SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2016 - UNIRIO - Assistente em Administração


ID
1999894
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os responsáveis por procedimentos de Segurança da Informação devem-se preocupar com usuários mal intencionados, muitas vezes responsáveis por geração de prejuízos empresariais disseminando malwares, roubando senhas ou realizando outra ação qualquer de invasão dos sistemas da empresa. Um exemplo típico é o programador competente, mas mau caráter, que produz programa malicioso capaz de propagar-se automaticamente pela rede de computadores da empresa em que trabalha, por meio de cópias de computador para computador, provocando, por exemplo, lentidão na rede, desaparecimento de arquivos, etc. Os males que esse tipo de programa produz ainda seriam mais graves se dispusesse, como outros malwares, de mecanismos de comunicação que proporcionassem seu controle remoto pelo agente invasor.

Esse tipo de programa malicioso é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Worm (Vermes)

    Segundo Silberscharz:  Tem capacidade de duplicar a si mesmo. Ou seja, reproduz cópias de si próprio, consumindo recursos do sistema

     

  • a) Adwares é um tipo de programa chato que executa automaticamente e exibe uma grande quantidade de anúncios sem a permissão do usuário (por exemplo: pop-up), como também analisa os locais de Internet que o usuário visita e lhe apresentar publicidade pertinente aos tipos de bens ou serviços apresentados lá. 

    b) Spyware - é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

    Spy = espião

    c) KEYlogger - KEY = tecla (captura as teclas digitadas)

    OBS: SCREENlogger - SCREEN = tela (captura o que está acontecendo na tela do PC)

    d) Vírus - é um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    e) Worm - é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Não confundir com vírus, pois o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas e arquivos, mas sim pela execução direta de sua cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    Fonte alternativas D e E: Q450298

     

    Alternativa E

  • Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.

     

    http://cartilha.cert.br/malware/

     

     

  • Palavra chave para Worm "...capaz de propagar-se automaticamente pela rede..."

  • Também procurei pela expressão-chave: programa malicioso capaz de propagar-se automaticamente pela rede de computadores da empresa em que trabalha.

    GAB> E

  • I-                   MALWARES:     são programas criados com o intuito de prejudicar usuários e sistemas de informação. são softwares maliciosos do qual tem como espécies:

     

    VÍRUS-->           MALWARE-->     PRECISA DE HOSPEDEIRO-->  PRECISA SER EXECUTADO.

     

    O objetivo do vírus Nimda é identificar as falhas de segurança existentes nos sistemas operacionais para contaminar computadores de empresas e propagar-se.

    Phishing   é um tipo de malware que, por meio de uma mensagem de email, solicita informações confidenciais ao usuário, fazendo-se passar por uma entidade confiável conhecida do destinatário.

     

    Vírus    (Precisa de hospedeiros, propaga-se fazendo copias de si mesmo e tornando-se parte de outros programas e arquivos.)

    II-               WORM:       É um verme, que NÃO precisa de um arquivo para se hospedar e se multiplica pelas conexões de rede.

     

    São PROGRAMA em si, se auto-replicam, não precisam de hospedeiros com o vírus,  diminui o desempenho da rede)

     

    WORMS-->         REDES-->     NÃO PRECISAM DE HOSPEDEIROS-->

     

    ->AUTORREPLICÁVEIS--->   NÃO PRECISAM SER EXECUTADOS.

     

     

    WORM (IMPORTANTE!): worms são programas autorreplicantes, passando de um sistema a outro, sem, necessariamente, utilizar um arquivo hospedeiro. Além disso, pode causar danos sem a ativação pelo usuário, diferentemente dos vírus.

  • Pessoal concorodo que quem se propaga automaticamente pela rede seja o WORM.  Mas gostaria da opinião de alguém sobre uma dúvida.

    ...

    Na questão Q714405 Assinale a alternativa que contém apenas códigos maliciosos capazes de alterar e remover arquivos do computador.

    ..

    o gabarito consta como: Vírus e Trojan.

     

     

    Logo vem a minha dúvida. 

    "capaz de propagar-se automaticamente pela rede (worm) de computadores da empresa em que trabalha, por meio de cópias de computador para computador, provocando, por exemplo, lentidão na rede, desaparecimento de arquivos, etc."   ???

     

     

    Então este desaparecimento de arquivo não seria uma remoção?? os arquivos ficariam apenas de forma oculta? 

     

  • Tem um problema no enunciado que me deixou intrigado, foi no momento que o enunciado diz que o malware faz desaparecer arquivo. Os malware que removem e alteram arquivos: trojan, virus e rootkit. 

  • não é um vírus pq o enunciado não fala que precisa de um hospedeiro,quando o enunciado fala:propaga-se automaticamente,logo worm ou verme

  • WORM: Programa malicioso capaz de propagar-se automaticamente pela rede de computadores da empresa em que trabalha, por meio de cópias de computador para computador, provocando, por exemplo, lentidão na rede, desaparecimento de arquivos, etc.

  • Falou em lentidão - provavelmente worm

  • WORM = LENTIDÃO/DESPARECIMENTO DE ARQUIVO

  • PF PRF, tive a mesma duvida q vc.

  • Só queria saber das fontes. Kkkk
  • Questão baseada em fatos reais. rs

  • worms são programas autorreplicantes, passando de um sistema a outro, sem, necessariamente, utilizar um arquivo hospedeiro. Além disso, pode causar danos sem a ativação pelo usuário, diferentemente dos vírus.

     

    O worm é executado ou não é? Todo programa em um computador precisa ser executado. Um worm, para se autorreplicar, precisa estar em execução. O que difere o worm de um vírus, por exemplo, é que, enquanto o vírus é executado por uma ação explícita do usuário (como um clique duplo no arquivo malicioso), o worm explora vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores.

     

    Ex: execução do arquivo infectado autorun.inf em um pendrive. O computador que está configurado para executar automaticamente esse arquivo em mídias removíveis pode ser contaminado apenas com a inserção do pendrive no computador. O arquivo malicioso será executado, mesmo que o usuário “não tenha feito nada”. 

     

    CAUSA LENTIDÃO E DESAPARECIMENTO DE ARQUIVOS E É AUTOREPLICANTE, NÃO DEPENDE DE AÇÃO EXPLÍCITA !

  • Worn (verme): -Automático, Discreto, Cópias de si, Explora falhas, Envia cópias por email.

  • propagação pela rede ? 99,99 % de chance de ser vermes/worms

    bons estudos.

  • Os responsáveis por procedimentos de Segurança da Informação devem-se preocupar com usuários mal intencionados, muitas vezes responsáveis por geração de prejuízos empresariais disseminando malwares, roubando senhas ou realizando outra ação qualquer de invasão dos sistemas da empresa. Um exemplo típico é o programador competente, mas mau caráter, que produz programa malicioso capaz de propagar-se automaticamente pela rede de computadores da empresa em que trabalha, por meio de cópias de computador para computador, provocando, por exemplo, lentidão na rede, desaparecimento de arquivos, etc. Os males que esse tipo de programa produz ainda seriam mais graves se dispusesse, como outros malwares, de mecanismos de comunicação que proporcionassem seu controle remoto pelo agente invasor.

    Esse tipo de programa malicioso é conhecido como

    Gabarito Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

  • O enunciado da questão descreve com clareza o comportamento típico do worm, que é um malware que se propaga AUTOmaticamente pelas REDES.

    Resposta certa, alternativa e).

  • WORM > programa malicioso capaz de propagar-se automaticamente pela rede de computadores da empresa em que trabalha, por meio de cópias de computador para computador, provocando, por exemplo, lentidão na rede, desaparecimento de arquivos, etc.

  • Um exemplo típico é o programador competente, mas mau caráter, que produz programa malicioso capaz de propagar-se automaticamente pela rede de computadores da empresa em que trabalha, por meio de cópias de computador para computador, provocando, por exemplo, lentidão na rede, desaparecimento de arquivos, etc. Os males que esse tipo de programa produz ainda seriam mais graves se dispusesse, como outros malwares, de mecanismos de comunicação que proporcionassem seu controle remoto pelo agente invasor.

  • Vírus- precisa de execução

    Worm- não precisa de execução (capaz de propagar-se automaticamente)

    Cavalo de Troia- precisa de execução

  • Quando na questão falar de reprodução de cópias, isso já é uma das principais características do Worm

  • Adware - Abre Fazendo Publicidade

    Spyware - Espião

    Keylogger - Espião para Teclado

    Vírus - Hospedeiro

    Worm - É um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador

    Resposta Letras E

  • (a) Errado, adware não causa lentidão na rede nem se propaga automaticamente; (b) Errado, spyware não causa lentidão na rede nem se propaga automaticamente; (c) Errado, keylogger não causa lentidão na rede nem se propaga automaticamente; (d) Errado, vírus não causa lentidão na rede nem de propaga automaticamente – suas ações maliciosas mais comuns são alterar e/ou remover arquivos em geral de forma escondida; (e) Correto, worm pode causar lentidão na rede devido ao consumo excessivo de recursos além de se propagar automaticamente. 

  • LETRA E CORRETA

    Worms: é um tipo de malware capaz de se propagar automaticamente por meio de redes, enviando cópias de si para outros computadores, a partir de brechas e falhas em softwares instalados incorretamente.

  • Worm - se propaga, faz copias de si

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    (a) Errado, adware não causa lentidão na rede nem se propaga automaticamente;

    (b) Errado, spyware não causa lentidão na rede nem se propaga automaticamente;

    (c) Errado, keylogger não causa lentidão na rede nem se propaga automaticamente;

    (d) Errado, vírus não causa lentidão na rede nem de propaga automaticamente – suas ações maliciosas mais comuns são alterar e/ou remover arquivos em geral de forma escondida;

    (e) Correto, worm pode causar lentidão na rede devido ao consumo excessivo de recursos além de se propagar automaticamente. 

    Letra E 


ID
1999900
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Certo usuário abre o Painel de Controle do Windows 8, acessa a janela “Dispositivos e impressoras” e percebe que algumas impressoras da lista estão com o ícone esmaecido, em tom de cinza claro.
Se ele tentar usar uma dessas impressoras (cujo ícone está esmaecido) para imprimir um documento, o(a)

Alternativas
Comentários
  • Kd o Japa?

  • A questão aborda a janela Dispositivos e Impressoras, existente no Painel de Controle do Windows 8. Através dessa janela é possível visualizar as impressoras instaladas disponíveis e indisponíveis, além de definir a impressora padrão.

    A questão cita que o ícone da impressora encontra - se esmaecido, em tom cinza claro .

    Nessa situação, o documento em questão não será impresso , pois tal característica indica que a impressora está indisponível.

  • Esperando o comentario do Fernando NishimuradeAragao. kkk

  • O ícone esmaecido de uma impressora pode indicar que ela foi instalada, mas por algum motivo está indisponível.

     

    Exemplos:

    ***pode ocorrer de a impressora estar desligada ou o cabo estar desconectado.

    ***pode acontecer de ser uma impressora de rede e ocorrer alguma falha de comunicação entre esta e o roteador.

  • Cadê o japa top? Adoro os comentários( explicações) dele! :D
  • Alternativa B é a correta. A C não está correta, pois, já que aparece a impressora ipso facto que ela está instalada, porém indisponível.

    a alternativa A não tem nada a ver, a impressora sem tinta puxa o papel, porém não sai nada. Ou seja, ela "imprime". A D e E está incorreta, pois, a impressão não será realizada visto que a impressora está indisponível.

  • Eu percebo que essas questões de Informática mais textualizadas, geralmente é só interpretação de texto. A questão diz que o ícone está em um tom de cinza claro, um tom morto, que já indica indisponibilidade, e na própria questão fala que as impressoras já estão NA LISTA, ora, se elas já estão na lista é pq foram instaladas, mas por algum motivo não estão funcionando, descartando assim o item C e restando apenas o B.

  • Se a impressora não tivesse sido instalada nem o ícone iria aparecer.

  • Gabarito B

    A impressora está offline, simples...

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Se não estivesse instalada o ícone nem apareceria. Gabarito:B
  • Se ela nem estivesse instalada, o ícone dela nem apareceria.

    Gabarito:letra b!


ID
1999906
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para que um usuário acesse a intranet, implantada corretamente, de uma universidade, a partir de seu computador pessoal em sua residência, o setor de TI da universidade deve possibilitar o acesso via

Alternativas
Comentários
  • ·    VPN (Virtual Private Network):

     

    Definição:

    Segundo Forouzan: é uma tecnologia que está ganhando popularidade entre as grandes organizações que utilizam a Internet global para comunicação interna e externa, mas exigem privacidade na comunicação interna.

    VPN são redes overlay (sobrepostas) às redes públicas, mas com as propriedades das redes privadas. A abordagem mais popular de VPN é a criação de túneis diretamente sobre a internet.

  • a) DHCP é um protocolo utilizado em redes de computadores que permite às máquinas obterem um endereço IP automaticamente (na medida que eles fazem a solicitação de conexão com a rede).

     

    b) WAN vem de World (mundo), ou sejam abrangência mundo.

    MAN (metropolitan area network) - municipio

    LAN (local area network) - local, limitada a +/- 1 km

    WLAN (Wireless Local Area Network).

     

    c) VPN (Virtual Private Network) é uma rede virtual particular. Trabalha como uma espécie de um túnel, para que os dados possam ser enviados sem que outros usuários tenham acesso. Os dados são criptografados e encapsulados. Ao chegar no destino, o computador receptor indentifica o remetente através das informações anexadas e descriptografa os dados.

     

    d) FTP: transferência de arquivos,

     

    e) HTTP: protocolo utilizado para acesso a páginas web.

     

    Alternativa C

  • Rede privada virtual, do inglês virtual private network (VPN), é uma rede de comunicações privada construída sobre uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet). O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrão, não necessariamente seguros.

  • c) VPN (Virtual Private Network) é uma rede virtual particular. Trabalha como uma espécie de um túnel, para que os dados possam ser enviados sem que outros usuários tenham acesso. Os dados são criptografados e encapsulados. Ao chegar no destino, o computador receptor indentifica o remetente através das informações anexadas e descriptografa os dados.

     

  • INTRANET

    É uma rede local, interna (privada) de uma empresa que se comunica usando

    tecnologia idêntica a da Internet. Usa os mesmos protocolos (TCP/IP, http, POP, SMTP...) e serviços (páginas, e-mail, ftp...).

    EXTRANET

    A Extranet é o acesso remoto a uma Intranet, via Dial-Up (modem) ou via VPN (rede pública), por exemplo.

     

     

     

     

    ·        INTRANET. É UMA REDE PRIVADA. ACESSO RESTRITO. É PARA DENTRO. REDE INTERNA. REDE CORPORATIVA.      NÃO PRECISA ESTÁ CONECTADO. A intranet é uma versão particular da internet, podendo ou não estar conectada à mesma.

     

    ATENÇÃO:    O uso da Intranet permite que usuários em locais distantes de uma empresa se comuniquem com facilidade, necessitando-se apenas de um browser. 

    EX.:  Acesse a intranet, implantada corretamente, de uma universidade, a partir de seu computador pessoal em sua residência, o setor de TI da universidade deve possibilitar o acesso via VPN (Virtual Private Network) é uma rede virtual particular.

     

     

    ·        EXTRANET: acesso externo a uma rede corporativa, compartilhando dados para fins específicos para realizar operações comerciais com fornecedores externos através do acesso por navegador  Web.   Tanto a Internet, intranet, extranet usam o protocolo TCP/IP

    Q684236  ESAF A solução de conectividade que permite o acesso externo a uma rede corporativa, compartilhando dados para fins específicos como, por exemplo, fornecedores ou clientes, é denominada: Extranet

     

    Q724732

    A Extranet oferece a parceiros comerciais acesso limitado a recursos da Intranet de uma organização, através de uma conexão de rede privada virtual (VPN) pela Internet.

     

    O acesso remoto via Internet é possível para dentro da Intranet, na modalidade de Área de Trabalho Remota, ou Extranet

    Uma intranet é uma rede organizacional na qual as aplicações e interfaces com o usuário baseiam-se principalmente em serviços web e seu uso é restrito a usuários autorizados da empresa.

  • Gabarito C

    “Virtual Private Network” ou Rede Privada Virtual, é uma rede privada construída sobre a infra-estrutura de uma rede pública, normalmente a Internet. Ou seja, ao invés de se utilizar links dedicados ou redes de pacotes (como Frame Relay ou X.25) para conectar redes remotas, utiliza-se a infra-estrutura da Internet.

    O conceito de VPN surgiu da necessidade de se utilizar redes de comunicação não confiáveis para trafegar informações de forma segura. As redes públicas são consideradas não confiáveis, tendo em vista que os dados que nelas trafegam estão sujeitos a interceptação e captura. Em contrapartida, estas redes públicas tendem a ter um custo de utilização inferior aos necessários para o estabelecimento de redes proprietárias, envolvendo a contratação de circuitos exclusivos e independentes.

    A principal motivação no uso das VPNs é a financeira, como alternativa para redução dos custos de comunicação de dados, oferecendo transporte de pacotes IPs de modo seguro através de Internet, com o objetivo de conectar vários sites .

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • a) DHCP é um protocolo utilizado em redes de computadores que permite às máquinas obterem um endereço IP automaticamente (na medida que eles fazem a solicitação de conexão com a rede).

     

    b) WAN vem de World (mundo), ou sejam abrangência mundo.

    MAN (metropolitan area network) - municipio

    LAN (local area network) - local, limitada a +/- 1 km

    WLAN (Wireless Local Area Network).

     

    c) VPN (Virtual Private Network) é uma rede virtual particular. Trabalha como uma espécie de um túnel, para que os dados possam ser enviados sem que outros usuários tenham acesso. Os dados são criptografados e encapsulados. Ao chegar no destino, o computador receptor indentifica o remetente através das informações anexadas e descriptografa os dados.

     

    d) FTP: transferência de arquivos,

     

    e) HTTP: protocolo utilizado para acesso a páginas web.

     

    Copiadodo do colega para ficar registrado.

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    (a) Errado, esse é um protocolo de designação automática de endereços lógicos a um dispositivo de rede;

    (b) Errado, essa é apenas uma rede de área local;

    (c) Correto, esse é um mecanismo que permite o acesso remoto a uma intranet por meio de uma rede pública como a internet;

    (d) Errado, esse é um protocolo para transferência de arquivos entre computadores;

    (e) Errado, esse é um protocolo para transferência de hipertexto.

    Gabarito: Letra C 


ID
1999912
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Após ser aprovado em concurso público, um rapaz procura informações sobre a jornada de trabalho que deverá cumprir.
Segundo as regras gerais previstas na Lei no 8.112/1990, e suas alterações, o servidor público será submetido a regime mínimo de quantas horas diárias?

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA D

     

    Questão letra de lei.

     

    Art. 19. da lei 8112/90:  Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente. (Redação dada pela Lei nº 8.270, de 17.12.91)

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.112

     Art. 19.  Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente.

