a chance de errar

  • O fato reduz o PL e aumenta o passivo. Esse é o tipo de questão que quanto se mais entende sobre o assunto mais aumenta a chance de errar


ID
829135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca da história das relações públicas (RP), julgue o item
seguinte.

A ideia da responsabilidade social de empresas e organizações difundiu-se amplamente somente a partir de meados da década de 80 do século passado, em decorrência da disseminação do conceito de desenvolvimento sustentável e não, da construção de uma cultura própria do campo das RP.

Alternativas

ID
883978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação à formação da reputação corporativa de uma
organização, julgue os próximos itens.

A imagem corporativa, um retrato que o público constrói de uma organização, pode ser influenciada pelas experiências do público com a organização.

Alternativas
Comentários
  • Apenas para lembrar: IDENTIDADE é diferente de IMAGEM.

    IDENTIDADE: é o que a empresa é, sua cultura, maneira de produzir, como se posiciona no mercado observando seus limites e desejos de percepção;
    IMAGEM: é como o outro percebe a empresa, ou seja, há algo de subjetivo aqui.
     

  • Seguem os conceitos:

     

    IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista

    IMAGEM - como a empresa é vista

    REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo

     

    Aprofundando:

     

    A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

     

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

     

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    Fonte: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos


ID
883981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação à formação da reputação corporativa de uma
organização, julgue os próximos itens.

A identidade corporativa, um autorretrato da organização, constitui-se dos valores básicos e das características atribuídas a uma corporação pelos seus membros (público interno ou externo).

Alternativas
Comentários
  • http://www.youtube.com/watch?v=vgLs2xZHetA
  • "...características atribuídas a uma corporação pelos seus membros (público interno ou externo)."

    A característica atribuída pelo público externo não seria a imagem corporativa? Fiquei sem entender... 

  • No meu ponto de vista caberia recurso nessa questão.


    ERRO DA QUESTÃO:  AS CARACTERISTICAS DA  IDENTIDADE CORPORATIVA.SÃO ATRIBUIDAS APENAS PELO PÚBLICO INTERNO,    OU SEJa,Não atribuida pelos seus públicos INTERNO E EXTERNO.

    Qual a diferença entre identidade e imagem corporativa?

    Enquanto a identidade corporativa expressa a realidade da empresa em sua essência, a imagem se refere à percepção externa, ou seja, às características que as pessoas atribuem à organização, com base nas experiências de uso, nas relações interpessoais e nos meios de comunicação de massa. O conceito de identidade corporativa não possui um caráter simplesmente visual, pois abarca aspectos culturais, ambientais e de comportamento. Já a imagem corporativa, é um conjunto de significados que uma pessoa associa à organização, uma representação mental, no imaginário coletivo, de um conjunto de atributos e valores que funcionam como um estereótipo e determinam a conduta e as opiniões dessa coletividade. O quadro abaixo esclarece as diferenças entre os dois conceitos, com base nas proposições de Brandt e Johnson (1997).


    Tabela3 Identidade e Imagem Corporativa
  • Nossa, não tem como esse está certa!

    Eu entendo que se as características são atribuidas pelo público, seja interno ou externo, estamos falando da IMAGEM CORPORATIVA.
  • Também discordo do gabarito.

    "IDENTIDADE é a manifestação tangível, o autorretrato da organização ou a soma total de seus atributos, sua comunicação etc." (Kunsch)

    É a forma de uma organização se apresentar a seus públicos. Nunca vi um conceito que fale que são valores e características atribuídas PELOS SEUS MEMBROS. Muito menos pelo público externo.
  • Questão CORRETA

    Caros, vejam só esse trecho do livro "Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada", de Margarida Kunsch -- 3a. ed., 2002, página 172. (OBS.: esse livro é uma das principais referências usadas pelo Cespe e suponho que a questão foi retirada dele):

    "A identidade corporativa reflete e projeta a real personalidade de uma organização. (...) De acordo com Joan Costa (2001, p. 214), ela 'se define por dois parâmetros: o que a empresa é e o que ela faz'. (...) Para Costa, esses dois parâmetros constituem o lado racional, a face objetiva da identidade. Mas existe também o outro lado da moeda, o que corresponde à face subjetiva da identidade corporativa, que emerge dos públicos e da interpretação destes sobre o que é e faz a organização. Em outras palavras, a identidade corporativa refere-se aos valores básicos e às características atribuídas às organizações pelos seus públicos internos e externos. Além do que ela é e faz, a identidade corporativa se origina de três níveis de comunicação: o que a organização diz, o que ela realmnte faz e o que dizem e acham dela os seus públicos."
  • Coloquei errado justamente igual aos colegas abaixo, "O público externo" Invalida a questão! 

  • Identidade Corporativa nada mais é do que o conjunto de valores e crenças que diferenciam uma organização das outras que existem no mercado, em outras palavras podemos dizer que é a personalidade da organização. Além disso, a Identidade Corporativa inclui um conjunto de imagem, logotipo, símbolo e cores que são veiculados junto à imagem da instituição formando sua marca.

  • Seguem os conceitos:

     

    IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista

    IMAGEM - como a empresa é vista

    REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo

     

    Aprofundando:

     

    A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

     

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

     

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    Fonte: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos


ID
941038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de relações públicas e recursos humanos, julgue o item abaixo.

Há relação direta entre a cultura organizacional que dá oportunidade a mulheres e a minorias étnicas e a construção de relações públicas de excelência.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Relações Públicas trabalham com a imagem da organização em relação ao público externo, logo estão correlacionadas com uma cultura que dê oportunidades
  • Ser "socialmente responsável" pode trazer vantagens competitivas e valorização de imagem, pois agrega valor à empresa.

  • A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais.


ID
1109347
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de responsabilidade social empresarial, julgue os itens a seguir.

As metas de responsabilidade social empresarial devem observar não apenas os impactos econômicos e sociais de suas ações, mas também os riscos ambientais que elas possam gerar.

Alternativas
Comentários
    • Entre as visões existentes: A responsabilidade social como exercício de consciência ecológica: A responsabilidade social é vista como responsabilidade ambiental. A empresa investe em programas de educação e preservação do meio ambiente, e conseqüentemente, torna-se uma difusora de valores e práticas ambientalistas.

  • Nossa, fiquei boquiaberto com o gabarito dessa questão, mas não com o fato de a CESPE não ter feito a alteração. Me chamou a atenção, como no comentário da Daiane, que a RSE não é uma obrigação, nem deve ir de encontro aos interesses da organização. Nenhuma empresa tem "obrigação" de ser socialmente responsável. Caso a emprese opte por não adotar tais prática, deve arcar com os eventuais custos dessa decisão, inclusive no que diz respeito a sua imagem perante consumidores e fornecedores. Ademais, ainda que a RSE implique em custos, ela deve se reverter em benefícios para a organização, seja pelo aumento da aceitação de seus produtos/serviços ou outro. Gabarito doido!

  • Responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente que:

      • Contribua para o desenvolvimento sustentável, inclusive a saúde e o bem estar da sociedade;
      • leve em consideração as expectativas das partes interessadas;
      • esteja em conformidade com a legislação aplicável e seja consistente com  as normas internacionais de comportamento,e
      • esteja integrada em toda a organização e seja praticada em suas relações.

    • FONTE:http://www.inmetro.gov.br/qualidade/responsabilidade_social/norma_nacional.asp


  • Com o agravamento de problemas sociais e ambientais, as forças da sociedade estão passando por um processo de reorganização. No início deste século XXI, nota-se a valorização de uma nova postura empresarial, não mais focada apenas na obtenção de lucros, mas no relacionamento com a sociedade e a sustentabilidade dos negócios. Este estudo, de cunho teórico, discute diferentes abordagens sobre a responsabilidade social empresarial e a sustentabilidade, abrangendo visões sobre o papel da empresa na atualidade e os aspectos centrais relacionados ao movimento de adoção de práticas de desenvolvimento sustentável. Apresenta, ainda, discussões a respeito das dificuldades encontradas no sentido de conceituar e mensurar o processo de desenvolvimento sustentável, além dos principais desafios que a contabilidade enfrenta nesse contexto.


    gab correto


ID
1134772
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Cândido Teobaldo de Souza Andrade considera apropriado que uma empresa utilize como meio de se relacionar com a comunidade, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • medidas assistencialistas


ID
1134802
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

É considerado o material mais rentável no processo de reciclagem:

Alternativas

ID
1171843
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Algumas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), implantadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para pacificar as comunidades carentes cariocas, paralelamente ao seu objetivo principal, vinham desenvolvendo uma ação mais próxima à de relações públicas comunitário.

