SóProvas



Questões de Técnicas de Laboratório e de Caracterização de Materiais


ID
236392
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Em relação aos tipos de ensaios cromatográficos existentes, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A - A cormatografia supercrítica é aquela que emprega CO2 à alta pressão, liquidificando-o por um processo físico. É ótima devido à mistura de "efeitos" de um gás e de um líquido, aquele pela boa espalhabilidade e este pela facilidade de solubilização de compostos.

    B- A cromatografia líquida é dividida em planar e tubular. A cromatografia planar divide-se em cromatografia em camada delgada (CCD) e em papel (CP), enquanto a cromatografia tubular divide-se em: cromatografia supercrítica, c. gasosa e c. líquida. Esta ainda possui três espécies, a clássica, a CLAE e a CTI.

    C- A cromatografia em papel é uma técnica partição líquido-líquido, pois a amostra se particiona entre dois líquidos, um que passa pela amostra e outra suportado pelo papel, de acordo com a afinidade de seus compostos.

    D- Certa

    E- Muito pelo contrário, a amostra deverá ser facilmente volatilizada sem que haja a decomposição de seus compostos.
  • Letra A: incorreta. Não abordei a cromatografia supercrítica na parte teórica porque raramente suas particularidades são cobradas em prova, já que é um tipo de cromatografia ainda pouco explorado comercialmente. No entanto, cabe aqui uma rápida explicação, a cromatografia supercrítica é um tipo de cromatografia diferente da gasosa (CG) e da líquida (CLAE) e que despertado o interesse da pesquisa por reunir vantagens tanto de CG quanto de CLAE. Em geral, a cromatografia supercrítica emprega CO2 à alta pressão, liquefazendo e produzindo o chamado fluído supercrítico. Esse fluído reuni a maior permeabilidade da fase móvel pela coluna (característica de gás) e também facilita a solubilização de compostos (característica de FM líquida). Julgo que o informado na resolução desta alternativa seja suficiente para sua prova.

    Letra B: incorreta. A cromatografia gasosa é classificada como cromatografia em coluna. O gênero cromatografia planar engloba a cromatografia em camada delgada e cromatografia em papel.

    Letra C: incorreta. Na cromatografia em papel, a própria água presente na superfície do papel funciona como fase estacionária e a FM também é líquida. Portanto, temos uma cromatografia do tipo líquido-líquido por partição.

    Letra D: correta. A bomba é responsável por empurrar fase móvel e amostra através da coluna, resultado na eluição dos mesmos.

    Letra E: incorreta. É desejável que a amostra seja volátil ou que, pelo menos, seja termicamente estável para viabilizar a sua evaporação no forno antes da eluição através da coluna. Resposta: letra D

    Diego Souza

    Estratégia Concursos 


ID
701023
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

As técnicas espectroscópicas de absorção no infravermelho (IV), absorção no ultravioleta (UV), absorção atômica (AA) e emissão atômica (EA) são ferramentas versáteis utilizadas na determinação qualitativa e quantitativa de espécies moleculares e atômicas.

A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

    ICP-AES (Inductively Coupled Plasma - Atomic Emission Spectrometry), em português Espectrometria de Emissão Atômica por Plasma Acoplado Indutivamente, é uma técnica de análise quimica instrumental que faz uso de uma fonte de excitação de plasma de argônio à alta temperatura (7.000 - 10.000 K) para produzir, em uma amostra introduzida sob forma de neblina no centro do plasma, átomos excitados que emitem radiação em comprimentos de onda na faixa de 125 a 950 nm, característicos dos elementos nela presentes.

    As radiações emitidas, após conveniente separação de seus comprimentos de onda por sistemas ópticos, têm suas intensidades respectivas medidas por meios de detectores de radiação específicos (foto multiplicadoras -PMT- ou detectores de estádo sólido - CCD ou CID) e correlacionadas às concentrações correspondentes através de curvas de calibração obtidas pela medição prévia de Padrões Certificados de Referência (CRM -Certificate Reference Material).

    Essa técnica é também conhecida como ICP-OES (Inductively Coupled Plasma Optical Emission Spectrometry), em português, Espectrometria de Emissão Óptica por Plasma Acoplado Indutivamente.


  • (a) Errada. A absorção atômica é um método muito específico, tendo em vista que as linhas de absorção são muito estreitas. Isso é um dos grandes problemas do método de absorção atômica, uma vez que as linhas de emissão são mais largas que as linhas de absorção.

     

    (b) Correta. O ICP converte os analitos em átomos ou ions elementares.

     

    (c) Errada. Pelo contrário a emissão atômica com fonte de plasma além de fazer a analise de metais, também faz analise de não metais, tais como halogênios -bromo, iodo, cloro e de compostos refratários presentes em baixas concentrações. Outro erro da questão é afirmar que o plasma possui baixa energia, uma vez que ele é altamente energetico.

     

    (d) Errada. Na verdade, ao analisar esse tipo de matriz pela atomização em chama se faz necessário o tratamento da amostra. Em contrapartida, o atomizador eletrotérmico permite a análise direta desse tipo de amostra.

     

    (e) Errada. A lâmpada de catodo oco está relacionada a absorção atomica, e não a emissão atômica (lembrando que está se diferencia daquela  por não possuir uma fonte de radiação, uma vez que a propria chama ou plasma (=energia térmica) servem para induzir os átomos a emitirem radiação eletromagnética característica)

  • A lâmpada de catodo oco é a fonte mais comum para medidas de ABSORÇÃO atômica


ID
874345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às técnicas analíticas.


Na cromatografia, o aumento do número de pratos teóricos e do comprimento da coluna cromatográfica, bem como a diminuição da altura de cada prato teórico, reflete em um aumento da eficiência da técnica.

Alternativas
Comentários
  • Onde está o erro ? Alguém pode me explicar ?
    Achei no site Rota do concurso gabarito diferente.
  • No gabarito definitivo está como Certo. Ou seja, a questão está correta.

  • Eu acho que a essa hora a Cristiane já esteva devidamente empregada em um bom cargo público, mas lá vai a explicação:

     

    EFICIÊNCIA de uma coluna é expressa em número de pratos teóricos (n) ou a altura equivalente do prato teórico (HETP). Assume-se que a coluna possa ser visualizada como uma divisão de seções imaginárias chamadas de pratos. A cada prato a partição do soluto entre a fase móvel e a fase estacionária é rápida e o equilíbrio é alcançado antes do soluto se mover para o próximo prato.

     

     

    Fonte: http://www.pucrs.br/quimica/professores/arigony/cromatografia_FINAL/eficiencia_resolucao.htm

  • A resolução da coluna aumenta com o raiz quadrada do acrescimo do número de pratos que ela contém, contudo, o aumento do número de pratos eleva o tempo de separação, a menos que o aumento possa ser feito pela redução da altura do prato e não pelo aumento do comprimento da coluna.

