SóProvas


ID
2001841
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O bioterrorismo significa literalmente usar amostras de microrganismos infectados para causar terror e pânico em populações. O bioterrorismo começou 14 séculos antes de Cristo, quando os hititas enviaram carneiros infectados para seus inimigos.

BARRAS, V.; GREUB, G. Clinical microbiology and infection, v. 20, n. 6. jun. 2014, com adaptações.

Com relação ao bioterrorismo, assinale a alternativa que apresenta somente patógenos utilizados como armas biológicas.

Alternativas
Comentários
  • Bacillus anthracis -  A liberação intencional deste bacilo no ambiente pode causar um grande número de mortes, além de provocar pânico e desestabilização da ordem social. O bioterrorismo chama a atenção devido a sua imprevisibilidade e também pela impossibilidade de prevenção.

    Burkholderia mallei - Bactéria considerada como potencial agente de bioterrorismo. É um patógeno clonal, pode ser encontrado em secreção nasal e de úlceras cutâneas de animais infectados. A transmissão ocorre comumente a partir da ingestão de água ou alimentos contaminados com secreções nasais e exsudatos eliminados a partir de animais infectados, contato com equipamentos contaminados (selas, arreios) e pela ingestão de carne. Não existem vacinas. A prevenção e controle dependem da detecção precoce e eliminação de animais infectados, além da quarentena completa e desinfecção.

    Chlamydia psittaci -  Presente na flora intestinal e pele das aves. Esta bactéria é um agente patogénico das aves.

    Clostridium botulinum - Bactéria patogênica,que podem gerar uma toxi-infecção alimentar. Sua toxina pode ser utilizada como potente arma biológica contra os seres humanos.

    Ebola virus - Vírus que causa hemorragia intensa, falência dos órgãos e pode levar à morte. Pode ser usada com arma biológica.

    Herpesvirus - Vírus que causa lesões contagiosas, geralmente ao redor da boca ou nos genitais.

    Neisseria meningitidis - Causam meningite meningocócica, uma grave inflamação das membranas que envolvem o cérebro. Frequentemente são encontradas em membranas mucosas humanas.

    Paramyxovirus - Vírus envelopados cuja transmissão é por gotas expelidas em espirros ou tosse. Eles são responsáveis por cerca de 30 a 40% das infecções respiratórias agudas em infantos e crianças, os quais se apresentam com gripe, febre, bronquiolite e pneumonia. Esses agentes também levam a quadro de infecção do trato respiratório adquirida na comunidade de severidade variável.

    Prevotella melaninogenica - Bactérias Gram-negativas membros da flora oral e vaginal, e são a causa de infecções anaeróbias do trato respiratório. Não está relacionada ao bioterrorismo.

    Rickettsia prowazekii - É uma espécie de alfa proteobactéria gram-negativa, parasita intracelular obrigatória, aeróbias. Causa tifo epidêmica em humanos e é transmitida nas fezes de piolhos humanos.

    Staphylococcus aureus - É uma bactéria esférica, do grupo dos cocos gram-positivos, frequentemente encontrada na pele e nas fossas nasais de pessoas saudáveis. Entretanto pode provocar doenças, que vão desde uma simples infeção até infeções graves

    Variola major - Vírus erradicado que era contagioso, causava deformações e, geralmente, matava. Considerada ameaça internacional do bioterrorismo.

     

  • Vibrio cholerae - É o agente causador da cólera. A infecção geralmente ocorre através do consumo de água ou alimentos contaminados por dejetos fecais. Dentro de um curto período de tempo a contaminação acelerada pode se tornar uma epidemia, com uma mortalidade de 50% na ausência de tratamento, sendo ainda mais alta em adultos com mais de 40 anos de idade. Por essas razões, também pode ser considerada uma arma biológica.

    Virus influenza - Gripe.

    Yersinia pestis - É uma bactéria altamente patogénica e é responsável pela peste negra.