-
Letra: (A)
Quando se fala em Anísio Teixeira lembre-se em Escola Nova A criança como o autor e pesquisador de suas ideias, seus interesses e o centro de tudo.
-
ESCOLA NOVA - também chamada escola ativa ou escola progressiva. Veio com o objetivo de renovar o ensino. Propõe um ensino mais dinâmico e ativo baseado também nos interesses das crianças. Daqui parte o entendimento da assertiva da letra "A".
Para complementar o assunto, verifica-se que aqui no Brasil Rui Barbosa introduziu o movimento, sendo trabalhado posteriormente por LOURENÇO FILHO e ANÍSIO TEIXEIRA que participaram do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova. Na América, JOHN DEWEY foi o pedagogo com o nome mais relacionado a esse movimento.
-
a) O eixo da escola se desloca para a criança, não sendo mais o adulto, com seus interesses, a sua ciência, a sua sociedade, que é o centro da escola, mas a criança, com seus interesses, sua espontaneidade e os seus projetos.
-
a)O eixo da escola se desloca para a criança, não sendo mais o adulto, com seus interesses, a sua ciência, a sua sociedade, que é o centro da escola, mas a criança, com seus interesses, sua espontaneidade e os seus projetos.
(Diferente da pedagogia tradicional,o ensino é focado no aluno,"O papel social da escola, de acordo com a tendência pedagógica renovada progressivista, é promover a adequação das necessidades individuais do aluno ao meio social em que vive. Desta forma, a escola necessita se estruturar e se organizar de forma a reproduzir a vida como ela é no seu cotidiano. O aluno deve desenvolver competências para adaptar-se ao meio, incorporando-as ao seu comportamento. Cabe à escolar promover experiências “que permitam ao aluno educar-se por meio da construção e reconstrução do objeto numa interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do meio ambiente” (LUCKESI, 1994, p. 56).
segundo LUCKESI,o método de ensino será:
a)colocar o aluno numa situação de experiência que tenha um interesse por si mesma; b) o problema deve ser desafiante, como estímulo à reflexão; c) o aluno deve dispor de informações e instruções que lhe permitam pesquisar a descoberta de soluções; d) soluções provisórias devem ser incentivadas e ordenadas, com a ajuda discreta do professor; e) deve-se garantir a oportunidade de colocar as soluções à prova, a fim de determinar sua utilidade para a vida (LUCKESI, 1994, p. 58)
-
Letra A.
Para Anísio Teixeira, o eixo da escola deve se deslocar para a CRIANÇA.
-
Na escola nova(escolanovismo), o foco é o aluno ativo
#PARTIUPOSSE!
-
A) O eixo da escola se desloca para a criança, não sendo mais o adulto, com seus interesses, a sua ciência, a sua sociedade, que é o centro da escola, mas a criança, com seus interesses, sua espontaneidade e os seus projetos.
Certa! Em sua obra intitulada “pequena introdução à filosofia da educação”, de 1978, Anísio Teixeira expressa que na pedagogia por ele defendida “o eixo da escola se desloca para a criança, não sendo mais o adulto, com seus interesses, a sua ciência, a sua sociedade, que é o centro da escola, mas a criança, com seus interesses, sua espontaneidade e os seus projetos”.
B) O centro da escola é a socialização de conteúdos e valores universais, sendo o conhecimento culturalmente relevante e socialmente legitimado o foco da educação escolar para uma nova sociedade.
Errada! Para Anísio Teixeira o foco da educação escolar é a criança e não a socialização de conteúdos e valores universais e o conhecimento culturalmente relevante e socialmente legitimado.
C) A escola está em crise e no centro dessa crise está o professor, o elemento central da renovação da escola, pois sem os saberes do professor não se podem construir novas pedagogias.
Errada! A crise que a escola vivia era decorrente, segundo Anísio Teixeira, do modelo de educação tradicional praticado até então. Em sua pedagogia, o elemento central da escola passa a ser a criança, sendo o professor o facilitador da aprendizagem. As alternativas “D” e “E”, embora demonstrem-se atraentes em termos de pensamento pedagógico, não representam a pedagogia de Anísio Teixeira, estando, por esse motivo, erradas.
GABARITO: alternativa “A”