SóProvas


ID
1998814
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

       TEXTO 1

                                                  A leitura 

Várias vezes, no decorrer do último século, previu-se a morte dos livros e do hábito de ler. O avanço do cinema, da televisão, dos videogames, da internet, tudo isso iria tornar a leitura obsoleta. No Brasil da virada do século XX para o século XXI, o vaticínio até parecia razoável: o sistema de ensino em franco declínio e sua tradição de fracasso na missão de formar leitores, o pouco apreço dado à instrução como valor social fundamental e até dados muito práticos, como a falta e a pobreza de bibliotecas públicas e o alto preço dos exemplares impressos aqui, conspiravam (conspiram, ainda) para que o contingente de brasileiros dados aos livros minguasse de maneira irremediável. Contra todas as perspectivas, porém, vem surgindo uma nova e robusta geração de leitores no país, movida – entre outras iniciativas – por sucessos televisivos, como as séries Harry Potter e Crepúsculo.

Também para os cidadãos mais maduros abriram-se largas portas de entrada à leitura. A autoajuda (e os romances com fortes tintas de autoajuda) é uma delas; os volumes que às vezes caem nas graças do público, como A menina que roubava livros, ou os autores que têm o dom de fisgar o público com suas histórias, são outra. E os títulos dedicados a recuperar a história do Brasil, como 1808, 1822, ou Guia politicamente incorreto da História do Brasil, são uma terceira, e muito acolhedora, dessas portas.

É mais fácil tornar a leitura um hábito, claro, quando ela se inicia na infância. Mas qualquer idade é boa, é favorável para adquirir esse gosto. Basta sentir aquela comichão do prazer, da curiosidade – e então fazer um esforço para não se acomodar a uma zona de conforto, mas seguir adiante e evoluir na leitura. 

                                          Bruno Meier. In: Graça Sette et al. Literatura – trilhas e tramas. Excerto adaptado. 

A compreensão do Texto 1, em sua dimensão global, pretende nos levar a admitir que:

Alternativas
Comentários
  • a) recursos tecnológicos ligados à comunicação, como cinema, televisão, videogames, internet, constituem ameaças à prática da leitura.

    O texto dismistifica tal hipotése reforçando a ideia de que uma nova geração de leitores está surgindo

     b) as obras de autoajuda (e os romances com fortes tintas de autoajuda) constituem um excelente incentivo ao público leitor. 

    É uam afirmação restritiva, não global, embora verdadeira

     c) fatores externos podem funcionar como estímulos para reverter uma situação antevista, por mais que ela pareça razoável.

    gabarito. inclui as séries de Tv, os livros de autoajuda, os best sellers 

     d) diminuiu, de maneira irremediável, o contingente de brasileiros que desenvolveram o gosto e a admiração pela leitura. 

    Mais uma vez um equívoco : tem aumentado o número de leitores

     e) a instrução é um valor social fundamental para a valorização do livro e o desenvolvimento das práticas de leitura. 

    Informação não contida no texto

  • A banca logo no inicio da questão fala em "dimensão global", Mas o que seria essa dimensão global. Nada mais é, que o conceito principal de um texto. Em qualquer texto, principalmente naqueles argumentativos, facilmente podemos perceber as informações principais e secundárias, essa ultima, pode ser suprimida do texto, sem que altere seu sentido.

     

    Exemplo. Voce vai contar a alguém que foi ao estádio de futebol para assistir ao jogo do Brasil. Quais infomações são extremamentes relevantes? O jogo em si, como voce chegou, e se foi com uniforme da seleção é informação secundária.

     

    a) Errada. Pelo contrário, segundo as informações do texto, o cinema, tv, internet, está contribuindo para formação de novos leitores

     

    b) Errada. Apesar de correta, não está no sentido amplo do texto, trata-se inclusive de informarção secundária, e não é parte global.

     

    c) Gabarito. Exatamente isso podemos adminitir, está de acordo com o sentido global do texto e sua tese.

     

    d) Errada. Além de não estar de acordo com o sentido global, está equivocada, pois o texto expõe exatamente o contrário, que aumenta o contigente de leitores.

     

    e) Errada. Calma! Aqui morou o perigo da questão. Apesar de sabermos que a afirmativa está correta, é uma informação secundária, perdeba que podemos suprimi-la sem prejudicar o tema principal.

  •  

    "Contra todas as perspectivas, porém, vem surgindo uma nova e robusta geração de leitores no país, movida – entre outras iniciativas – por sucessos televisivos, como as séries Harry Potter e Crepúsculo"

    fatores externos podem funcionar como estímulos para reverter uma situação antevista, por mais que ela pareça razoável.

  • C) fatores externos podem funcionar como estímulos para reverter uma situação antevista, por mais que ela pareça razoável.

    1 - Fatores externos = Devido aos sucessos televisivos, como as séries Harry Potter e Crepúsculo

    2 - Funcionar como estímulos = Ao desenvolvimento da leitura

    3 - Reverter uma situação antevista = Trecho do texto "no decorrer do último século, previu-se a morte dos livros e do hábito de ler."