Essa ação consistia em

Alternativas
Comentários
  • Eventos culturais e sociais ajudam a promover a marca e reforçam a comunicação institucional.


ID
1171867
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Algumas importantes empresas brasileiras fazem grandes investimentos em projetos sociais, culturais e ambientais.
Tais investimentos refletem uma preocupação que vai além das questões que permeiam a distribuição de renda desigual na sociedade.

Eles fazem parte de um projeto maior que tem como objetivo

Alternativas
Comentários
  • As ações de responsabilidade social e sustentabilidade contribuem para reforçar , de forma positiva, a imagem da empresa e contribuem para positivar sua reputação.


ID
1296808
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

São muitas as contribuições da área de relações públicas para o desenvolvimento das atividades comunicacionais de comunidades locais, das ONG e organizações sociais.

Na prática das relações públicas comunitárias, o profissional de relações públicas tem a função de

Alternativas

ID
1296820
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Do ponto de vista organizacional, uma comunicação eficaz exerce papel fundamental na construção de um comportamento socialmente responsável.

Sendo assim,

Alternativas

ID
1296853
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As ações de responsabilidade social desenvolvidas pelas empresas são motivadas por fatores externos, pressões econômicas ou pela busca de algum benefício, fiscal ou não.

Para que se minimize o risco de descontinuidade, o desenvolvimento dessas ações deve ser motivado por

Alternativas
Comentários
  • Caso a preocupação com a responsabilidade social esteja cravada nos princípios corporativos da instituição, a possibilidade de descontinuidade é reduzida, uma vez que todos os envolvidos serão continuamente lembrados do que é realmente importante, ou seja, os princípios. 


ID
1296916
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A importância do conceito de responsabilidade social tem levado as empresas a repensarem o modelo de avaliação de suas condutas socialmente responsáveis, criando, para isso, indicadores específicos de avaliação do desempenho social.

Nesse sentido, o critério de desempenho que prioriza a produção de bens e serviços que a sociedade deseja, maximizando lucros para seus acionistas e proprietário, é o

Alternativas

ID
1296964
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

GM, Coca-Cola, McDonald’s, Walmart, Renault, LVMH, Danone, L’Oréal, Aventis, Siemens, Porsche, EADS, Hydro-Québec, Pemex, Honda, Toyota, CNN, Microsoft, Mittal, Google, Petrobras, Embraer, Carrefour e Teleglobo, para citar apenas alguns, não são apenas os fabricantes de bens ordinários ou de serviços específicos, eles também são vetores de transformação em sua cultura nacional ou região. Em alguns casos, as empresas constroem verdadeiros símbolos de uma determinada sociedade ou civilização.

CHANLAT, J-F. Gestão empresarial. São Paulo: Cengage Learning, 2010, p.28.

O comentário acima ressalta, especificamente, a interferência direta das organizações sobre o desenvolvimento da(o)

Alternativas

ID
1297336
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

“Três dos limiares planetários – a mudança climática, a perda da biodiversidade e o ciclo do nitrogênio – já foram excedidos, e mais quatro – ciclo do fósforo, acidificação dos oceanos, uso de água doce e do solo – serão logo ultrapassados se as atividades humanas mantiverem o ritmo atual.”

FRIAÇA, Amâncio. Revista Le Monde Diplomatique. Brasil. dez. 2009. (Adaptado).

Sobre as condições da relação entre o homem e o meio ambiente, analise as afirmativas a seguir.

I - Para uma transformação positiva, faz-se necessário considerar tanto os aportes do ambiente para o bem-estar humano como os limites biofísicos ao crescimento econômico.

II - Entre os limiares já transgredidos, um dos mais sérios é a perda da biodiversidade.

III - O fato de apenas três limiares terem sido transgredidos não significa uma boa notícia, pois os limiares planetários estão fortemente acoplados.

Para a construção de uma agenda ambiental que evite uma catástrofe, deve-se considerar o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa e) 


ID
1297381
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Embora a perspectiva das organizações com relação ao meio ambiente venha se modificando ultimamente, ainda há empresas que adotam uma postura passiva de gestão ambiental, na qual existe, entre outras, a preocupação em

Alternativas

ID
1297384
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Investidores estrangeiros têm pautado suas ações em informações sobre as práticas sociais e ambientais de empresas brasileiras, porque entendem que investir na responsabilidade social

Alternativas
Comentários
  • Não consegui entender essa questão ...


ID
1321966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

     Por algum tempo, empresas que geravam emprego, lucro e faziam girar a economia da comunidade onde estavam  estabelecidas foram vistas como cumpridoras de uma responsabilidade social. Com o passar dos anos, e a revisão dos conceitos, verificou-se que tais práticas eram uma obrigação mínima dessas empresas, mas não a manifestação de uma consciência social por parte de sua administração. 


F. G. Borger. Pressupostos teóricos e aplicados da responsabilidade social corporativa. In: M. M. Krohling Kunsch e W. L. Kunsch (orgs.). Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora. São Paulo: Summus, v.1, 2007, p. 195-200 (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto acima, julgue o  item   que se segue.

Plano de saúde, auxílio-creche e outros benefícios fornecidos pelas empresas aos seus empregados constituem ações de responsabilidade social à medida que agregam valor ao salário.

Alternativas

ID
1321969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

     Por algum tempo, empresas que geravam emprego, lucro e faziam girar a economia da comunidade onde estavam  estabelecidas foram vistas como cumpridoras de uma responsabilidade social. Com o passar dos anos, e a revisão dos conceitos, verificou-se que tais práticas eram uma obrigação mínima dessas empresas, mas não a manifestação de uma consciência social por parte de sua administração. 

F. G. Borger. Pressupostos teóricos e aplicados da responsabilidade social corporativaIn: M. M. Krohling Kunsch e W. L. Kunsch (orgs.). Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora. São Paulo: Summus, v.1, 2007, p. 195-200 (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto acima, julgue o  item  que se segue.

Educação e saúde são áreas de concentração de ações de responsabilidade social presentes nos programas comunitários de organizações voltadas para o desenvolvimento de cidadania.

Alternativas

ID
1321972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

     Por algum tempo, empresas que geravam emprego, lucro e faziam girar a economia da comunidade onde estavam  estabelecidas foram vistas como cumpridoras de uma responsabilidade social. Com o passar dos anos, e a revisão dos conceitos, verificou-se que tais práticas eram uma obrigação mínima dessas empresas, mas não a manifestação de uma consciência social por parte de sua administração.
 
F. G. Borger. Pressupostos teóricos e aplicados da responsabilidade social corporativaIn: M. M. Krohling Kunsch e W. L. Kunsch (orgs.). Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora. São Paulo: Summus, v.1, 2007, p. 195-200 (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto acima, julgue o  item  que se segue.

Investir no desenvolvimento profissional de empregados é ação de responsabilidade social.

Alternativas

ID
1321975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

     Por algum tempo, empresas que geravam emprego, lucro e faziam girar a economia da comunidade onde estavam  estabelecidas foram vistas como cumpridoras de uma responsabilidade social. Com o passar dos anos, e a revisão dos conceitos, verificou-se que tais práticas eram uma obrigação mínima dessas empresas, mas não a manifestação de uma consciência social por parte de sua administração. 

F. G. Borger. Pressupostos teóricos e aplicados da responsabilidade social corporativaIn: M. M. Krohling Kunsch e W. L. Kunsch (orgs.). Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora. São Paulo: Summus, v.1, 2007, p. 195-200 (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto acima, julgue o  item  que se segue.

O desenvolvimento econômico de uma comunidade é considerado ação de responsabilidade social quando promovido pela organização com vistas ao desenvolvimento social e não ao lucro ou ao benefício de imagem.

Alternativas

ID
1363336
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um balanço social é um veículo para que diferentes públicos da organização tenham acesso aos dados de investimento social.

Assim, a publicação do balanço social

Alternativas
Comentários
  • O Balanço Social é um documento publicado anualmente, normalmente junto com as demais demonstrações financeiras contendo diversas informações sobre as atividades desenvolvidas pela empresa na área social. Não é uma demonstração exigida pela lei, nem uma demonstração contábil, embora seus números se originem da contabilidade. É uma mistura de dados financeiros, com dados qualitativos, declarando as ações desenvolvidas, os beneficiários e os seus resultados sociais.