  • Art. 19. da lei 8112/90:  Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente. (Redação dada pela Lei nº 8.270, de 17.12.91)

  • De forma simples e direta:

    Máximo semanal: 40 horas

     

    Máximo diário: 8 horas

    Mínimo diário: 6 horas

  • errei porque pensei em professores que tem contratos de 30hs...

    :/

  • GABARITO ITEM D

     

    MÍN 6 E MÁX 8 H

     

    40 H POR SEMANA

  • E quanto aos médicos, quantas horas trabalham?

  • Médicos, assim como outros profissionais da área de saúde, possuem leis específicas, além de acordos, que estabelecem um regime próprio de horas de trabalho, podendo folgar vários dias e trabalhar 48-72h consecutivas. 

  • Lei 8112/90:

     

    Art. 19.  Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente.

     

     

  • Gabarito: B

    Fundamento: Artigo 19

    6<x<8

    Mínimo de seis horas diárias e máximo de oito horas.

  • GABARITO D

    VER NA LEI 8112: ARTIGO 19

  • Cuida-se de questão que se limitou a exigir conhecimentos elementares acerca do texto frio da lei, de modo que comentários extensos não se fazem necessários.

    A matéria aqui cobrada encontra-se disciplinada no art. 19, caput, da Lei 8.112/90, que ora transcrevo:

    "Art. 19.  Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente."

    Logo, sem maiores delongas, a opção correta está descrita na letra "d".


    Gabarito do professor: D

  • EM 24/10/2019 ERREI DE NOVO

    SÃO 6 HORAS O MÍNIMO -ESTOU CONFUNDINDO COM JOVEM APRENDIZ:(  QUE SÃO 4 HORAS)

    6 HORAS MÍNIMO E 8 HORAS MÁXIMO 

  • Se tivesse alternativa OITO ferraria meio mundo 

  • MINIMO----> 6 HORAS

    MAXIMO---> 8 HORAS


ID
1999918
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um servidor que tenha adquirido a estabilidade no serviço público somente poderá vir a perder o seu cargo, nos termos da Lei no 8.112/1990, e suas alterações, no caso de ocorrer

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

     

    Questão letra da lei

     

     Art. 22.da lei 8112:  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

  • Não é só no caso de: "sentença judicial transitada em julgado", mas, dentre as opçoes, essa é a unica alternativa correta.

     

  •  Art. 22.da lei 8112:  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    Perda de Cargo do Servidor Estável

    PAD

    ou 

    Sentenja Judicial Com trânsito em Julgado

  • cabe recurso, pois NÃO é somente em sentença judicial pois, como sabemos, existe o PAD, reprovação no estágio probatório e extinção de cargo pra  adm. pública cortar gastos

    no entanto, a única correta é a letra B

  • Se fosse uma questão estilo cespe de Certo ou Errado estaria errada. Mas quando a questão é múltipla escolha o "somente" se refere entre as 5 possibilidades exposta. 

  • LETRA B CORRETA 

    LEI 8.112

     Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

  • Questão mal formulada. 

  • GABARITO LETRA B.

     

  • Questão passível de recurso. 

  • A resposta está no Artigo 22 da Lei 8.112 de 1990:  

     Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    Fonte:

    https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8112cons.htm

  • Não está mal formulada. Questão de interpretação ou prestar atenção o que foi pedido na questão!

  • O SERVIDOR ESTÁVEL, ESTÁVEL, ESTÁVEL, SÓ, SÓ, SÓ, PERDERÁ O CARGO EM VIRTUDE DE:

    PAD E SENTENÇA JUDICIAL TRANSITADA EM JULGADO!!!!

  • Lei 8112 

     

    Art. 22.:  O servidor estável perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

  • Para a adequada resolução da presente questão, há que se acionar a norma do art. 22 da Lei 8.112/90, que assim estabelece:

    "Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa."

    Como se vê, o mero cotejo das opções propostas pela Banca, em relação ao texto normativo acima transcrito, permite a conclusão de que a única alternativa que, de fato, contempla hipótese prevista em lei como de perda do cargo público é aquela indicada na letra "b".


    Gabarito do professor: B

  • GABARITO: B

     Art. 22. O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

  • Mnemônico : TRANSITA DEFESA AVALIATIVA


ID
1999924
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um servidor, submetido a processo de readaptação, foi considerado incapaz para o serviço público. Nos termos da Lei no 8.112/1990, e suas alterações, nesse caso, o readaptando terá de ser

Alternativas
Comentários
  • Se o Readaptado for Incapaz   > "Aposenta o Rapaz"

     

    Art. 24, § 1o  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

  • Gabarito "A"

    Lei 8.112/90,  art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    § 1o  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    Bons estudos! Acreditar sempre!

  • LETRA A CORRETA 

    LEI 8.112

      Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

            § 1o  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

  • Gabarito letra A.

     

    Readaptação é a investidura do servidor em cargo diverso do que ocupava, em virtude de limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica. A readaptação é considerada uma alternativa à aposentadoria por invalidez, contudo, caso o indivíduo for julgado incapaz de exercer qualquer atividade administrativa, deverá ser aposentado.

  • Gabarito: A

     

    Incapaz para:

     

    Cargo: Readaptado

    Serviço Público: Aposentado (por invalidez)

     

    • Fundamentação:

     

    Lei 8.112/90,  Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

     

    § 1º - Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

     

  • ótima questão.

  • Gabarito A

    Será aposentado por invalidez.

     

    Vamos na fé !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • GABARITO A

    VER NA LEI 8112: ARTIGO 24 § 1º

  • Informação adicional

     

    Lembrando que essa aposentadoria por INVALIDEZ pode ser de duas formas:

     

    1) Com PROVENTOS INTEGRAIS (segundo, lei 10887/04 + entendimento do STF e do STJ), quando:

    - Acidente em serviço

    - Moléstia Profissional

    - Doença grave, contagiosa ou incurável

     

    2) Com PROVENTOS PROPORCIONAIS AO TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

    - Nos demais casos

  • Cuida-se aqui de questão que não vai além de cobrar a memorização do texto legal. No caso, mais especificamente, do teor do art. 24, §1º, da Lei 8.112/90, que assim disciplina a hipótese de o servidor em readaptação ser considerado inapto para o serviço:

    "Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    § 1o  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado."

    Logo, de maneira bem clara e direta, cumpre apenas reconhecer que a opção acertada está descrita na letra "a".


    Gabarito do professor: A

  • ASSERTIVA LETRA A

    ART. 24

    PARAGRAFO 1º SE JULGADO INCAPAZ PARA O SERVIÇO PÚBLICO O READPTADO SERÁ APOSENTADO.

    READAPTAÇÃO – INVESTURA DO SERVIDOR EM CARGO DE ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES COMPATIVEIS COM AS DA LIMITAÇÃO QUE TENHA SOFRIDO

    * CONSIDERADO INCAPAZ PARA O SERVIÇO PÚBLICO SERÁ  APOSENTADO


ID
1999930
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Uma servidora pública foi reintegrada por decisão administrativa.
Como o cargo que ela ocupava foi extinto, nos termos da Lei no 8.112/1990, e suas alterações, essa servidora deverá ficar na seguinte situação:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

     

    Questrão letra da lei 

     

    Art. 28. da lei 8112:  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

  • Art. 41…
    § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

    A princípio é necessário frisar que a disponibilidade no serviço público é um instituto inerente aos servidores estáveis.

    REINtegração -----> REINvestidura 

    Fica a dica!

    Bjokas

  • LETRA E CORRETA 

    LEI 8.112

         Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

            § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

  • LEI 8.112

         Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

            § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

  • Gabarito letra E.

     

    Acredito que a descrição de Reintegração já foi exaustivamente descrita pelos colegas, como dito, no caso de reintegração como descrito no enunciado, caso o cargo que ocupara antes da demissão tenha sido extinto, este será colocado em disponibilidade, contudo, vale ressaltar que no caso de reintegração do servidor onde o cargo ocupado anteriormente esteja sendo ocupado por outro servidor estável, este será reconduzido ao cargo de origem sem direito a indenização ou aproveitamento em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade. Em se tratando de servidor não estável, será exonerado, visto que a posibilidade de disponibilidade cabe apenas aos servidores estáveis.

     

    Este assunto é bastante controverso, haja vista não haver na legislação essa possibilidade de exoneração do servidor não-estável, a saber, são previstas as seguintes situações na Lei 8.112/90: 

     

    Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

    Parágrafo único.  A exoneração de ofício dar-se-á:

    I - quando não satisfeitas as condições do estágio probatório;

    II - quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.

     

    Conclui-se que a exoneração do servidor nessa situação poderia caracterizar uma série de violações a direitos e garantias previstos, todavia, a legislação é clara quando prevê a condição de estabilidade no instituo da disponibilidade. 

     

    Caso alguém tenha algum dado relevante que seja contrário a essa interpretação, por favor, compartilhe.

     

     

    O impossível é o refúgio dos tímidos e o pesadelo dos covades.

  • Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     

    § 1º  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade

     

    § 2º  Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

     

    Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Parágrafo único.  Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro. 

     

    Art. 30.  O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.

     

    robertoborba.blogspot.com.br 

  • em disponibolidade e com proventos proporcionais.

  • Lei 8112

     

    Art. 28. :  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     

    § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

  • GABARITO E

    VER NA LEI 8112: ARTIGO 28 § 1º

  • Vinha fazendo centenas de questões da FCC estranhei muito quando vi essa.. "Meu Deus, que questão fácil!"

    quando vi era da CESGRANRIO.. logo vi..

  • A reintegração constitui forma de provimento derivado em vista da qual o servidor que fora demitido tem a sua penalidade anulada, seja por decisão administrativa, seja por força de sentença judicial, razão por que deve retornar à ativa com todas as vantagens.

    Em tendo sido extinto o cargo por ele então ocupado, há que se aplicar o teor do art. 28, §1º, da Lei 8.112/90, que assim soluciona a questão:

    "Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31."

    Do exposto, resta claro que a assertiva correta encontra-se na letra "e".


    Gabarito do professor: E

  • A Cesgranrio é um demônio quando o assunto é informática e um anjo em legislação. rs

  • GABARITO: LETRA E Das Disposições Gerais Art. 8° São formas de provimento de cargo público: I - nomeação; II - promoção; III - readaptação; IV - reversão; V - aproveitamento; VI - reintegração; VII- recondução (...) Da Reintegração Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.  § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31. § 2o  Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade. LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.
  • Decore:

    Readaptação e Reversão -> fica como excedente

    Reintegração -> fica em disponibilidade


ID
1999936
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um servidor foi promovido a gerente de área na repartição onde exerce sua atividade, tendo ocorrido o aumento da sua remuneração.
Após consultar o Departamento de Recursos Humanos, ele verifica que, nos termos da Lei no 8.112/1990, e suas alterações, não estão submetidas ao teto de remuneração determinadas verbas decorrentes de

Alternativas
Comentários
  • "Conforme o art. 42, “caput”, da Lei n. 8.112, de 1990: “Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal”.

    Todavia, estabelece o parágrafo único desse dispositivo: “Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61”.

    Prevê a Lei n. 8.112, de 1990:

    “Art. 61. Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:

    I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

    II - gratificação natalina;

    III - (Revogado pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)

    IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

    V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

    VI - adicional noturno;

    VII - adicional de férias;

    VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

    IX - gratificação por encargo de curso ou concurso.”

    Gabarito: D."

  • A letra "b" não poderia ser interpretada como: retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento ?!

  • Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61

    II - gratificação natalina;

    VII - adicional de férias;

  • A questão se refere à gratificação que não entra no teto remuneratório.

    Se um servidor recebe gratificação por exercer função de confiança, esta será acrescida na sua remuneração. Porém, será submetida ao teto remuneratório. 

    As gratificações elencadas no art. 61 do item II a VII poderão ultrapassar o teto. Podemos entender como se fossem "gratificações trabalhistas", de suma importância ao servidor, como a gratificação natalina (13º salário), adicional de férias, adicional noturno, adicional de atividades periculosas etc.

    Espero ter ajudado!

     

  • Questão mal formulada demais slc

  • OBA!!JÁ ESTAVA NOS MEUS RESUMOS ESSA QUESTÃO

  • VANTAGENS QUE PODEM ULTRAPASSAR O TETO:

    GRATIFICAÇÃO NATALINA 13ºSALÁRIO

    ADICIONAIS: INSALUBRIDADE, PERICULOSIDADE, PENOSA

    HORAS-EXTRAS

    ADICIONAL NOTURNO

    FÉRIAS

  • Segundo o parágrafo único do art.42 da lei 8112;Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II "ATÉ" VII do art. 61.
    II - gratificação natalina;
    III - Revogado
    IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;
    V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;
    VI - adicional noturno;
    VII - adicional de férias.

    Resumindo: Natal, hora extra, trabalho noturno, férias e atividades PIP, resultam em valores de remuneração que podem ultrapassar o teto.

     

  • Art. 42. Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como
    remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal.


    Parágrafo único. Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61.



    Art. 61. Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais: (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
    II - gratificação natalina;
    III ; (Revogado pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)
    IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;
    V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;
    VI - adicional noturno;
    VII - adicional de férias;

  • Dica: SE o NATAL for à NOITE, eu tiro FÉRIAS PIP.

  • LETRA D

     

    Art. 61. Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:

    I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

    II - gratificação natalina

    IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

    V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

    VI - adicional noturno;

    VII - adicional de férias;

    VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

    IX - gratificação por encargo de curso ou concurso.”

     

    Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61 = GRATIFICAÇÃO NATALINA + ADICIONAIS

     

     

    #gratidão

  •         Art. 42.  Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal.

            Parágrafo único.  Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61.

     

    Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais: (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            I - gratificação pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

            I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento; (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            II - gratificação natalina;

            III - adicional por tempo de serviço; (Revogado pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)

            IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

            V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

            VI - adicional noturno;

            VII - adicional de férias;

            VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

            IX - gratificação por encargo de curso ou concurso. (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

     

    Resumindo: NATAL + ADDs

  • EXCLUEM-SE DO TETO DE REMUNERAÇÃO AS SEGUINTES VANTAGENS:

     

    GRATIFICAÇÃO NATALINA; ADICIONAL PELO EXERCÍCIO DE ATIVIDADES INSALUBRES, PERIGOSAS OU PENOSAS; ADICIONAL PELA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO; ADICIONAL NOTURNO; ADICIONAL DE FÉRIAS.

  • Excluem-se do TETO remuneratório

    ·         Gratificação Natalina

     ·         Adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas

    ·         Adicional pela prestação de serviço extraordinário

    ·         Adicional noturno

    ·         Adicional de férias

     

    Incluem-se no TETO remuneratório:

    ·         Retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento

    ·         Outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho

    ·         Gratificação por Encargo De Curso Ou Concurso

  • O artigo 76 §3º da lei fala que a GRATIFICAÇÃO POR ENCARGO DE CURSO OU CONCURSO não incorpora ao vencimento ou salário. Não entendi, é diferente de teto?

    helppp

  • Gratificação natalina, adicional noturno, adicional de serviço extraordinário, atividade insalubre, adicional de férias podem ultrapassar o teto remuneratório. Por isso são excluídos da remuneração.

  • GABARITO D

    VER NA LEI 8112: ARTIGO 42 § ÚNICO

  •        Art. 42.  Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal.

           Parágrafo único.  Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61.

     II - gratificação natalina;

           III - revogado

           IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

           V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

           VI - adicional noturno;

           VII - adicional de férias;

  • A correta resolução da presente questão exige que se aplique o teor do art. 42, parágrafo único, da Lei 8.112/90 c/c art. 61, VII, do mesmo diploma legal, que abaixo transcrevo:

    "Art. 42.  Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal.

    Parágrafo único.  Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61.

    (...)

    Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:

    (...)

    VII - adicional de férias;"

    Nestes termos, da leitura das opções propostas pela Banca, conclui-se que a única correta encontra-se na letra "d"


    Gabarito do professor: D

  • A correta resolução da presente questão exige que se aplique o teor do art. 42, parágrafo único, da Lei 8.112/90 c/c art. 61, VII, do mesmo diploma legal, que abaixo transcrevo:

    "Art. 42.  Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal.

    Parágrafo único.  Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61.

    (...)

    Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:

    (...)

    VII - adicional de férias;"

    Nestes termos, da leitura das opções propostas pela Banca, conclui-se que a única correta encontra-se na letra "d"

    Gabarito do professor: D


ID
1999939
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa do setor de alimentação está implementando um sistema de gestão e, para iniciar esse processo, quer estabelecer a missão da empresa e sua visão.
A missão da empresa se constitui de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. 

    3.3. Missão e Visão e Negócio
    A missão e a visão de uma organização são muito importantes em um processo de planejamento estratégico, pois dão um “norte” para todos os atores envolvidos nesse processo.
    A missão de uma organização é a razão de existir desta. É o motivo pelo qual ela foi criada, o que ela veio contribuir ou resolver na sociedade.
    Por exemplo, uma universidade deve fazer o quê? Gerar conhecimento, não é mesmo? Portanto, uma missão de uma universidade poderia ser algo assim:
    Gerar conhecimento e contribuir para o desenvolvimento sociocultural da comunidade, gerando oportunidades e valorizando seus colaboradores.
    Dessa forma, a missão serve para deixar claro qual é a função maior daquela organização, para definir quais serão as necessidades que devem ser atendidas e buscar o comprometimento dos colaboradores.

    Figura 3.7 – Missão organizacional

  • Letra a) Errada. Conceito relacionado à missão organizacional.

    Letra b) Gabarito. A missão da organização pode ser resumida, segunda Chiavenato (2010) como a razão de ser da organização, a declaração de como ela atua e do papel que exerce na sociedade. A missão orienta as ações necessárias, no presente, para que se alcancem os resultado futuros. Além disso, a missão orienta a atuação das pessoas, gerando motivação e indentificação com as metas estabelecidas.

    Letra c) Errada. Trata-se do resultado de um processo de análise e diagnóstico organizacional.

    Letra d) Errada. Conceituação de valores organizacionais.

    Letra e) Errada. A Metas podem ser definidas como objetivos quantificados no tempo, ou seja, Metas são desdobramentos dos objetivos organizacionais.

     

    (*)Fonte: facebook.com/admfederal

  • MISSÃO DE UMA EMPRESA : seu proposito, sua razão de existir.

     

    GABARITO "B"

  • Letra B.

     

    A missão de uma organização é, basicamente, o motivo pelo qual esta instituição foi criada. Define e explicita qual é sua razão de ser.

    A missão tem um objetivo: comunicar aos públicos internos e externos quais são as intenções daquela empresa em relação à sociedade.

     

    Prof. Rodrigo Rennó
    www.estrategiaconcursos.com.br

  • Segundo Valadares (2002) a missão de uma empresa pode ser definida como uma declaração sobre " a razão de ser" da organização, aquilo que orienta os objetivos e estratégias empresariais, devendo ser posta em termos claros, objetivos, e entendida por todos na organização.

  • A alternativa A não estaria mais relacionada à visão?

     

    Visão
    É a visão que a organização tem a respeito de si mesma e do seu futuro. Ela define a ideia de futuro da organização, para onde esta se imagina caminhando. É aquilo que a organização pretende ser no futuro. A Visão é um norteador estratégico. Em conjunto, a missão e a visão proporcionam os elementos para formulação dos objetivos e da estratégia organizacional.

