SóProvas


ID
1996513
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre moral e educação, Winnicott delimita sua área de estudo ao desenvolvimento na criança da capacidade de ter senso moral, por experimentar um sentimento de culpa e por estabelecer um ideal. Para ele, há um estágio que tem importância especial nos processos de maturação. Nesse estágio, ocorre a formação gradual na criança da capacidade para experimentar um senso de responsabilidade, aquele que no fundo é um sentimento de culpa. Esta fase de desenvolvimento dura, aproximadamente, dos:

Alternativas
Comentários
  • seis meses aos dois anos.

  • O sentimento de culpa para Winnicott é uma espécie de angustia que corresponde ontogeneticamente (mas não cronologicamente) à posição depressiva de Klein, estará situado entre seis meses de vida e os dois anos.Após o que a criança pode realizar uma fusão satisfatória da ideia de destruição do objeto conm o fato de amar este mesmo objeto.Sendo que antes dos seis meses, a criança não se preocupa com seus ataques ao corpo da mãe.

  • ... conquista do concernimento como condição para consolidar o amadurecimento pessoal na linha da saúde, também no que diz respeito à conquista de uma moralidade pessoal. Sempre é importante lembrar que uma característica central dessa conquista é ela acontecer ainda no interior da relação dual, isto é, da relação mãe-bebê. Por essa razão, para conquistar o concernimento ou culpa pessoal, a criança ainda precisa contar com a habilidade da mãe, agora para sustentar a situação no tempo, ou seja, para sustentar a situação do cuidado pelo período de tempo necessário para que ela realize a complexa experiência de integrar a sua destrutividade, árdua tarefa que acontece entre os seis meses e os dois anos. 


    A constituição da capacidade de cuidar.

    Winnicott e-prints [online]. 2011, vol.6, n.1, pp. 1-14. ISSN 1679-432X.