  • A eficiência da coluna aumenta pelo:

    • aumento do número de pratos teóricas;

    • diminuição da altura dos pratos teóricos;

    • aumento do caminho percorrido L, desde que mantido a altura do prato teórico. 


ID
1186114
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

As determinações quantitativas por espectrofotometria de absorção baseiam-se na lei de Lambert-Beer, que relaciona a absorvância com a concentração de espécie química absorvente num determinado comprimento de onda.

A absorvância é

Alternativas
Comentários
  • A = log(Po/P)= - log(T)

  • A= -log i1/i0


ID
1186117
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Num laboratório, devem ser estabelecidos os requisitos mínimos de segurança das atividades, de forma a minimizar os riscos associados às atividades desenvolvidas nesse ambiente de trabalho. Nesse contexto, é preciso conhecer termos e definições importantes. Observe as afirmativas abaixo concernentes a definições e a termos relacionados com segurança em laboratórios.

I - As Frases de Risco (Frases R) comunicam uma descrição geral das características físico-químicas, ambientais e de risco à saúde de uma substância.

II - As Frases de Segurança (Frases S) fornecem informação sobre o armazenamento, disposição, primeiros socorros e proteção.

III - Perigo é a propriedade inerente da fonte, situação ou ato com potencial para provocar danos aos humanos em termos de lesão, doença ou combinação destas.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
1186120
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Dois analitos diferentes, presentes em uma solução de amostra, foram separados por cromatografia líquida usando fase estacionária de caráter apolar e fase móvel de caráter polar e de composição constante. O analito X teve tempo de retenção de 10,00 min, enquanto o tempo de retenção do analito Y foi 15,50 min, ambos com picos finos, simétricos e sem cauda. A intensidade, medida pela absorvância do pico X, foi o dobro da do pico Y.

Com base nessas informações, conclui-se que a(o)

Alternativas
Comentários
  • que diacho é isso de resolução de linha base?

  • (A) Fase estacionária apolar e fase móvel polar - Fase Reversa. Alternativa ERRADA

    (B) Fase móvel de composição constante - Eluição Isocrática. Alternativa ERRADA

    (C) Picos finos, simétricos e sem cauda, permitem uma resolução de linha base. Alternativa CERTA

    (D) Quantidade de x não necessariamente é o dobro, pois absorbância é em função também da absortividade molar da espécie e não somente da concentração da mesma. Alternativa ERRADA

    (E) Analito x apresenta menor tempo de retenção em comparação ao analito y, na coluna em que a fase estacionária é apolar, dessa forma ele apresenta maior polaridade. Alternativa ERRADA


ID
1186129
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

A medição de massa é uma atividade corriqueira que, dependendo do objetivo, requer diferentes graus de precisão. Considere as afirmativas a seguir, relativas à medição correta de 5,21 g de uma amostra de aço, cuja densidade é de 7,56 g mL-1 , numa balança.

I - Tal medição requer o manuseio das amostras com pinças ou aparatos a?ns de modo a evitar o contato das mãos com o material que será pesado.

II - Tal medição requer o uso de balança calibrada com pesos padrões e nivelada.

III - Tal medição requer o uso de balança cuja escala apresente apenas uma casa decimal do grama.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
1186138
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

O armazenamento dos produtos químicos deve ser feito em local apropriado, obedecendo aos requisitos de segurança e respeitando a compatibilidade entre eles. Considere que em uma bancada de laboratório existem frascos das seguintes substâncias:

• H2 SO4

• HCl

• NaOH

• etano

•hexano

• Ca(OH) 2

• H2 O2

• acetonitrila

• metanol

NÃO devem ser estocados na mesma prateleira de um armário

Alternativas
Comentários
  • H2 O2 : Agente comburente, pode causar a inflamação espontânea de materiais combustíveis. Forte oxidante. O contato com a roupa ou combustíveis poderá provocar um incêndio. O oxigênio libertado em conseqüência da decomposição exotérmica pode favorecer a combustão no caso de incêndio próximo.


ID
1310956
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Qualquer medição experimental vem acompanhada de uma incerteza que

Alternativas

ID
1319158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Com relação ao descarte de resíduos químicos, julgue os próximos itens.

Uma regra básica para o descarte de materiais é a de que não se devem misturar resíduos de produtos químicos diferentes sem prévio conhecimento das consequências, visto que esses resíduos podem gerar gases nocivos ou reações químicas violentas.

Alternativas

ID
1354420
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

A cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG-MS) e a cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massa (CL-MS) são amplamente empregadas em laboratórios forenses.

Indique a alternativa que apresenta, corretamente, vantagens e desvantagens dessas técnicas:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar pq a "c" está errada?

  • A "C" está errada porque a CL muitas vezes necessita a etapa de derivatização da amostra, ou até mesmo volatização.


ID
1469923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Julgue o item subsequente, acerca da operação de sedimentação.

O ensaio de proveta é um teste experimental de sedimentação descontínua que tem como objetivo acompanhar o deslocamento da interface superior de uma suspensão ao longo do tempo, de modo a originar uma curva de sedimentação.

Alternativas

ID
1610206
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Para caracterizar a agressividade de um determinado meio corrosivo e fornecer fundamentos básicos para o controle da corrosão, realizam-se os chamados ensaios de corrosão. Sobre ensaios de corrosão, é incorreto afirmar que

Alternativas

ID
1640602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Tendo em vista que, apesar da grande variedade de métodos instrumentais disponíveis atualmente, diversos métodos clássicos ainda persistem como métodos padrão para diversas análises, a exemplo da gravimetria, julgue o item que se segue, relativos à análise gravimétrica e aos fatores que a influenciam.

Na gravimetria, para facilitar a filtração, é indicado, após obtenção de um sólido cristalino, passar o precipitado obtido por uma etapa de digestão lenta sem agitação.

Alternativas
Comentários
  • É comum nos procedimentos gravimétricos deixar o precipitado cristalino

    repousar, na presença da solução mãe, durante um determinado tempo, antes de

    ser filtrado. Neste tempo ocorre um envelhecimento do precipitado. Esse

    envelhecimento foi definido como um conjunto de transformações irreversíveis que

    ocorrem no precipitado depois de sua formação e é também chamado de digestão

    do precipitado.

    Durante esse processo as imperfeições tendem a desaparecer e as

    impurezas adsorvidas passam para a solução. Quando realizado a alta

    temperatura o processo é mais rápido, pois aumenta a solubilidade do precipitado

    e as partículas menores dissolvem-se e depositam-se sobre as maiores.

    Digestão: É o procedimento, no qual, o precipitado é aquecido por um certo

    tempo, em sua solução-mãe. A digestão melhora a pureza e a filtrabilidade de

    ambos precipitados, cristalino e coloidal, devido à recristalização.

    Recristalização: Durante este processo, as partículas pequenas tendem a

    dissolver-se e re-precipitar-se sobre a superfície dos cristais maiores.