     

    Fonte: Ponto dos Concursos - Marcelo Camacho. 

  • Sim, Lua RN. A alternativa A refere-se a visão de uma empresa, entretanto, a questão pede a alternativa que está relacionada com o conceito de missão. Neste caso é a letra B

     

    Gab. B

  • a (VISÃO)

    descrição do futuro desejado para a empresa, refletindo os objetivos a serem atingidos.

    b (MISSÃO)

    declaração resumida do seu propósito e responsabilidades perante os seus clientes.

    c (DEFINIÇÃODO NEGÓCIO)

    capacidade de mensurar a utilidade de seus produtos e serviços com foco nos benefícios gerados para o mercado.

    d(VALORES)

    princípios ou crenças, que servem de direcionamento para as atitudes e decisões das pessoas que nela atuam.

    e (META)

    objetivos estabelecidos e quantificáveis, que deverão ser atingidos em um determinado período.

    #aft

  • Gab. B

    Exemplo do pipoqueiro:

    Missão - Fornecer a melhor pipoca, doce e salgada, através de procedimentos que respeitem os mais rigorosos critérios de qualidade.

    Visão - Ser o pipoqueiro número 1 do Reino de Tão Tão Distante, tanto em vendas, quanto em satisfação dos clientes.

  • GABARITO LETRA B.

  • É vero, obrigada Belmont!! :D

  • LETRA B CORRETA

    NEGÓCIO: Principal atividade desenvolvida pela organização. É o que ela faz. 

    MISSÃO: é a razão de existir da organização na sociedade, incluindo elementos relacionados ao seu negócio e seu impacto na sociedade. Este impacto é uma verdadeira medida de eficiência das ações organizacionais.

    VISÃO: é uma visão do futuro sobre como a organização se vê no futuro. Visualiza um ponto a ser atingido servindo de guia para orientar as decisões estratégicas ao longo tempo. 

    VALORES: são as pressuposições básicas que guiam o comportamento organizacionais. 

    OBJETIVOS: são declarações amplas sobre o que a organização deseja alcanças ou conquistar ao longo do tempo, podendo ser afirmações atemporais. 

    METAS: são os desdobramentos dos objetivos em partes a serem cumpridas ao longo do tempo por áreas e pessoas específicas da organização.

  • Gabarito: B

    Missão é diferente de Visão!

    Missão é sua cartilha de intenções. É a razão de ser da empresa.

    Visão: Está sempre no futuro. É a forma como ela quer ser reconhecida pelas stakeholders.


ID
1999945
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa do setor automobilístico tem apresentado algumas falhas recorrentes em sua área de produção. Foi identificado que uma das peças produzidas não estava de acordo com o padrão estabelecido. Essa falha ocorria em 10% das peças produzidas, de acordo com os dados que eram coletados na Folha de Verificação, instrumento utilizado para coleta e análise dos dados desse processo.
Diante do exposto, verifica-se que a coleta de dados sobre o desempenho do processo e a identificação das falhas fazem parte da seguinte função da Administração:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A: Uma folha de verificação é um instrumento de coleta de dados referentes a uma situação específica. Quando queremos entender melhor um processo, precisamos saber mais sobre ele.
    Normalmente, a folha de verificação é o ponto de partida da gestão da qualidade, pois os dados podem ser utilizados pelas outras ferramentas.
    Sua aplicação é muito simples. Vamos ver um caso prático? Imagine que você precisa analisar o processo de fabricação de calçados em uma fábrica. Para poder saber quais são as tarefas, materiais, pessoas ou qualquer outro aspecto que estão trazendo problemas na qualidade, devemos primeiro coletar os dados de defeitos no processo.

  • Gabarito letra A. Segundo a doutrina neoclássica, o processo Administrativo - amplamente explorado por TODAS as bancas de concurso - é composto de quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar (PODC).

     

    Planejar: Definir objetivos e traçar planos para alcançá-los.

     

    Organizar: Agrupar todas as tarefas segundo critérios lógicos, dividir os trablhos complexos em atividades mais simples e mais facilmente gerenciáveis, definir a autoridade, a responsabilidade e distribuir o trabalho entre as unidades executoras. Chiavenato alerta que a Oraganização é responsável pela realização de tarefas que levarão ao alcance da missão organizacional.

     

    Dirigir: atuar diretamente sobre as pessoas, liderando-as, motivando-as e as designando para a realização das tarefas definidas. 

     

    Controlar: estabelecer um padrão de desempenho, apurar a performance atual, comparar o desempenho atual com o padrão de desempenho proposto e, por fim, agir no sentido de corrigir as ações ineficientes e padronizar a ações cujos resultados são positivos.

     

    Note que o comando da questão versa sobre os dois primeiros estágios da função Controle. E não se esquece a formação do processo administrativo segundo a teoria neoclássica (PODC) é diferente da formação proposta pela Teoria Clássica de Fayol: Prever, Organizar, Coodenar, Comandar e Controlar (PO3C)

     

    (*)Fonte: facebook.com/admfederal

     

  • IDENTIFICAR ERROS => CONTROLE 

    IDENTIFICAR ERROS, PARA DEPOIS ENTÃO CORRIGIR ESSES ERROS => CONTROLE

  • A "COLETA DE DADOS" NADA MAIS É DO QUE UM DOS PROCESIMENTOS DO CONTROLE.

    TRATA-SE DE DADOS DE ENTRADA PARA CPNTROLE. SÃO INFORMAÇÃOES SOBRE OBJETIVOS E ONFORMAÇÕES SOBRE RESULTADOS, PARA QUE DEPOIS POSSAM SER COMPARADOS. OBJETIVOS x RESULTADOS.

     

    ELEMENTOS DOS CONTROLE

       - Estabelecimento de padrões de desempenho.

       - Mensuração do desempenho. (dados de entrada - resultados)

       - Comparação do desempenho atual com o padrão desejado

       - Tomada de decisão corretiva. (com base na mensuração do desempenho)

     

     

    GABARITO ''A''

  • PLANEJAMENTO: define as atividades a serem realizadas e os resultados a serem alcançados.

    ORGANIZAÇÃO: organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado.

    DIREÇÃO: é a função de dirigir a execução do planejamento, para atingir os objetivos da organização.

    CONTROLE: analisa-se os resultados obtidos, se foram os planejados.

     

    LETRA A

  • Coleta de dados, identificação de problemas e correção de desvios/gargalos, retroalimentação --> Já ligue ao conceito de controle

  • Identificação do erro e depois correção
  • Gabarito:A

    Atenção: Cesgranrio também gosta do seguinte conceito: " Controle faz monitoramento de desvios de padrão e exceções." Não sei se a frase está correta mas sempre que ela fala de Controle tem essas palavrinhas chaves: exceção e desvio.


ID
1999951
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O ambiente macroeconômico vem sofrendo várias mudanças que têm interferido bastante na administração das organizações. Em função dessas mudanças, as empresas buscam identificar não só novas oportunidades para seus negócios e as possíveis ameaças a que estão sujeitas em função de novos entrantes no mercado, como também quais são os concorrentes que têm aumentado sua participação no mercado e conquistado novos clientes.
Essas informações, os pressupostos estabelecidos em sua missão, visão, valores, objetivos e metas, e outros elementos internos, tais como suas forças e fraquezas, devem ser utilizados pela empresa para a elaboração do(a)

Alternativas
Comentários
  • Planejamento estratégico da empresa...

  • Gabarito letra B. Para formulação do Planejamento Estratégico, as organizações se valem da análise do ambiente externo, oportundiades e ameaças, da avaliação de seu ambiente interno, forças e fraquezas, além de definirem elementos estratégicos como a missão,  visão, valores, objetivos e metas

     

    Importante observar que, embora não haja consenso na doutrina, diversos autores como Maximinano definem que o planejamento estratégico é constituído das seguintes etapas:

     - Definição do negócio

     - Diagnóstico organizacional

     - Definição da Missão, Visão, Valores

     - Formulação da Estratégia

     - Implementação dos planos

     - Avaliação e Controle

     

    (*)Fonte: facebbok.com/admfederal

  • Processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as
    mudanças e oportunidades de mercado.

  • A análise SWOT é típica - mas não exclusiva - do planejamento estratégico;

    Fortalezas - ( Potencialidades ) MIcroambiente; fator interno

    Oportunidades - Macroambiente; fator externo

    Fraquezas - ( Debilidades ) Microambiente, fator interno

    Ameaças - Macroambiente; fator externo

     

    A questão dá pistas sobre a análise SWOT, basta ler com atenção( vide termos em negrito):

    O ambiente macroeconômico vem sofrendo várias mudanças que têm interferido bastante na administração das organizações. Em função dessas mudanças, as empresas buscam identificar não só novas oportunidades para seus negócios e as possíveis ameaças a que estão sujeitas em função de novos entrantes no mercado, como também quais são os concorrentes que têm aumentado sua participação no mercado e conquistado novos clientes.

  • O planejamento tem duas fases: DIAGNÓSTICO (ferramenta SWOT que analisa os ambientes interno e externo) e o PROGNÓSTICO, que são as estratégias e os rumos a serem seguidos após essa análise.

    CICLO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

    Missão-filosofia e valores-análise ambiente (SWOT)-objetivos e metas-planos estratégicos-implantação-feedback

     

  • Letra B.

     

    As principais etapas do planejamento estratégico são: a definição da missão, valores, negócio e visão de futuro da organização; o diagnóstico
    estratégico; a formulação da estratégia; a execução e a avaliação e controle de todo o processo

     

    Prof. Rodrigo Rennó
    www.estrategiaconcursos.com.br

  • FASES DO PLANEJAMENTO (DOUTRINA DOMINANTE)

    1) DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO

    2) VISÃO, MISSÃO E VALORES

    3) ANÁLISE SWOT (INTERNA/ EXTERNA)

    4) FIRMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA

    5) IMPLANTAÇÃO E CONTROLE 

     

    #auditorfiscaldotrabalho

  • Segundo Chiavenato (2006) o planejamento estratégico é um processo relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável que vise lidar e contornar a incerteza do ambiente.

    Fonte:Elisabete Abreu e Lima, Administração geral e pública para concursos.

  • GABARITO LETRA B.

  • O que é Planejamento Estratégico:

     

    Planejamento estratégico é um conceito comum no âmbito da administração, que significa o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica.

    É uma área do planejamento empresarial, que facilita a gestão de uma empresa. O planejamento estratégico auxilia na definição de objetivos e estratégias para alcançar esses objetivos, sendo por isso, uma parte crucial do empreendedorismo.

    Planejar estrategicamente significa usar os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a produtividade de um indivíduo ou empresa. A gestão do tempo é crucial para qualquer empresa, pois é um dos recursos mais valiosos à nossa disposição. A gestão estratégica dos riscos também é uma área importante para qualquer empresa.

    planejamento financeiro também pode ser incluído em uma forma de planejamento estratégico. É de grande importância para a empresa, sendo que remete para a previsão das receitas e despesas, criando uma estimativa dos meios financeiros que serão necessários para o futuro e manutenção da empresa.

    Existe também o planejamento estratégico pessoal, que é o ato de pensar a vida pessoal de forma estratégica, identificando a sua missão e valores, juntamente com as metas e objetivos no âmbito pessoal que o indivíduo pretende alcançar.

     

    https://www.significados.com.br/planejamento-estrategico/

     

    LETRA B

  • Gabarito: B

    #avagaéminha


ID
1999957
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um administrador estava avaliando, em relação à eficiência, o setor no qual trabalhava. Primeiramente enumerou as atividades que eram ali realizadas e, em seguida, identificou a interação dessas atividades, verificando se os objetivos estavam sendo atingidos. Com base nessa análise, o administrador decidiu fazer uma reestruturação do setor para que todos os objetivos traçados fossem alcançados.
A reestruturação do setor realizada pelo administrador faz parte da função da Administração denominada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Questão maldosa. 2. Organização como função administrativa de organizar. E parte integrante do processo
    administrativo. Neste sentido, organização significa o ato de organizar,
    estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e
    estabelecer relações entre eles e suas atribuições

    Chiavenato 2009

  • "A reestruturação do setor[...]".

    Estrutura= organização.

     

  • Gabarito letra C. O comando da questão exige que o candidato conheça bem as quatro funções do processo administrativo. Esse tema foi amplamente explorado nessa prova. Basta que se conheçam bem as quatro funções administrativas para a questão torne-se simples.

    As quatro funções são:

     

    Planejar: Definir objetivos e traçar planos para alcançá-los.

     

    Organizar: Agrupar todas as tarefas segundo critérios lógicos, dividir os trablhos complexos em atividades mais simples e mais facilmente gerenciáveis, definir a autoridade, a responsabilidade e distribuir o trabalho entre as unidades executoras. Chiavenato alerta que a Oraganização é responsável pela realização de tarefas que levarão ao alcance da missão organizacional.

    Vale lembrar que faz parte da função Organizar a proposição da Estrutura Organizacional. Essa estrutura emgloba a divisão do trabalho entre as unidades organizacionais (dapartamentos e cargos), definir a relação de hierarquia entre tais unidades, definir a autoridade e a responsabilidade dos cargos e definir o fluxo da comunicação organizacional.

     

    Dirigir: atuar diretamente sobre as pessoas, liderando-as, motivando-as e as designando para a realização das tarefas definidas. 

     

    Controlarestabelecer um padrão de desempenhoapurar a performance atual, comparar o desempenho atual com o padrão de desempenho proposto e, por fim, agir no sentido de corrigir as ações ineficientes e padronizar a ações cujos resultados são positivos.

     

    (*)Fonte: facebook.com/admfederal

  • Letra C.

    A questão deixa claro que os objetivos já foram traçados, ou seja, já existe um planejamento. Carece apenas de reestruturação do setor, de organização.

  • Gab: organização.

    Mas essa questão em si tem cara de controle, pois o gestor fez uma avaliação daquilo que acontecia nos processos. Se tivesse controle nas opções poderia dar zebra.

  • Organização.

    Dividir o trabalho.

    Agrupar as atividades em uma estrutura lógica.

    Designar as pessoas para sua execução.

    Alocar os recursos.

    Coordenar os esforços.

  • Não acho que seria controle como alguns colegas falaram pois não houve definição de objetivos/padrão, muito menos comparação com desempenho atual e desejado. Apesar de sentir uma certa maldade na questão, mas..

     

    Ele só  "identificou a interação dessas atividades" e viu se os objetivos estavam sendo atingidos. Não tomou ação corretiva de nada, apenas quis fazer uma reestruturação do setor para que todos os objetivos traçados fossem alcançados. Logo= organização

  • Quando a questão falar em REESTRUTURAÇÂO, estará relaconada à ORGANIZÃO.

    REESTRUTURAÇÃO = ORGANIZAÇÃO

  • Embora faça sentido associar RESTRUTURAÇÃO com ORGANIZAÇÃO, o caso concreto do enunciado denota que se trata de CONTROLE, precisamente de sua quarta etapa: MEDIDAS CORRETIVAS, já que o personagem monitorou, comparou os resultados e a partir disso decidiu restruturar. Acho que por isso não havia a opção CONTROLE, do contrário haveria duplo gabarito.

  • ''De um lado, organização constitui uma das funções administrativas, que depende do
    planejamento, direção e do controle, formando o processo administrativo. Significa o
    ato de estruturar, ordenar, dividir e integrar atividades, recursos e órgãos, visando o
    alcance de objetivos e resultados estabelecidos.''

  • SE MECHEU NA ESTRUTURA DA EMPRESA, ENTÃO É A FUNÇÃO ORGANIZAÇÃO QUE ESTÁ SENDO APLICADA.

    É SÓ LEMBRAR QUE A FUNÇÃO ORGANIZAÇÃO FAZ REFERÊNCIA À ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.

     

     

    GABARITO ''C''

  • Gabarito Letra C

     

     

    Quando comecei a lê a assertiva, pensei que seria controle, mas na verdade o examinador apenas queria pegar os apressadinhos que não lesse a assertiva completa.

    *A função “organização” é aquela que busca organizar, estruturar e integrar os recursos disponíveis para que as ações a serem realizadas possam atingir o sucesso

  • Gabarito: C

    A organização é uma função administrativa que atua na alocação de recursos e possui como consequência a reestruturação da Organização.

  • Um administrador estava avaliando, em relação à eficiência, o setor no qual trabalhava. Primeiramente enumerou as atividades que eram ali realizadas e, em seguida, identificou a interação dessas atividades, verificando se os objetivos estavam sendo atingidos. Com base nessa análise, o administrador decidiu fazer uma reestruturação do setor para que todos os objetivos traçados fossem alcançados. A reestruturação do setor realizada pelo administrador faz parte da função da Administração denominada. Resposta: Organização.


ID
1999960
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma empresa do setor de serviços está organizando-se para ampliar a oferta de seus serviços ao mercado. Para isso, está estruturando equipes que atuarão em diferentes projetos. O líder de cada equipe está sendo orientado em relação aos cuidados que deve ter na condução de seu time, visando a obter o máximo de eficiência e produtividade.
No trabalho em equipe, é necessário que

Alternativas
Comentários
  • A) 

    1.2 Equipes de trabalho
    As equipes de trabalho geram uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado. Os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma das contribuições individuais.


     ATENÇÃO!
    As equipes ajustam-se melhor a culturas coletivistas.
    O desafio é manter o sucesso do indivíduo como parte de uma equipe. Esse desafio se torna maior quando:
    a) a cultura vigente é altamente individualista;
    b) as equipes estão sendo introduzidas em uma organização que sempre valorizou as realizações individuais.
    As principais características de uma equipe são cooperação, sinergia e coesão.
    A palavra sinergia é derivada do grego synergia – syn – cooperação, érgon – trabalho. Diz-se que o todo supera a soma das partes. O oposto de sinergia, dentro da organização, refere-se à entropia, que significa a desorganização do sistema.
    Questão de Concurso
    (Cespe/Anatel/Técnico Administrativo/2012) A implementação do conceito de sinergia no ambiente organizacional auxilia as organizações a reduzir o nível de entropia e a aperfeiçoar a utilização dos recursos.
    Gabarito: certo. A sinergia reduz a entropia e aperfeiçoa a utilização dos recursos.
    A palavra coesão significa aderência, força (padrão comportamental compartilhado) que une e guia os membros de uma equipe.

     

  • Gabarito letra A. Basta-nos saber a conceituação de grupos e equipes.
    Grupos são formados pela junção de duas ou mais pessoas que compartilham objetivos. Os grupos podem ser formais e informais e o interesse pelos objetivos são diferentes entre os membros. Há conflitos na sua formação e pela definição dos líderes.

     

    Já as equipes são grupos de pessoas com conhecimentos multidisciplinares, cujas habilidades são complementares e não iguais. A liderança é compartilhada entre todos, não há, em regra, conflitos pela liderança. Todos os membros são igualmente responsáveis pelos objetivos e o desenvolvimento e o feedback do trabalho é contínuo.

