SóProvas


ID
1997248
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A maioria dos genes estruturais faz parte do DNA não repetitivo, incluindo-se nessa classe os genes que codificam proteínas. Contudo, nas regiões polimórficas do DNA, são encontradas sequências repetitivas em tandem que podem determinar regiões hipervariáveis classificáveis por polimorfismos. A respeito desses tipos de polimorfismos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  a) As regiões com repetições da sequência básica maiores que 8 pares de bases (pb) são denominadas microssatélites. ERRADO. Esses são os minissatélites. Os microssatélites possuem unidades de repetição de 2-6 pares de bases.

     

     b) Minissatélites estão presentes em um só alelo e apresentam poucas repetições no DNA. ERRADO. Estão presentes em ambos os alelos e são compostos de muitas repetições.

     

     c) O polimorfismo dos mini/microssatélites é traduzido pela possibilidade de haver poucos alelos na população. ERRADO. É justamente a presença de diversos alelos na população que permite usar o polimorfirmo de repetição para diferenciar individuos.

     

     d) As mutações pontuais podem ser manifestadas como regiões de alelos alternativos ou substituições, adições ou deleções de bases, mas a maioria dos polimorfismos de sequência é mera mutação pontual. CERTA

     

     e) Os polimorfismos de base única são longas sequências de DNA que se repetem no genoma. ERRADO. Polimorfismos de repetição  (tamanho) são longas sequências que se repetem no genoma (minissatélites e microssatélites). Polimorfismos de base única (SNP) são mutações em regiões pontuais do genoma, e é justamente a diferença nesse único nucleotídeo que vai gerar as diferenças entre indivíduos, e não sua repetição (polimorfismo de sequência).