-
b) Uma ligação COVALENTE é formada quando dois átomos compartilham elétrons.
e) Uma ligação IÔNICA é formada pela transferência de elétrons de um átomo para outro, com consequente atração entre esses átomos.
-
A) Errada. Comprimento de ligação é a distância intramolecular, ou seja distância entre 2 átomos correspondente ao mínimo de energia potencial molecular. Só lembrar do gráfico em que representa a ligação como sistema massa mola e o fosso seria a ligação.
B) Errada. Ligação Iônica é transferência de eletrons.
C) Certo.
D) Errada. A ligação é formada quando um elétron de um orbital emparelha com um életron de outro orbiral.
E) Errada. Covalente é compartilhamento de elétrons.
-
Alternativa A: o comprimento de ligação de equilíbrio é a distância interatômica correspondente ao mínimo energético. Alternativa incorreta.
Alternativa B: uma ligação covalente é formada quando dois átomos compartilham elétrons. Na ligação iônica, um átomo cede elétrons a outro. Alternativa incorreta.
Alternativa C: esse modelo nos permite, por exemplo, entender os motivos que levam a uma geometria trigonal planar, piramidal, angular ou tetraédrica. Alternativa correta.
Alternativa D: segundo a teoria da ligação de valência, a ligação química é formada quando dois orbitais atômicos semipreenchidos se sobrepõem. Isso significa que os dois orbitais envolvidos não podem, simultaneamente, conter um par de elétrons, cada. Alternativa incorreta.
Alternativa E: uma ligação covalente é formada pelo compartilhamento de elétrons entre átomos, e não pela sua transferência. Alternativa incorreta.
-
Só uma pequena correção aos comentários anteriores, ligação iônica não é definida pela transferência de elétrons. Ligação iônica é a ligação definida pela atração eletrostática entre íons de cargas opostas em um composto químico. Os cations e anions já podem estarem formados ou não.
-
-
Os elétrons possuem carga negativa. Por isso, numa ligação covalente, os pares de elétrons fazem repulsão entre si, formando assim a geometria característica de cada composto.
LETRA C
-
Ligação iônica (português brasileiro) ou iónica (português europeu) é um tipo de ligação química baseada na atração eletrostática[1] de íons com cargas opostas. Tal ligação ocorre entre metais e não-metais ou entre metais e o hidrogênio, onde os metais, por possuirem uma baixa eletronegatividade, tendem a perderem elétrons de suas camadas de valência (normalmente possuem de 1 à 3 elétrons nesta camada) formando assim um íon positivo ou cátion, e os não metais tendem a receber elétrons em suas camadas de valência, onde inicialmente possuem de 5 à 7 elétrons, e após a aquisição de eventuais elétrons torna-se um ânion.