SóProvas


ID
1997668
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma rede TCP/IP algumas informações são necessárias para o correto funcionamento dos hosts (computadores) da rede, tais como: endereço IP e máscara de rede, gateway, servidor DNS e domínio. Qual é o protocolo de rede cuja função é atribuir informações TCP/IP para as máquinas clientes?

Alternativas
Comentários
  • O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de configuração dinâmica de host), é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, Máscara de sub-rede, Default Gateway (Gateway Padrão), Número IP de um ou mais servidores DNS, Número IP de um ou mais servidores WINS e Sufixos de pesquisa do DNS. Este protocolo é o sucessor do BOOTP que, embora mais simples, tornou-se limitado para as exigências atuais. O DHCP surgiu como padrão em Outubro de 1993. O RFC 2131 contém as especificações mais atuais (março de 1997). O último standard para a especificação do DHCP sobre IPv6 (DHCPv6) foi publicado a Julho de 2003 como RFC 3315.

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Dynamic_Host_Configuration_Protocol

  • A) SMTP é a sigla para Simple Mail Transfer Protocol, que pode ser traduzido como protocolo simples de transferência de correio. Esse é um padrão utilizado com eficiência na transferência de e-mails pela internet. Ele é compatível com as grandes plataformas de e-mail utilizadas atualmente, como o Gmail, o Hotmail e o Outlook. SMTP é, portanto, uma solução que controla o transporte e a entrega de mensagens enviadas pela internet. Ele é baseado em linhas de comunicação simples, que garantem o envio de e-mails de forma segura.

     

    B) O DHCP é um protocolo do serviço TCP/IP que permite atribuir um IP e outras configurações a computadores em uma rede. Em outras palavras, o DHCP permite que o endereço IP dos dispositivos ligados à rede sejam definidos de forma automática no momento em que os mesmos forem conectados à rede. A escolha do IP a ser dado a cada computador pode ser manual, automática ou dinâmica. Na sua casa é muito provável que o roteador Wireless já tenha vindo configurado com um servidor DHCP. É por isso que seus amigos conseguem se conectar à sua rede simplesmente com a senha que você passa. Se não fosse o DHCP seria necessário que você informasse também outros dados para configuração do IP, gateway e máscara de rede, tornando o processo mais difícil, demorado e com maiores chances de erros.

     

    C) FTP  serve para copiar arquivos através de uma rede TCP/IP, como é a Internet. O FTP não é seguro, a autenticação é feita em texto puro, que pode ser interceptada por alguém que queira descobrir o usuário e a senha necessários para acessar uma máquina.

     

    D) SSH criptografa os dados trafegados entre os computadores, dificultando assim a interceptação dos mesmos por pessoas mal-intencionadas. O protocolo foi desenvolvido por Tatu Ylönen na Universidade de Tecnologia de Helsinki, em 1995. Hoje em dia ele é usado, basicamente, para fazer o login, executar comandos em máquinas remotas e transferir arquivos entre os hosts.

  • Gabarito: BBBBBBBBBBBBBBBBB!