     

    Fonte: facebook.com/admfederal

  • B) Será feitas de acordo com cada especialidade.

    C) Perfis complementares.

    D) Metas desafiadoras, porém ao alcance dos camaradas.

    E) Envolvimento de todos.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Gabarito: A

    Pontos importantes: Os membros das equipes atuam de acordo com sua especialidade, possuem perfis complementares e não idênticos, as metas não podem ser acima do que são capazes mas sim desafiadoras e deve ter envolvimento de todos!

    #oraetlabora


ID
1999963
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa do setor de serviços apresenta as seguintes características: suas atividades são realizadas por tempo determinado e para um propósito definido; as atribuições dos empregados são temporárias; o pessoal designado às tarefas é realocado a outras atividades quando estas acabam; sua estrutura é simples e flexível e adaptável às mudanças a cada novo contrato firmado; há unidade de comando.
Com base nessas características, verifica-se que a estrutura dessa empresa é

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar os itens:

    A) Falsa. O erro da questão está em informar que há unidade de comando. Na estrutura Matricial há autoridade dual.

     

    B) Falsa. A funcional se baseia nas tarefas e funções organizacionais rotineiras e não temporárias.

     

    C) Falsa. O conceito de departamento é que uma unidade de trabalho que agrega um somatório de atividades
    semelhantes.

     

    D) Falsa. Ela é utilizada quando a empresa está distribuída em um terrítorio muito grande, pois assim
    cada setor poderá, através da melhor compreensão da região, atingir mais facilmente os objetivos da
    organização.

     

    E) Verdadeira. Pois o enunciado traz todos os conceitos de projetos que são: tempo determinado; objetivo específico;
    atividades temporárias; mão de obra de temporária; unidade de comando; flexibilidade e adaptação.

     


    Gabarito: E

     

    Fonte: Rennó, 2013

  • Se fosse segundo Mintzberg, também poderia ser "Adhocracia", certo?

  • Cara colega Bruna,

    De acordo com o material do professor Professor Luiz Antonio de Carvalho (Lac Concursos), concluo que, pelas característas da Adhocracia, conforme destaquei (negrito), ná há unidade de comando, como está mencionado na questão.
    Adhocracia:
    Total ausência de burocracia, tendência moderna com base na Gestão de
    Competências e do Conhecimento. Todos em prol de ¨vossa majestade O Cliente¨.
    Inclui fornecedores, transportadoras, distribuidores, funcionários (Cadeia de
    Suprimentos – Suplly Chain Management). As principais características de uma
    organização adhocrática que merecem destaque, são:
    - Equipes de trabalho autônomas, temporárias e multidisciplinares;
    - Estrutura organizacional orgânica;
    - Pouca formalização dos processos e maior liberdade de trabalho;
    - Forte presença da especialização do trabalho na formação;
    - Coordenação e controle efetuados pelas próprias equipes e grupos de trabalho;
    - Elevado grau de descentralização;
    - Certa dificuldade na comunicação formal e na definição de papéis.

  • PALAVRAS CHAVES:

    tempo determinado

    atribuições dos empregados são temporárias

    sua estrutura é simples e flexível e adaptável às mudanças a cada novo contrato firmado

  • Depois que li "tempo determinado" não hesitei fui direto na E

  • GABARITO LETRA E.

  • A questão morreu quando disse que ra simples e flexivel, "por projeto", pois a Matricial é complexa.

  • A questão pode ser “cravada” com os seguintes termos: “tempo determinado”, “atribuições temporárias” e “há unidade de comando”. Ora, se há unidade de comando, não estamos falando da estrutura matricial. Como a banca fala de atribuições temporárias, só pode mesmo ser uma departamentalização por projetos (que a banca chama de estrutura por projetos), pois as demais alternativas não envolvem uma limitação de tempo.

     

    Gabarito: letra E.
     

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.

  • Se fala em unidade de comando não pode ser Matricial, por que a matricial há dupla subordinação!!

  • LETRA E CORRETA

    Tipos de Departamentalização

    Como estamos falando sobre divisão do trabalho por tipos de especialização, fica óbvio que cada empresa pode ter uma forma de departamentalizar diferente de acordo com a sua realidade.

    Por Função

    Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.

    Por Clientes

    Quando uma empresa conhece tão bem os seus clientes que se organiza para concentrar os esforços nos atributos e necessidades do seu público, ela provavelmente vai utilizar a departamentalização por clientes.

    Por Processos

    Nesse caso, a maior preocupação para a organização de setores na empresa vai ser no processo de produção.

    Por Produtos ou Serviços

    Esse tipo de departamentalização é similar à abordagem por clientes, já que a empresa se organiza agrupando seus colaboradores dentro de áreas específicas. A única diferença é que nesse caso, ao invés do foco ser um tipo de cliente, o foco passa a ser nos tipos de produtos oferecidos pela empresa.

    Matricial

    Essa é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos (como mostraremos no exemplo abaixo), por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica.

    Na realidade, nesse tipo de divisão, a empresa mantém a estrutura funcional para atividades internas e adota a departamentalização divisional para os projetos ou produtos/serviços ofertados. É muito comum ver esse tipo de estrutura em consultorias, agências de publicidade e empresas similares.

    Geográfica ou Territorial

    Como o próprio nome já diz, a abordagem territorial vai dividir a empresa de acordo com os locais onde ela atua. Ela é muito comum em empresas que possuem filiais em áreas ou regiões diferentes. Nesses casos, apesar de possuírem áreas unificadas, o foco é em prestar atenção nas características de cada região.

    Essa abordagem é especialmente positiva para não errar na alocação de produtos em regiões onde ele não tem aderência e propagandas mais direcionadas ao comportamento local.

    Por Projetos

    Na departamentalização por projetos, os colaboradores vão receber atribuições temporárias dentro de projetos. Isso ocorre, porque como você bem sabe um projeto tem início, meio e fim. Assim, as funções só vão existir enquanto o projeto existir.


ID
1999966
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa do setor de energia tem uma administração centralizada, possuindo diversos níveis hierárquicos (diretoria, gerência, supervisão, etc.). Seus departamentos são divididos por especialidades: finanças, produção, marketing, logística, comercial, entre outras, e cada funcionário responde a um único chefe.
Essa empresa acima descrita tem uma estrutura hierárquica

Alternativas
Comentários
  • A departamentalização, fruto da especialização horizontal das tarefas, define a forma como as organizações agrupam as suas atividades, segundo critérios lógicos determinados. Analisando as alternativas, temos:

     

    Letra a)Gabarito. A departamentalização Funcional, mais utilizada dentro das organizações atuais, é caracterizada pela junção das atividades, dentro das unidades organizacionais, segundo a semelhança das atividades.

     

    Letra b)Errada. A estrutura divisional organiza as tarefas de acordo com um critério organanizacional macro, ou seja, que abrange toda a organização. Geralmente, são criadas divisões por produto/serviço, divisões regionais, ou divisões por tipo/características dos clientes atendidos.

     

    Letra c)Errada.  O modelo Matricial pode ser definido com uma estrutura mista, na qual são aplicados, simultâneamente, dois critérios departamentais distintos. Um exemplo cássico na doutrina seria uma organização funcional que desenvolve projetos, no curso de suas atividades. A autoridade é dual, ou seja, o empregado responde ao gerente funcional e e ao gerente de projetos, ao mesmo tempo.

     

    Letra d)Errada.  Um projeto é um esforço temporário, com resultados exclusivos e com objetivos bem definidos em termos de tempo, qualidade e custos.

     

    Letra e)Errada.  A departamentalização por Processos é mais adequada para o nível operacional e geralmente utlizada em grandes organizações, com processos produtivos complexos. Assim, o trabalho é divido de acordo com o fluxo de produção.

     

    (*)Fonte: facebbok.com/admfederal

  • Na organização funcional existe a autoridade funcional ou dividida, que é relativa e baseada na especialização. É uma autoridade do conhecimento. NADA TEM DE LINEAR HIERÁRQUICA OU DE COMANDO. Cada operário reporta-se a muitos superiores, simultâneamente, porém reporta-se a cada um deles somente nos assuntos da especialidade de cada um.

  • Letra A,  da para  acertar por  dedução.

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL

    centralizada

    especialidades

    cada funcionário responde a um único chefe.

  • Segundo Elisabete de Abreu e Lima Moreira; ADm Geral e Pública para Concursos, Ed Saraiva; pág 350

    diferença entre Departamentalização Funcional e Estrutura Funcional

     

     

    Departamentalização Funcional - Há uma única linha de comando

     

     

    Estrutura Funcional - A linha de comando única é quebrada

     

    Gaba A

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL

    - Centralizada --> Cadeia de comando maior (formalização - vertical) e mecanicista (amplitude estreita)

    - Especialidades --> finanças, produção, marketing, logística, comercial...

    - Cada funcionário responde a um único chefe --> Unicidade de comando.

     

     

     

    GABARITO ''A''

     

    OBS.: NÃO CONFUNDIR JAMAAAIS EM NOSSAS VIDAS COM A ESTRUTURA FUNCIOAL, QUE HÁ - TAMBÉM - UMA AUTORIDADE DE STAFF QUE EXERCE - TAMBÉM - AUTORIDADE DE COMANDO!  Somente na estrutura funcional que a autoridade de staff exerce autoridade de comando. Aqui se quebra o princípio da unicidade de comando de Fayol.

  • A questão trata da departamentalização funcional. Neste tipo, os departamentos são divididos dentro de uma lógica funcional, ou seja, relacionada com a função organizacional. Normalmente, estas organizações são compostas por departamentos de produção, de logística, de finanças, dentre diversos outros. As pessoas são agrupadas de acordo com a semelhança das atividades, das habilidades e dos recursos disponíveis para as funções ou especialidades das empresas.

     

    O gabarito é a letra A.
     

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.

  • A departamentalização por funções ou funcional é o agrupamento das atividades de acordo com as especializações ou funções principais da organização, como finanças, recursos humanos, mercadologia, produção, marketing etc.

     

  • Fiquei meio temeroso de marcar funcional, porque já li em algumas fontes que na departamentalização funcional os funcionários respondem a vários supervisores, conforme sua especialização. Mas sabe como é né, Administração Geral os conceitos mudam muito de autor pra autor...
  • Gabarito:A

    Funcional> Vários especialistas reunidos e respondendo a um único chefe. Aprendem através da experiência trocada entre os especialistas por exercerem a mesma função. Possuem boa comunicação intra departamental mas não inter departamental.

  • Carlos Felipe da Luz Neto, Na verdade não é bem assim,

    Na departamentalização Funcional = Existe Unidade de Comando (Subordinado responde à apenas 1 chefe)

    Na Estrutura Funcional = Não existe Unidade de Comando

    O problema é que as bancas misturam estrutura e departamentalização e ai só analisando bem e tentar deduzir o que a banca quer realmente saber e qual a melhor resposta dentre as alternativas,

    Eu também fiquei pensando bastante antes de responder Funcional, porque ele está perguntando sobre ESTRUTURA, e segundo a doutrina, ESTRUTURA FUNCIONAL NÃO TEM UNIDADE DE COMANDO.

  • Confundi com estrutura funcional e errei :(


ID
1999969
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um administrador, que está fazendo uma revisão das atividades realizadas em sua área visando à obtenção de mais eficiência, solicitou ao seu assistente a elaboração de um fluxograma para que, assim, seu objetivo fosse alcançado.
O fluxograma tem como objetivo

Alternativas
Comentários
  • todas as demais tem haver com organograma .

  • Organograma é uma ilustração que representa a estrutura formal da empresa, como estão organizados os setores e como estão definidas as suas hierarquias.

     

    Fluxograma é um conjunto de figuras pré definidas que representam todos os processos de uma empresa, desde a fabricação de um produto até os procedimentos a serem seguidos para resolução de um problema.

     

    At.te, CW.

  • O fluxograma é um diagrama utilizado para representar a sequência dos processos, através de símbolos gráficos. Os símbolos proporcionam uma melhor visualização do funcionamento do processo, ajudando no seu entendimento. No gerenciamento de processos, tem como objetivo garantir a qualidade e aumentar a produtividade, através da documentação do fluxo das atividades, utilizando diversos símbolos diferentes para identificar os diferentes tipos de atividades. http://www.blogdaqualidade.com.br/fluxograma-de-processo/

  • Fluxograma não é a mesma coisa que ORGANOGRAMA! 

  • ORGANOGRAMA: representa a empresa.

    FLUXOGRAMA: representa um processo.

     

     

    GABARITO ''D''

  • ALTERNATIVA D

     

    Fluxograma é uma representação de um processo que utiliza símbolos gráficos para descrever passo a passo a natureza e o fluxo deste processo. O objetivo é mostrar de forma descomplicada o fluxo das informações e elementos, além da sequência operacional que caracteriza o trabalho que está sendo executado.
    As etapas do fluxograma são apresentadas utilizando-se figuras geométricas que podem ser círculos, triângulos, retângulos, linhas ou setas, sendo que cada símbolo possui um significado importante. 

    Quando pretendemos descrever um processo através de fluxogramas, as formas mais comuns de disposição são: de forma linear (fluxograma Linear) ou de forma matricial (fluxograma Funcional ou Matricial).

    fluxograma linear é um diagrama que exibe a sequência de trabalho passo a passo que compõe o processo. 

    Já o fluxograma funcional tem como objetivo mostrar o fluxo de processo atual e quais as pessoas ou grupo de pessoas envolvidas em cada etapa.

     

    https://www.citisystems.com.br/fluxograma/

  • Organograma tem um maior amplitude na empresa

    Fluxograma possui uma menor amplitude, liga-se aos processos de execução 

  • LETRA D CORRETA

    FLUXOGRAMA: A ferramenta consiste em um conjunto de notações gráficas, ou seja, um conjunto de símbolos padronizados que servem para que possamos descrever e redesenhar um processo. É utilizada para efetuar o mapeamento e a modelagem dos processos e também para descrever o processo através do uso de símbolos e linhas.

  • Gabarito: D

    Fluxograma-> Representa a sequência de atividades exercida pela empresa.

    Organograma-> A estturura formal (não inclui a informal)


ID
1999972
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As empresas podem oferecer seus produtos ou serviços no mercado porque contam com os recursos humanos que são os responsáveis pela execução das atividades necessárias para a produção dos mesmos. Por isso, hoje existe uma grande preocupação das empresas na gestão de seu pessoal.
Em relação à Administração de Recursos Humanos, as empresas devem estar atentas ao fato de que

Alternativas
Comentários
  • 5.2 Objetivos
    Diversos autores apresentam variados objetivos da gestão de pessoas. Chiavenato (2006) define que a gestão de pessoas deve contribuir para a eficácia organizacional mediante os seguintes meios:
    • Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e a realizar sua missão:

    • Proporcionar competitividade à organização

    • Aumentar a autoatualização e a satisfação dos empregados no trabalho

    • Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho

    • Administrar a mudança

    • Manter políticas éticas e comportamento social­mente responsável

    (Cespe/Anatel/Técnico Administrativo/2012) Proporcionar competitividade à organização, ajudar no cumprimento de sua misão, atingir sua visão de futuro, alcançar seus objetivos e administrar suas mudanças são objetivos da gestão de pessoas.
    Gabarito: certo. Todos representam objetivos da gestão de pessoas.

    RIBAS

  • Letra a)Errada. Roatatividade de pessoal indica o quantitativo de pessoas que entram e saem da organização.

     

    Letra b)Errada. Muito além das obrigações legais, as políticas de RH definem como a organização se prepara, em termos de pessoal, para os desafios futuros e como são captados, desensolvidos e mantidos os colaboradores.

     

    Letra c)Gabarito. O conceito de Gestão por Competências trata exatamente das competências necessárias ao sucesso no presente e, sobretudo, no futuro além identificar as competências existentes e definir métodos para desenvolver e capitar competências necessárias.

     

    Letra d)Errada. A doutrina moderna considera que as funções de pessoal são de responsabilidade de linha (próprios gestores de cada área) e função de staff (exercida pela área especializada em pessoal)

     

    Letra e)Errada. Há benefícios de cárater legal e voluntários.

     

    (*)Fonte: facebook.com/admfederal

  • A) Rotatividade: taxa de evasão de funcionários da organização em um determinado período.

    B) As políticas são, basicamente, as estratégias adotadas pela empresa.

    D) As atividades são descentralizadas.

    E) Os benefícios podem ser monetários e não-monetários.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Gabarito: C

    Pontos importantes abordados na questão: Rotatividade é taxa de evasão, Política de RH são estratégias utilizadas pela empresa para atingir seus objetivos. As atividades são descentralizadas. Benefícios não são voluntários pq a empresa não é ONG! Os benefícios são monetários ou não- monetários.

  • pessoal quanto a letra E :

    existe benefícios quanto a natureza : monetários e não monetários.

    quanto a exigibilidade : legais e espontâneos( também chamado de voluntários)

    FONTE: CHIAVENATO, ed 4 2014, pag 291


ID
1999975
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Através da avaliação de desempenho, uma empresa detectou que precisa treinar alguns de seus empregados, tendo em vista os resultados apresentados na avaliação, ao longo do tempo.
Um dos objetivos do treinamento é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D) Chiavenato (2009) = Desenvolvimento é a capacidade de
    aprender novas habilidades, obter novos conhecimentos e modificar atitudes e comportamentos.
    E uma aptidão permite uma formidável ampliação da competência profissional
    de cada pessoa. A aptidão para o desenvolvimento pode e deve ser incrementada
    para o proveito de ambas as partes: pessoas e entidades. O treinamento faz parte
    do desenvolvimento das pessoas. Em outras palavras, o treinamento é um aspecto específico
    do desenvolvimento pessoal. E este, por seu lado, é um aspecto específico do
    desenvolvimento organizacional.

  • Gabarito letra D. O comando da questão versa sobre as diferenças entre Treinamento e Desenvolvimento. 

     

    Treinamento: visa ao aumento das capacidades técnicas dos colaboradores ou a criação de condições para seu aprimoramento. É mais voltado para o presente, com ações de curto prazo. Seu enfoque é o desenvolvimento técnico do colaborador.

     

    Desenvolvimento: proporciona o crescimento pessoal e profissional, através de ações mais complexas, multidisciplinares e duradoras. É voltado para o médio prazo, com enfoque no desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores.

     

    (*)Fonte: facebook.com/admfederal

  • * duradouras

  • Em 26/09/2017, às 14:23:02, você respondeu a opção D.Certa!

    Em 27/08/2017, às 14:19:35, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 18/07/2017, às 17:41:50, você respondeu a opção B.Errada!

     

    HA! Parece que o jogo mudou, não é mesmo...

  • GABARITO D

    Treinamento- programas de curto prazo; imediatismo nos resultados; preparação para o cargo

    Desenvolvimento de pessoas- programas de médio prazo; resultados mediatos; preparação para a carreira

    Fonte: Giovanna Carranza

  • Podemos entender treinamento como um conjunto de eventos planejados sistematicamente pela organização para remover lacunas nas competências do indivíduo necessárias às atividades e atribuições do cargo atual do funcionário, o que nos deixa como alternativa correta a letra “D”.