ID
1837258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Em determinado experimento, uma amostra de células tumorais foi submetida a lise por ultrassom de alta potência na presença de ureia 8 mol/L, tampão Tris em pH 8,1, dodecil sulfato de sódio e ditiotreitol. O extrato obtido foi aplicado em sistema de eletroforese bidimensional em gel de poliacrilamida que foi submetido a coloração com prata. Dez dos pontos corados foram retirados do gel e submetidos a proteólise com tripsina, e os peptídios obtidos foram analisados por cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massa em série.

Com relação a esse experimento hipotético, julgue o próximo item.

No experimento considerado, caso o conteúdo celular seja exposto a radicais livres de oxigênio, haverá modificações nos carboidratos, mas o resultado obtido na espectrometria de massa não sofrerá alteração.

Alternativas

ID
1895608
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

A determinação da estrutura de uma molécula dá-se pelo uso de diferentes ferramentas analíticas, especialmente aquelas baseadas em métodos espectroscópicos, como as espectroscopias de absorção UV-vis e de infravermelho. Acerca da estrutura de uma molécula, as espectroscopias supracitadas permitem ao seu operador, respectivamente,

Alternativas
Comentários

ID
1959121
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

De acordo com Mendhan (2008), uma análise química completa envolve uma série de etapas e procedimentos. Uma das etapas importantes é a de remoção de interferentes. Assinale a opção que apresenta somente exemplos de procedimentos utilizados na etapa de remoção de interferentes.

Alternativas

ID
1987117
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

No que se refere aos planejamentos experimentais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito E

    A) Dados multivariados analisam N linhas  P colunas, são vários fatores a serem observados em uma matriz e as variaveis podem ser qualitativas ou quantitativas, obviamente não levam a um menor número de experimentos

    B) Uma análise univariada analisa apenas uma caracterítica do componentes. EX. a medida da concentração de um produto de interesse

    D) Planejamento fatorial fracionado: é um procedimento que reduz o número total de experimentos por uma fração (metade; 1/4, 1/3) essa redução ocorre porque no planejamento fatorial complento há um aumento exponencial no número de experimentos a serem realizados o que pode não ser de interesse pelo analisto devido ao custo e ao tempo despendido, portanto pode-se optar pelo fracionamento dessa quantidade de experimentos de modo a não suprimir resultados relevantes . E Como se faz isso sem perder os dados relevantes?

    é necessário observar 3 características:

    1) Esparsividade: as maiores influências para um planejamento de muitos fatores são decorrentes dos efeitos principais e das interações de menor ordem

    2) Projeção: em geral, a fração é projetada a fim de que os maiores efeitos venham dos fatores mais significativos

    3) Sequencialidade: experimentos podem ser combinados a fim de que as interações de interesse sejam obtidas

    E)  Planejamento fatorial completo, é aquele na qual todos os fatores são combinados em diferentes níveis (níveis: corresponde a uma condição experimental na qual cada um dos fatores sofrerá alterações), sendo que o número de experimentos totais é a produtória de todos os níveis escolhidos para cada fator. O mais comum e mais simples é o planejamento fatorial completo em dois níveis, esse tipo é considerado uma triagem útil para eliminar os efeitos qeu não são significativos entre as variáveis.

  • Letras A e B: incorretas. Ao compararmos experimentos univariados e multivariados, não podemos dizer que um deles será mais trabalhoso que o outro, pois dependerá de cada caso. Em geral, experimentos univariados são mais trabalhosos quando o número de variáveis é elevado, mas não é uma regra absoluta. O que dá para dizer é que toda vez que o sistema for multivariado, os resultados obtidos por meio de uma ferramenta multivariada serão mais consistentes por prever a variação simultânea de vários fatores e também possíveis interações entre eles.

    Letra C: a alternativa está incompleta porque não define o tipo de planejamento e também não diz o que são 26.

    Letra D: incorreta. Como vimos, no planejamento fatorial fracionado é possível calcular os efeitos principais em detrimento de fatores de interação menos importante ou irrelevantes para o modelo.

    Letra E: correta. O planejamento fatorial completo prevê todas as combinações possíveis entre os diferentes níveis considerados para os fatores. Resposta: letra E

    Diego Souza

    Estratégia Concursos


ID
1997584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Acerca do planejamento e da otimização de experimentos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Errada. Caso os efeitos dos fatores sejam aditivos em um sistema, a utilização do planejamento fatorial demandará a realização de mais experimentos para se obter a mesma precisão que seria obtida por planejamento clássico.

    Justificativa: O planejamento fatorial demandará a realização de menos experimentos em relação ao métodos planejamento clássico.

     

    b) Correta. A análise de variância é um método para avaliar numericamente a qualidade do ajuste de dados por um modelo matemático.

     

    c) Errada. A eliminação de erros aleatórios de um experimento, que pode ser alcançada pela repetição sistemática da medida, é uma das principais maneiras para otimizar uma metodologia analítica.
    Justificativa: Jamais será possível fazer a eliminação de erros aleatórios, tendo em vista que eles são provocados por variáveis incontroláveis.

     

    d) Errada. Em um experimento com três variáveis controladas pelo experimentador, um planejamento fatorial completo de dois níveis exigirá nove ensaios diferentes para esse experimento.
    Justificativa: A fórmula necessária para o cálculo do número de experimentos é m elevado à p, onde m: número de níveis e p: numero de variáveis/fatores controlados. Sendo assim o cáculo fica:  2 elevado 3= exigirá 8 ensaios diferentes para esse experimento.

     

    e) Errada. A similaridade entre a metodologia das superfícies de resposta e o método simplex possibilita a realização de vários experimentos ao mesmo tempo para completar um planejamento fatorial.
    Justificativa: Somente a metodologia das superfícies de resposta permite realizar vários experimentos ao mesmo tempo para completar um planejamento fatorial, já no método simples só podemos fazer um experimento de cada vez.

  • Letra A: incorreta. Conforme estudamos na introdução desta aula, o planejamento fatorial é uma ferramenta que permite avaliar o efeito dos fatores (variáveis independentes), variando todos eles ao mesmo tempo. Além disso, em um planejamento clássico ou completo, é possível avaliar todos os efeitos, inclusive os efeitos de interação. Por isso, caso o efeito dos fatores seja aditivo, situação em que há efeito de interação entre fatores, não será necessário nenhum experimento além do planejamento clássico.

    Letra B: correta. Essa foi a única questão que encontrei que abordou análise de variância (ANOVA) em concursos nas áreas de química e farmácia. Por isso, vale apenas uma rápida explicação sobre a ferramenta. Em suma, a ANOVA irá avaliar numericamente quanto dos 100% da variância dos dados é explicado por um modelo estatístico (equação do modelo) e quanto dessa variância é resíduo (erro). Quanto menor a variância associada ao resíduo, melhor, pois mais variância será explicada pelo modelo matemático. Portanto, a alternativa está correta, pois a ANOVA é uma ferramenta de análise da qualidade do ajuste de dados por um modelo.

