-
Gabarito B:
4.1 360 graus ou circular
A avaliação 360 graus é uma forma contemporânea de avaliação que está diretamente ligada à visão estratégica, em que a preocupação é com o desempenho e o atendimento das necessidades dos stakeholders (agentes relacionados com a organização).
Nesse método, o avaliado recebe feedbacks (retornos) de todas as pessoas com quem se relaciona e, nesse caso, o critério para escolha dos avaliadores é a proximidade com o avaliado.
CUIDADO!
A autoavaliação é inerente ao processo de avaliação 360 graus. Dessa forma, todas as avaliações baseadas nesse método devem apresentar a autoavaliação como componente do processo.
Esse método tem como vantagem a redução do efeito Halo, a facilidade de compreensão do processo e a possibilidade de obtenção de diversas perspectivas sobre o desempenho do avaliado.
Como desvantagem, pode apresentar problemas de autoridade, uma vez que várias pessoas avaliam um funcionário, exige investimento em tecnologia e treinamento para funcionar e o retorno pode intimidar e provocar ressentimentos no avaliado. Outro ponto delicado está no fato de que, para implementação da avaliação 360 graus, é necessário que os envolvidos no processo apresentem bastante maturidade.
-
Aprendizado quando a questão fala...não entendi. Não irei avaliar todos os integrantes da organização...onde cabe o aprendizado. Só se for em relação aos erros
-
Avaliação de Desempenho Centrada no Desenvolvimento/Aprendizagem – D/A
Godoy et al. (2008) explicam que a D/A tem por objetivo fornecer oportunidades de crescimento para a pessoa no contexto da organização e, para isso, sugere que as metas devam ser planejadas e, em seguida, considerado o que foi cumprido e o que necessita ser revisto ou superado. A D/A focaliza especificamente o desempenho individual conectado às estratégias da organização e do grupo; o desempenho passado e o atual da pessoa com as metas traçadas para o futuro; as perspectivas de crescimento das pessoas na empresa, tendo como parâmetro o próprio desempenho e o do grupo de trabalho.
A D/A é mais utilizada por empresas que já viveram o modelo tradicional, isto é, a T/O, e que buscam alternativas para enfrentar os desafios centrados nas pessoas, pois a T/O compara pessoas e a D/A, desenvolve-as.
Dentre os métodos de avaliação D/A mais utilizados estão a auto-avaliação, a avaliação 360º, o BSC – Balanced Scorecard, a APPO e a Avaliação de Desempenho com foco em competências.
Fonte: GODOY, Arilda Schmidt et al. Gestão do Fator Humano uma visão baseada nos stakeholders. 2ª. Ed. SP: Saraiva, 2008.
-
métodos de avaliação do desempenho focados no Desenvolvimento e na Aprendizagem
auto-avaliação, a avaliação 360º, APPO (que são métodos novos e objetivos ao contrário dos tradicionais que são subjetivos )
e a Avaliação de Desempenho com foco em competências
além do BSC – Balanced Scorecard
-
Pelo visto, os métodos de avaliação que são técnicos/operacionais são os tradicionais e os com foco no desenvolvimento e aprendizagem são os modernos.
-
pelo que estamos vendo dessa questão. é exatamente o que vc falou, PHILLIPE MORAES
o porem, é q a letra C e D são modernos . A resposta da banca foi a C.
-
A avaliação 360º, por envolver constante feedback, tem foco no desenvolvimento e aprendizado (foco no futuro). As demais listadas tem foco técnico-operacional (foco no passado).
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
Uma é um processo em que cada colaborador além de realizar uma autoavaliação, é avaliado pelas principais pessoas que trabalham com ele, incluindo seu gerente ou superior direto, seus colegas de trabalho do mesmo nível (pares) e seus subordinados.
Métodos Tradicionais
Escalas Gráficas
Escolha Forçada
Pesquisa de Campo
Incidentes Críticos
Lista de Verificação
Novas abordagens
Indicadores sistêmicos
Indicadores escolhidos em conjunto
Índices Objetivos de Referência
Avaliação com ênfase em resultados
Avaliação de Desempenho com noção de Expectância
Avaliação Participativa por Objetivos
Gabarito: D