cogeração
Em tempos de escassez de energia elétrica, cresce a procura por uma opção de fonte de energia que seja abundante, não ofereça riscos de interrupção, que tenha baixo impacto no meio ambiente e a garantia de uma distribuidora de confiança. E o gás natural, quando usado para fins de cogeração, tem se apresentado como uma das melhores alternativas.
A cogeração, por sua vez, é uma forma de gerar calor e eletricidade, que pode ser feita por meio da queima de gás natural. Para entender o que é esse sistema, é preciso saber que todo gerador elétrico acionado por um motor que usa um combustível é chamado de gerador termelétrico. Por maior que seja a eficiência desse gerador, cerca de 70% da energia contida no combustível são transformados em calor e perdidos para o meio ambiente. Trata-se de uma limitação física que independe do tipo de combustível (diesel, gás natural, carvão etc) ou do tipo de motor (à explosão, turbina a gás ou a vapor).
A cogeração, ao contrário, permite a produção simultânea de energia elétrica, térmica e de vapor, a partir do mesmo combustível: no caso, o gás natural. O calor que seria dissipado é recuperado dos gases de escape e produz vapor, ar quente e refrigeração, que podem ser utilizados nos processos industriais, gerando mais energia elétrica, por exemplo.
Quando se dispõe de gás natural, uma boa solução para a cogeração é a utilização de uma turbina a gás. Nesta solução, a relação vapor-eletricidade pode se adaptar com maior flexibilidade às necessidades normais das indústrias. O balanço da eficiência energética de uma turbina a gás para 100% de energia primária é de 30% de energia elétrica, 50% de energia térmica e 20% de perdas.
http://www.copergas.com.br/produtos/geracaocogeracao/#.Vw1XgkcaDS8
Amigos, ignorem a presente questão. Ela não tem nada a ajudar no conhecimento.
Item A correto segundo agenersa.rj.gov.br/documentos/audi/rev_ceg3/cont_sindvidros2.pdf
Itens A e B corretos, segundo gasnaturalfenosa.com.br/br/servicos+/para+o+seu+negocio/solucoes+energeticas/1297102419070/cogeracao.html
Itens A, B, C e D corretos, segundo www2.aneel.gov.br/biblioteca/trabalhos/trabalhos/Dissertacao_Gabriel_de_Jesus.pdf
O que não implica que, porventura, todos itens estejam corretos em alguns anos - ou mesmo agora em algum outro lugar da Terra. A viabilidade da utilização (elétrica e térmica, no caso, por tratar de co-geração) de um combustível é em função do seu preço e do custo das demais alternativas.