    Letra C: incorreta. O erro aleatório é inerente aos experimentos, não podendo ser eliminado (Em caso de dúvida, revise a primeira aula sobre estatística, na qual falo sobre os tipos de erros).

    Letra D: incorreta. O planejamento fatorial é representado genericamente por b k , em que k corresponde ao número de fatores e b ao número de níveis escolhidos. Portanto, em um experimento completo com três variáveis controladas pelo experimentador, temos 23=8 ensaios. Letra E: incorreta. A metodologia de superfície de resposta possibilita a realização de vários experimentos, o que pode complementar o estudo realizado por planejamento fatorial. Entretanto, emprega-se no método simplex experimentos mais simples univariados, em que o objetivo é apenas andar na superfície de resposta até encontrar o máximo, não sendo possível a realização de vários experimentos ao mesmo tempo. Resposta: letra B 

    Diego Souza

    Estratégia Concursos


ID
2040340
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Segundo Henry (2012), a Cromatografia é um método de separação baseado nas diferentes interações de compostos da amostra na fase móvel e na fase estacionária, enquanto os compostos percorrem um meio de suporte. Com relação à cromatografia, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • DERIVATIZAÇÃO. ➢ Formação de um derivado termicamente estável

  • A) os compostos que interagem mais fortemente na fase estacionária são retidos MAIS tempo no meio, do que aqueles que favorecem a fase móvel.

    B) a cromatografia gasosa é útil para compostos que são naturalmente voláteis ou que podem ser convertidos com facilidade para uma forma VOLÁTIL.

    C) muitos compostos orgânicos são muito INSTÁVEIS ou insuficientemente voláteis para serem analisados pela cromatografia gasosa sem uma derivatização química prévia.

    D) a cromatografia líquida utiliza temperaturas mais baixas para a separação e, consequentemente, produzem uma melhor separação de compostos termolábeis.

    E) a cromatografia por troca iônica utiliza colunas de embalagem que possuem grupos funcionais COM carga ligados a uma matriz de polímero.


ID
2317222
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Assinale a alternativa correta. O equipamento de laboratório que se utiliza da medição de comprimentos de onda na região visível e na região do UV (ultra violeta), e cujo funcionamento deve ser determinado por excelente linearidade para não apresentar resultados falsos é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Os espectrofotômetros são os equipamentos mais utilizados para análises espectroscópicas na região UV-VIS e seus resultados apresentam linearidade satisfatória.


ID
2335321
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Uma análise química é o conjunto de técnicas de laboratório utilizado na identificação das espécies químicas e na determinação de informações químicas ou físicas sobre uma amostra. No que diz respeito à preparação de uma amostra, analise as afirmativas a seguir:

I. A amostragem é o processo usado para coleta de uma amostra representativa para análise.

II. Materiais heterogêneos irão sempre produzir amostras heterogêneas para análise também, tendo, obrigatoriamente, a mesma composição do material.

III. A preparação de uma amostra é o processo pelo qual se converte uma amostra bruta em uma amostra de laboratório homogênea.

IV. A amostra bruta tem que ser representativa de um lote, e sua escolha deve ser crítica para que a análise seja válida.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas

ID
2335345
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

É comum o encaminhamento de materiais sem nenhuma especificação para análises nos laboratórios químicos dos institutos de criminalística. Para a identificação de uma amostra desconhecida, é correta a utilização da técnica:

Alternativas

ID
2383531
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Embora a cromatografia gasosa e a cromatografia líquida tenham muitas características em comum, há diferenças em relação aos requisitos de amostra e de analito, seus formatos e o papel da fase móvel em ambas. A respeito das especificidades das cromatografias líquida e gasosa, analise as afirmativas abaixo.

I. Para compostos termicamente instáveis, a cromatografia gasosa é mais adequada.

II. Em cromatografa líquida, a retenção entre os analitos pode ser alterada mudando a fase móvel.

III. A retenção de um soluto em cromatografia líquida depende da interação dos componentes da amostra tanto com a fase móvel quanto com a estacionária.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I - Para compostos termicamente instáveis, a cromatografia gasosa é mais adequada. Errada

    A CG é mais adequada para compostos termicamente estáveis.

  • Para compostos termicamente instáveis a HPLC seria uma alternativa.

  • Eu li estáveis.. Que M..

  • Mais fácil que essa, só se perguntasse a fórmula química da água.
  • Dois fundamentos da CG: que os componentes sejam facilmente voláteis e termicamente estáveis.


ID
2389018
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Dentre as análises ambientais abaixo, assinale a alternativa que contém a que é passível de realização empregando a técnica de espectrometria de absorção atômica.

Alternativas
Comentários
  • espectrometria de absorção atômica é usado mais para analisar metal.

  • Gab.: Letra E

    A técnica de espectrometria de absorção atômica é utilizada para determinação de átomos metálicos no estado fundamental que estão em fase gasosa.


ID
2413999
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Considerando que o trabalho em laboratório, muitas vezes, leva o operador à exposição a produtos químicos, foram estabelecidas algumas definições que permitem classificar o risco.

Nesse contexto, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O limite de tolerância de uma substância química é a concentração desta, presente no ambiente de trabalho, que, em caso de exposição prolongada, NÃO causará a morte dos trabalhadores.

    ALTERNATIVA C !!!!!!!!!

  • Gabarito LETRA C

    O limite de tolerância de uma substância química é a concentração desta, presente no ambiente de trabalho, que, em caso de exposição prolongada, causará a morte dos trabalhadores. ERRADO.

    O limite de tolerância é a concentração média máxima a qual todos os trabalhadores podem ficar continuamente expostos, dia após dia, 8 h/dia, 48 h/semana, sem apresentar efeitos nocivos.


ID
2414002
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Caso ocorra um incêndio no laboratório, há vários procedimentos que podem ser adotados pelos trabalhadores. São procedimentos a serem adotados nesse caso, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

    O que faz mais sentido, devido ao fato que deve-se combater o fogo com o seu tipo espeficio de extintor, que no caso nem sempre será o de água.


ID
2414005
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Sobre cromatografia, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    A afirmativa estava toda correta, exceto a parte destacada:

    Na cromatografia gasosa (CG), a amostra é vaporizada e injetada no topo da coluna cromatográfica. A eluição é feita por fluxo de um líquido inerte, que atua como fase móvel.

    A amostra é injetada em um dispositivo próprio,INJETOR,  que fica proximo ao equipamento, mas não em cima da coluna.

  • Complementando o comentário da colega:

     

    amostra é vaporizada no injetor, posteriormente, é introduzida na coluna cromatográfica. Essa questão deixou a entender que a amostra é vaporizada no topo da coluna cromatográfica, o que não é verdade.

  • O erro da questão está no trecho em que afirma que a "A eluição é feita por fluxo de um líquido inerte, que atua como fase móvel" . Na verdade, a fase móvel deve ser um GÁS inerte na Cromatografia Gasosa.

  • Também Luis, passei batida por essa parte.