    A seguir destaco os erros encontrados nas demais:

    A) desenvolvimento do indivíduo, independente da melhoria da sua qualificação para o exercício das atividades na empresa.

    B) ampliação do nível de conhecimento dos funcionários em assuntos de seu interesse para ações de longo prazo em sua carreira profissional.

    C) diminuição do número de funcionários que executam determinadas funções na empresa em função da especialização obtida. Apesar de estar relacionada à especialização dos funcionários, o treinamento não está diretamente ligado á diminuição do número dos mesmo nos postos de trabalho; outros processos de Gestão de Pessoas estão melhor relacionados, como movimentação de pessoas.

    E) mudança dos conceitos e valores do funcionário para que ele possa adquirir visão estratégica de curto prazo. O treinamento pode, realmente, ter como objetivo mudança de conceitos e valores. O erro da assertiva encontra-se em relacionar visão estratégica e curto prazo, quando sabemos que estratégia é algo pensado para longo prazo dentro das organizações.


    GABARITO: D

  • TREINAMENTO (PRESENTE, PARA O CARGO)

    D. preparação dos funcionários para a execução imediata das diversas tarefas que estão sob sua responsabilidade na empresa.

  • Quando vc entra numa empresa,eles te dão um treinamento pra vc aprender como realizar suas tarefas. Meu treinamento me salvou agora.kkkk


ID
1999978
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa do setor automotivo está passando por um momento de dificuldades em função da instabilidade existente no ambiente econômico, principalmente no setor em que atua. Surgiu, porém, uma oportunidade para fechar um contrato com uma empresa de transportes, cujo valor é bastante significativo. Se a empresa conseguir esse contrato, ganhará um fôlego importante durante esse período.
Visando à obtenção do contrato, uma boa prática de negociação a ser realizada é a de

Alternativas
Comentários
  • Não há muito o que comentar, pois basta analisar o caso.

     

    Gab: E.

  • Como diz Rafael Ravazolo: "Uma boa negociação é baseada em credibilidade, confiança e ética, e ocorre quando todas as partes envolvidas saem ganhando." Com base nesse preceito, eliminamos todas as alternativas equivocadas.

  • Um pouco de sensatez resolve essa questão

    Gab.: LETRA E

  • Ganha-ganha


ID
1999981
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Um cliente, insatisfeito com os serviços a ele prestados, entrou em contato com a empresa, por telefone, para apresentar suas reclamações. A empresa tem um serviço de atendimento ao cliente que é considerado de excelência.
Para que, efetivamente, o serviço de atendimento ao cliente seja considerado de excelência, é necessário que o

Alternativas
Comentários
  • Atuar por meio dos princípios da cordialidade, hospitalidade, transparência, credibilidade e confiança, garantindo a excelência

     

    É importante entender que atendimento corresponde ao ato de CUIDAR, de prestar atenção às pessoas que recebemos ou mantemos contato.

     

    alguns aspectos essenciais que, mesmo sendo tratados de maneira diferentes, devem ser compreendidos e colocados em prática da forma mais adequada ao negócio. São eles: a compreensão das necessidades dos clientes, a comunicação durante o atendimento, a percepção, a empatia e o treinamento.

  •  a) atendente isente a empresa de responsabilidade pelo problema, argumentando que o serviço foi prestado e que o problema foi causado pelo próprio cliente que não definiu exatamente o que queria.

    Resp: Letra A esta errada pois a atendente tranferiu o erro para o cliente.

     b) atendente utilize a linguagem técnica da empresa ainda que o cliente não a entenda; dessa forma, a empresa passará credibilidade, demonstrando o conhecimento de todos que trabalham na empresa.

    Resp: Letra B esta errada pois a atendente, usa uma linguagem tecnica, não se importando se houve entendimento por parte do cliente..

     c) cliente seja tratado com transparência e cordialidade, ainda que a situação a ser resolvida seja de difícil solução, e o problema não possa ser solucionado imediatamente.

    Letra C: Correta 

    d) cliente, que precisa ser atendido rapidamente, receba a garantia de que o problema será solucionado imediatamente, mesmo que a empresa não possa cumprir o prometido.

    Letra D: Se o servico é de excelencia, logo o cliente precisa ser atendido rapidamente, porem a empresa precisa cumprir o acordado. 

    e) atendimento eletrônico seja imediato, com uma gravação orientando o procedimento que o cliente deve executar, mesmo que ele tenha de esperar para falar diretamente com o atendente.

    Letra E errada porque, pra que o serviço seja de excelencia, o atendimento deve ser rapido e claro. Ao contrario do que diz acima.

  • Me espanta algumas pessoas escolherem a D. 

  • Cordialidade:

    • Comportamento informal e educado.

ID
1999984
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Alguns documentos têm valor temporário, e outros têm valor permanente e jamais devem ser eliminados. Esses documentos são recolhidos a um arquivo conhecido como permanente ou histórico, o qual possui atividades específicas, dentre as quais se destaca uma, que implica estabelecer uma política de acesso aos documentos, conhecida como

Alternativas
Comentários
  • GABA: C 

    Referência (política de acesso e uso dos documentos).  

    Obs.: Política de acesso: que documentos devem ou podem ser consultados.

    Fonte: Renato Valentini; 2013.

  • Questão mal elaborada e equivocada visto que possui outras atividades específicas no arquivo permanente que motivam estabelecer uma política de acesso aos documentos, por exemplo a descrição é uma delas, pois utiliza-se da Nobrade. A nobrade  em uma das suas 08 áreas de descrição, não me recordo ao certo, acho que na área 04 tem um espaço que estabelece políticas de uso e acesso. Por essa razão enchergo que seja uma questão equivocada! cabendo ser revista! 

  • As 5 atividades de um arquivo permanente são:

    -Destinação

    -Arranjo

    -Descrição e Publicação(Facilitar o acesso aos documentos)

    -Conservação

    -REFERÊNCIA (POLÍTICA DE ACESSO E USO DOS DOCUMENTOS)

  • No arquivo permanente os documentos têm como usuários finais o pesquisador e o cidadão comum. Significa dizer que os mesmos devem estar acessíveis de todas as formas, a todo tipo de pessoa, profissional ou leiga. Por exemplo, um documento que se refira a um assunto muito técnico, que somente os profissionais daquela área entenderão, deve ser "explicado" para que todas as pessoas consigam compreendê-lo.

    As atividades desenvolvidas no arquivo permanente têm essa finalidade: tornar o documento acessível. E a atividade que implica em elaborar e estabelecer uma política de acesso é a de referência. Fazer referência em um documento significa indicar de quais assuntos ele trata, principais e secundários. Isso indica ao usuário final exatamente quais documentos ele deve consultar para concluir sua pesquisa.

    Portanto está correta a alternativa de letra "C".
  • atividades de um arquivo permanente são:

    -Arranjo - (função derivada da classificação, seu objetivo também é sistematizar o princípio da proveniência, neste caso, no âmbito dos arquivos permanentes, mantendo assim, a organicidade dos conjunto documental arquivistico.)

    -Descrição e Publicação(Facilitar o acesso aos documentos)

    -Conservação

    -REFERÊNCIA (POLÍTICA DE ACESSO E USO DOS DOCUMENTOS)

  • C)  Referência

     

    No arquivo permanente os documentos têm como usuários finais o pesquisador e o cidadão comum. Significa dizer que os mesmos devem estar acessíveis de todas as formas, a todo tipo de pessoa, profissional ou leiga. Por exemplo, um documento que se refira a um assunto muito técnico, que somente os profissionais daquela área entenderão, deve ser "explicado" para que todas as pessoas consigam compreendê-lo.

    As atividades desenvolvidas no arquivo permanente têm essa finalidade: tornar o documento acessível. E a atividade que implica em elaborar e estabelecer uma política de acesso é a de referência. Fazer referência em um documento significa indicar de quais assuntos ele trata, principais e secundários. Isso indica ao usuário final exatamente quais documentos ele deve consultar para concluir sua pesquisa.

  • Classificam-se em quatro grupos distintos as atividades do arquivo permanente:
    l. Arranjo- reunião e ordenação adequada dos documentos.
    2. Descrição e publicação - acesso aos documentos para consulta e divulgação do acervo.
    3. Conservação- medidas de proteção aos documentos e, conseqüentemente, do local de sua guarda, visando a impedir sua destruição.
    4. Referência- política de acesso e uso dos documentos.

     

    Arquivo: teoria e prática 1 Marilena Leite Paes. - 3. ed. - Rio de Janeiro : Editora FGV, 2004.

     

  • Gabarito:C

    Atividades de um arquivo Permanente: A! Decore!

    Arranjo, Descrição e Publicidade, Conservação e Referência.

     

     

     

     

     

    #nadavaimeparar

  • As 5 atividades de um arquivo permanente são:

    -Destinação

    -Arranjo

    -Descrição e Publicação(Facilitar o acesso aos documentos)

    -Conservação

    -REFERÊNCIA (POLÍTICA DE ACESSO E USO DOS DOCUMENTOS)

  • Referência : estabelece uma política de acesso aos documentos.


ID
1999987
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A tabela de temporalidade e destinação de documentos representa o registro esquemático do ciclo de vida documental e possui alguns campos necessários à aposição de informações essenciais ao trâmite e à destinação final dos documentos.
A respeito dos campos em uma tabela de temporalidade e destinação, aquele que corresponde às unidades de classificação é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Gab: letra B.

     

    Assunto: Os documentos de uma instituição serão organizado pela hierarquia de atividades e funções. As funções, atividades, documentos e espécies foram nomeadas de assuntos e organizados de acordo com um código específico que será o auxílio para arquivar documentos. Para isso é utilizado um índice que contém todos os códigos e a sua referência, para facilitar na hora da procura.

     

    Na tabela, existem basicamente 4 campos: assuntos, prazos de guarda (fase corrente e fase intermediária), destinação final e observações.

     

    fonte: http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/112-arquivologia/316-configuracao-da-tabela-de-temporalidade#.V5pGstIrIdU

  • Esse assunto ai na verdade é o código de classificação ne?

  • A respeito dos campos em uma tabela de temporalidade e destinação, aquele que corresponde às unidades de classificação é conhecido como

    B) Assunto (Classificação Ideográfica ou Ideológica: Tipo de classificação por assunto)

    São outros tipos de classificaçao:Alfabética, numérica, alfanumérica, cronológica...

     

  • Os campos que devem constar de uma tabela de temporalidade são:

    Classificação: código a ser analisado segundo plano de classificação adotado na instituição.
    Assunto ou atividade: descrição da atividade ou assunto do documento, conforme plano de classificação.
    Prazo de guarda na fase corrente: prazo em que o documento deve ser mantido ali até ser transferido ou destinado.
    Prazo de guarda na fase intermediária: prazo em que o documento deve ser mantido ali até ser destinado.
    Destinação final: fim do documento após cessar sua utilidade administrativa, conforme definido em processo de avaliação
    Observação: campo destinado a anotação de peculiaridades a serem destacadas na guarda dos documentos.

    Gabarito do professor: Letra "B"
  • Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

    Os campos que devem constar de uma tabela de temporalidade são:

    Classificação: código a ser analisado segundo plano de classificação adotado na instituição.
    Assunto ou atividade: descrição da atividade ou assunto do documento, conforme plano de classificação.
    Prazo de guarda na fase corrente: prazo em que o documento deve ser mantido ali até ser transferido ou destinado.
    Prazo de guarda na fase intermediária: prazo em que o documento deve ser mantido ali até ser destinado.
    Destinação final: fim do documento após cessar sua utilidade administrativa, conforme definido em processo de avaliação
    Observação: campo destinado a anotação de peculiaridades a serem destacadas na guarda dos documentos.

    Gabarito do professor: Letra "B"

  • A arquivologia brasileira é caracterizada pelo repúdio ao princípio da pertinência (assuntos). Logo, tem que ter muita coragem para marcar um gabarito com a alternativa "assuntos". 

  • LETRA B CORRETA

    Dados contidos na Tabela de Temporalidade.

     -Nome do órgão e da unidade administrativa:

     – espécie E assunto do documento;

     – Existência de vias e/ou reproduções em outros setores;

     – Prazos de guarda nos arquivos correntes e intermediários;

     – Destinação;

     – Observações; 

  • Prova de arquivologia da Cesgranrio vem rasgando! Gabarito: B

    Elementos da Tabela de Temporalidade: PADOC-> prazo de guarda, assunto,destinação final,observações e conservação


ID
1999990
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O setor de protocolo é o responsável pelo recebimento, movimentação e distribuição dos documentos que são recebidos pela instituição.
NÃO é uma das atividades de protocolo

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Sigilosos
    – documentos de conhecimento, custódia e divulgação restrita.

  • A questão está meia louca, visto que o Protocolo também não realiza classificação de documentos, o máximo que ele pode tentar fazer é ordenar os documentos que recebe, que é totalmente diferente de classificar! E a classificação ocorre por meio de Plano de Classificação e Código  de Classificação de Documentos desenvolvidos na Unidade de Arquivo de uma organização e não noo protocolo.

     

    Logo, a questão possui duas alternativas incorretas (A e C)

  • Acertei porque levei em questão a ética. 

  • Eu nem li o resto das alternativas deois que li o enunciado da acertiva "A".

    Abrir correspondências sigilosas????????

  • As atividades de protocolo se resumem em dois grupos: recebimento e classificação, registro e movimentação.

     

    São atividades de recebimento e classificação:

    Recebe o documento;

    Separa os documentos oficiais dos particulares;

    Envia os documentos particulares aos seus destinatários;

    Separa os documentos ostensivos dos sigilosos;

    Envia os documentos sigilosos aos seus destinatários

    Interpreta e classifica os documentos ostensivos;

     Apor carimbo de protocolo, sempre que possível

     

     A CLASSIFICAÇÃO do documento é feita no momento em que este chega ao PROTOCO e pelo profissional que o recebeu. A Classificação de Documentos é o ato de atribuir um CÓDIGO ao documento de acordo com o ASSUNTO de que ele trate.

     

    O código deverá ser aquele em vigor na instituição, e estabelecido pela Comissão Permanente de Avaliação. Esta comissão deve ser formada por profissionais das diversas áreas do conhecimento e de atuação da instituição. Quando se tratar de documento ou correspondência de caráter ostensivo, a classificação deve ser realizada no setor de protocolo. Este deve abrir a correspondência ou documento, tomar conhecimento de seu conteúdo e de seu destinatário, proceder à classificação e encaminhar os documentos ao destinatário.

     

    Fonte: Giovanna Carranza
     

  • Gabarito: A.

     

    O Protocolo pode ser dividido em 2 compartimentos:
    - Recebimento e Classificação

    . recebe o documento;

    separa os documentos (oficial do particular, ostensivo do sigiloso);

    encaminha os documentos de natureza sigilosa e particular aos determinados destinatários;

    . interpreta e classifica os documentos ostensivos;

    . encaminha os documentos ao setor de registro e movimentação.


    - Registro e Movimentação

    Atua na distribuição e redistribuição de documentos.

     

     

    Assim, NÃO SE ABRE O DOCUMENTO SIGILOSO, ele será encaminhado ao destinatário sem antes ser aberto.

     

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.

  • São atividades do protocolo, para recebimento e classificação de documentos:

    Receber os documentos e correspondências;
    Separar os particulares dos oficiais;
    Enviar os particulares aos destinatários;
    Separar os oficiais ostensivos dos oficiais sigilosos;
    Enviar os sigilosos aos destinatários;
    Abrir, ler e classificar os oficiais ostensivos;
    Enviar para registro e movimentação.

    Também são funções do protocolo o registro dos documentos em sistema de controle, bem como acompanhar o histórico de tramitação dos mesmos; bem como autuar processos, a pedido dos setores.

    Em outras palavras, os setores de protocolo não podem ter conhecimento de conteúdo de documentos particulares e nem de sigilosos, devendo enviar esses documentos diretamente a seus destinatários sem violar seus invólucros.

    Gabarito do professor: Letra "A"
  • Gabarito: a

    --

    Algumas atividades de protocolo:

    -- Receber a correspondência ( ECT, malotes, balcão );

    -- Separar a correspondência oficial da particular;

    -- Distribuir a correspondência particular;

    -- Separar a correspondência oficial de caráter ostensivo da de caráter sigiloso;

    -- Abrir a correspondência ostensiva;

    -- Colocação de carimbo ou etiqueta de protocolo, com data e hora do recebimento, ao menos;

    -- Elaboração de resumo do assunto;

    -- Encaminhamento à pessoa ou órgão destinatário;

    -- Enviar as correspondências oficiais sigilosas diretamente aos destinatários ( não devem receber nenhum tipo de controle arquivístico ).

    *** As correspondências sigilosas e particulares não são abertas.

  • Gabarito: A

    Não pode dar uma de fofoqueiro e abrir correspondência particular!

  • Apenas correspondências ostensivas podem ser abertas.

  • [GABARITO: LETRA A]

    O protocolo realiza as seguintes atividades :

    – Recebimento

    – Registro

    – Autuação

    – Classificação

    – Expedição/Distribuição

    – Controle/Movimentação

    RECEBIMENTO

    É a etapa que consiste em receber os documentos que entram na instituição ou ainda aqueles produzidos nos próprios setores do órgão para que sejam formalizados.

    REGISTRO

    É o procedimento no qual o protocolo cadastra os dados básicos do documento em um sistema de controle (informatizado ou manual). Tais dados serão utilizados quando da localização do documento por parte do interessado.

    AUTUAÇÃO

    É o procedimento no qual documentos são transformados em processos. Tal operação exige a inserção de capa específica, a numeração das páginas que irão constituir o processo e ainda a atribuição de um número que o identificará. Na prática, esta atividade é conhecida como abertura ou formação de processos.

    CLASSIFICAÇÃO

    Uma vez recebidos os documentos, o protocolo efetuará análise a fim de identificar os assuntos dos documentos, classificando-os de acordo com os códigos existentes no Plano de Classificação da instituição. Os documentos que, porventura, forem recebidos em envelopes fechados, deverão ser abertos pelo Protocolo, para que seja realizada a classificação dos mesmos, desde que não sejam particulares (documentos não oficiais) ou sigilosos (ultrassecretos, secretos, confidenciais ou reservados). Tais documentos (particulares e sigilosos) deverão ser encaminhados diretamente aos respectivos destinatários, sem a necessidade de registro ou autuação, pois têm acesso restrito. Apenas os destinatários poderão abrir estes documentos. Os documentos de natureza ostensiva (nem sigilosos nem particulares) deverão ser abertos e analisados, classificando-os de acordo com o assunto tratado, antes de serem encaminhados aos seus destinatários. 

    EXPEDIÇÃO/DISTRIBUIÇÃO

    É a atividade que consiste em enviar o documento ao seu destinatário. Distribuição é a remessa dos documentos às unidades responsáveis sobre a matéria nele tratadas, dentro do próprio órgão. Expedição é o envio do documento para outro órgão da administração pública.

