SóProvas


ID
199702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Determinar a ordem de precedência entre as autoridades presentes a um evento, a ordem de execução de hinos e a ordem das bandeiras é atividade afeta à área de cerimonial e protocolo das instituições. Com relação à organização de eventos em uma instituição, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. Núncio apostólico é o embaixador da Santa Sé. A ordem certa de precedência, segundo a Igreja Católica, é a seguinte: Núncio - Cardeal - Arcebispo - Bispo.  
    b) ERRADA. O presidente do Congresso é o presidente do Senado sim (Sarney, no caso), mas este não preside as sessões ordinárias das duas Casas (Câmara e Senado), só a do Senado e sessões do Congresso (as duas Casas juntas). As sessões da Câmara dos Deputados são presididas pelo presidente desta Casa.
    c) ERRADA.  Decreto 70274. Art. 20. Parágrafo único. Nas cerimônias em que se tenha de executar Hino Nacional estrangeiro, este precederá, em virtude do princípio de cortesia, o Hino Nacional Brasileiro. Atenção:  só concede a precedência quem a tem - no caso o nosso Hino teria a precedência, mas esta é concedida, por cortesia, ao hino alienígena. Por isso ele é tocado primeiro - e não subsequentemente ao nosso.
    d) Correta. 
    e) ERRADA. Resumindo a regra de ordem crescente de precedência para discursos: sempre  do "menos importante" para o "mais importante". Assim, a maior autoridade seria a última a se pronunciar. Para sempre lembrar dessa regra basta imaginar um deputado da oposição em um evento com a presença do Presidente da República (situação). Se os dois falam e esse deputado discursa por último, o Presidente (que nesse caso já falou) não tem como dar a palavra final, defendendo-se, assim, de eventuais ataques do parlamentar. E em um evento o que menos queremos é que o Presidente da República saia frustrado, certo?
  • A bandeira nacional está sempre hasteada na sede do governo, este o chefe de estado presente ou não. Será que ninguém recursou desta questão?
     Segundo o decreto n.º 70.274, o hasteamento do pavilhão presidencial  é feito:

    1. na sede do Governo e no local em que o Presidente da República residir, quando ele estiver no Distrito Federal; e
    2. nos órgãos, autarquias e fundações federais, estaduais e municipais, sempre que o Presidente da República a eles comparecer.

    A Bandeira presidencial do Brasil ou  Pavilhão presidencial é a bandeira oficial do Presidente da República. Foi adotado oficialmente em 1907, através do Decreto nº 6130, sendo modificado posteriormente em 1947, quando o brasão de armas foi movido ao centro do retângulo verde, tomando a forma atualmente utilizada.

  • A D está certa, é?

    Pois ganha um doce quem explicar convincentemente a diferença entre bandeira e pavilhão nacionais.