    Dessa forma, o Balanço Social é a última etapa do processo de comprometimento social da empresa. Tem importância estratégica, pois informa os diferentes públicos sobre o que foi realizado. Evidencia-se a relevância da informação no processo de difusão da ação social empresarial. Para Suplicy, [51] a informação é um dos "pressupostos da cidadania" e o balanço social é um instrumento de informação. Faz-se importante tanto para os trabalhadores e a sociedade como para os dirigentes das organizações na mensuração das suas próprias ações.


  • O Balanço Social (ZARPELON, 2006) tem como foco demonstrar publicamente que a intenção da organização não é somente a geração de lucros com um fim em si mesmo, mas o desempenho social. Este é obtido através do compromisso e da responsabilidade para com a sociedade, por meio da prestação de contas do seu desempenho sobre o uso e a apropriação de recursos que originalmente não lhe pertenciam. Também do ponto de vista da melhoria da imagem da organização, o Balanço Social é um mecanismo bastante utilizado.


    Fonte:  http://www.rumosustentavel.com.br/o-que-e-o-balanco-social-e-quais-os-beneficios-de-sua-utilizacao-pelas-organizacoes/


ID
1363363
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Há, atualmente, um cenário que aponta a necessidade de uma nova conformação das 3 forças que sustentavam as sociedades, dada a menor participação do primeiro setor (Estado) e maior do segundo (Empresas) e do terceiro (Sociedade Civil Organizada) nas questões públicas.

Essa nova ordem de papéis, representados por esses 3 setores, é um indicador de que

Alternativas

ID
1363366
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nos EUA, o movimento dos direitos civis marcou os anos 60, assim como as manifestações por políticas de ações afirmativas. Já na Europa, entraram para a história as manifestações de maio de 68. Houve ainda as primeiras ações de defesa dos direitos dos consumidores e o forte repúdio popular às empresas beneficiadas com a Guerra do Vietnã. Empresas perceberam o que estava acontecendo e procuraram adequar-se ao novo cenário internacional.

Para tanto, precisaram aumentar sua consciência sobre

Alternativas

ID
1363444
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Entre os principais itens presentes na ISO 26000, encontra-se a governança organizacional, que está relacionada a

Alternativas
Comentários
  • "Esta Norma pretende auxiliar as organizações a contribuírem para o desenvolvimento sustentável. Visa estimulá-

    las a irem além da conformidade legal, reconhecendo que conformidade com a lei é uma obrigação fundamental

    de qualquer organização e parte essencial de sua responsabilidade social. Pretende, ainda, promover uma

    compreensão comum da área de responsabilidade social e complementar outros instrumentos e iniciativas

    relacionados à responsabilidade social, e não a substituí-los.

    Ao aplicar esta Norma, é aconselhável que a organização leve em consideração as diversidades sociais,

    ambientais, jurídicas, culturais, políticas e organizacionais, assim como as diferentes condições econômicas,

    desde que mantendo a consistência com as normas internacionais de comportamento.

    Esta Norma não é uma norma de sistema de gestão. Não visa nem é apropriada a fins de certificação ou uso regulatório

    ou contratual. Quaisquer ofertas de certificação ou alegações de ser certificado pela ABNT NBR ISO 26000

    constituem declarações falsas, incompatíveis com a intenção ou propósito desta Norma. Uma vez que esta Norma

    não contém requisitos, qualquer certificação não seria uma demonstração de conformidade com esta Norma.

    Esta Norma visa orientar as organizações no tema responsabilidade social e pode ser usada como parte de

    atividades de políticas públicas. Todavia, para fins do Acordo de Marrakesh, que criou a Organização Mundial do

    Comércio (OMC), ela não tem a intenção de ser interpretada como uma “norma internacional”, “diretriz” ou

    “recomendação”, nem pretende fornecer uma base para qualquer suposição ou conclusão de que uma medida

    está em conformidade com as obrigações perante a OMC. Além disso, esta Norma não visa fornecer uma base

    para ações legais, reclamações, defesas ou outras demandas em qualquer processo internacional, nacional ou de

    outra natureza, nem tampouco pretende ser citada como evidência da evolução do direito internacional

    consuetudinário. "

    http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/[field_generico_imagens-filefield-description]_65.pdf
  • Para ajudar .....

    Diretrizes para uma conduta sustentável

    A norma internacional tem a proposta de servir como um importante norte para as corporações e não como uma certificadora. Os sete princípios da ISO 26000 são:

    • Responsabilidade; 
    • Transparência,
    • Comportamento Ético;
    • Consideração pelas partes interessadas;
    • Legalidade;
    • Normas Internacionais;
    • Direitos Humanos.

    Além dos princípios, os temas centrais do documento envolvem as áreas de Direitos Humanos; Práticas de Trabalho; Meio Ambiente; Práticas Leais de Operação; Combate à Corrupção e Propina; Consumidores e Desenvolvimento aliado a participação comunitária. As empresas terão de aplicar ações de cada área citada em suas gestões.

    O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org/iso26000/o-que-e-iso26000#ixzz3qf0o0VFN 
    Condições de uso do conteúdo 
    Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives


ID
1364344
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Outubro Rosa é um movimento internacional, que promove a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e entidades. A tecnologia está presente no movimento da campanha de 2014, com o desenvolvimento de aplicativos, além de várias ações em diversos meios de Comunicação. Várias empresas e celebridades se tornaram apoiadoras e patrocinadoras da proposta do movimento, o que leva ao(à)

Alternativas

ID
1490257
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Os indicadores de responsabilidade social corporativa são sistemas de avaliação que permitem à empresa verificar o seu nível de envolvimento com questões sociais.

Entre os indicadores mais comumente adotados está o (a)

Alternativas
Comentários
  • A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é o informe contábil que evidencia, de forma sintética, os valores correspondentes à formação da riqueza gerada pela empresa em determinado período e sua respectiva distribuição.

    A utilização do DVA como ferramenta gerencial pode ser resumida da seguinte forma:

    1) como índice de avaliação do desempenho na geração da riqueza, ao medir a eficiência da empresa na utilização dos fatores de produção, comparando o valor das saídas com o valor das entradas, e

    2) como índice de avaliação do desempenho social à medida que demonstra, na distribuição da riqueza gerada, a participação dos empregados, do Governo, dos Agentes Financiadores e dos Acionistas.



ID
1490260
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A publicação de um balanço social evidencia o grau de comprometimento social da empresa com a sociedade, seus colaboradores e o meio ambiente. Para que uma empresa tenha uma postura realmente responsável, ela precisa garantir que novos objetivos sociais sejam inte grados ao seu planejamento estratégico global.
Nessa perspectiva, um comportamento socialmente res ponsável indica que a(o)

Alternativas

ID
1490263
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Para alguns autores, responsabilidade social pode ser definida como aquela de quem é chamado a responder por seus atos diante da sociedade, da opinião pública, quando esses atos assumem consequências sociais.
As organizações vêm, ao longo do tempo, recebendo críticas e questionamentos que colocam o assunto em evidência, indicando que

Alternativas
Comentários
  • P = R . [1 - (1+i) -n / i

    P = 5.000 . 5,7

    P = 28.500 > 27.000


ID
1490332
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um laboratório de remédios possui 35% do mercado de analgésicos no Brasil, com vendas anuais de 400 milhões de reais. Em dois dias, foram registradas mortes de 7 pessoas, por envenenamento, após ingestão do analgésico desse laboratório, contaminado com a substância ativa. Por esse motivo, as receitas com a venda desse remédio caíram de 33 milhões de reais para 4 milhões de reais por mês.

Tendo a empresa recebido, por parte da imprensa, cerca de 2.500 solicitações de informações sobre o ocorrido, como a assessoria de comunicação do laboratório deve agir sob o ponto de vista do gerenciamento de crise em comunicação?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    Marquei a A porque minha dúvida na B foi o final da frase.."relançar o produto com nova embalagem"

     

    Alguém pode me ajudar?

     

    No controle, Deus está!

  • Fiz exatamente a mesma coisa. A B estava ótima até essa parte do fina. 

  • Case verídico do Tylenol nos EUA.


ID
1648462
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito do conceito de relações públicas, julgue o item a seguir.


Promover a integração de uma instituição à comunidade não é considerada atividade de relações públicas, e sim uma ação social.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Claro que se trata dentre as muitas atividades de RP.

    Relações Públicas, em comunicação, é o conjunto de atividades informativas, coordenadas de modo sistemático, relacionadas ao intercâmbio de informações entre uma empresa ou organização e sua clientela, imprensa, grupo social e/ou público alvo. Estas destinam estabelecer e manter o equilíbrio e o bom entendimento entre as duas partes e por vezes expandir ou estabilizar a imagem e/ou identidade da instituição ativa perante a opinião pública.