    CONTROLE DA MOVIMENTAÇÃO (TRAMITAÇÃO)

    É a atividade realizada pelo protocolo que consiste em identificar os setores pelos quais passam os documentos, de forma a recuperá-lo com rapidez quando necessário, bem como identificar possíveis atrasos na tramitação destes. Tal movimentação é realizada através de sistemas informatizados de protocolo ou de controles manuais (livros ou fichas de protocolo)

    GRAN CURSOS.


ID
1999993
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Alguns fatores são essenciais para a longevidade dos suportes documentais, tais como: temperatura, umidade e luminosidade. Seu controle torna-se condição indispensável para uma conservação adequada dos documentos nas instituições, evitando sua deterioração.
A atividade de um programa de preservação que consiste em envolver o documento nas duas faces com uma folha de papel de seda, e outra de acetato de celulose, colocando-o numa prensa hidráulica sob pressão, é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Gab: letra D (laminação)

     

    Silking: variação do método "tecido", substituindo os tecidos por outros específicos (musseline de seda ou crepeline). Estes têm maior durabilidade, mas devido ao uso da pasta de amido, suas qualidades são um pouco afetadas. Além disso, o material muito específico o deixa com custos altos.

     

    Tecido: processo de reparação em que são usadas folhas de tecido muito fino, aplicadas com pasta de amido. A durabilidade do papel e aumentada consideravelmente.

     

    Encapsulação: Utiliza basicamente películas de poliéster e fita adesiva de duplo revestimento. O documento é colocado entre duas lâminas de poliéster fixadas nas margens externas por fita adesiva nas duas faces, entre o documento e a fita deve haver um espaço de 3 mm, deixando o documento solto dentro das duas lâminas.

     

    Laminação: o acetato de celulose, por se termoplástico, adere ao documento juntamente com o papel de seda. A durabilidade e as qualidades permanentes do papel são assegurada sem perda da legibilidade e da flexibilidade, tornando-o imune à ação de fungos e pragas.

     

    Alisamento: consiste em colocar os documentos em bandejas de aço inoxidável, expondo-os à ação do ar com forte percentagem de umidade (90 a 95%), durante uma hora, em uma câmara de umidificação. Em seguida, são passados a ferro, folha por folha, em máquinas elétricas.

  • So adicionando ao que o colega Carl Brashear colocou muito bem,

    também existe a técnica chamada de BANHO DE GELATINA que consiste no uso de uma cola especial para aumentar a durabilidade do papel. o ponto negativo eh que essa cola atrai ataque de fungos.

     



     

    Fonte: meus resumos, mas pode confiar  =)

     

     

  • Caso esteja cansado de ler, aconselho a assistir o vídeo:

     

    Gran Cursos, prof. Elvis Miranda.

     

     https://www.youtube.com/watch?v=WxgGPX0eVl8

  •  

     a) silking: usa-se crepeline ou musseline de seda de grande durabilidade.

     

     b) tecido: são usadas folhas de tecido muito fino, aplicadas com pasta de amido.

     

     c) encapsulação: o documento é protegido entre folhas de poliéster transparente, cujas bordas são seladas.

     

     d) laminação: envolve em duas faces, com uma folha de seda ou acetato de celulose. CORRETA

     

     e) alisamento: os documentos são colocados em uma bandeja de aço inox, expondo-os à ação do ar em uma câmara de umidificação. Em seguida são passadas a ferro, folha por folha.

  • O processo descrito acima consiste no reforço de documentos deteriorados ou frágeis, colocando-os entre folhas de papel de baixa gramatura, fixadas por adesivo natural, semi-sintético ou sintético, por meio de diferentes técnicas, manuais ou mecânicas (dentre estas a prensa hidráulica) é a laminação.

    Tecido é técnica de restauração em que são usadas folhas de tecido muito fino, aplicados com pasta de amido ao documento danificado.

    Silking é uma técnica variada do Tecido, mas com a substituição do uso de tecido por crepeline ou musseline de seda com grande durabilidade. 

    Encapsulação é o processo de preservação no qual o documento é protegido entre folhas de poliéster transparente, cujas bordas são seladas.

    Alisamento é o processo no qual coloca-se os documentos em bandejas de aço, sob a ação do ar com forte percentual de umidade (90 a 95%). Após são passados a ferro, folha por folha, em máquinas elétricas.

    Gabarito do professor: Letra "D"
  • Gabarito: D. Palavras chaves:

    Laminação: Acetato de celulose mais seda.

    Encapsulação: Bordas seladas com fitas de poliéster transparente. Duplo revestimento

    Fumigação: Vapores químicos

    Desinfestação: Inibe atividade dos insetos

    Silkin: Crepeline ou mussoline

     

     

     

     

    #euqueroeupossoeuconsigo

     

  • •CONSERVAÇÃO PREVENTIVA: Melhoria do meio ambiente e dos meios de armazenagem visando prevenir e retardar a degradação. Principais operações de conservação:

     

    • Desinfecção – método químico utilizado para o combate de insetos e pragas. Consiste em introduzir os documentos na câmara (câmara de fumigação), onde se faz a vácuo, aplica-se o produto químico e submetem-se os documentos à ação fumigante pelo prazo de 48 a 72 horas, aproximadamente.

     

    • Limpeza – Usa-se um pano macio, uma escova ou um aspirador de pó.

     

    • Alisamento – Consiste em colocar os documentos em bandejas de aço inoxidável (câmara de umidificação), expondo-os à ação do ar com forte umidade (90 a 95%), durante 1 hora, em seguida são passados a ferro folha por folha, em maquinas elétricas.

     

     • Restauração ou reparo – O método ideal é aquele aumenta a resistência do papel ao envelhecimento natural e às agressões externas do meio ambiente. Métodos de restauração:

     

    • Banho de gelatina - gelatina ou cola, aumenta a resistência. Desvantagem é o ataques de insetos.

    O banho de gelatina é uma das técnicas de restauração de documentos em suporte papel.

    Consiste em mergulhar o documento em banho de gelatina ou cola, o que aumenta a sua resistência, não prejudica a visibilidade e a flexibilidade e proporciona a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos.

     

    • Tecido - Duas folha de tecido muito fino aplicados com pasta de amido. Desvantagem é o ataque de insetos, fica duro e atrapalha a visibilidade do papel.

     

    • Silking - utiliza tecido de grande durabilidade. Este método utiliza tecido – crepeline ou musseline de seda – de grande durabilidade, mas, devido ao uso de adesivo à base de amido, afeta suas qualidades permanentes. Tanto a legibilidade quanto a flexibilidade, a reprodução e o exame pelos raios ultravioletas e infravermelhos são pouco prejudicados. É, no entanto, um processo de difícil execução e cuja matéria-prima é de alto custo.

     

    • Laminação - envolve o documento nas duas faces com papel de seda e acetato de celulose e prensado com temperatura elevada, o peso aumenta, mais próximo do ideal.

    Processo em que se envolve o documento, nas duas faces, com uma folha de papel de seda e outra de acetato de celulose, colocando-o numa prensa hidráulica, sob pressão média de 7 a 8kg/cm e temperatura entre 145 a 155°C.

    Encapsulação - película de poliéster e fita adesiva, o documento fica entre duas laminas, é um dos mais modernos.

    Utiliza basicamente películas de poliéster e fita adesiva de duplo revestimento. O documento é colocado entre duas lâminas de poliéster fixadas nas margens externas por fita adesiva nas duas faces; entre o documento e a fita deve haver um espaço de 3mm, deixando o documento solto dentro das duas lâminas.


ID
1999996
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os métodos de arquivamento são responsáveis pela ordenação dos documentos. Um funcionário do arquivo de uma universidade se depara com algumas pastas e tem a incumbência de ordená -las a partir das regras de alfabetação, conforme seguem abaixo:
1 – Said Al Fayad
2 – Luis Carlos d’Ângelo
3 – Alexandre Rodrigues Filho
4 – Alexandre Rodrigues Bisneto
5 – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
A ordem correta das pastas obedecerá à seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

     

     

    Ângelo, Luís Carlos d'   |   Rodrigues Bisneto, Alexandre  |  Rodrigues Filho, Alexandre | Said Al Fayad |   Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

     

     

    2 – Luis Carlos d’Ângelo -> Aqui aplica-se a regra geral do método alfabético, em que nos nomes de pessoas físicas, considera-se o último sobrenome e depois o prenome, lembrando que: Os artigos e preposições não são considerados. Desta forma, arquiva-se: Ângelo, Luís Carlos d'.

     

    Outros Exemplos: Almeida, Pedro de     |     Andrade, Ricardo d’      |      Couto, Arnaldo do

     

     

     

    4 – Alexandre Rodrigues Bisneto -> Os sobrenomes que exprimem grau de parentesco são considerados parte integrante do último sobrenome, mas não são considerados na ordenação alfabética. Portanto arquiva-se: Rodrigues Bisneto, Alexandre.

     

    Outros Exemplos: Cerqueira Sobrinho, Márcio   |     Miranda Júnior, Edison     |   Pereira Neto, Osório

     

     

     

    3 – Alexandre Rodrigues Filho -> Nesta opção aplica-se a mesma regra contida no item anterior, ou seja, a regra dos nomes que exprimem grau de parentesco, a qual, de forma geral, diz que o nome que exprime o grau de parentesco é parte integrante do último sobrenome, no entanto não é considerado na ordenação alfabética, todavia, temos aqui um caso atípico, em que foi levado em conta na ordenação alfabética o nome que exprime o grau de parentesco, devido estarmos diante de nomes "quase que iguais" e por estarmos falando do método de arquivamento alfabético, obviamente que o nome "Bisneto" iria vir primeiro que o nome "Filho". Assim sendo, arquiva-se: Rodrigues Filho, Alexandre.

     

     

     

    1 – Said Al Fayad -> Trata-se de um nome Árabe, e segundo a regra os nomes orientais – japoneses, chineses e árabes - são registrados como se apresentam. Logo, tem-se: Said Al Fayad.

     

    Outros Exemplos: Li Yutang (já vi várias questões que esse nome caiu)   |   Osama Bin Laden  (até Bin Laden? kkk)   |    Sasazaki Yonoyama

     

     

    5 – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -> No método de arquivamento Alfabético, os nomes de firmas, empresas, instituições e órgãos governamentais devem ser transcritos como se apresentam não se considerando, porém, para fins de ordenação, os artigos e preposições que os constituem. Admite-se, para facilitar a ordenação, que os artigos iniciais sejam colocados entre parênteses após o nome. Então fica: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

     

    Outros Exemplos: Antonio Silva & Cia. |     Associação dos Jornalistas de PE    |     Embratel S/A   |    Tentação Móveis Ltda (A)

     

     

     

                                             "O passarinho não canta porque está feliz, ele está feliz porque canta"

  • Permita-me o ajuste colega,

    "o passarinho não canta PORQUE está feliz, ele está feliz porque canta"

     

    De resto, ótimo comentário!

  • Gabarito Letra E

     

     

    1 – Said Al Fayad

    2 – Luis Carlos d’Ângelo 

    3 – Alexandre Rodrigues Filho

    4 – Alexandre Rodrigues Bisneto

    5 – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

     

    1 – Said Al Fayad

    2 – d’Ângelo, Luis Carlos .

    3 – Rodrigues Filho, Alexandre

    4 – Rodrigues Bisneto, Alexandre

    5 – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

     

    Sequência 2,4,3,1,5

  • Elvis a sua explicação foi excelente, obrigada!

  • Antes de tudo, devemos colocar os nomes como mandam as regras de alfabetação:

    1 – Said Al Fayad  => Said Al Fayad
    2 – Luis Carlos d’Ângelo => Ângelo, Luis Carlos d"
    3 – Alexandre Rodrigues Filho => Rodrigues Filho, Alexandre
    4 – Alexandre Rodrigues Bisneto => Rodrigues Bisneto, Alexandre
    5 – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro => Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro 

    Em seguida, ordenar alfabeticamente os nomes:

    2 – Ângelo, Luis Carlos d'
    4 – Rodrigues Bisneto, Alexandre
    3 – Rodrigues Filho, Alexandre
    1 – Said Al Fayad
    5 – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Então a sequência correta é 2, 4, 3, 1 e 5.

    Gabarito do professor: Letra "E"
  • Antes de tudo, devemos colocar os nomes como mandam as regras de alfabetação:

    1 – Said Al Fayad => Said Al Fayad

    2 – Luis Carlos d’Ângelo => Ângelo, Luis Carlos d"

    3 – Alexandre Rodrigues Filho => Rodrigues Filho, Alexandre

    4 – Alexandre Rodrigues Bisneto => Rodrigues Bisneto, Alexandre

    5 – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro => Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro 

    Em seguida, ordenar alfabeticamente os nomes:

    2 – Ângelo, Luis Carlos d'

    4 – Rodrigues Bisneto, Alexandre

    3 – Rodrigues Filho, Alexandre

    1 – Said Al Fayad

    5 – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Então a sequência correta é 2, 4, 3, 1 e 5.

    Gabarito do professor: Letra "E"

  • Só não entendi porque o bisneto não veio antes que o filho se consideramos a ordem alfabetica B vem antes que o F ou temos outra regra que não sei?

  • Elvis, excelente mano sua explicação!

    Obrigado à todos que colaboraram!

    Que Deus vos abencoe!

  • 1 – Said Al Fayad

    2 – Ângelo, Luis Carlos d’

    3 – Rodrigues Filho, Alexandre 

    4 – Rodrigues Bisneto, Alexandre  

    5 – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Na ordem:

    2 – Ângelo, Luis Carlos d’

    4 – Rodrigues Bisneto, Alexandre  

    3 – Rodrigues Filho, Alexandre 

    1 – Said Al Fayad

    5 – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

  • Gab. E


ID
1999999
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Um dos objetivos da logística é a máxima utilização do espaço (ocupação do espaço), sendo ainda importante que sejam observadas as questões relacionadas ao arranjo físico, aos equipamentos de movimentação e a uma boa organização visando à máxima proteção dos itens estocados.
A atividade logística que está relacionada com o objetivo acima exposto é:

Alternativas
Comentários
  • (GABARITO D)

    O armazém, depósito, ou almoxarifado, está diretamente ligado à movimentação
    ou transporte interno de cargas, e não se pode separá-lo.
    A influência dos equipamentos e sistemas para a armazenagem na produtividade
    industrial pode ser observada em todas as suas frentes. Um método adequado
    para estocar matéria-prima, peças em processamento e produtos acabados
    permite diminuir os custos de operação, melhorar a qualidade dos produtos e
    acelerar o ritmo dos trabalhos. Além disso, provoca redução nos acidentes de trabalho,
    redução no desgaste dos equipamentos de movimentação e menor número
    de problemas de administração. Ademais, a importância desses fatores cresce em
    função da acentuada valorização da mão de obra e do acirramento da concorrência
    nos diferentes setores. Nesse sentido, mede-se o processo de um complexo
    industrial pelo grau de mecanização das suas diversas unidades, incluindo armazenagem
    e manutenção do material. O capital imobilizado nesses equipamentos
    pode ser recuperado em curto prazo pelo melhor aproveitamento da mão de obra
    e demais maquinarias. No entanto, são as condições do trabalho que determinam
    as possibilidades reais de melhoria. Elas servem de base na escolha do sistema de
    armazenagem de cargas e da operação do almoxarifado.
    A eficiência de um sistema para estocagem de cargas e o capital necessário
    dependem da escolha adequada do sistema. (DIAS, 2010)

  • Uma armazenagem adequada tem como objetivos:

     

    Conservar os materiais;

    Permitir que os materiais estejam próximos do sistema produtivo no momento em que forem requisitados;
    Maximização da utilização do espaço físico;
    Proteção dos materiais;
    Facilidade de acesso ao estoque;
    Permitir a satisfação dos clientes, que poderão contar com os produtos no momento que necessitarem;
    Facilitar o registro das operações.

     

    Fonte: Estratégia - Petrachini.

  • armazenagem = ação.

    armazém = local.

  • "As atividades primárias da logística são: • Transportes; • Manutenção de estoques; • Processamento de pedidos

    Existem atividades de apoio a cada uma dessas áreas, conforme Ronald Ballou existem duas atividades de apoio ao Processamento de pedidos: Tais atividades são de armazenagem e de obtenção.

    A princípio, parece estranho falar de armazenagem como apoio a processamento de pedidos e não ao estoque. Primeiro, devemos entender que a armazenagem é sim uma atividade de apoio aos estoques, porém para o processamento de pedidos sua importância também é grande, pois com o controle da armazenagem pode-se chegar às informações que levaram a organização e planejamento da produção, que dará informações ao estoque de produtos acabados e fornecerá informações ao setor de compras para que acione o fornecedor. Viu? Entendendo um pouco mais nem soa tão estranho, não é mesmo?"

    Fundamentos de Logística, Glávio Leal Paura

  • Atividades chave/principais: TPM

    Transporte: agrega valor de lugar 

    Processamento de pedidos: atividade que dá início à movimentação de produtos e entrega de serviços

    Manutenção/Gestão de estoques: agrega valor de tempo

    Apoio ou secundária:

    Armazenagem: máxima utilização do espaço (ocupação do espaço), sendo ainda importante que sejam observadas as questões relacionadas ao arranjo físico, aos equipamentos de movimentação e a uma boa organização visando à máxima proteção dos itens estocados.

    Manuseio de material: movimentação de produto, escolhas dos equipamentos para movimentação.

    Programação do produto: na indústria fica a cargo do PCP, fluxo de saída do produto, separação (picking)

    Obtenção: fluxo de entrada de produtos (diferente de compras!)

    Manutenção de informação: info de custo de desempenho, adm da info.

    Embalagem de proteção: sem danificar, mas razoavelmente econômica. 

     

  • Logística - Atividades primárias e de apoio

    1ª (Primária) TPM (Transporte - Processamento de pedidos - Manutenção de estoques) 

    2ª (Secundária) AME (Armazenagem - Manuseio de Materiais - Embalagens)

    Fonte: QCFriends

    Gab. D


ID
2000002
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Uma empresa está reestruturando sua área de compras e, com base no relatório de uma renomada consultoria em logística, identificou que seria necessário formar uma equipe para realizar as atividades de diligenciamento. Sendo assim, os profissionais dessa nova equipe terão como principal atividade:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.  DIAS (2010) = Acompanhador de compras -follow-up
    Acompanhar, documentar e fiscalizar as encomendas realizadas em observância
    aos respectivos prazos de entrega; informar ao comprador o resultado do
    acompanhamento; efetuar cancelamentos, modificações e pequenas compras conforme
    determinação da chefia.

  • Diligenciamento(follow-up) esta ligado ao fornecimento do produto e tem seu principal foco na garantia do cumprimento de prazos.

     

    Qualquer erro, favor me corrigir

  • LETRA (A)

    DILIGENCIAMENTO

    Realização da atividade de acompanhamento de fabricação de materiais e equipamentos com a verificação do atendimento ao cronograma e prazo de entrega contratual, levantamento do status atual de fabricação, follow-up de documentação técnica, verificação do progresso físico das etapas e de possíveis causas de atrasos, garantindo a entrega de materiais e equipamentos nos prazos contratuais.

