SóProvas


ID
1997680
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

CONSIDERE, PARA RESPONDER A ESTA QUESTÃO, O TEXTO ABAIXO.

Os rótulos dos alimentos passam a ter de sair da fábrica com informação sobre ingredientes alergênicos a partir deste domingo (3/7/2016). São 17 os itens a serem listados, como trigo, crustáceos, leite e nozes. A decisão partiu da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda em 2015 e foi reforçada no início de junho.

Aprovada em junho do ano passado, a resolução obriga a indústria alimentícia a informar nas embalagens dos produtos se há presença dos principais alimentos que causam alergias alimentares. O regulamento abrange tanto alimentos, quanto bebidas, ingredientes e aditivos.

Os rótulos dos produtos fabricados a partir de agora deverão informar se os alimentos possuem: trigo (centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas); crustáceos; ovos; peixes; amendoim; soja; leite de todos os mamíferos; amêndoa; avelã; castanha de caju; castanha do Pará; macadâmia; nozes; pecã; pistaches; pinoli; castanhas, além de látex natural.

Os derivados desses produtos deverão trazer na embalagem as seguintes informações:

- Alérgicos: Contém (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares);

- Alérgicos: Contém derivados de (nomes comuns dos alimentos que causam alergias);

- Alérgicos: Contém (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares) e derivados.

A Anvisa determinou também a forma de dispor esses dados. Os detalhes sobre alergênicos deverão ser exibidos logo abaixo da lista de ingredientes. Além disso, as palavras têm de estar em caixa alta, em negrito e com cor diferente do rótulo. A letra não pode ser menor do que a da lista de ingredientes.

Os fabricantes tiveram um ano para adequar as embalagens às novas regras. Os produtos fabricados até o fim do prazo de adequação, este sábado (2), poderão ser comercializados até o fim do prazo de validade.

Segundo o diretor-relator da matéria, Renato Porto, a demanda nasceu “fortemente da sociedade”, o que fez com que toda a diretoria votasse unilateralmente pela regulamentação.

“A sociedade pode agora ter certeza de que terá rótulos de produtos muito mais adequados, dando a possibilidade ao consumidor de escolher adequadamente seus produtos, dado que a melhor maneira de se prevenir [de uma crise alérgica] é evitando o consumo”, explicou. Segundo a Anvisa, aqui, no Brasil, de 6% a 8% das crianças de 6 a 8 anos sofrem de algum tipo de alergia. 


Disponível em <http://goo.gl/Jsm99q>. Acesso em: 3 jul. 2016 (com adaptações).

A progressão temática refere-se à forma como um produtor de um texto apresenta e explora um tema. Qual título expressa melhor a forma escolhida pelo produtor do texto em análise na apresentação e exploração do tema?

Alternativas
Comentários
  • Afffffff, errei, marquei A.

  • Erro da A: "Aprovada em junho do ano passado, a resolução obriga a indústria alimentícia a informar nas embalagens dos produtos se há presença dos principais alimentos que causam alergias alimentares."

    O título que contivesse a alternativa A traria ideia de novidade.

  •  c) - Alimentos passam a ter de listar ingredientes alergênicos nos rótulos. 

    “A sociedade pode agora ter certeza de que terá rótulos de produtos muito mais adequados, dando a possibilidade ao consumidor de escolher adequadamente seus produtos, dado que a melhor maneira de se prevenir [de uma crise alérgica] é evitando o consumo

  • Parece ser uma questão fácil porque as opções foram claras demais e outras disvirtuavam demais do TEMA CENTRAL do texto.

     

    Os títulos, de qualquer texto, tem a função de apresentar o conceito "global do texto", como se fosse a tese, só que de forma mais simples e resumida.

     

    a) Errada. Há dois erros nessa alternativa, primeiro, não está diretamente relacionada com a tese do texto, segundo, a resolução não tem objetivo de informar quais os alimentos que causam alergias, mas sim aqueles que sua composição possui ingredientes que podem causar alergias. 

     

    b) Errada. Aqui há um problema claro de interpretação que a alternativa fez, não se trata de até 8%, mas de 6 a 8%, isso quer dizer que os numeros 1,2,3,4,5% não estão compreendidos nos dados apresentados no texto.

     

    c) Gabarito; Ok. está de acordo com a tese do texto, de forma clara e resumida.

     

    d) Errado. Está de forma clara, resumida, entretanto, não está de acordo com a tese do texto.

  • Letra C

    Não é a A porque a lei já fora aprovada há mais tempo, agora só entrou em vigor.

    Não é a B porque alergias infantis não são o foco da matéria, mas sim a entrada em vigor da lei.

    Não é a D porque o foco da matéria não é detalhar os produtos alérgicos, mas sim dizer que agora é obrigatório informar sobre eles.

  • "Os derivados desses produtos deverão trazer na embalagem as seguintes informações:

    - Alérgicos: Contém (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares);

    - Alérgicos: Contém derivados de (nomes comuns dos alimentos que causam alergias);

    - Alérgicos: Contém (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares) e derivados".

    (...)

    “A sociedade pode agora ter certeza de que terá rótulos de produtos muito mais adequados, dando a possibilidade ao consumidor de escolher adequadamente seus produtos, dado que a melhor maneira de se prevenir (de uma crise alérgica) é evitando o consumo".