ID
1648570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito do atendimento, da relação da organização com o consumidor e da comunicação direta, julgue o item subsequente.

As instalações de uma organização — espaço físico, ambientação, sinalização — são um componente importante do atendimento ao público.

Alternativas
Comentários
  • Questão óbvia: receber bem o público na própria empresa é fundamental.


ID
1648594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das relações humanas, julgue o item a seguir.


Estabelecer políticas, programas e normas institucionais que valorizem os públicos de uma organização são funções do profissional de relações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Ainda bem que o comentário de Sueli não se estendeu... mas vamos lá.

    O item proposto está ERRADO, pois não cabe às relações públicas estabelecer políticas, programas ou normas institucionais, mas sim o diálogo entre as diferentes áreas, numa relação de interdependência, de modo que a promoção de relacionamentos e mediação de conflitos seja efetivada através de estratégias e programas de comunicação adequados à realidade do ambiente organizacional/ social. 

  • Erro por extrapolação: RP não é deus! O comportamento de uma instituição (um grupo normalmente muito grande de pessoas engajadas em uma determinada missão, guiada por determinados valores e seguindo uma visão estabelecida) depende de muita gente.

  • Complementando a Olívia : acredito que sejam atribuições da equipe de RH 

  • Discodo do gabarito! 

    Um profissional de RRPP pode sim estabelecer política de comunicação! Assim como programas de visitação técnicas às empresas, por exemplo; E por quê não construir normas de procedimentos e uso das redes sociais na empresa? 

    A partir disso, discordo do RP e tampouco o considero com "um Deus" por realizar essas tarefas. 

  • RP não estabelece normas institucionais.


ID
1648597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das relações humanas, julgue o item a seguir.


As relações humanas consistem em um modo especial de administrar e valorizar o ser humano.

Alternativas
Comentários
  • Erro por extrapolação: relações humanas é o que acontece correntemente todos os dias entre as pessoas; esse modo especial de administrar e valorizar o ser humano é só um tipo de relação humana.


ID
1648600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das relações humanas, julgue o item a seguir.


Entre os objetos das relações humanas, inclui-se o de conhecer o nível de motivação das pessoas.

Alternativas

ID
1648603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das relações humanas, julgue o item a seguir.


As relações humanas fundamentam-se em princípios administrativos que contradizem a ciência do comportamento.

Alternativas
Comentários
  • Erro por contradição: relações humanas se apoiam na ciência do comportamento

  • Excelente explicação, pia.

  • Eu não consigo ver o crime de estelionato, uma vez que se trata de crime patrimonial que exige prejuízo alheio. A questão não relata qualquer prejuízo em decorrência da abertura da conta, por óbvio se pode fazer uma inferência de quem abre conta com documento falso objetiva cometer estelionato, mas não se pode responder questão por presunção. Peço aos colegas auxílio para entender onde está o estelionato, ao menos qual foi o prejuízo e quem foi o prejudicado.

  • Eu não consigo ver o crime de estelionato, uma vez que se trata de crime patrimonial que exige prejuízo alheio. A questão não relata qualquer prejuízo em decorrência da abertura da conta, por óbvio se pode fazer uma inferência de quem abre conta com documento falso objetiva cometer estelionato, mas não se pode responder questão por presunção. Peço aos colegas auxílio para entender onde está o estelionato, ao menos qual foi o prejuízo e quem foi o prejudicado.


ID
1648639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito das relações humanas nas organizações, julgue o item a seguir.

Se uma organização é um fenômeno social, então é correto afirmar que uma das suas principais características é a interação humana.

Alternativas

ID
1648645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a comunicação organizacional e relações humanas, julgue o item que se segue.

O sistema de comunicação das organizações inclui redes formais e informais.

Alternativas
Comentários
  • Vide Kunsch

  • Gláucio Saraiva: "De acordo com Kunsch, além de níveis (pessoal, interpessoal, interdepartamental, hierárquico), a com. interna também se dá em fluxos (ascendentes, descendentes, transversais, circulares) e em redes (formal e informal)"

  • Vide Gaudêncio Torquato.


ID
1771420
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Na área de Comunicação Integrada, um dos objetivos é cuidar da imagem da empresa, mediante o estabelecimento de relações com a sociedade e com os funcionários. Para que essa ação seja bem-sucedida, é necessário um planejamento que integre as Relações Públicas com o Jornalismo, a Publicidade e a Propaganda e o Marketing. Quando uma empresa resolve, por exemplo, patrocinar o esporte ou a cultura, ela pode agregar valor à marca, reforçar os laços com a sociedade ou, até mesmo, recuperar a confiança do consumidor.

Contudo, antes de se decidir por uma determinada campanha, é importante observar: 

Alternativas

ID
2028562
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considere o texto a seguir: “Um clássico exemplo de como aproveitar uma crise foi protagonizado por Johnson & Johnson em Estados Unidos, em 1986. Naquele ano alguém colocou cápsulas envenenadas com cianureto em frascos de Tylenol que já estavam nas lojas. Morreram sete pessoas. A empresa tomou a decisão de recolher todo o produto (com um custo de 300 milhões de dólares), entrou em contato com as famílias das vítimas para oferecer seu apoio e adotou novas medidas de segurança para suas embalagens. Johnson & Johnson transmitiu uma imagem de preocupação pela segurança de seus produtos, de interesse pelas pessoas e de solidez em sua gestão. Isto foi reconhecido pelos meios e pelo público, que continua tendo Tylenol como um dos analgésicos líderes de mercado.” Analisando o case da Johnson & Johnson, podemos afirmar que

Alternativas

ID
2134438
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio 2016, foram servidas 14 milhões de refeições nos refeitórios da Vila Olímpica e outras áreas da competição. O Comitê Organizador trabalhou com as ONGs WWF e Conservação Internacional para selecionar os critérios de rastreabilidade para a carne, já que a carne de boi precisou vir de fornecedor que garantiu não comprar de pecuarista em área de desmatamento ilegal. Além disso, o comitê fez uma parceria com o Marine Stewardship Council, organização internacional responsável pela principal certificação marinha no intuito de incentivar um sistema de certificação que permitirá servir pirarucu de pesca sustentável na Amazônia ou de uma reserva extrativista marinha no litoral do Brasil. Essas preocupações refletem quais ações?

Alternativas

ID
2134489
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Segundo Peter Druker, “qualquer instituição tem de ter um impacto na sociedade a fim de cumprir sua missão”. Tal citação corresponde a:

Alternativas

ID
2151745
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca dos conceitos básicos e objetivos das Relações Públicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão mal elaborada:

    Segundo Código de Ética dos RP:

    Artigo 2º- Ao profissional de Relações Públicas é vedado:
    a. Utilizar qualquer método, meio ou técnica para criar motivações inconscientes que, privando a pessoa do seu livre arbítrio, lhe tirem a responsabilidade de seus atos.
    b. Desviar para atendimento particular próprio, com finalidade lucrativa, clientes que tenha atendido em virtude de sua função técnica em organizações diversas.
    c. Acumpliciar-se com pessoas que exerçam ilegalmente a profissão de Relações Públicas.
    d. Disseminar informações falsas ou enganosas ou permitir a difusão de notícias que não possam ser comprovadas por meio de fatos conhecidos e demonstráveis.

     

    Dessa forma, poderia ser pedida a anulação da mesma.


ID
2151790
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre Meios de Assegurar a Responsabilidade Social da Mídia (MARS) e seus desdobramentos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    MARS:

    colunas de correção de erros

    seções de cartas aos leitores

    colunas de ombudsman, provedor dos leitores, nos jornais, revistas

    observatório de imprensa

    código de ética dos veículos


    Iniciativas internas às instituições de comunicação: Editoria ou Programa de Mídia,Carta do editor, Memorando interno, Comunicado aos consumidores, Programa de conscientização, Espaço de correção, Código de ética, Repórter de mídia, Repórter de consumidor, Comitê de ética, Comissão de avaliação, Comitê de redação, Agência de filtragem, Estudo interno de problemas, Pesquisa sobre o leitorado e Auditoria ética;


ID
2153455
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

MARS (Meio de Assegurar a Responsabilidade Social da Mídia) é um meio não pertencente ao Estado que é usado para fazer com que os Meios de Comunicações se tornem responsáveis por suas ações perante ao público. São exemplos de MARS, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • letra b

    Meios de Assegurar a Responsabilidade Social (MARS)

    São os mecanismos de promoção da responsabilidade social da mídia. Esses mecanismos diferenciam da censura e da autocensura jornalística.

