a) mostra que a organização deve ser administrada como um todo complexo, em oposição a uma análise das partes em separado. Ela é composta de um conjunto de elementos interdependentes e interagentes; um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado e cujo resultado é maior do que as unidades poderiam ter, se funcionassem independentemente.
TEORIA DO SISTEMAS - "Conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado”. Sistema é um conjunto ou combinações de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário”. (Chiavenato p.545)
“Sistema é um todo complexo ou organizado; é um conjunto de partes ou elementos que formam um todo unitário ou complexo”. (Maximiano p.356)
b) visa à clara percepção do que está ocorrendo nos ambientes interno e externo da organização, a análise e decisão do que precisa ser mudado e a intervenção necessária para provocar a mudança, tornando a organização mais eficaz, perfeitamente adaptável às mudanças e conciliando as necessidades humanas fundamentais com seus objetivos e metas.
Teoria Comportamental - DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL. O Desenvolvimento Organizacional é um processo que está relacionado com a Teoria Comportamental. A Teoria do Desenvolvimento Organizacional visa compreender os ambientes internos e externos, decidir quais mudanças poderão ser realizadas e quais são os impactos dessas mudanças e junção das metas da empresa com as necessidades de seus empregados.
c) enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações; tudo é relativo, tudo depende. Esta teoria explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.
TEORIA CONTIGENCIAL - A Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A empresa é um sistem aberto que é influenciado diretamente pelo ambiente e pela tecnologia.
d) enfoca o comportamento, por meio do estudo e análise das observações e verificações do comportamento humano a partir de processo científico; envolve o indivíduo e seu comportamento, o grupo e a organização.
TEORIA COMPORTAMENTAL.
e) dá ênfase ao processo decisório no seu aspecto quantitativo e programável, na medida em que muitas decisões administrativas podem ser tomadas sob a ótica de equações matemáticas, que mantêm inflexíveis determinados padrões.
A Teoria Matemática desloca a ênfase na ação para a ênfase na decisão que a antecede. O processo decisório é o seu fundamento básico. A tomada de decisão é o ponto focal da Teoria da Matemática. A tomada de decisão é estudada sob duas perspectivas: DO PROCESSO e do PROBLEMA.
Resumo de Desenvolvimento Organizacional (D.O) :
- Basicamente, a D.O. propõe uma mudança organizacional PLANEJADA da organização.
- Para a D.O., não basta apenas a mudança na estrutura formal de uma organização, é necessária a mudança na sua CULTURA.
- Busca converter as organizações que adotam sistemas mecanizados em sistemas orgânicos.
- Considera as variáveis do ambiente interno e externo e pode ser aplicada para a melhoria na estrutura, nos procesos e tecnologia, nos produtos e serviços e de pessoal.