a) Errada. Caso os efeitos dos fatores sejam aditivos em um sistema, a utilização do planejamento fatorial demandará a realização de mais experimentos para se obter a mesma precisão que seria obtida por planejamento clássico.
Justificativa: O planejamento fatorial demandará a realização de menos experimentos em relação ao métodos planejamento clássico.
b) Correta. A análise de variância é um método para avaliar numericamente a qualidade do ajuste de dados por um modelo matemático.
c) Errada. A eliminação de erros aleatórios de um experimento, que pode ser alcançada pela repetição sistemática da medida, é uma das principais maneiras para otimizar uma metodologia analítica.
Justificativa: Jamais será possível fazer a eliminação de erros aleatórios, tendo em vista que eles são provocados por variáveis incontroláveis.
d) Errada. Em um experimento com três variáveis controladas pelo experimentador, um planejamento fatorial completo de dois níveis exigirá nove ensaios diferentes para esse experimento.
Justificativa: A fórmula necessária para o cálculo do número de experimentos é m elevado à p, onde m: número de níveis e p: numero de variáveis/fatores controlados. Sendo assim o cáculo fica: 2 elevado 3= exigirá 8 ensaios diferentes para esse experimento.
e) Errada. A similaridade entre a metodologia das superfícies de resposta e o método simplex possibilita a realização de vários experimentos ao mesmo tempo para completar um planejamento fatorial.
Justificativa: Somente a metodologia das superfícies de resposta permite realizar vários experimentos ao mesmo tempo para completar um planejamento fatorial, já no método simples só podemos fazer um experimento de cada vez.
Letra A: incorreta. Conforme estudamos na introdução desta aula, o planejamento fatorial é uma ferramenta que permite avaliar o efeito dos fatores (variáveis independentes), variando todos eles ao mesmo tempo. Além disso, em um planejamento clássico ou completo, é possível avaliar todos os efeitos, inclusive os efeitos de interação. Por isso, caso o efeito dos fatores seja aditivo, situação em que há efeito de interação entre fatores, não será necessário nenhum experimento além do planejamento clássico.
Letra B: correta. Essa foi a única questão que encontrei que abordou análise de variância (ANOVA) em concursos nas áreas de química e farmácia. Por isso, vale apenas uma rápida explicação sobre a ferramenta. Em suma, a ANOVA irá avaliar numericamente quanto dos 100% da variância dos dados é explicado por um modelo estatístico (equação do modelo) e quanto dessa variância é resíduo (erro). Quanto menor a variância associada ao resíduo, melhor, pois mais variância será explicada pelo modelo matemático. Portanto, a alternativa está correta, pois a ANOVA é uma ferramenta de análise da qualidade do ajuste de dados por um modelo.
Letra C: incorreta. O erro aleatório é inerente aos experimentos, não podendo ser eliminado (Em caso de dúvida, revise a primeira aula sobre estatística, na qual falo sobre os tipos de erros).
Letra D: incorreta. O planejamento fatorial é representado genericamente por b k , em que k corresponde ao número de fatores e b ao número de níveis escolhidos. Portanto, em um experimento completo com três variáveis controladas pelo experimentador, temos 23=8 ensaios. Letra E: incorreta. A metodologia de superfície de resposta possibilita a realização de vários experimentos, o que pode complementar o estudo realizado por planejamento fatorial. Entretanto, emprega-se no método simplex experimentos mais simples univariados, em que o objetivo é apenas andar na superfície de resposta até encontrar o máximo, não sendo possível a realização de vários experimentos ao mesmo tempo. Resposta: letra B
Diego Souza
Estratégia Concursos