     

    Existem três formas de promover a ética e a qualidade na atuação da mídia, que são:

    a livre atuação da imprenssa.

    a interferência estatal

    a busca de construção de espaço compartilhado

     

    Dentre o MARS ou System of media Accountability, pode-se citar: colunas de correção de erros, seções de cartas dos leitores, colunas de ombudsman/ provedor dos leitores nos jornais, revistas de jornalismo, observatórios de imprensa e códigos de ética dos veículos.

     

    Bertrand tipifica e classifica as experiências de MARS de três maneira: meios externos, meios internos e formas cooperativas.

     

    A partir do relatório da comissão McBride, da Teorias libertária e da Teoria da Responsabilidade Social da Impresa, a hipótese é que os conselhos de Comunicaçao, Conselhos de Imprensa, Ombudsmans e concelho de Leitores constituem com alternativas de prestação de contas (accountability), de mediação e de arbitragem, buscando adquirir visibilidade, confiança e o apoio do público em favor de uma mídia mais equânime.

    fonte:  http://www.comuniqueiro.com/dicionario/meios-de-assegurar-a-responsabilidade-social-da-midia-mars


ID
2157898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere às técnicas utilizadas pelo profissional de relações públicas, julgue o item que se segue.


No contexto da sociedade contemporânea, o grande desafio dos profissionais da área de relações públicas é empregar suas técnicas para gerenciar a comunicação entre as organizações e o público.

Alternativas

ID
2157901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere às técnicas utilizadas pelo profissional de relações públicas, julgue o item que se segue.


Pesquisa de opinião, assessoria de comunicação, gestão de crises e relacionamento com a mídia são algumas das técnicas utilizadas pelo profissional de relações públicas.

Alternativas

ID
2197567
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ombudsman é um profissional que dentro de uma instituição tem o dever de assegurar um canal de comunicação entre empresa e seus públicos, também podendo ser considerado um Meio de Assegurar a Responsabilidade Social (MARS) dos meios de comunicação. Das alternativas a seguir, qual apresenta corretamente outros exemplos de MARS?

Alternativas
Comentários
  • Ombudsman: Profissional contratado por uma organização (empresarial, governamental etc.) para observar, receber e investigar reclamações do público ou consumidor e apresentar críticas às falhas da organização. Fazendo parte do próprio quadro de empregados da organização ou atuando de modo terceirizado, o ombudsman precisa, necessariamente, de apoio e da confiança e seus superiores hierárquicos. Diz-se também ouvidor. 

    Profissional encarregado de fazer a crítica interna de uma publicação jornalística, bem como receber, avaliar e encaminhar as ponderações dos leitores. Esse profissional, contratado pela empresas que edita o jornal ou revista, surgiu na imprensa americana a partir da década de 1960, embora sua função já existisse em países como a Noruega e Suécia, com objetivos voltados para a administração pública.

    Dicionário Essencial de Comunicação, Barbosa & Rabaça, p. 193/194

    GAB A


ID
2197582
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A atividade do Relações Públicas está diretamente ligada com o dever de agir com ética e desenvolver uma cultura organizacional socialmente responsável. Sobre o papel da comunicação nas atividades de responsabilidade social, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2213188
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Dentre as afirmativas abaixo, quais as que dizem respeito ao papel das Relações Públicas no âmbito das Forças Armadas?

I- Informar aos diferentes públicos as atividades e realizações militares, a fim de obter maior confiança e compreensão por parte da coletividade.

II- Mostrar ao público que estão cumprindo, leal e eficientemente, as tarefas a elas pertinentes, agindo no interesse nacional.

III- Envidar esforços para que o jovem recruta, ao retornar à vida civil, leve uma imagem favorável dos dias de caserna, de tal modo a transformá-lo num elemento de Relações Públicas das Forças Armadas.

IV- Para evitar situações embaraçosas, pois nem sempre podem prestar as informações solicitadas, devem sonegar as informações, invocando "razões de Estado", "segurança nacional" ou "serviço secreto".

V- Reconhecer a essencialidade da opinião pública e delegar a outros setores da Força a motivação do público interno, já que não é um fator importante para a valorização da imagem externa da instituição.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Apenas as afirmativas I,II, III e IV são verdadeiras.

  • Sonegar informações está certo?!


ID
2254738
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação ao trabalho do profissional de relações públicas para contribuir com a reputação organizacional, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2254762
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito da responsabilidade social corporativa no século XXI, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2284639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de imagem institucional, responsabilidade social, consumo sustentável e relações com a comunidade, julgue o item.
Entre os requisitos para a certificação SA8000 está a proibição do trabalho infantil, definido exclusivamente pelos parâmetros etários estabelecidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:"Errado"

     

    ...definido exclusivamente pelos parâmetros...(Erro)

     

    A norma SA8000 traz todos os requisitos e a metodologia de auditoria para uma correta avaliação das condições do local de trabalho. Estas condições incluem[4] trabalho infantil, trabalhos forçados, saúde e segurança no trabalho, liberdade de associação, discriminação, práticas disciplinares, carga horária, benefícios e as responsabilidades da gerência em manter e melhorar as condições do trabalho....

     

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/SA_8000


ID
2284744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação pública vem se consolidando como um importante campo para o exercício da cidadania e, consequentemente, para a promoção do desenvolvimento social. Nesse contexto, a prática da advocacia desponta como instrumento de mobilização e participação coletiva. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

A advocacia pode ser aplicada com o objetivo de ressarcir, solidariamente, alguém que tenha sido afetado por evento catastrófico ou sofra em razão de alguma vulnerabilidade como ator social.

Alternativas
Comentários
  • http://www.cause.net.br/ainda-e-necessario-esclarecer-conceitos-lobby-x-advocacy/

    Em termos práticos, advocacy poderia ser descrito como o processo organizado e planejado de informar e influenciar tomadores de decisão, por meio de conscientização e engajamento de outros atores da sociedade, tendo como objetivo promover mudança (ou manutenção) de uma política pública de interesse amplo, baseada em evidências concretas.

  • Como eu odeio essa mania das bancas de traduzir termos em língua estrangeira para o português! Eu compreendo que o neologismo de uma forma geral deve ser evitado, mas advocacy não é o mesmo de advocacia. Isso pode gerar uma compreensão errada dos comandos das questões e erros totalmente evitáveis


ID
2318017
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação às relações de uma organização com a sociedade, considere as afirmações abaixo.
I. A gestão socialmente responsável é realizada buscando obter, prioritariamente, o retorno para os investidores, obtendo, consequentemente, realização profissional dos empregados e benefícios a parceiros, à sociedade e ao meio ambiente.
II. O diálogo criado em uma governança socialmente responsável oferece as condições necessárias para a legitimação de diferentes atores, a definição de metas claras e o comprometimento das partes interessadas para uma mudança efetiva de foco, do presente para o futuro.
III. Devido às dificuldades de se estabelecer um relacionamento efetivo com a sociedade a partir do público interno, o desenvolvimento profissional e individual é de responsabilidade do colaborador, motivo pelo qual a ênfase da organização, seja ela pública ou privada, deve se dar na garantia dos direitos previstos na legislação.
IV. As atividades de uma organização, seja ela pública ou privada, mostram o seu potencial de influenciar o desenvolvimento geral da sociedade, seja pelo impacto causado no processo de produção de produtos e serviços, seja por sua capacidade de gerar riqueza.
V. A principal causa dos problemas sociais e ambientais são os padrões insustentáveis de produção e consumo, motivo pelo qual toda organização deve direcionar o processo produtivo e a gestão dos recursos de forma responsável, não apenas para estímulo econômico.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
2318047
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Negócios perenes e marcas respeitadas pela sociedade dependem da troca que estabelecem com o seu entorno social e com o meio ambiente. O modelo é irreversível e já permeia toda a estratégia de comunicação de um número cada vez maior de empresas. O entendimento de que bastava gerar resultados aos acionistas, pagar religiosamente os impostos e cumprir a legislação trabalhista era suficiente para garantir um lugar ao sol no mundo dos negócios foi ultrapassado. A conscientização acerca da finitude dos recursos naturais e o olhar atento dos clientes e consumidores sobre as práticas empresariais relacionadas à sociedade e ao meio ambiente exigiram um reposicionamento.
(MAFEI, Maristela e CECATO, Valdete. Comunicação corporativa. São Paulo: Contexto)
Como podemos notar, foi-se o tempo em que o consumidor só se preocupava com o produto, ignorando como ele havia sido feito. Assim sendo, o desenvolvimento sustentável apoia-se no triple bottom line, que possui as dimensões 

Alternativas
Comentários
  • letra A

    tripé da sustentabilidade, também chamado de triple bottom line,ou SocialAmbientalEconômico corresponde aos resultados de uma organização medidos em termos sociais, ambientais e econômicos.