     

  • Diligenciamento sempre ligado à (cumprimento de Prazos)

  • obs: Diligenciar significa não só a coleta de status, mas também uma analise aprofundada dos riscos em não atingir a datas acordadas durante o processo de fabricação.

     

  • Acompanhador de compras -follow-up
    Acompanhar, documentar e fiscalizar as encomendas realizadas em observância aos respectivos prazos de entrega; informar ao comprador o resultado do acompanhamento; efetuar cancelamentos, modificações e pequenas compras conforme determinação da chefia.
    -

    Marco Aurélio Dias - 5ª edição pag 279.

  • No caso da área de compras, é comum a departamentalização de acordo com as seguintes funções:


    Manutenção do cadastro de fornecedores → trata-se de uma função de apoio à atividade de compras. Há critérios específicos para a seleção de fornecedores, como veremos mais adiante neste capítulo.

     

    Processamento das compras (Seção de Aquisições, Seção de Compras, ou, ainda, Central de Compras) → o processamento é efetuado por unidade administrativa responsável pelo recebimento das requisições de compras (proveniente dos demais órgãos internos da organização), bem como por toda a instrução do processo de compras (pesquisa de preços, negociação com fornecedores etc.). Em empresas privadas, este setor conclui a negociação com os fornecedores, após sua seleção.
    Já em órgãos públicos, onde a licitação é obrigatória, este setor apenas instrui a fase interna do procedimento licitatório. A fase externa fica por conta da Comissão Permanente de Licitação, que procede à execução de tarefas como (divulgação de editais, abertura e condução de procedimentos licitatórios etc.).

     

    Acompanhamento (ou diligenciamento) de pedidos (Seção de Liquidação) → geralmente, há uma unidade administrativa responsável pelo acompanhamento de pedidos (também conhecido por follow up), tendo grande ênfase no cumprimento, por parte do fornecedor, dos prazos de entrega dos itens de material. Após a entrega, esta unidade encaminha as faturas (notas fiscais) para pagamento.

     

    http://www.enap.gov.br/documents/52930/707328/Enap+Did%C3%A1ticos+-+Gest%C3%A3o+de+Materiais.pdf/76d26d48-37af-4b40-baf1-072a8c31236a


ID
2000005
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Entre os modais citados no Plano Nacional de Logísica e Transportes (PNLT), um deles apresenta as seguintes características: é o mais adequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência na entrega; apesar de ser caro, possui algumas vantagens sobre os demais modais, como ser mais rápido e seguro e serem menores os custos com seguro, estocagem e embalagem; é mais viável para remessa de amostras, brindes, bagagem desacompanhada, partes e peças de reposição e mercadoria perecível.
Essas características acima descritas podem ser encontradas no modal

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C: Transporte aéreo
    O transporte aéreo dentro dos principais conceitos do modal é o que utiliza
    aeronaves tanto de cargas, como de passageiros e/ou mistas. Existe toda uma
    legislação e controle muito específica que é diferente entre os outros modais. O
    transporte aéreo no Brasil é coordenado pela Anac (Agência Nacional de Aviação
    Civil) e com apoio da Infraero. Existem também as normas que precisam ser obedecidas
    e operadas, que são da lata (International Air Transport Association). Uma
    das atividades e responsabilidades da lata é legislar quanto a segurança e tarifas
    comerciais entre as companhias aéreas.
    O sistema de transportes e distribuição de produtos de uma empresa sempre
    foi importante e complexo. O transporte é um considerável elemento de custo em
    toda a atividade industrial e comercial. Desde o tempo da crise do petróleo, num
    país onde quase 80% das mercadorias são transportadas via rodoviária, a racionalização
    desta operação passou a ser vital para a estrutura econômico-fmanceira
    das empresas.
    A decisão entre a frota própria ou transportadora de terceiros é bem mais complexa
    do que parece. Cada situação tem características específicas e não existem
    regras gerais que garantam o acerto da escolha. O que para determinada empresa
    é altamente rentável pode ser um fator de aumento de custos para outra. Em função
    disso, o responsável pelo transporte e distribuição de produtos precisa ser um
    especialista, muito bem entrosado e conhecedor das demais áreas da empresa.

  • Gab. C

     

     a)Rodoviário:

    É, de longe, o modal mais utilizado no Brasil. A sua característica positiva encontra-se na flexibilidade. O caminhão pode entrar e sair do depósito da empresa e chegar até a porta do cliente (transporte porta a porta). Extremamente versátil. Contudo, é desvantajoso do ponto de vista do custo. Cada caminhão só pode levar uma quantidade limitada de carga, e pior, cada caminhão demanda um motorista para dirigi-lo. Se já não bastasse, o transporte rodoviário ainda é dependente da condição das estradas e deixa a carga suscetível a assaltos. É recomendado para o transporte de pequenos volumes de carga, com prazos de entrega relativamente curtos.

     

     b)Ferroviário

    É o transporte sobre trilhos. Uma locomotiva que pode ser movida por eletricidade, diesel, ou até madeira, puxa uma série de vagões de diversas dimensões e tipos, que possuem cargas igualmente variadas.O comboio(este conjunto de locomotiva + vagões) pode transportar uma infinidade vagões, reduzindo os custos de transporte, e por consequência, baixando o valor do frete. Outra vantagem do transporte ferroviário é a velocidade homogênea. Sua desvantagem encontra-se na pouca flexibilidade do veículo de transporte.Sua destinação principal é para transporte de cargas de maior volume e grande peso, sendo que o prazo de entrega normalmente não é o fator em destaque, e sim o volume transportado. 

     

     d)Marítimo

    É a modalidade de transporte feita por meio de navios ou barcos, sobre a água. É dividida na doutrina entre navegação fluvial e navegação marítima (embora também se mencione o transporte lacustre, realizado por meio de lagos).Sua utilização principal está no transporte de grandes volumes de carga de baixo valor unitário.Se no transporte ferroviário o tempo não era fator preponderante,no transporte hidroviário o tempo é totalmente secundário. Ainda assim, é a modalidade de transporte mais comum em movimentação de cargas internacionais.Sua vantagem está no baixo custo e relativa flexibilidade.

     

     e)Dutoviário:

    É utilizado para o transporte de óleos (em especial, petróleo). Consiste em uma rede de dutos (canos) que escoa a produção de óleos até a refinaria.

     

    Fonte: Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini - Estratégia.

     

  • Pensei que quando encontrasse a questão 666666 ela ia ser da Cespe hahahaha

     

    S2 Cespe S2

  • O transporte aéreo é um modal ágil e recomendado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes e encomendas urgentes. É competitivo para produtos eletrônicos, como por exemplo, computadores, softwares, telefones celulares, etc., e que precisam de um transporte rápido em função do seu valor, bem como de sua sensibilidade a desvalorizações tecnológicas (Keedi e Mendonça, 2000).

    É mais adequado para viagens de longas distâncias e intercontinentais.

     

    VANTAGENS E DESVANTAGENS DO MODAL AÉREO.

    VEJA EM: http://blog.pr.sebrae.com.br/organizacao/quando-vale-a-pena-utilizar-o-modal-aereo

     

    LETRA C (ALTERNATIVA CORRETA.)

  • kkkkkkkkkkkkk Número da questão foi ótimo

  • LETRA C (ALTERNATIVA CORRETA.)

    MODAL AÉREO.

  • OS Custos variáveis no Transporte AERÉO é Altissimo.

  • a aula disponível para essa questão mão fala de modal .

ID
2000008
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O planejamento de produção é uma tarefa que requer a consideração de uma série de fatores que influem na decisão sobre o quê, quanto e quando produzir. O uso de sistemas informatizados auxilia bastante esse processo de tomada de decisão, sendo possível calcular as necessidades dos materiais requeridos para produzir o pedido, através da verificação da demanda prevista e da disponibilidade de cada item no estoque.
O sistema que dá suporte a esse processo é o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    ERP (Enterprise Resource Planning), é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).

     

    Os ERPs em termos gerais, são softwares desenvolvidos para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios. No entanto a grande maioria dos ERP’s disponíveis possuem excelentes módulos de contabilidade, orçamentos e controladoria mas, infelizmente, não conseguem lidar com a dinâmica do ambiente produtivo e não atendem as necessidades do chão de fábrica. Devido a isso, surgiu a necessidade do desenvolvimento de sistemas que complementassem o ERP e garantissem e completa integração do setor industrial com os demais departamentos de uma organização.

     

    MRP (Materials Requirements Planning) surgiu nos anos 60 significa Planejamento das Necessidades de Materiais. O MRP é um sistema na qual permite avaliar quanto material de determinado tipo é necessário e em que momento.

     

    A partir dos anos 80 surgiu o MRP II (Manufacturing Resources Planning) que significa Planejamento dos Recursos de Manufatura ou Planejamento dos Recursos de Produção. O MRP II permite que as empresas avaliem as implicações de demanda futura nas áreas financeira e de engenharia, assim como as necessidades de materiais.

  • Basicamente, qual seria a diferença entre MRP e ERP sabendo que ambos são sistemas informatizados? Obrigada.

  • Minha cara, basicamente:

    O MRP é um sistema de planejamento de necessidades, em que é utilizado pela área de administração de materiais, até mesmo, de produção.

    Já o ERP, é um sistema em que agrega diversas funções como RH, Contábil etc, mas não integra o sistema de produção. (ex: SIAFI)

  • a) Frete CIF (Cost, Insurance and Freight) em português, significa “Custo, Seguros e Frete”. Neste tipo de frete, o fornecedor é responsável por todos os custos e riscos com a entrega da mercadoria, incluindo o seguro marítimo e frete. Esta responsabilidade finda quando a mercadoria chega ao porto de destino designado pelo comprador.

    b) O MRP, ou planejamento de necessidades de materiais é um sistema lógico de calculo que converte a previsão de demanda em programação da necessidade de seus componentes

    c) Identificação por radiofrequência ou RFID (do inglês "Radio-Frequency IDentification" ) é um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos denominados etiquetas RFID.

    d)ERP É um software de gestão empresarial que facilita o fluxo de informações entre todos os departamentos da empresa, tais como fabricação, logística , finanças e recursos humanos. É um sistema amplo de soluções e informações. No software entram, fornecidos pelas pessoas que os originam, dados sobre fatos novos que ocorrem na empresa e saem, fornecido pelo ERP, informações decorrentes.

    e) Lean é uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota. Trata-se de um corpo de conhecimento cuja essência é a capacidade de eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira sistemática. O sistema cria valor p o cliente.


ID
2000011
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O orçamento público é elaborado com a finalidade de auxiliar os gestores na alocação adequada dos recursos públicos. Sua elaboração deve obedecer a alguns princípios.
A apresentação detalhada das receitas e despesas no orçamento está diretamente associada ao princípio da

Alternativas
Comentários
  • O princípio da especificação determina que, na Lei Orçamentária Anual, as receitas e despesas devam ser discriminadas, demonstrando a origem e a aplicação dos recursos. Tem o objetivo de facilitar a função de acompanhamento e controle do gasto público, evitando a chamada “ação guarda-chuva”, que é aquela ação genérica, mal especificada, com demasiada flexibilidade.

     

    Gabarito : [ B ] 

     

    Fonte: estratégia concursos - AFT 2016

  • Princípios Orçamentários (Lei n.º 4.320/64): 

     

    Unidade/ Totalidade (art. 2º): Só existe um Orçamento para cada ente federativo. 
    Anualidade/ Periocidade (art. 2º): O orçamento corresponde a um período de um ano. Exc.: créditos especiais e extraordinários promulgados nos últimos quatro meses do exercício 
    Universalidade (art. 2º, 3º e 4º): O orçamento deve agregar todas as receitas e despesas de toda a administração direta e indireta dos Poderes. Exc.: créd. adicionais. 
    Orçamento Bruto (art. 6º): Receitas e despesas devem aparecer no Orçamento pelo valor total ou valor bruto, sem deduções. 
    Unidade de Caixa/ Unidade de Tesouraria (art. 56): O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer criação de cxs especiais. 
    Especificação / Discriminação / Especialização (art. 5º): São vedadas autorizações globais no Orçamento. Exceções: os programas especiais de trabalho(art. 20 da Lei 4.320/64).

     

    Fonte: Maria Balduino QC

  • Gabarito : [ B ] 

     

    Princípio da Especificação ou Especialização.

     

    Segundo Giacomoni, (2005, p. 82):

     

    É mais uma das regras clássica dispostas com a finalidade de apoiar o trabalho fiscalizador dos parlamentos sobre as finanças. De acordo com esse princípio, as receitas e as despesas devem aparecer de maneira discriminada, de tal forma que se possa saber, pormenorizadamente, a origem dos recursos e sua aplicação. (Exceção: Reserva de Continência e Programas Especiais de Trabalho).

  • Especificação / Discriminação / Especialização

     

    Art. 5º A Lei de Orçamento não consignará dotações globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, serviços de terceiros, transferências ou quaisquer outras, ressalvado o disposto no artigo 20 e seu parágrafo único.

  • Princípios da construção da LOA:

    Exclusividade: apenas matéria orçamentéria

    Especificação: receitas e despesas discriminadas e não valor global. Discrima a fonte e o beneficiário do recurso.

    Publicidade: é público

    Transparência: correlato com a publicidade

    Uniformidade: não tem

  • Cuidado pois pode aparecer na prova: Especificação / Especialização / Discriminação   

  • ✿ PRINCÍPIO DA ESPECIFICAÇÃO OU DISCRIMINAÇÃO OU ESPECIALIZAÇÃO

    O princípio da especificação ou discriminação (ou ainda, especialização) determina que, na Lei Orçamentária Anual, as receitas e despesas devam ser discriminadas, demonstrando a origem e a aplicação dos recursos. Tem o objetivo de facilitar a função de acompanhamento e controle do gasto público por toda a sociedade, evitando a chamada “ação guarda-chuva”, que é aquela ação genérica, mal especificada, com demasiada flexibilidade.

    Para o PPA e a LDO, não há necessidade de um detalhamento tão grande de receitas e despesas. Isso vai ocorrer posteriormente, pois a LOA é obrigada a seguir o princípio da especificação. O princípio veda as autorizações de despesas globais. Atualmente, o princípio da especificação não tem status constitucional (não tem previsão constitucional), porém está em pleno vigor por estar amparado pela legislação infraconstitucional, como na Lei 4.320/1964, que em seu art. 5º dispõe:

    Art. 5º A Lei de Orçamento não consignará dotações globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, serviços de terceiros, transferências ou quaisquer outras, ressalvado o disposto no artigo 20 e seu parágrafo único.

    As exceções do art. 20 se referem aos programas especiais de trabalho que, por sua natureza, não possam cumprir-se subordinadamente às normas gerais de execução da despesa, como os programas de proteção à testemunha que, se tivessem especificação detalhada, perderiam sua finalidade. Tais despesas são classificadas como despesas de capital e também chamadas de investimentos em regime de execução especial. O referido art. 20 ainda determina que os investimentos sejam discriminados na Lei de Orçamento segundo os projetos de obras e de outras aplicações.

    Fonte: Prof. Sérgio Mendes – Estratégia Concursos

  • Ora, ora, ora.

    O princípio da especificação (especialização ou discriminação) determina que, na LOA, as receitas e despesas devam ser discriminadas (detalhadas). E não é exatamente isso que a questão está perguntando? “Apresentação detalhada das receitas e despesas no orçamento”.

    É sim!

    Portanto, esse é o nosso gabarito!

    O princípio da exclusividade (alternativa A) determina que a Lei Orçamentária Anual (LOA) não conterá matéria estranha à previsão da receita e à fixação da despesa (salvo algumas exceções).

    Note que não se trata do princípio da publicidade (alternativa C) ou da transparência (alternativa D). Embora esses princípios imponham à Administração Pública o dever de dar transparência a seus atos, tornando-os públicos, de forma clara, é o princípio da especificação que fala em detalhamento!

    E segundo o princípio da Uniformidade (alternativa E), o orçamento deve manter uma mínima padronização na apresentação de seu conteúdo, de forma a permitir comparações entre diferentes períodos.

    Gabarito: B


ID
2000014
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O processo orçamentário no Brasil é conduzido a partir de instrumentos de planejamento legalmente regulamentados e adotados por todos os entes da Federação.
O instrumento que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

     

     

    Conforme a CF/88, Art. 165,§ 1º, quem estabelece o D.O.M (Diretrizes, Objetivos e Metas) é o PPA.

     

    "A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada".

  • É o famoso DOM do  professor Sergio Mendes.

     

    Abraços

  • Complementando:

     

    O Plano Plurianual é a lei que estabelece o planejamento de médio prazo da administração. É no PPA que as grandes metas estratégias de governo são pensadas para um prazo de quatro anos, traduzidas em metas e quantitativos. É por isso que a Constituição fala que a lei que instituir o Plano Plurianual deverá estabelecer, de forma regionalizada: (DOM)

    Diretrizes

    Objetivos

    Metas da Administração Pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

     

    ATENÇÃO!!!!

    Quando as bancas examinadoras falam em planejamentos estão se referindo ao PPA e quando falam em orçamento estão se referindo à LOA.

  • Gabarito "A"

                                            - De forma Regionalizada 

    Plano Plurianual - PPA: 

                                            - Diretrizes, Objetivos e Metas - DOM

  • DOM=PPA

  • Art. 165,§ 1º

     

    "A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada".

     

    Diretrizes, Objetivos e Metas - DOM

  • PPA

    Estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas (DOM) da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

    Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.

    Assim como a LDO, é inovação da CF/1988. Plano estratégico de médio prazo.

    Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituição serão elaborados em consonância com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional.

    Fonte: Prof. Sérgio Mendes – Estratégia Concursos

  • PPA = D.O.M Regionalizada!

  • PPA é um instrumento de planejamento governamental que define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para o horizonte de quatro anos (médio prazo)


ID
2000017
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O acompanhamento da execução do orçamento não está restrito aos relatórios emitidos após o encerramento do exercício financeiro, devendo ser concomitante.
Um instrumento que fornece informações para esse acompanhamento é o

Alternativas
Comentários
  • Art. 48. São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos.

    ___________

     

     Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de:

            I - balanço orçamentário, que especificará, por categoria econômica, as:

            a) receitas por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previsão atualizada;

            b) despesas por grupo de natureza, discriminando a dotação para o exercício, a despesa liquidada e o saldo;

            II - demonstrativos da execução das:

            a) receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar;

            b) despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício;

            c) despesas, por função e subfunção.

            § 1o Os valores referentes ao refinanciamento da dívida mobiliária constarão destacadamente nas receitas de operações de crédito e nas despesas com amortização da dívida.

