SóProvas


ID
1997317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que concerne a técnicas de coleta e de preparo de material entomológico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Para o armazenamento de quaisquer componentes da classe Insecta, utiliza-se álcool 70%.

    ERRADA. Essa técnica seria desastrosa para os lepidópteros, por exemplo.

     

    b) A técnica mais eficaz e adequada para se matar lepidópteros adultos é comprimir sua região cefálica.

    ERRADA. Isso promoveria a destruição total da região cefálica do inseto, comprometendo sua identificação e armazenamento. Em geral, esses animais são eutanasiados em uma câmara mortífera ou por resfriamento.

     

    c) O aspirador utilizado para a coleta de pequenos insetos é formado por um tubo de vidro cujo bocal é fechado por uma rolha de cortiça ou borracha transpassada por dois tubos de vidro ligados a tubos de borracha.

    CERTA. A afirmativa descreve o aspirador entomológico, usado para coletar insetos pequenos como formigas.

     

    d) Armadilhas luminosas são compostas de um pano colorido iluminado por uma lâmpada. Por meio desse mecanismo, os insetos, atraídos pela luz, caem em bandejas com água e formol.

    ERRADA. Existem mais de um tipo de armadilha luminosa, mas em nenhuma delas utiliza-se um pano colorido. Além disso, os insetos coletados são acondicionados em recipientes com soluções distintas. Alguns são colocados no álcool 70%, outros são colocados em potes com éter e por ai vai. 

     

    e) Para a montagem de insetos muito pequenos, indica-se colocá-los imediatamente em etiqueta de tombo, para evitar a perda do espécime coletado. 

    ERRADA. Isso vai depender do estado do inseto, alguns precisarão ser umedecidos antes de ser montados.

  • Letra A: O álcool é ideal para sacrificar insetos adultos de corpo mole e insetos jovens em geral (larvas, pupas e ninfas).

     

    Letra B: Alternativamente, podem ser utilizados gases tóxicos em uma câmara mortífera, que pode ser um pote de vidro ou uma armadilha dentro de um saco de lixo contendo algodão ou serragem umedecida com éter, formadeildo ou acetato de etila. No entanto os Lepdoptera, representados pelas borboletas e mariposas, podem ser mortas com um aperto lateral no tórax e transportadas em envelopes entomológicos.

     

    Letra D: O formol não é usado na rotina para coleta de insetos, mas pode ser usado na sua preservação em laboratório. 

     

    Letra E: Insetos muito pequenos para serem alfinetados devem ser montados em triângulos de cartolina (dupla montagem). Os triângulos devem ser brancos e medir 2 mm na base por 6 mm comprimento (usar alicate apropriado para cortá-lo do tamanho certo). O alfinete deve perfurar a base do triângulo e o inseto deve ser colado com esmalte de unha na extremidade. Preferencialmente, deve-se utilizar três triângulos em um só alfinete, cada um contendo um exemplar da mesma espécie de inseto colado em posição diferente: ventral, dorsal e lateral. Se tiver apenas um exemplar da espécie, colá-lo em posição lateral.

     

    Bons estudos!

  • O erro da letra D é afimar que o pano usado é colorido. Pode-se sim usar formol em uma bandeja, normalmente com água e detergente.