SóProvas


ID
2001652
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O trabalho em equipe pressupõe:

Alternativas
Comentários
  • B)

    1.2 Equipes de trabalho
    As equipes de trabalho geram uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado. Os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma das contribuições individuais.


     ATENÇÃO!
    As equipes ajustam-se melhor a culturas coletivistas.
    O desafio é manter o sucesso do indivíduo como parte de uma equipe. Esse desafio se torna maior quando:
    a) a cultura vigente é altamente individualista;
    b) as equipes estão sendo introduzidas em uma organização que sempre valorizou as realizações individuais.
    As principais características de uma equipe são cooperação, sinergia e coesão.
    A palavra sinergia é derivada do grego synergia – syn – cooperação, érgon – trabalho. Diz-se que o todo supera a soma das partes. O oposto de sinergia, dentro da organização, refere-se à entropia, que significa a desorganização do sistema.
    Questão de Concurso
    (Cespe/Anatel/Técnico Administrativo/2012) A implementação do conceito de sinergia no ambiente organizacional auxilia as organizações a reduzir o nível de entropia e a aperfeiçoar a utilização dos recursos.
    Gabarito: certo. A sinergia reduz a entropia e aperfeiçoa a utilização dos recursos.

     

  • Respeito À diversidade.

    Essa banca já zerou português.

  • Gabarito: b)

     

    De acordo com Clock e Goldsmith, para que uma equipe tenha sucesso são necessárias algumas habilidades:

     

    Habilidades de Comunicação – sem uma comunicação eficaz entre os membros da equipe, será muito difícil atingir os resultados desejados. Os canais de comunicação devem estar sempre abertos.


    Habilidade de Autogerenciamento – A equipe deve, em conjunto, ultrapassar obstáculos por meio da construção de um senso de propriedade, responsabilidade, compromisso e eficiência de cada membro, encorajando a total participação e a autocrítica para melhorar incessantemente as condições de trabalho.


    Habilidades de Liderança – Devem existir oportunidades para que todos exerçam a liderança. Cada membro deve aprender a organizar, colaborar, planejar, facilitar, relacionar e servir como coach e mentor.


    Habilidades de Responsabilidade – Cada membro da equipe é responsável não só pelo seu trabalho, mas também pelo trabalho dos seus colegas. A responsabilidade do trabalho é compartilhada por todos.


    Habilidade de Apoio à Diversidade – Quanto mais diversificada a equipe, tanto maior sua habilidade de responder a novos problemas e apresentar novas soluções. Os preconceitos devem ser evitados. Pessoas com “perfis” diferentes trazem novas ideias e pontos de vista que podem acrescentar e enriquecer o trabalho da equipe.

     

    Habilidade de Retroação e Avaliação – Sem aprender com os erros passados, nenhuma equipe cresce. Devemos incentivar a autocrítica e a busca pelo autoaprendizado constante.


    Habilidade de Planejamento Estratégico – Em vez de responder a problemas com respostas isoladas, a equipe deve utilizar o planejamento estratégico para mapear os desafios e as oportunidades de modo participativo.


    Habilidade de Conduzir Reuniões Bem-sucedidas – Não deve existir perda de tempo com reuniões longas e pouco produtivas. A equipe deve aprender a utilizar técnicas de modo que as reuniões sejam curtas e produtivas.


    Habilidade de Resolver Conflitos – A equipe deve aprender a resolver problemas, negociar colaborativamente, responder a situações difíceis e resolver conflitos internos.


    Habilidades de Desfrutar – O trabalho não deve ser encarado como uma “pena” para os membros da equipe. Aprender a gostar do trabalho que é feito e desfrutar dos momentos juntos é importante para que a equipe tenha sucesso.

     

    Fonte: Administração Geral para Concursos - Rodrigo Rennó.