ID
2414008
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Sobre a técnica de análise por espectroscopia de absorção atômica, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Incorreta: Na espectroscopia de absorção atômica por chama, a escolha do combustível e do comburente não está relacionada às características de decomposição da amostra. (alternativa C)

    Correto: Na espectroscopia de absorção atômica por chama, a escolha do combustível e do comburente ESTÁ relacionada às características de decomposição da amostra. 

    Justificativa: A composição da chama influencia a temperatura que pode ser atingida para decompor a amostra. Chamas cujo o combustível é o gás natural e o oxidante é o ar produzem temperaturas que variam apenas entre 1700 a 2400ºC, faixa na qual são decompostas apenas amostras que são facilmente atomizadas. Por outro lado, para amostras refratárias (que se decompoem apenas em temperaturas mais altas), a composição da chama deve ser alterada. Assim, são adequadas as chamas compostas por oxigênio ou óxido nitroso como oxidante, pois produzem temperaturas de 2500 a 3100ºC. 

  • alguém sabe pq a d está correta ?

    absorção por chama menores erros que a eletrotérmica ???

    não seria o inverso ???

    eletrotérmica menores erros que a absorção por chama ??? 

  • Naruto, eu acredito que seja porque a atomização por chama envolve menos etapas, por isso os erros seriam "menores". Enquanto que na eletrotérmica, todas aquelas etapas (secagem, calcinação, atomização e limpeza) poderiam conferir maior erro à análise.  

  • Su, obrigado pelo esclarecimento.

    A relação em amostragem é muito variável e depende muito do interesse da análise, para ser a justificativa. 

    Essa alternativa, letra d, é muito vaga ao comparar técnicas que evoluíram muito nos últimos anos. (depende da amostra, do analito, da marca, do sistema, das adaptações etc..)

    Pode ser uma justificativa razoável:

    Chama determina apenas um elemento, isso possibilita analisar em uma condição com menor erro.

    As eletrotérmicas podem determinar vários analitos em uma única medida. Desta forma, não tem uma condição ideal para todos analitos. A temperatura pode ser uma dessas condições que será favorável a um número limitado de analitos da amostra. 

    Essa justificativa não é tão correta pq as técnicas eletrotérmicas têm muitas condições que possibilitam eliminar vários interferentes.

     

     

     

     

     

  • Acredito que a eletrotérmica possua mais erros devido ao "efeito memória".

    O forno de grafite por ser poroso acaba retendo compostos de outras análises anteriores, resultando em uma maior interferência (erro).

  • Alternativa A: correta. As fontes de linhas mais utilizadas em espectroscopia de absorção atômica são as LCO.

    Alternativa B: correta. Podemos destacar três tipos de interferências principais no método de espectroscopia de absorção atômica por chama: Formação de óxidos refratários na análise de Cálcio (interferência química); Ionização na análise de metais alcalinos (interferência química); Interferências espectrais (sobreposições). Portanto, é correto afirmar que as principais interferências para esse método são dos tipos espectrais e químicas.

    Alternativa C: incorreta. A decomposição e a atomização da amostra possuem relação direta com a temperatura da chama, a qual, por sua vez, depende dos gases combustível e comburente utilizados. Por exemplo, a chama óxido nitroso/acetileno (2900-3100 K) é capaz de decompor óxidos refratários de cálcio, enquanto que a chama ar/acetileno (2400-2700 K) não possui tal capacidade.

    Alternativa D: correto. O coeficiente de variação da análise com atomização em forno é relativamente alto (em torno de 10%). Os dois principais motivos para essa baixa precisão são a baixa reprodutibilidade da injeção manual no forno e o baixo volume de amostra injetado, entre 10 e 100µL. A análise em chama apresenta uma melhor reprodutibilidade, entre 1 e 2%, e é, por isso, mais precisa que a análise em forno de grafite.

    Resposta: letra C 

    Diego Souza

    Estratégia Concursos


ID
2414035
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Considere que um sólido apresenta, inicialmente, um teor de umidade de 85% na base seca. A umidade crítica é igual a 60% na base seca. Considere também que esse sólido foi exposto a uma corrente gasosa com uma umidade relativa igual a 0,52, e que sua umidade de equilíbrio para o gás nessas condições é de 40% na base úmida.


Tendo em vista todas as umidades do sólido na base seca, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.


COLUNA I

1. Umidade ligada do sólido (base seca)

2. Umidade livre do sólido (base seca)

3. Umidade não ligada do sólido (base seca)

4. Umidade de equilíbrio do sólido (base seca)



COLUNA II

( ) 67%

( ) 25%

( ) 60%

( ) 18%


Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas

ID
2419960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Tendo em vista que, apesar da grande variedade de métodos instrumentais disponíveis atualmente, diversos métodos clássicos ainda persistem como métodos padrão para diversas análises, a exemplo da gravimetria, julgue o item que se segue, relativo à análise gravimétrica e aos fatores que a influenciam.


Nucleação e peptização são processos que favorecem a obtenção de precipitados com maior tamanho de partícula, o que facilita a filtração em gravimetria. 

Alternativas
Comentários
  • A nucleação é um dos mecanismos de formação do precipitado, consiste num processo que envolve um número mínimo de átomos, íons ou moléculas que se juntam para formar um sólido estável.

    Já a peptização é um processo no qual um colóide retorna ao seu estado disperso.

  • SubstÂncias Coprecipitadas, especialmente aquelas sobre a superficie do analito, podem ser removidas por lavagem do ppt.

    Porém, muitos precipitados não podem ser lavados com agua pura, pois pode ocorrer peptização(redissolução de precipitados coloidais)

  • Não facilita a filtração...


ID
2419963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Tendo em vista que, apesar da grande variedade de métodos instrumentais disponíveis atualmente, diversos métodos clássicos ainda persistem como métodos padrão para diversas análises, a exemplo da gravimetria, julgue o item que se segue, relativo à análise gravimétrica e aos fatores que a influenciam.


A técnica gravimétrica de precipitação em solução homogênea consiste na precipitação do analito por um agente precipitante que é gerado por uma reação química lenta na própria solução.

Alternativas

ID
2419966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Tendo em vista que, apesar da grande variedade de métodos instrumentais disponíveis atualmente, diversos métodos clássicos ainda persistem como métodos padrão para diversas análises, a exemplo da gravimetria, julgue o item que se segue, relativo à análise gravimétrica e aos fatores que a influenciam.


Na gravimetria, para facilitar a filtração, é indicado, após obtenção de um sólido cristalino, passar o precipitado obtido por uma etapa de digestão lenta sem agitação.

Alternativas

ID
2513449
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir com relação a segurança de laboratório de Biotecnologia.


