SóProvas


ID
1997341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A abertura do estômato ocorre devido à captação de solutos pelas células-guarda, o que resulta em um potencial osmótico mais negativo no conteúdo dessas células. Os solutos importantes que contribuem para o potencial osmótico das células-guarda são íons ativamente bombeados para o seu interior.
Com relação a esse assunto, assinale a opção que indica corretamente íons importantes para o potencial osmótico das células-guarda

Alternativas
Comentários
  • Os estômatos (do grego stoma - boca) são encontrados na epiderme vegetal, principalmente da folha. Essas pequenas estruturas são fundamentais para o processo de fotossíntese, uma vez que estão relacionadas com a entrada e saída de gases, além do vapor de água.

    Um estômato é formado pelas células-guardas e pelo ostíolo, uma pequena abertura. É essa abertura que liga o meio externo ao interior dos tecidos.

    A abertura dos estômatos acontece quando essas células tornam-se mais túrgidas, já o fechamento ocorre quando se tornam mais flácidas e murchas. Esse mecanismo de turgescência acontece graças a um movimento osmótico.

    Esse movimento acontece pela entrada e saída de íons potássio (K+) das células-guardas. Em certas condições, tais como presença de luz ou baixos níveis de gás carbônico, os íons Ksão bombeados para as células-guardas. Com o aumento desse íon, essas células começam a absorver água, tornando-se, portanto, túrgidas, e os ostíolos imediatamente se abrem.

    Para o fechamento estomático, o processo é inverso, ou seja, as células-guardas perdem os íons K. Ao perderem esse íon, também perdem água, o que deixa as células murchas. Assim, consequentemente, o estômato fecha-se.

    Em situações de estresse hídrico, a abertura do estômato é controlado principalmente pelo ácido abscísico, um hormônio vegetal conhecido como ABA. Esse hormônio liga-se a receptores na membrana das células-guardas e promove a entrada de íons cálcio (CA), que funcionam como mensageiros ao abrirem canais iônicos. Quando esses canais são abertos, os íons de cloro(Cl) e malato passam do interior da célula para a parede e abrem os canais de K, provocando a saída também desse íon. Esse processo faz com que a água saia e ocorra o fechamento estomático. Quando o ABA solta-se do receptor, os íons que saíram do citoplasma, juntamente à água, voltam para o interior da célula, tornando-a túrgida. Nesse momento, o estômato abre-se.

    Fonte: SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Mecanismo de abertura e fechamento do estômato"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/mecanismo-abertura-fechamento-estomato.htm. Acesso em 26 de janeiro de 2021