SóProvas


ID
1999993
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Alguns fatores são essenciais para a longevidade dos suportes documentais, tais como: temperatura, umidade e luminosidade. Seu controle torna-se condição indispensável para uma conservação adequada dos documentos nas instituições, evitando sua deterioração.
A atividade de um programa de preservação que consiste em envolver o documento nas duas faces com uma folha de papel de seda, e outra de acetato de celulose, colocando-o numa prensa hidráulica sob pressão, é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Gab: letra D (laminação)

     

    Silking: variação do método "tecido", substituindo os tecidos por outros específicos (musseline de seda ou crepeline). Estes têm maior durabilidade, mas devido ao uso da pasta de amido, suas qualidades são um pouco afetadas. Além disso, o material muito específico o deixa com custos altos.

     

    Tecido: processo de reparação em que são usadas folhas de tecido muito fino, aplicadas com pasta de amido. A durabilidade do papel e aumentada consideravelmente.

     

    Encapsulação: Utiliza basicamente películas de poliéster e fita adesiva de duplo revestimento. O documento é colocado entre duas lâminas de poliéster fixadas nas margens externas por fita adesiva nas duas faces, entre o documento e a fita deve haver um espaço de 3 mm, deixando o documento solto dentro das duas lâminas.

     

    Laminação: o acetato de celulose, por se termoplástico, adere ao documento juntamente com o papel de seda. A durabilidade e as qualidades permanentes do papel são assegurada sem perda da legibilidade e da flexibilidade, tornando-o imune à ação de fungos e pragas.

     

    Alisamento: consiste em colocar os documentos em bandejas de aço inoxidável, expondo-os à ação do ar com forte percentagem de umidade (90 a 95%), durante uma hora, em uma câmara de umidificação. Em seguida, são passados a ferro, folha por folha, em máquinas elétricas.

  • So adicionando ao que o colega Carl Brashear colocou muito bem,

    também existe a técnica chamada de BANHO DE GELATINA que consiste no uso de uma cola especial para aumentar a durabilidade do papel. o ponto negativo eh que essa cola atrai ataque de fungos.

     



     

    Fonte: meus resumos, mas pode confiar  =)

     

     

  • Caso esteja cansado de ler, aconselho a assistir o vídeo:

     

    Gran Cursos, prof. Elvis Miranda.

     

     https://www.youtube.com/watch?v=WxgGPX0eVl8

  •  

     a) silking: usa-se crepeline ou musseline de seda de grande durabilidade.

     

     b) tecido: são usadas folhas de tecido muito fino, aplicadas com pasta de amido.

     

     c) encapsulação: o documento é protegido entre folhas de poliéster transparente, cujas bordas são seladas.

     

     d) laminação: envolve em duas faces, com uma folha de seda ou acetato de celulose. CORRETA

     

     e) alisamento: os documentos são colocados em uma bandeja de aço inox, expondo-os à ação do ar em uma câmara de umidificação. Em seguida são passadas a ferro, folha por folha.

  • O processo descrito acima consiste no reforço de documentos deteriorados ou frágeis, colocando-os entre folhas de papel de baixa gramatura, fixadas por adesivo natural, semi-sintético ou sintético, por meio de diferentes técnicas, manuais ou mecânicas (dentre estas a prensa hidráulica) é a laminação.

    Tecido é técnica de restauração em que são usadas folhas de tecido muito fino, aplicados com pasta de amido ao documento danificado.

    Silking é uma técnica variada do Tecido, mas com a substituição do uso de tecido por crepeline ou musseline de seda com grande durabilidade. 

    Encapsulação é o processo de preservação no qual o documento é protegido entre folhas de poliéster transparente, cujas bordas são seladas.

    Alisamento é o processo no qual coloca-se os documentos em bandejas de aço, sob a ação do ar com forte percentual de umidade (90 a 95%). Após são passados a ferro, folha por folha, em máquinas elétricas.

    Gabarito do professor: Letra "D"
  • Gabarito: D. Palavras chaves:

    Laminação: Acetato de celulose mais seda.

    Encapsulação: Bordas seladas com fitas de poliéster transparente. Duplo revestimento

    Fumigação: Vapores químicos

    Desinfestação: Inibe atividade dos insetos

    Silkin: Crepeline ou mussoline

     

     

     

     

    #euqueroeupossoeuconsigo

     

  • •CONSERVAÇÃO PREVENTIVA: Melhoria do meio ambiente e dos meios de armazenagem visando prevenir e retardar a degradação. Principais operações de conservação:

     

    • Desinfecção – método químico utilizado para o combate de insetos e pragas. Consiste em introduzir os documentos na câmara (câmara de fumigação), onde se faz a vácuo, aplica-se o produto químico e submetem-se os documentos à ação fumigante pelo prazo de 48 a 72 horas, aproximadamente.

     

    • Limpeza – Usa-se um pano macio, uma escova ou um aspirador de pó.

     

    • Alisamento – Consiste em colocar os documentos em bandejas de aço inoxidável (câmara de umidificação), expondo-os à ação do ar com forte umidade (90 a 95%), durante 1 hora, em seguida são passados a ferro folha por folha, em maquinas elétricas.

     

     • Restauração ou reparo – O método ideal é aquele aumenta a resistência do papel ao envelhecimento natural e às agressões externas do meio ambiente. Métodos de restauração:

     

    • Banho de gelatina - gelatina ou cola, aumenta a resistência. Desvantagem é o ataques de insetos.

    O banho de gelatina é uma das técnicas de restauração de documentos em suporte papel.

    Consiste em mergulhar o documento em banho de gelatina ou cola, o que aumenta a sua resistência, não prejudica a visibilidade e a flexibilidade e proporciona a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos.

     

    • Tecido - Duas folha de tecido muito fino aplicados com pasta de amido. Desvantagem é o ataque de insetos, fica duro e atrapalha a visibilidade do papel.

     

    • Silking - utiliza tecido de grande durabilidade. Este método utiliza tecido – crepeline ou musseline de seda – de grande durabilidade, mas, devido ao uso de adesivo à base de amido, afeta suas qualidades permanentes. Tanto a legibilidade quanto a flexibilidade, a reprodução e o exame pelos raios ultravioletas e infravermelhos são pouco prejudicados. É, no entanto, um processo de difícil execução e cuja matéria-prima é de alto custo.

     

    • Laminação - envolve o documento nas duas faces com papel de seda e acetato de celulose e prensado com temperatura elevada, o peso aumenta, mais próximo do ideal.

    Processo em que se envolve o documento, nas duas faces, com uma folha de papel de seda e outra de acetato de celulose, colocando-o numa prensa hidráulica, sob pressão média de 7 a 8kg/cm e temperatura entre 145 a 155°C.

    Encapsulação - película de poliéster e fita adesiva, o documento fica entre duas laminas, é um dos mais modernos.

    Utiliza basicamente películas de poliéster e fita adesiva de duplo revestimento. O documento é colocado entre duas lâminas de poliéster fixadas nas margens externas por fita adesiva nas duas faces; entre o documento e a fita deve haver um espaço de 3mm, deixando o documento solto dentro das duas lâminas.