I. Qualquer derramamento de substância que ocorrer no laboratório deverá ser imediatamente administrado, e medidas urgentes devem ser implementadas, a fim de evitar a perda de tempo e o controle da situação. Quanto à limpeza do material derramado, a mesma deverá ser realizada pelos próprios funcionários do laboratório. Para administrar a situação, é preciso que o funcionário seja devidamente capaz de identificar o tipo de material envolvido, decidir quais medidas deverão ser adotadas e proceder a limpeza, atendendo as normas de segurança, munido de todo o equipamento de proteção individual necessário, de modo a oferecer proteção aos olhos, mãos, pés, corpo e pulmões.

II. Os equipamentos de proteção individual devem estar disponíveis e em quantidade suficiente para dar a devida proteção aos funcionários do laboratório. A empresa é obrigada a disponibilizar todos os equipamentos necessários à proteção dos funcionários.

III. Planos de prevenção de incêndio devem ser implementados em todos os laboratórios, principalmente naqueles onde são utilizados materiais inflamáveis e/ou de fácil combustão. O fogo, quando gerado em ambientes de risco, pode levar a consequências de extrema gravidade, pois, nesses locais, o fogo se propaga com muita facilidade devido aos tipos de materiais que são inseridos e que são, na maioria das vezes, materiais combustíveis, substâncias inflamáveis e gases combustíveis.

IV. Quanto às práticas de laboratório que exigem equipamentos específicos, é preciso orientar profissionais dos mesmos a não lançar mão de improvisações com o intuito de agilizar as tarefas. Se houver necessidade de destilar qualquer solvente, certificar-se que a aparelhagem montada é compatível com a atividade e que o procedimento está sendo realizado em local próprio e com toda a segurança. Quando da destilação, o recomendado é o banho-maria. Jamais empregar chama direta.

V. Torna-se necessária a utilização de capelas de exaustão para manusear substâncias tóxicas e cabina de fluxo laminar para material biológico patogênico. Deve-se manter o vidro da capela abaixado o suficiente, de modo a ter somente as mãos inseridas no seu interior, sem jamais colocar a cabeça no interior da mesma.


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • como assim evitar o controle da situação na alternativa l?


ID
2513473
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

A cromatografia pode ser combinada a diferentes sistemas de detecção, tratando-se de uma das técnicas analíticas mais utilizadas e de melhor desempenho. O acoplamento de um cromatógrafo com o espectrômetro de massas combina as vantagens da cromatografia (alta seletividade e eficiência de separação) com as vantagens da espectrometria de massas (obtenção de informação estrutural, massa molar e aumento adicional da seletividade). Observe as informações a seguir:


I. O método de impacto de elétrons é a técnica mais usada de geração de íons para a espectrometria de massas. As moléculas de amostra são bombardeadas na fase de gás com elétrons de alta energia. Em algumas situações, ocorre a remoção de um elétron da molécula da amostra para produzir um cátion-radical, conhecido como o íon molecular.

II. No processo de ionização por impacto de elétrons sempre gera o íon molecular do composto químico da amostra analisada.

III. A espectrometria de massas com ionização química é útil para a comparação de picos no espectro de massas. Seu principal uso é para se verificar a quantidade de íons formados durante a análise.

IV. O analisador de massas separa a mistura de íons formados durante a etapa de ionização segundo seus m/z (razão massa/carga) para a geração de um espectro de massas.

V. Na técnica de impacto de elétrons, o espectrômetro de massas bombardeia com um feite de elétrons de alta energia as moléculas que estão na fase de vapor e registra o espectro dos íons positivos, depois de separados na base da razão massa /carga.


Com relação á cromatografia com detecção através de espectrometria de massas, são verdadeiras as informações:

Alternativas
Comentários
  • II - alguns íons moleculares são instáveis e não se formam, rearranjando-se em outras formas, podendo liberar CO ou CH3 para isto, por exemplo.

    III - não se verifica a quantidade, mas sim a razão massa/carga. Além disto, a técnica tem caráter qualitativo e não quantitativo.

  • Uma vantagem na ionização química é resolver o problema do pico do íon molecular quando este não se forma no método por impacto de elétrons. Porém, há alguns problemas para distinguí-lo entre os possíveis íons moleculares formados.

  • II- A fragmentação pode ser tão alta que pode ser que o íon molecular não seja gerado no espectro- limitação da técnica.

    III-A MS é uma técnica qualitativa e quantitativa.


ID
2513485
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Após a realização de um experimento de extração em laboratório, o solvente utilizado foi contaminado com uma certa quantidade de Benzeno de Massa Molecular (78,11 g/mol). Ao se retirar uma certa amostra e passar pelo espectrofotômetro, apresentou um valor de absorbância 0,070 no comprimento de onda de 256 nm numa célula de caminho ótico de 3 cm. Considerando a absortividade molar do benzeno de 200 L cm-1mol-1 , a concentração do benzeno nesta solução é de:

Alternativas

ID
2685268
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Analise as afirmações a seguir.


I. A fratura frágil ocorre quando se é aplicado sobre um material uma força estática. Não são observadas deformações apreciáveis, mas uma rápida propagação da trinca.

II. A fadiga ocorre quando há uma aplicação de uma força dinâmica e oscilante sobre o material.

III. A fluência ocorre devido à operação em temperaturas elevadas e à aplicação de tensões mecânicas estáticas.


Pode-se concluir que

Alternativas

ID
2758384
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Espectrometria de absorção atômica é uma técnica analítica aplicada para a determinação quantitativa de analitos em amostras líquidas (soluções) ou sólidas.

O princípio fundamental da técnica consiste na medida da absorção da intensidade de radiação eletromagnética, proveniente de uma fonte de radiação primária, por

Alternativas
Comentários
  • Devem estar no estado fundamental e na fase gasosa para haver absorção de energia.

  • Letra: E Átomos gasosos no estado fundamental.

  • Essa foi mais fácil que dar em bebo


ID
2802733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Tendo em vista que, do ponto de vista prático, a quimiometria permite planejar ou selecionar condições ótimas de medidas e experimentos e, com isso, extrair o máximo de informação de dados químicos, julgue o item seguinte, relativo a esse assunto e a aspectos a ele correlacionados.


A análise das componentes principais é um método de decomposição de matrizes cujo resultado permite agrupar amostras com características similares e discriminar amostras com características distintas.

Alternativas
Comentários
  • A PCA realiza decomposição da matriz em componentes principais. A análise gráfica dos scores das amostras (posição das amostras no novo sistema de coordenadas de componentes principais, PCs) permite identificar agrupamentos (amostras com semelhanças em relação as variáveis consideradas) e também separar (discriminar) amostras ou grupos de amostras que se apresentam em regiões diferentes do gráficos das PCs, obtidas na PCA. Resposta: certo 

    Diego Souza

    Estratégia Concursos


ID
2802739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Tendo em vista que, do ponto de vista prático, a quimiometria permite planejar ou selecionar condições ótimas de medidas e experimentos e, com isso, extrair o máximo de informação de dados químicos, julgue o item seguinte, relativo a esse assunto e a aspectos a ele correlacionados.


A calibração multivariada por mínimos quadrados parciais para análise discriminante, ou PLS, é um método supervisionado que não exige o uso de amostras conhecidas para o seu treinamento.

