SóProvas


ID
1998997
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um gestor público reuniu sua equipe para avaliar o processo de tomada de decisão e considera que a delegação de atividades pode ser uma alternativa para dar celeridade aos processos administrativos, porque envolve a transferência de autoridade de um chefe para um subordinado, gerando o compromisso de cumprir a tarefa que foi delegada. Sobre a delegação, analise o que se afirma a seguir.

1) Permite coordenar trabalhos mais complexos e de abrangência maior.

2) Permite aumentar o nível de controle das atividades da empresa.

3) Permite manter uniformidade de decisões e ações.

4) Permite melhor aproveitamento de recursos.

Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. Delegação5 é o processo pelo qual o administrador transfere autoridade e responsabilidade aos seus subordinados abaixo na hierarquia. Muitas organizações encorajam os administradores a delegar autoridade aos níveis mais baixos da organização a fim de proporcionar o máximo de
    flexibilidade para atender às necessidades do cliente e adaptar-se ao ambiente mutável e dinâmico que as envolve. Contudo, muitos administradores encontram enorme dificuldade em delegar autoridade. As técnicas de delegação de autoridade estão discutidas nas Dicas citados anteriormente.

    Chiavenato, 2009.

  • De acordo com Oliveira (2011, p. 180),

    Importância da delegação 

    • Permite coordenar trabalhos mais complexos e de abrangência maior.

    • Permite maior produtividade da equipe de trabalho, por meio de maior motivação, menor tempo de espera para a tomada de decisões, maior desenvolvimento da equipe e maior interação entre as unidades organizacionais.

    • Permite amplitude de controle mais adequada.

    • Exige melhor planejamento e programação de atividades e proporciona condições para isso, pois o chefe que delega tem mais tempo para executar suas tarefas prioritárias.

    • Permite melhor aproveitamento de recursos.

    • Proporciona maior segurança para a empresa, pois, quando o chefe deixa a empresa, existem subordinados treinados e em condições de substituí-lo de maneira adequada.

     

    OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas, organizações e métodos: uma abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2011.