     

    Social - Refere-se ao tratamento do capital humano de uma empresa ou sociedade.

     

    Ambiental -Refere-se ao capital natural de uma empresa ou sociedade.

     

    Econômico - Trata-se do lucro. É o resultado econômico positivo de uma empresa .

     

     

    Muitas empresas têm desenvolvido os seus programas de responsabilidade social segundo a abordagem do “triple bottom line”, que se constitui na principal ferramenta do Índice de Sustentabilidade da Dow Jones (Dow Jones Sustainability Index) da Bolsa de Valores de Nova Iorque e do Índice de Sustentabilidade Social (ISE) da Bovespa. 

     

    O conceito se refere a um conjunto de indicadores utilizado para a avaliação do desempenho econômico das empresas e das suas ações de responsabilidade social e ambiental.



    O consumo sustentável envolve o uso de produtos que respondam às necessidades básicas da humanidade, minimizando o uso de recursos naturais e a emissão de resíduos poluentes, visando obter melhor qualidade de vida sem comprometer recursos necessário às gerações futuras (BEKIN et al., 2007; BLACK, 2010a).


    O conceito de sustentabilidade em instituições é retratado no termo ‘tripé da sustentabilidade’ (triple bottom line), em que estão contidos os aspectos sociais, econômicos e ambientais de maneira equilibrada (ELKINGTON, 1997; WILSON, 2015). O aspecto social está relacionado ao respeito aos direitos dos trabalhadores, à transparência de informações, ao bem-estar da sociedade. Já o aspecto econômico reflete na relação justa com as partes interessadas (stakeholders), ao crescimento econômico sustentável da instituição, ao avanço tecnológico. Por fim, o aspecto ambiental relaciona-se com a gestão de resíduos, com a preferência pelo uso de recursos renováveis e com a proteção à natureza (ELKINGTON, 1997; WILSON, 2015).

    Relatório Brundtland "Nosso Futuro Comum", de 1987, elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento:
    “Desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras na satisfação de suas próprias necessidades.”


    http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/biblioteca/php/mostrateses.php?open=1&arqtese=0913122_2013_Indice.html>http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/biblioteca/php/mostrateses.php?open=1&arqtese=0913122_2013_Indice.html

    Bons estudos !!!


ID
2318086
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre o balanço social, considere as afirmativas abaixo.
I. É um balanço que envolve as ações de RH com os colaboradores, relatório de benefícios, previdência social e privada e políticas de premiação e valorização.
II. É um instrumento capaz de demonstrar, por meio de indicadores sociais, o montante de investimento das organizações em ações em benefício tanto do público interno, como da cultura, da comunidade local e da sociedade como um todo.
III. Apesar de ser um instrumento que reflete a responsabilidade social da organização, o relatório também tem como objetivo o retorno da imagem institucional e mercadológica.
IV. No Brasil, a iniciativa pioneira de elaboração de indicadores sociais foi lançada pelo Ibase − Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas. Hoje, também o Instituto Ethos produz documentos de orientações sobre como elaborar um balaço social.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
2318089
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre conceito de Comunicação Sustentável, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  Gab d)

    Compreende um conjunto de ações tanto com o público interno como externo, que gerem impactos positivos tanto na sociedade, como no meio ambiente e envolvem desde conscientização de consumo de água, energia e também educação financeira. 


ID
2338801
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Leia as proposições abaixo.

I. Os dados divulgados no balanço social não trazem à empresa boa reputação

POIS

II. o balanço social é um relatório anual produzido pela empresa após um esforço de auditoria interna que mapeia seu grau de responsabilidade social, portanto é consequência da sua identidade.

Nesse caso,

Alternativas

ID
2338807
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ao planejar evento para chefes de executivo nos estados e nos municípios, interessados em contratar um novo procedimento desenvolvido por uma instituição, a equipe de comunicação considerou três ações:

1. A realização seria em um local aberto, para utilizar a luz natural.

2. O brindes seriam mudas de plantas.

3. Seria feita parceria com uma cooperativa de catadores para recolher o material logo após o término das atividades.

Estas ações

Alternativas

ID
2338810
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As instituições compreenderam que, para facilitar o debate, é importante que práticas de sustentabilidade, conhecimento e experiências possam ser comparados e compartilhados. Isso requer “linguagens e métricas comuns”, ou seja, há necessidade de comparabilidade.

O trecho se refere

Alternativas

ID
2372257
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a relações públicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2372314
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A ética nas esferas de atuação estatal é um tema que perpassa a própria evolução da humanidade. Todavia, há alguns anos, várias áreas das ciências sociais têm utilizado um vocábulo do inglês cuja tradução para a língua portuguesa tem o significado de “responsabilidade com ética”, mas não apenas isso: seu conceito também denota “responsabilização” ou “prestação de contas”. Assim, segundo alguns dos sentidos do referido termo, quem está investido de cargos públicos na sociedade deve periodicamente prestar contas do que faz, de como faz, por qual motivo faz, do quanto gasta e de como irá gerir os recursos públicos. Mais ainda: além de prestar contas em termos qualitativos e quantitativos, deve avaliar a própria gestão com isenção, dar a conhecer o que efetivamente se fez e justificar suas possíveis falhas com transparência.

De acordo com as informações apresentadas, o termo a que o enunciado se refere é

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Accountability é um termo da língua inglesa que pode ser traduzido para o português como "responsabilidade com ética" e remete à obrigação, à transparência, de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representados.

    Fonte: Wikipédia


ID
2372320
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em 1942, nos Estados Unidos, como resposta a uma enxurrada sem fim de críticas à imprensa, foi formada uma comissão com o objetivo de definir quais eram as funções da mídia na sociedade moderna. Surgia, assim, a Comissão Hutchins, formada pelo então reitor da Universidade de Chicago, Robert M. Hutchins, e por mais 13 personalidades dos ramos empresarial e acadêmico. Analistas americanos consideram que a Comissão Hutchins talvez tenha sido a responsável por uma mudança fundamental de paradigma no jornalismo: da liberdade de imprensa para a responsabilidade da imprensa. De lá para cá, outros Meios para Assegurar a Responsabilidade Social da Mídia (Mars) surgiram, a partir da atuação de governos, de universidades, da sociedade civil, da própria imprensa e também de vários estudos, entre eles os do teórico francês Claude-Jean Bertrand.

Considerando o exposto, segundo a teoria formulada por Bertrand, são formas de promover a ética e a qualidade na atuação da mídia:

Alternativas
Comentários
  • Para Claude-Jean Bertrand, a ‘irreversível mediatização do espaço público nas sociedades contemporâneas originou a necessidade de inventar mecanismos’ tendo em vista ‘a ajudarem a respeitar a deontologia, manter a confiança do público, defender a respectiva liberdade contra as ameaças dos poderes constituídos e do mercado’ [este conceito, MARS, é desenvolvido por BERTRAND, Claude-Jean. La Déontologie des médias, Paris, Presses universirtaires de France, Que Sais-Je, 1997]. Os mecanismos de promoção da responsabilidade social da mídia se diferenciam, então, da censura e da autocensura jornalística, entendendo-se censura como proibição e autocensura como omissão (BERTRAND, 1997). Três caminhos possíveis são apontados como formas de promover ética e qualidade na atuação da mídia. De início, a ‘livre’ atuação da imprensa, em segundo lugar a interferência estatal e, por fim, a busca de construção de espaços compartilhados. 

     

    Fonte: http://observatoriodaimprensa.com.br/diretorio-academico/em-nome-da-responsabilidade-social-da-midia/

  • Fisiologismo é um tipo de relação de poder político em que ações políticas e decisões são tomadas em troca de favores, favorecimentos e outros benefícios a interesses privados, em detrimento do bem comum. É um fenômeno que ocorre frequentemente em Parlamentos, mas também no Executivo, e está estreitamente associado à corrupção política, uma vez que os partidos políticos fisiologistas apoiam qualquer governo - independentemente da coerência entre as ideologias ou planos programáticos - apenas para conseguir concessões deste em negociações delicadas.


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fisiologismo


  • A- a autocensura, a responsabilidade social corporativa e a livre expressão.

    Errada. Mars é contrário a autocensura.


    B - a “livre” atuação da imprensa, a interferência estatal e a busca da construção de espaços compartilhados.

    Correta.


    C - a existência de colunas de correção de erros e seções de cartas dos leitores, além da atuação de censores independentes.