     

  • RGF - Quadrimestral

    RREO - Bimestral

  • GABARITO:EEEEEEEEEEEEEE NÃO É O "D"

  • GABA - E) Relatório Resumido da Execução Orçamentária

  • É o famoso R.REO


ID
2000020
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma autoridade competente na área de educação de um município teve comprovada a sua negligência para garantir o oferecimento do ensino obrigatório. Nesse caso, de acordo com a Lei no 9.394/1996, e suas alterações, poderá ocorrer a imputação dessa autoridade por crime

Alternativas
Comentários
  • LDB ART.5º § 4º Comprovada a negligência da autoridade competente para garantir
    o oferecimento do ensino obrigatório, poderá ela ser imputada por crime de
    responsabilidade.

  • Para responder esta questão, o candidato deve ter conhecimentos a respeito da Lei no 9.394/1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Com base nesta lei, deve indicar a alternativa que apresenta o tipo de crime pelo qual uma autoridade competente na área de educação de um município pode ser acusada caso seja comprovada a sua negligência para garantir o oferecimento do ensino obrigatório. 
    A) real 
    ERRADO - De acordo com o Art. 5º da referida lei, se comprovada a negligência da autoridade competente para garantir o oferecimento do ensino obrigatório, ela poderá ser imputada por crime de responsabilidade. 
    B) pessoal 
    ERRADO - Se comprovada tal negligência, segundo o Art. 5º da LDB, a autoridade poderá ser imputada por crime de responsabilidade. Os chamados crimes de responsabilidade correspondem às infrações político-administrativas cometidas no desempenho da função. O crime pessoal é determinado pela motivação passional. Corresponde à pessoa e não à instituição ou aos serviços prestados por ela. 
    C) culposo 
    ERRADO - Segundo o Art. 5º da LDB, se comprovada tal negligência, a autoridade poderá ser imputada por crime de responsabilidade. Nos crimes culposos, o agente não tem a intenção de produzir o resultado, mas o faz em decorrência de negligência, imprudência ou imperícia. Nesse caso, a diferença é que, a rigor, o crime de responsabilidade não é crime, e sim a conduta ou comportamento de inteiro conteúdo político, apenas tipificado e nomeado como crime, sem que tenha essa natureza. A sanção nesse caso é substancialmente política: perda do cargo ou, eventualmente, inabilitação para exercício de cargo público e inelegibilidade para cargo político. 
    D) de responsabilidade 
    CORRETO - No Título III - “Do Direito à Educação e do Dever de Educar" da LDB, o Art. 5º determina que “O acesso ao ensino fundamental é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o Ministério Público, acionar o Poder Público para exigi-lo". O § 4º deste mesmo Art. 5º, estipula: “Comprovada a negligência da autoridade competente para garantir o oferecimento do ensino obrigatório, poderá ela ser imputada por crime de responsabilidade". O crime de responsabilidade é uma ação ilícita cometida por um agente político. Ao contrário do que o nome indica, o crime de responsabilidade não é considerado um “crime", mas sim uma infração político-administrativa, apenas tipificado e nomeado como crime, sem que tenha essa natureza. A sanção nesse caso é substancialmente política: perda do cargo ou, eventualmente, inabilitação para exercício de cargo público e inelegibilidade para cargo político. 
    E) de estelionato 
    ERRADO - O Art. 5º da referida lei determina que, se comprovada a negligência da autoridade competente para garantir o oferecimento do ensino obrigatório, ela poderá ser imputada por crime de responsabilidade. Já o crime de estelionato, segundo o Código Penal, consiste em obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento. Desta forma, tem-se que o estelionato acontece quando uma pessoa usa o engano ou a fraude para levar vantagem sobre alguém. 
    Portanto, a letra D é a alternativa que apresenta o tipo de crime cometido no caso de comprovada negligência quanto à garantia da oferta do ensino obrigatório, segundo a LDB. 
    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
2000023
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em uma entidade de ensino, alguns alunos têm responsáveis que não são os genitores.
No caso de informação sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola, nos termos da Lei no 9.394/1996, e suas alterações, caberá à instituição fornecer essas informações à(ao)

Alternativas
Comentários
  • LDB Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns
    e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:

    VII - informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for
    o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos,
    bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola; (Redação
    dada pela Lei nº 12.013, de 2009)

  • INCUBÊNCIAS DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO
     

    VII - informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se
    for o caso, os responsáveis legais
    , sobre a frequência e rendimento dos
    alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da
    escola; (Redação dada pela Lei nº 12.013, de 2009)

  • e) pai e à mãe, independentemente da convivência ou não com o filho

  • Esta questão exige conhecimentos a respeito da Lei no 9.394/1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). O candidato deve indicar a alternativa que apresenta à quem as instituições de ensino devem fornecer informações sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola, considerando a referida lei. 
    A) mãe, somente 
    ERRADO - A referida lei determina que os estabelecimentos de ensino devem fornecer as informações dos alunos ao pai também. E, se for o caso, aos responsáveis legais. 
    B) mãe, se convivente com o filho 
    ERRADO - De acordo com a referida lei, os estabelecimentos de ensino devem fornecer as informações dos alunos ao pai também e, se for o caso, aos responsáveis legais.Além disso, estipula que o fornecimento de tais informações independe deles serem conviventes ou não com seus filhos.
    C) pai, somente 
    ERRADO - A LDB determina que os estabelecimentos de ensino devem fornecer as informações dos alunos não só ao pai, mas à mãe também e, se for o caso, aos responsáveis legais. 
    D) pai, se convivente com o filho 
    ERRADO - De acordo com a referida lei, os estabelecimentos de ensino devem fornecer as informações dos alunos ao pai e à mãe e, se for o caso, aos responsáveis legais.Além disso, o fornecimento de tais informações independe da convivência ou não com os filhos. 
    E) pai e à mãe, independentemente da convivência ou não com o filho 
    CORRETO - De acordo com o item VII do Art. 12. da LDB, os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola. Vale ressaltar que esta redação passou a vigorar com a lei nº 12.013, de 6 de agosto de 2009, que alterou o Art. 12 da LDB. 
    Portanto, a letra E é a alternativa correta. 
    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
2000026
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um assistente de administração, lotado numa unidade de ensino, tem como uma das suas funções encaminhar para os setores responsáveis os projetos acadêmicos. Para exercer essa função, todo funcionário deve conhecer as fases indispensáveis do processo de planejamento.
Dessa forma, a primeira e segunda fases do planejamento na elaboração de um projeto acadêmico são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • resposta correta é : A 

    delimitação do objeto; diagnóstico

  • Nesta questão, considerando os estudos sobre planejamento, mais especificamente sobre a sua metodologia, o candidato deve indicar a alternativa que apresenta a primeira e segunda fases do processo de planejamento na elaboração de um projeto acadêmico. 
    A) delimitação do objeto; diagnóstico 
    CORRETO - O planejamento corresponde ao ato ou efeito de planejar, elaborar por etapas, como bases técnicas. Assim, o planejamento tem fundamental importância na elaboração de um projeto acadêmico. Assumida a decisão de planejar , o processo se inicia com a escolha e delimitação do objeto, seguida do estudo/diagnóstico/momento explicativo da realidade. Considerando que o objeto é o aspecto básico da realidade com o qual ou sobre o qual se irá formular um sistema de proposições, sua escolha e delimitação no planejamento se refere a localização da situação-problema e das ideias básicas que serão trabalhadas no decorrer do processo. A ênfase na escolha e delimitação do objeto, como primeiro passo no processo de planejamento, se justifica como um esforço no sentido de tornar consciente e deliberada a ação de planejar. Já o estudo/diagnóstico consiste na compreensão e na caracterização global de uma determinada situação-problema e na determinação da natureza e da magnitude de suas limitações e possibilidades. Como fase do processo de planejamento, a análise diagnóstica deve ser considerada sob a perspectiva de um conjunto dinâmico de informações, constantemente alimentado no decorrer do processo. Esse conjunto de informações deverá fornecer elementos de juízo que permitam esboçar alternativas viáveis de ação. 
    B) delimitação do objeto; implementação 
    ERRADO - A delimitação do objeto é a primeira fase do planejamento. Contudo, a implementação não faz parte do início do processo de planejamento, sendo posterior às fases de diagnóstico, definição de objetivos de ação, formulação de escolhas e alternativas, montagem de planos, programas e /ou projeto. A fase de implementação pode ser considerada como a busca e incorporação de recursos, bem como a instrumentalização do planejamento, ou seja, consiste em pôr em execução, em prática o projeto. 
    C) diagnóstico; definição de objetivos e metas 
    ERRADO - O diagnóstico é a segunda fase do planejamento. Já a definição de objetivos e metas consiste na terceira fase. A fase de definição de objetivos e metas de ação caracteriza um momento de tomada de decisões no processo de planejamento, no qual se define o estado de coisas que se pretende atingir com a ação planejada. Tem como pré-requisito o reconhecimento do problema e a análise diagnóstica realizada. 
    D) implementação; avaliação 
    ERRADO - A implementação acontece na segunda metade do processo de planejamento. Pode ser considerada como a busca e incorporação de recursos, bem como a instrumentalização do planejamento, ou seja, consiste em pôr em execução, em prática o projeto. Já a avaliação do projeto é uma das últimas etapas. A avaliação , no processo de planejamento corresponde à fase em que o desempenho e os resultados das ações são examinados a partir de critérios determinados, com vistas a formulação de juízos de valor. 
    E) definição de objetivos e metas; avaliação 
    ERRADO - A definição de objetivos e metas consiste na terceira fase, sendo posterior às fases de delimitação do objeto e de diagnóstico, consiste em um momento de tomada de decisões no processo de planejamento, no qual se define o estado de coisas que se pretende atingir com a ação planejada. Já a avaliação é uma das últimas etapas, quando o desempenho e os resultados das ações são examinados a partir de critérios determinados, com vistas a formulação de juízos de valor. 
    Dessa forma, a letra A apresenta as duas primeiras fases do planejamento e é, portanto, a alternativa correta. 
    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2000029
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma das funções da universidade pública é o seu compromisso social.
Nesse sentido, o trabalhador assistente de administração, como profissional da educação, deve contribuir com a formação do estudante para o exercício da

Alternativas
Comentários
  • E) Cidadania

  • Esta questão aborda o compromisso social da universidade pública. O candidato deve indicar a alternativa que apresenta para qual exercício ou prática, por parte do estudante, o profissional da educação deve contribuir com a formação.  

    A) empregabilidade 
    ERRADO - Empregabilidade é a capacidade ou possibilidade de conseguir um emprego. Também faz parte do conceito de empregabilidade a aptidão de manter-se em um emprego. O conceito se relaciona com a capacitação profissional e com as aptidões para o mercado de trabalho. Pode-se dizer que atuação da universidade também objetiva a formação profissional dos estudantes e sua empregabilidade, contudo a empregabilidade não é algo “exercido" pelo estudante. 
    B) administração 
    ERRADO - A administração é o ato, processo ou efeito de administrar. Pode-se dizer, ainda, que a administração é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. O termo "administração" significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerir negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. Pode-se dizer que as universidades públicas têm como compromisso social: a interação com a sociedade, promovendo a troca entre os saberes acadêmico e popular; estimular que o estudante universitário se envolva com diferentes comunidades e grupos sociais, ampliando a sua visão sobre a realidade do país e a sua responsabilidade social como futuro profissional; estar continuamente empenhada no equacionamento das questões que afligem a maioria da população, dirigindo seus interesses para as grandes questões sociais do país e àquelas demandadas pelas comunidades regionais e locais; entre outros. Nessa perspectiva, a formação do estudante para o exercício da administração não está relacionada ao compromisso social da universidade pública. 
    C) prática assistencialista 
    ERRADO - O assistencialismo pode ser entendido como doutrina, sistema ou prática (individual, grupal, estatal, social) que preconiza e/ou organiza e presta assistência a membros carentes ou necessitados de uma comunidade, nacional ou mesmo internacional, em detrimento de uma política que os tire da condição de carentes e necessitados. Trata-se de uma prática que estimula a subserviência e a troca de favores. Nesse sentido, a prática assistencialista nos afasta de estabelecer uma justiça social onde cada cidadão possa se sustentar com dignidade e usufruir plenamente de seus direitos. A prática assistencialista e a justiça social são antagônicas. Portanto, podemos afirmar que contribuir para a promoção da justiça social é um dos papéis da universidade em seu compromisso social. 
    D) individualidade 
    ERRADO - Podemos afirmar que a solidariedade e o senso de coletividade são atributos necessários para para a formação humana e o exercício da cidadania, quando se pretende uma participação social que prime pela luta na construção de uma sociedade para todos e todas, menos injusta e mais democrática. A educação deve oferecer instrumentos para que os estudantes participem da sociedade numa perspectiva cidadã, mais coletiva, ao invés de agirem exclusivamente na sua individualidade. 
    E) cidadania 
    CORRETO - O estudante deve receber a formação comum necessária para o exercício da cidadania e para progressão nos estudos posteriores. A educação, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. 

    Portanto, a letra E é a alternativa correta. 
    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
2000032
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir do estabelecimento da Lei no 11.645, de 10 março de 2008, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996), torna-se obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena em

Alternativas
Comentários
  • Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

    FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm

  • A) Público e Médio.

     

    B) estabelecimentos de Educação infantil e de Ensino Fundamental

     

    C) Faltou falar em estabelecimentos privados

     

    D) GABARITO

     

    E) Educação básica e superior não são obrigados

     

     

     

     

  • Todos estabelecimentos de EDUCAÇÃO BÁSICA! Parecer CNE/CEB nº 2/2007, aprovado em 31 de janeiro de 2007

    Inclui a educação Infantil

  • No ensino infantil e superior não é obrigatório.

  • Esta questão requer conhecimentos a respeito da LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996) e das leis posteriores que alteraram a redação de alguns de seus artigos. Aborda mais especificamente a Lei no 11.645, de 10 março de 2008. O candidato deve indicar a alternativa que apresenta os estabelecimentos em que se tornou obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena, a partir da referida lei. 

    A) estabelecimentos de Ensino Fundamental, somente 
    ERRADO - A referida lei tornou obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio. 
    B) estabelecimentos de Educação infantil e de Ensino Fundamental 
    ERRADO - A referida lei tornou obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio. Ela não inclui os estabelecimentos de Educação infantil. 
    C) estabelecimentos públicos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, somente 
    ERRADO - A referida lei tornou obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio públicos e privados. 
    D) todos os estabelecimentos públicos e privados de Ensino Fundamental e de Ensino Médio 
    CORRETO -  A Lei nº 11.645, de 10 março de 2008 altera a LDB, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena". Com esta alteração, passou a vigorar a seguinte redação no Art. 26-A da LDB: “Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. 
    E) todos os estabelecimentos de Educação Básica e de Educação Superior 
    ERRADO - A referida lei tornou obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio. Não inclui outros níveis da educação básica, como a Educação infantil, nem a Educação Superior. 

    A letra D apresenta os estabelecimentos de ensino em que o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena se tornou obrigatório, a partir da Lei no 11.645, de 10 março de 2008, sendo, portanto, a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
2000035
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na primeira reunião do ano, a diretora de uma escola municipal planejou com sua equipe o trabalho a ser desenvolvido com as turmas de Educação Infantil, discutindo especialmente as formas de avaliação das crianças e a distribuição de carga horária pelos dias de trabalho educacional.
Nessa reunião, eles verificaram que, conforme o disposto na Lei no 9.394/1996 e suas alterações posteriores, a avaliação deve ser feita mediante

Alternativas
Comentários
  • Art. 31.  A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:     

    I - avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental;     

    II - carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional;       

    III - atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral;      

    IV - controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas;        

    V - expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.   

     

    FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm 

  • Gabarito: C  LDB Art. 31,II - Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional; 

  • Art. 31. A educação infantil será organizada de acordo com as
    seguintes regras comuns: (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)
    I - avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo
    para o acesso ao ensino fundamental; (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)
    II - carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas,
    distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho
    educacional; (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)
    III - atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias
    para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral;
    (Incluído
    pela Lei nº 12.796, de 2013)
    IV - controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar,
    exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de
    horas; (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)
    V - expedição de documentação que permita atestar os processos de
    desenvolvimento e aprendizagem da criança.
    (Incluído pela Lei nº
    12.796, de 2013)

  • OBS: sem o registro de promoção! 

  • GabaritoC

     

     

     

     

    Comentários: Não existe PROMOÇÃO na educação infantil. Ou seja: não há reprovação nesta etapa.

     

     

    Com relação a carga horária, o inciso II do art. 31 da lei 9.394, dispõe: 

     

     

                                "II - carga horária mínima anual de 800 horas,

     

                                distribuída por um mínimo de 200 dias de trabalho

     

                                educacional;"

     

     

     

     

    Informação extra: A carga horária tem que ser:

     

     

                                ●  No mínimo 4 horas/dia para o turno parcial; e,

     

                                ●   No mínimo 7 horas/dia para a jornada integral.

     

     


    Dessa maneira você pode se questionar: Pode ser uma jornada parcial de 5 horas? A resposta é claro que sim! O dever de cumprir é PELO MENOS 4 horas por dia.

     

  • c) acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental, e carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de trabalho educacional.  

  • Esta questão envolve conhecimentos sobre a Lei no 9.394/1996 (LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e das leis posteriores que alterarão a redação de alguns de seus artigos. Aborda especificamente as formas de avaliação das crianças na Educação Infantil e a distribuição de carga horária pelos dias de trabalho educacional. A questão solicita que seja indicada a questão que apresenta a forma de avaliação que deve ser realizada na Educação Infantil, de acordo com o estabelecido pela referida lei. 

    A) realização de provas subjetivas, com o objetivo de promoção para o acesso ao Ensino Fundamental, e carga horária mínima anual de 700 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de trabalho educacional. 
    ERRADO - A lei não determina a realização de provas, tanto objetivas como subjetivas, e, sim, o acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental. A carga horária anual, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional, é de, no mínimo, 800 horas. 
    B) realização de provas objetivas visando à promoção para o acesso ao Ensino Fundamental e Médio, e carga horária mínima anual de 900 horas, distribuídas por um mínimo de 250 dias de trabalho educacional. 
    ERRADO - A lei não determina a realização de provas objetivas e, sim, o acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental. A carga horária anual é de, no mínimo, 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional. 
    C) acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental, e carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de trabalho educacional. 
    CORRETO - A Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013 alterou a LDB, modificando a redação do Art. 31., que passou a estabelecer: A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: I - avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental; II - carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional; III - atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral; IV - controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas; V - expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
    D) acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, e provas objetivas, com a finalidade de promoção para o acesso ao Ensino Fundamental, e carga horária anual de, no mínimo, 850 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de trabalho educacional. 
    ERRADO - A referida lei não determina a realização de provas objetivas. O acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças não tem objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental. A carga horária anual é de, no mínimo, 800 horas. 
    E) acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental, e carga horária mínima anual de 700 horas, distribuídas por um mínimo de 180 dias de trabalho educacional. 
    ERRADO - De acordo com a referida lei, a carga horária anual é de, no mínimo, 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional. 

    A letra C apresenta as formas de avaliação das crianças e a distribuição de carga horária na Educação Infantil estipuladas pela Lei no 9.394/1996 e é, portanto, a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra C.