SóProvas


ID
19978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A primeira definição de um derivativo associa esse instrumento a um contrato estabelecido para o futuro. Assim, são acordados termos para determinado ativo na economia com hipóteses futuras de compra ou venda para esse ativo, traduzidos em direitos e obrigações entre as partes. A origem da palavra derivativo vem do inglês derivative ou, melhor traduzindo, é algo derivado de um ativo.

Virgínia I. Oliveira e outros. Mercado financeiro, uma abordagem prática dos principais produtos e serviços. Campus, 2006, p. 323 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relativos a operações com derivativos.

Nos contratos de swap, a operação é feita sem a aplicação efetiva do caixa, mas apenas pelo pagamento da diferença entre os resultados no vencimento do swap, que é denominado ajuste.

Alternativas
Comentários
  • No vencimento da operação, realiza-se um ajuste financeiro referente ao diferencial dos indexadores a ser pago ou recebido pelo cliente.
  • Gabarito: Certo

    Swap é um contrato . Pode ser usado para proteção ( ou seguro) ou como  . Nesse tipo de contrato, os investidores se comprometem a pagar a oscilação de uma taxa ou do valor de um . Por exemplo, no caso do contrato , considera-se a variação na cotação do . Quando um investidor realiza a chamada swap cambial reversa, por exemplo (isto é, troca , em , pela variação cambial em ), ele também pode ter um ganho adicional, referente à taxa do cupom cambial: o  é um instrumento de proteção do investidor contra diferenças entre a variação da  (em dólar) esperada e a realizada no período do investimento, e tem como referência o prêmio pago ao investidor, em moeda americana, que assume o risco de investimento em moeda brasileira

    fonte: wikipedia.org/wiki/Swap