Alternativas
Comentários
  • O PLS-DA é um método de classificação supervisionado, ou seja, é um método que determina a qual classe pertence uma amostra desconhecida a partir das informações fornecidas ao sistema, neste caso, os espectros na região do infravermelho médio e a classe original das amostras. Os métodos supervisionados exigem o conhecimento inicial sobre as amostras e suas classes para definir as regras que serão utilizadas para a classificação das amostras.

    https://www.scielo.br/j/qn/a/Bq7xdFNQ8dsKrxhPCbsHYPc/?lang=pt

  • As próprias afirmações da questão estão em contradição. Se um método é supervisionado, significa que ele necessita de exemplos (amostras) rotulados, ou seja, para os quais se conhecem tanto as variáveis independentes quanto os respectivos valores de saída (valores de y). Por isso o item está errado, mas vale a pena relembrarmos que PLS é um método de calibração multivariada e, com adaptações, também pode ser utilizado para análise de classificação (análise discriminante), chamado PLS-DA, e que trata-se de um método de aprendizado supervisionado. Resposta: errado

    Diego Souza

    Estratégia Concursos


ID
2802754
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Tendo em vista que a inclusão de marcadores fotoluminescentes em munição livre de chumbo faz que o disparo de munição marcada dessa maneira produza resíduos luminescentes facilmente identificáveis na presença de luz ultravioleta, julgue o item subsequente, relacionado ao fenômeno de fotoluminescência envolvido nessa aplicação.


Quando um estado excitado singleto decai para o estado fundamental, o rendimento quântico de emissão depende apenas do somatório dos rendimentos quânticos de absorção e emissão.

Alternativas
Comentários
  • O rendimento quântico da fluorescência molecular é simplesmente a razão entre o número de moléculas que fluorescem e o número total de moléculas excitadas, ou a razão entre fótons emitidos e os fótons absorvidos.


ID
2802757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

A cromatografia é um método físico-químico de separação, identificação e quantificação de componentes de uma mistura e seu uso é difundido em diversas áreas, inclusive na área forense. Tendo em vista que esse método pode ser executado de diferentes maneiras, julgue o seguinte item.

O estado físico da fase estacionária define as cromatografias gasosa, líquida e supercrítica.

Alternativas
Comentários
  • É o estado físico da fase móvel.

  • O erro da questão está em dizer que é em relação à fase estacionaria...

    #pertenceremos

  • A cromatografia pode ser definida/classificada:

    → Pelo TIPO de fase estacionária (gasosa, líquida ou supercrítica)

    → Pelo mecanismo de interação (adsorção, partição, troca iônica, exclusão molecular, afinidade e quiralidade)


ID
2802760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

A cromatografia é um método físico-químico de separação, identificação e quantificação de componentes de uma mistura e seu uso é difundido em diversas áreas, inclusive na área forense. Tendo em vista que esse método pode ser executado de diferentes maneiras, julgue o seguinte item.


A cromatografia líquida com fase normal é aquela em que a fase estacionária é mais polar do que a fase móvel, enquanto que a cromatografia com fase reversa é aquela em que a fase móvel é mais polar.

Alternativas
Comentários
  • CL:

    Fase normal: FE polar

    Fase reversa: FE apolar

  • Conceitos corretos para as fases normal e reversa.


ID
2802763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

A cromatografia é um método físico-químico de separação, identificação e quantificação de componentes de uma mistura e seu uso é difundido em diversas áreas, inclusive na área forense. Tendo em vista que esse método pode ser executado de diferentes maneiras, julgue o seguinte item.


A eluição da amostra do tipo isocrática é empregada quando há forte afinidade entre os componentes da amostra e a fase estacionária.

Alternativas
Comentários
  • Modos de operação da cromatografia líquida moderna:

    a) Isocrática: quando a composição da fase móvel é constante ao longo da separação;

    b) Gradiente: quando a composição da fase móvel varia ao longo da separação.

  • Como os componentes possuem alta afinidade coma fase estacionária, para que haja a separação, é necessário que a eluição seja do tipo gradiente (Programada) e não isocrática


ID
2802766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

A cromatografia é um método físico-químico de separação, identificação e quantificação de componentes de uma mistura e seu uso é difundido em diversas áreas, inclusive na área forense. Tendo em vista que esse método pode ser executado de diferentes maneiras, julgue o seguinte item.


O tempo de retenção dos componentes de uma amostra depende da sua afinidade com a fase estacionária; se essa afinidade for grande, o tempo de retenção também será grande.

Alternativas
Comentários
  • Correto, se há uma forte interação com a fase estacionária, então a amostra demora mais para sair, obtendo um tempo de retenção grande

  • A questão deveria ser tida como errada, pois o tempo de retenção também depende da interação do analito com a fase móvel.


ID
2802775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Tendo em vista que as fibras têxteis são formas comuns de evidências encontradas em uma cena de crime, e que diferentes técnicas analíticas podem auxiliar na identificação dessas evidências, entre elas a espectroscopia no infravermelho e a espectrometria de massas, julgue o item que segue, relativo a essas técnicas analíticas.


Os mecanismos de fragmentação molecular na espectrometria de massas dependem da energia de ionização da fonte do espectrômetro.

Alternativas
Comentários
  • Alguem?

  • Não dependem só energia, mas também do tipo de fonte ionização.

  • Acredito que não depende somente da fonte de ionização, mas também da matriz.

  • GABARITO ERRADO. Os mecanismos de fragmentação molecular na espectrometria de massas dependem DO TIPO de ionização da fonte do espectrômetro.

  • ERRADO.

    Os mecanismos de fragmentação das espécies dependem intrinsecamente das espécies químicas que estão sendo analisadas, ou seja, obedecem o mecanismo da reação.


ID
2802778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Tendo em vista que as fibras têxteis são formas comuns de evidências encontradas em uma cena de crime, e que diferentes técnicas analíticas podem auxiliar na identificação dessas evidências, entre elas a espectroscopia no infravermelho e a espectrometria de massas, julgue o item que segue, relativo a essas técnicas analíticas.


Um azocomposto de fórmula molecular C17H11N3F3O4S apresentará um espectro de massas com um único pico em m/z = 410, quando este for obtido por ionização de elétron-spray em modo negativo.

Alternativas
Comentários
  • Quero ver quem prove isso.

  • "A ionização por electrospay é uma técnica de ionização suave que é tipicamente utilizada para determinar os pesos moleculares de proteínas, péptidos e outras macromoléculas biológicas. A ionização suave é uma técnica útil quando se considera moléculas biológicas de grande massa molecular, como a supracitada, porque esse processo não fragmenta as macromoléculas em partículas carregadas menores, mas transforma a macromolécula em pequenas gotículas. Essas gotículas serão dessolvatadas em gotículas ainda menores, o que cria moléculas com cargas acopladas. Estes íons moleculares carregados e dessolvatados serão, então, guiados para o analisador de massas e detector, determinando a massa."

