Bacillus anthracis - A liberação intencional deste bacilo no ambiente pode causar um grande número de mortes, além de provocar pânico e desestabilização da ordem social. O bioterrorismo chama a atenção devido a sua imprevisibilidade e também pela impossibilidade de prevenção.
Burkholderia mallei - Bactéria considerada como potencial agente de bioterrorismo. É um patógeno clonal, pode ser encontrado em secreção nasal e de úlceras cutâneas de animais infectados. A transmissão ocorre comumente a partir da ingestão de água ou alimentos contaminados com secreções nasais e exsudatos eliminados a partir de animais infectados, contato com equipamentos contaminados (selas, arreios) e pela ingestão de carne. Não existem vacinas. A prevenção e controle dependem da detecção precoce e eliminação de animais infectados, além da quarentena completa e desinfecção.
Chlamydia psittaci - Presente na flora intestinal e pele das aves. Esta bactéria é um agente patogénico das aves.
Clostridium botulinum - Bactéria patogênica,que podem gerar uma toxi-infecção alimentar. Sua toxina pode ser utilizada como potente arma biológica contra os seres humanos.
Ebola virus - Vírus que causa hemorragia intensa, falência dos órgãos e pode levar à morte. Pode ser usada com arma biológica.
Herpesvirus - Vírus que causa lesões contagiosas, geralmente ao redor da boca ou nos genitais.
Neisseria meningitidis - Causam meningite meningocócica, uma grave inflamação das membranas que envolvem o cérebro. Frequentemente são encontradas em membranas mucosas humanas.
Paramyxovirus - Vírus envelopados cuja transmissão é por gotas expelidas em espirros ou tosse. Eles são responsáveis por cerca de 30 a 40% das infecções respiratórias agudas em infantos e crianças, os quais se apresentam com gripe, febre, bronquiolite e pneumonia. Esses agentes também levam a quadro de infecção do trato respiratório adquirida na comunidade de severidade variável.
Prevotella melaninogenica - Bactérias Gram-negativas membros da flora oral e vaginal, e são a causa de infecções anaeróbias do trato respiratório. Não está relacionada ao bioterrorismo.
Rickettsia prowazekii - É uma espécie de alfa proteobactéria gram-negativa, parasita intracelular obrigatória, aeróbias. Causa tifo epidêmica em humanos e é transmitida nas fezes de piolhos humanos.
Staphylococcus aureus - É uma bactéria esférica, do grupo dos cocos gram-positivos, frequentemente encontrada na pele e nas fossas nasais de pessoas saudáveis. Entretanto pode provocar doenças, que vão desde uma simples infeção até infeções graves
Variola major - Vírus erradicado que era contagioso, causava deformações e, geralmente, matava. Considerada ameaça internacional do bioterrorismo.