    Errada; Aqui a palavra "independentes" apareceu para confundir, porque o significado de censores é abalizadores, acusadores, ajuizadores, arguidores, avaliadores, críticos, recriminadores.


    D - a existência de colunas de ombudsman, a criação de revistas de jornalismo e a revelação das fontes dos repórteres.

    Errada. O sigilo da fonte é uma das cláusulas dos Códigos de ética do Jornalismo ao redor do mundo.


    E- a atuação de observatórios da imprensa, o fisiologismo na atuação da imprensa e o estabelecimento de códigos de ética dos veículos.

    Errado. O Mars é contrário ao fisiologismo.


  • A- a autocensura, a responsabilidade social corporativa e a livre expressão.

    Errada. Mars é contrário a autocensura.


    B - a “livre” atuação da imprensa, a interferência estatal e a busca da construção de espaços compartilhados.

    Correta.


    C - a existência de colunas de correção de erros e seções de cartas dos leitores, além da atuação de censores independentes.

    Errada; Aqui a palavra "independentes" apareceu para confundir, porque o significado de censores é abalizadores, acusadores, ajuizadores, arguidores, avaliadores, críticos, recriminadores.


    D - a existência de colunas de ombudsman, a criação de revistas de jornalismo e a revelação das fontes dos repórteres.

    Errada. O sigilo da fonte é uma das cláusulas dos Códigos de ética do Jornalismo ao redor do mundo.


    E- a atuação de observatórios da imprensa, o fisiologismo na atuação da imprensa e o estabelecimento de códigos de ética dos veículos.

    Errado. O Mars é contrário ao fisiologismo.


ID
2399425
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Quanto ao trabalho das Relações Públicas na gestão da política de responsabilidade social é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
2424835
Banca
IF Sertão - PE
Órgão
IF Sertão - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O termo Responsabilidade Social (RS) assumiu grande relevância no contexto das organizações e para acompanhar e monitorar as práticas de RS um dos instrumentos mais reconhecidos é:

Alternativas

ID
2424850
Banca
IF Sertão - PE
Órgão
IF Sertão - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O Relações Públicas é o profissional de comunicação intitulado de “autêntico representante dos públicos”, por esse motivo sua atuação na gestão da responsabilidade socioambiental deve pressupor que:

[...] a crise ambiental em que vivemos exige soluções que vão além da filantropia, assim como a água, o ar puro, o solo fértil e a diversidade biológica são elementos essenciais à vida. Nesse contexto, a atividade empresarial só faz sentido se assume o compromisso de não colocar em risco a sua existência. Fica assim evidente a importância das ações pelas empresas de redução do uso dos recursos naturais, ao lado da eliminação na origem dos resíduos que pressionam ou contaminam os ecossistemas (Camargo, 2004, p. 388).

Sobre a responsabilidade socioambiental em eventos, é correto afirmar:

I - A responsabilidade socioambiental em eventos se caracteriza pelas atitudes e atividades baseadas em valores éticos e morais com o intuito de minimizar os impactos negativos que esse tipo de atividade pode causar ao ambiente em que estão inseridas.

II - As ações de responsabilidade socioambiental podem ser realizadas exclusivamente pelo grupo organizador do evento ou podem contar com o apoio e parceria de governos e/ou outras instituições.

III - A responsabilidade socioambiental é um referencial de excelência para as empresas e serve como benchmarking para reconhecer as empresas que possuem os melhores resultados em determinados segmentos.

IV – A compra de produtos com selo verde, a reabilitação de espécies nativas, a reciclagem de recursos materiais e adoção de estratégias de educação ambiental são algumas ações que o profissional de relações públicas pode adotar visando a responsabilidade socioambiental.

Alternativas

ID
2574226
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre a comunicação dirigida, analise as afirmativas a seguir.


I. A comunicação dirigida busca atingir o grande público e, por isso, suas mensagens devem usar linguagem padrão, não especializada e acessível a toda população.

II. A comunicação dirigida usa veículos que, se comparados com os da comunicação de massa, tendem a ser mais efetivos, porém mais dispendiosos e com alcance mais amplo em termos de público.

III. O evento corporativo, os patrocínios, a extensão comunitária por meio de donativos e os programas de visitas guiadas na empresa podem ser considerados estratégias de comunicação dirigida aproximativa.


Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
2687488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.


Para as instituições de comunicação, o conceito de accountability está relacionado ao mecanismo de participação escolhido, como, por exemplo, o retorno para cada contato que enviou pautas e mensagens, como forma de responsabilização social.

Alternativas
Comentários
  • Q66992 Accountability é o conjunto de mecanismos e procedimentos que levam os decisores governamentais a prestarem contas dos resultados de suas ações, garantindo-se maior transparência e a exposição das políticas públicas.

     

    governabilidade, a qual diz respeito a uma capacidade política do Estado; 

    governança, que refere-se à capacidade da administração de executar as políticas públicas; e

    accountability, que corresponde principalmente à prestação de contas da administração para a sociedade, mas não fica limitada a isto.

    fonte: https://www.adminconcursos.com.br/2014/04/governabilidade-governanca-e.html

  • CERTO

    Accountability é um conceito da esfera ética com significados variados. Frequentemente é usado em circunstâncias que denotam responsabilidade civil, imputabilidade, obrigações e prestação de contas. Na administração, a accountability é considerada um aspecto central da governança, tanto na esfera pública como na privada, como a controladoria ou contabilidade de custos. Na prática, a accountability é a situação em que "A reporta a B quando A é obrigado a prestar contas a B de suas ações e decisões, passadas ou futuras, para justificá-las e, em caso de eventual má-conduta, receber punições."[3] Em papéis de liderança, accountability é a confirmação de recepção e suposição de responsabilidadepara ações, produtos, decisões, e políticas incluindo a administração, governo e implementação dentro do alcance do papel ou posição de emprego e incluir a obrigação de informar, explicar e ser respondíveis para resultar consequências positivas.


ID
2687491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.


Os MARS se aproximam da censura (proibição prévia) e autocensura jornalística (omissão), permitindo uma maior salvaguarda dos interesses do público consumidor de mídias jornalísticas.

Alternativas
Comentários
  • "Meios de Assegurar a Responsabilidade Social da Mídia (MARS) Os mecanismos de promoção da responsabilidade social da mídia se diferenciam da censura e da autocensura jornalística. Há três formas de promover ética e qualidade na atuação da mídia: a "livre" atuação da imprensa, a interferência estatal e a busca de construção de espaços compartilhados."

     

     

    FONTE: http://www.comuniqueiro.com/dicionario/meios-de-assegurar-a-responsabilidade-social-da-midia-mars

  • errada

    Q406460 MARS: São mecanismos que estimulam o processo de democratização da imprensa e que balizam e garantem os direitos à liberdade de expressão e à personalidade diante da atuação da mídia.

    Q880273 Cunhado por Bertrand, o termo Mars é a sigla que corresponde a “meios para assegurar a responsabilidade social da mídia”. 

    Q717261 Comitê de ética, estudo interno de problemas, carta do editor e espaços de correção podem ser considerados MARS internos.

    Q309960 A criação de meios para assegurar a responsabilidade social (MARS) da mídia é uma tendência mundial, orientada para a solução consensual de conflitos entre público e meios de comunicação no âmbito da sociedade civil, no que se refere a conteúdos eventualmente danosos, ficando a cargo do Estado a regulamentação dos aspectos técnicos e tecnológicos referentes a esse assunto.

    Q199003 Os MARS da mídia surgem da necessidade de se inventarem mecanismos que promovam a deontologia, mantenham a confiança do público e defendam a liberdade contra as ameaças dos poderes constituídos e do mercado.


ID
2821798
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A divulgação de atividades de responsabilidade social deve enfatizar

Alternativas
Comentários
  • Letra D


    A gestão orientada para sustentabilidade procura conjugar da melhor forma o tripe constituido pelos recursos economicos, sociais e ambientais.


ID
2892934
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação institucional está ligada exatamente com a instituição propriamente dita, com a sua personalidade, com a sua maneira de ser. E ela valoriza muito mais os aspectos corporativos ou institucionais que explicitam o lado público das organizações. Cada vez mais, os públicos vão cobrar isso das organizações. A comunicação institucional diz como estas devem se posicionar perante a sociedade, com a qual elas têm um compromisso.

KUNSCH, Margarida. Comunicação pública: direitos de cidadania, fundamentos e práticas. In: MATOS, Heloiza. Comunicação Pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo: ECA/USP, 2012, p 21.


Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão extraída do artigo "Comunicação pública: direitos de cidadania, fundamentos e práticas", da profa. Margarida Kunsch do livro Comunicação Pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas (org: profa. Heloiza Matos:)

    Defendo que a proposição de estratégias e ações de comunicação pública estatal pressupõe: a existência de uma política global de comunicação; a utilização de pesquisas e auditorias; planejamento estratégico; e, sobretudo, a prática de uma comunicação integrada, que capitalize eficaz e eficientemente a sinergia das distintas subáreas de comunicação social.

    GAB A

    Segunda vez nessa prova que o mesmo livro é tomado como fundamento. Veja: Q964305


ID
2892976
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Planejar, implantar e desenvolver o processo total da comunicação, por meio de eventos e relações interpessoais e interinstitucionais, como recurso estratégico com os diferentes públicos, para gerar um conceito favorável quanto à organização, capaz de despertar no público credibilidade, boa vontade para com ela, as respectivas atividades e os respectivos produtos.


Essas informações representam, dentro de uma organização, o setor de

Alternativas
Comentários
  • GAB D

    Segundo o Sindicato dos profissionais de Relações Públicas (SINPRORP) a atividade de Relações Públicas é definida como sendo:

    Uma atividade-fim capaz de planejar, implantar e desenvolver o processo total da comunicação institucional da organização como recurso estratégico de sua interação com seus diferentes públicos e ordenar todos os seus relacionamentos com esses públicos, para gerar um conceito favorável sobre a organização, capaz de despertar no público de interesse credibilidade, boa vontade para com ela, suas atividades e seus produtos

  • letra d

    De forma simples, a (Sociedade Americana de Relações Públicas) definiu as Relações Públicas como um processo estratégico de comunicação que constrói relações de benefício mútuo entre as organizações e seus públicos.

    Segundo Machline et al. (2003), entende-se como Marketing a função empresarial estratégica, o qual tem como visão o mercado, que cria, continuamente, valor para os clientes, a fim de obter vantagem competitiva e duradoura para a empresa.

    A Assessoria tem sua atuação ligada à imagem da empresa e sua exposição junto aos meios de comunicação.

    Marketing de conteúdo é uma estratégia baseada na construção de um forte relacionamento com os clientes, conseguido através da entrega de conteúdo valioso e altamente relevante para sua .

  • O suprassumo da comunicação: RP <3


ID
2918941
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

“O debate sobre a tecnologia e a ética da comunicação leva-nos a uma questão mais profunda, que é a redefinição do papel dos comunicadores nesse contexto da informação contemporânea, no qual as fronteiras sociais são muito constantes” (KUNSCH, 1997, p. 140). De acordo com a proposta da autora, essa conjuntura demanda uma redefinição do papel do profissional de relações públicas. Sobre isso, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2956423
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 8ª Região (AM/AC/RO/RR)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue o seguinte item.


O profissional de relações públicas tem a possibilidade de atuar na elaboração de importantes políticas públicas e, assim, contribuir para o alinhamento da comunicação entre sociedade e Poder Público.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    As políticas públicas são uma resposta do Estado às necessidades do coletivo que, por meio do desenvolvimento de ações e programas, objetivam o bem-comum e a diminuição da desigualdade social. LOGO, busca a participação de todos os atores públicos e privados na elaboração das políticas públicas, ou seja, governantes, políticos, trabalhadores e empresas.

  • CERTO

  • A questão em análise nos faz refletir sobre o conceito de relações públicas. Esse terno pode ser conceituado como a forma de empresas se relacionar com o público, ou seja, a função de relações públicas de uma organização tem a atribuição de promover um relacionamento de benefícios mútuos com o público de interesse da empresa ou com a sociedade. A equipe responsável pelas relações públicas de uma empresa tem a função de interpretar e comunicar às instâncias superiores aquilo que o público deseja e que julga necessário para a manutenção do relacionamento empresa-cliente.

    Além disso, a estrutura de relações públicas tem por responsabilidade a delineação de um plano de comunicação interna e externa da empresa. Com isso, é fundamental que ela tenha uma visão holística dos objetivos estratégicos organizacionais. Esses esforços são necessários para a que a empresa saiba se comunicar com os diversos tipos de clientes.

    Para resolução da questão em análise, adotaremos um profissional de relações públicas de uma organização pública. Após a troca de informações entre a organização e a sociedade (clientes da organização pública) esse profissional terá uma percepção das necessidades que esse publico requer e deseja. Assim, ele conseguirá aperfeiçoar esse relacionamento com propostas de melhorias, por meio de formulação ou implementação de políticas públicas.

    Além disso, tendo em vista o conhecimento do problema (agenda da política pública), o feedback do profissional de relações públicas serve para que as organizações promovam ajustes na sua comunicação com a sociedade e com outras instituições do Poder Público. Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está correta.

    GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".

ID
2989012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca da função do profissional de relações públicas nas organizações, julgue o item a seguir.


No âmbito da responsabilidade social, o profissional de relações públicas exerce importante papel na integração entre governo, empresas e o terceiro setor, promovendo, ainda, mediações entre os diferentes grupos da sociedade e a opinião pública.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    JUSTIFICATIVA:  O profissional de relações públicas é o mais bem preparado para mediar conflitos e interesses de diversos públicos.

  • Olá!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar


ID
2989015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito do processo de planejamento em relações públicas, julgue o item subsecutivo.


Por abranger todas as áreas da instituição e estar relacionado a questões sociais, políticas e econômicas do mercado, o planejamento estratégico é um documento que permite às organizações estabelecerem oportunidades, identificarem ameaças e traçarem planos operacionais.

Alternativas
Comentários
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
2989018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito do processo de planejamento em relações públicas, julgue o item subsecutivo.


No planejamento estratégico de uma organização, a missão é a razão de ser da instituição, a visão corresponde ao seu posicionamento, e os valores representam as convicções dos seus dirigentes.

Alternativas
Comentários
  • MISSÃO → razão de ser/ o porquê de sua criação/ identidade da empresa

    VISÃO → onde a empresa quer chegar/ objetivos de longo prazo/ como a empresa quer ser vista e reconhecida (seu posicionamento)

    VALORES → convicções dos seus dirigentes/ conjunto de princípios e crenças fundamentais 

     

    GAB: CERTA

  • GABARITO: CERTO Missão: É a razão pela qual a empresa existe. Em outras palavras, define seu foco de atuação. Nesse caso, o conceito está mais ligado ao produto ou serviço. Visão: É uma bússola que serve como um grande objetivo de longo prazo, ou seja, aonde a organização pretende chegar em determinado espaço de tempo.
  • Questão anulada pela banca


ID
2989030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação à produção e à legitimação de notícias no ambiente corporativo, julgue o item subsecutivo.


Ao setor público impõe-se a obrigatoriedade legal de divulgação de informações institucionais pela imprensa, haja vista a necessidade de transparência da informação pública, enquanto, para o setor privado, essa divulgação é facultativa.

Alternativas
Comentários
  • Se a informação é institucional, ou seja, de interesse de todos os públicos da organização, então ela deverá ser obrigatória.

  • Se houve aplicação de verba pública na organização privada, esta também tem obrigação legal publicizar seus atos.

  • Justificativa CEBRASPE:

    ERRADO. Tanto o setor público quanto o privado buscam a imprensa para legitimar suas ações e obter apoio da opinião pública.


ID
2989033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação à produção e à legitimação de notícias no ambiente corporativo, julgue o item subsecutivo.


A prestação de contas do setor público à sociedade envolve uma relação entre governo e cidadãos englobada no conceito de accountability.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    accountability = prestação de contas entre governo e cidadão (exemplo: portal da transparência)

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.

  • certa

    Q942944 - A comunicação vincula-se também aos princípios básicos da governança corporativa. Quando está relacionada de forma clara ao processo de prestação de contas à sociedade e está materializada em publicações e em portais web, por exemplo, ela cumpre o princípio básico conhecido por accountability.

    Q96629 - A notícia institucional pode ser utilizada como ferramenta para o exercício da accountability em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

    Accountability vertical: representa o controle realizado pela população sobre os administradores públicos, que exerce o controle social através dos meios de soberania popular (voto, plebiscito, referendo e ação popular).

    Horizontal: ocorre por meio do processo de controle e fiscalização mútuo que existe entre os diferentes poderes, ou entre os órgãos e instituições públicas, como o realizado pelos tribunais de contas e controladorias.

    Accountability Social (societal):  Trata-se de um processo de controle não eleitoral, representa as diversas entidades sociais, como associações, ONGs, mídia, sindicatos, etc. Que, investigam e denunciam abusos de poder, cobrando a responsabilização.