    (Fonte: https://revistaanalytica.com.br/a-tecnica-de-ionizacao-por-electrospray-na-espectrometria-de-massas/)

    De fato, dá uma enorme vontade dizer que é falso porque sempre relacionamos EM à quebra da molécula em fragmentos. Então, seria logicamente errado uma molécula tão grande, com nitrogênio, oxigênio e enxofre se manter íntegra. Pois é... essa técnica de ionização garante isso. Quem puder, leia a fonte acima, é interessante para concursos de alto nível.

  • Acredito que esteja errada. Pq apesar de não haver fragmentação, o espectrômetro de massa detecta o íon pseudo molecular. No modo negativo, a molécula desprotonada.

ID
2802781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Tendo em vista que as fibras têxteis são formas comuns de evidências encontradas em uma cena de crime, e que diferentes técnicas analíticas podem auxiliar na identificação dessas evidências, entre elas a espectroscopia no infravermelho e a espectrometria de massas, julgue o item que segue, relativo a essas técnicas analíticas.


A discriminação entre uma fibra têxtil de algodão e outra de poliamida pode ser realizada por espectroscopia no infravermelho.

Alternativas

ID
2802787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

    Alguns reagentes específicos podem ser empregados na identificação de drogas ilícitas, por meio da formação de produtos coloridos e rapidamente identificáveis a olho nu, como o reagente de Marquis, empregado para identificar metanfetaminas; o reagente de Scott, usado para identificar cocaína; e o reagente de Simons, usado para discriminar entre anfetaminas e metanfetaminas.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsecutivo, relativo a aspectos diversos pertinentes a química analítica.


Se uma amostra apreendida contiver anfetamina, metanfetamina e cocaína, esses componentes poderão ser facilmente identificados a olho nu por cromatografia em camada delgada, sem a necessidade do uso dos indicadores citados no texto em apreço.

Alternativas
Comentários
  • O teste definitivo, ou seja, o teste com maior seletividade para a identificação de cocaína pode ser subdivida em três categorias, sendo estas denominadas categorias A,B e C. Os critérios de identificação de alta confiabilidade de uma substância consistem na utilização de uma técnica da categoria A e outra técnica de qualquer categoria. Na falta de técnica de categoria A devem ser empregadas três técnicas de outras categorias, sendo que ao menos 2 devem ser da categoria B.

    Categoria A: Espectroscopia Infravermelho

    Espectrometria de massas

    Ressonância magnética nuclear (RMN)

    Espectroscopia Raman

    Difração de raio-X

    Categoria B: Eletroforese Capilar

    Cromatografia em Fase Gasosa

    Cromatografia Liquida

    Cromatografia em camada delgada (CCD)

    Espectroscopia Ultravioleta

    Categoria C: Teste de Cor

    Espectroscopia de Fluorescência

    imunoensaio


ID
2802790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

    Alguns reagentes específicos podem ser empregados na identificação de drogas ilícitas, por meio da formação de produtos coloridos e rapidamente identificáveis a olho nu, como o reagente de Marquis, empregado para identificar metanfetaminas; o reagente de Scott, usado para identificar cocaína; e o reagente de Simons, usado para discriminar entre anfetaminas e metanfetaminas.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsecutivo, relativo a aspectos diversos pertinentes a química analítica.


Se uma amostra apreendida contiver anfetamina, metanfetamina e cocaína como adulterantes, a espectrometria de massas com ionização por impacto de elétrons será a melhor técnica para a identificação de um ativo majoritário, como o clorofenil piperazina, nessa mistura.

Alternativas
Comentários
  • É só ler o texto precedente, se uma técnica analítica a olho nu é de uso confiável para IDENTIFICAÇÃO de um ativo majoritário, então não se necessita recorrer a uma técnica mais complexa como a citada na questão.

  • As drogas citadas na questão não possuem esse ativo majoritário nas suas estruturas.

  • a ionização por impacto de eletrons só é viável a moléculas de média e baixa polaridade, baixo peso melecular, voláteis e termoestáveis.

    Como o clorofenil piperazina é altamente polar por ter em sua estrutura 2 atomos de nitrogênio, não seria a fonte de escolha.

    Acredito que a questão poderia ser respondida por esse caminho também.

  • Os entorpecentes sitados não possuem o haleto "Cl" em sua composição, espécie no qual atribui a condição eletrofílica do composto clorofenil piperazina, impossibilitando assim a sua formação como um princípio ativo majoritário.


ID
4149925
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, com relação à Isoterma de Langmuir, e marque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso:

( ) Somente uma molécula é adsorvida em cada sítio ativo.
( ) Na superfície, forma-se uma monocamada.
( ) As moléculas vizinhas não exercem nenhuma interação.
( ) A energia é distribuída de forma desigual por conta das iterações dipolo-dipolo.


A sequência correta é:

Alternativas

ID
5495197
Banca
IDECAN
Órgão
PEFOCE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Na espectroscopia, a energia da radiação infravermelha, geralmente, é capaz de induzir a transições 

Alternativas
Comentários
  • Absorção no Infravermelho A radiação infravermelha geralmente não é suficientemente energética para causar transições eletrônicas, porém pode induzir transições nos estados vibracionais e rotacionais associados com o estado eletrônico fundamental da molécula.

    Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4275860/mod_resource/content/1/Skoog-cap.%2024.pdf

    Gabarito Letra D


ID
5495248
Banca
IDECAN
Órgão
PEFOCE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Há desvios da Lei de Beer em casos de 

Alternativas
Comentários
  • Desvios da Lei de Beer são ocasionados por:

    1 Radiação policromática. 2 soluções em altas concentrações. 3 cubetas com espessuras desiguais


ID
5495254
Banca
IDECAN
Órgão
PEFOCE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Na espectroscopia, no infravermelho é comum a aplicação da técnica de Reflectância Total Atenuada (ATR), cujo maior benefício é

Alternativas

ID
5495257
Banca
IDECAN
Órgão
PEFOCE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

A espectrometria de absorção atômica em chama é uma das técnicas mais utilizadas para análises elementares, e sua maior desvantagem é

Alternativas
Comentários
  • Maior desvantagem da espectrometria de absorção atômica em chama é que detecta apenas um elemento químico. Deve-se usar uma lâmpada de cátodo oco específica para o analito que esta buscando.


ID
5495260
Banca
IDECAN
Órgão
PEFOCE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Plasmas acoplados indutivamente (ICPs) têm-se tornado a fonte espectroscópica de emissão mais utilizada. Entre as vantagens apresentadas a seguir, assinale a que NÃO se aplica ao uso do ICP.  

Alternativas
Comentários
  • Correta E. A aquisição e a operação do ICP é MUITO CARO, quando comparado com outros equipamentos.

    Ainda, a maior vantagem do ICP (espectometria de EMISSÃO) é a detecção simultânea de vários elementos (20-30) em comparação com espectometria de absorção atômica em chama ou forno