SóProvas


ID
1997254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Por meio do estudo de sequências de genes de rRNA, Carl R. Woese propôs um modelo de classificação dos organismos vivos, o qual inclui tanto macrorganismos como microrganismos. Assinale a opção em que são apresentados os domínios de organização de organismos propostos por Carl R. Woese.

Alternativas
Comentários
  • Em 1988, Lynn Margulis e Karalene Schwartz, propõem um sistema de classificação em Super-Reinos ou Domínios, baseado em dados de ultra-estrutura microscópica das células e respectivos organelos citoplasmáticos e que reflectem as suas ideias sobre a teoria endossimbiótica para a origem das células eucarióticas. As duas investigadoras defendem a existência de dois domínios:

    Prokarya – inclui todos os procariontes que pertencem a um só reino Bactéria (Monera) que se subdivide em dois sub-Reinos Archaeobacteria e Eubacteria

    Eukarya – inclui todos os eucariontes e divide-se em quatro reinos: Protoctista, Animalia, Fungi e Plantae.

    Em 1990, Carl Woese, Otto Kandler e Mark Wheellis, propõem um novo sistema de classificação, baseado em comparações de sequências nucleotídicas de RNA ribossómico (RNAr) com que construíram uma árvore filogenética. Destas análises comparativas e filogenéticas concluem que os seres vivos devem ser divididos em três domínios:

    Archaea – procariontes que vivem em condições ambientais extremas

    Eubacteria – procariontes mais comuns na natureza

    Eukarya – inclui todos os eucariontes

    e que:

    há um ancestral comum a todos os seres vivos procariontes e eucariontes

    os Eukarya e os Archaeobacteria partilham um ancestral comum mais próximo do que os Archaea com os Eubacteria, donde se conclui que o Reino Monera não é um reino monifilético (não reúne todos os descendentes de um determinado ancestral)

    Em 1998, Thomas Cavalier-Smith apresenta novo sistema de classificação com base em dados filogenéticos, que é revisto pelo próprio em 2003 (ver artigo original em http://www.cladocera.de/protozoa/cavalier-smith_2004_prs.pdf), que inclui dois domínios Prokaryota e Eukaryota e 6 reinos:

    Prokaryota – Reino Bactéria

    Eukaryota – Reinos Protozoa, Animalia, Fungi, Plantae e Chromista

    Os organismos pertencentes ao reino Chromista são na sua maioria fotossintéticos, e distinguem-se dos organismos do reino Plantae por terem os cloroplastos localizados no lúmen do reticulo endoplasmático rugoso em vez de se localizarem no citosol.