-
GABARITO: B
A) ERRADO - Para o tratamento de têmpera, recomenda-se que o aquecimento deva ser feito até temperaturas acima da temperatura crítica do material (no caso dos aços hipereutetóides, 50ºC acima de A1. Temperaturas elevadas propiciam o cresimento de grão, fator menos desejável que a não dissoluçã total dos carbonetos existentes);
B) CORRETO
C) ERRADO - os tratamentos térmicos são realizados em torno das linha Acm, A3 e A1.
D) ERRADO - Não nenhum fator que impossibilite aços com concentração próxima à eutetóide de serem tratados por Solubilização
E) ERRADO - A austenita quando super-resfriada forma MARTENSITA. Sua estrutura é tetragona de corpo centrado (TCC), diferente da CFC da austenita.
-
O perlita é um microconstituinte e não uma fase. Formada por uma mistura eutetóide de duas fases, ferrita e cementita,
Acho que o Gabarito está errado!
Colocaria a letra A
-
O gabarito está errado. A letra A está perfeita.
Na Letra B há um erro, não forma-se Ferrita e Perlita, mas sim Cementita e Perlita.
-
O erro da letra A é a palavra eutética.
Acredito que a letra B também esteja errada, Vinicius Borges.
-
Do meu ponto de vista não há opção correta. Na letra A a palavra deveria ser "eutetóide" e não eutética. Na letra B ele chama perlita de fase o que é um erro.
-
Concordo com o Leo.
Rafael, a assertiva B é sobre um aço hipoeutetóide, logo forma-se sim ferrita e perlita, entretanto perlita não é fase. Forma-se cementita e perlita em aço hipereutetóide.
-
Para um aço hipoeutetóide quando resfriado gera ferrita proeutetóide
< 0,76% = ferrita proeutetóide + perlita
~= 0,76% = perlita
> 0,76% = perlita + cementita
-
A) ERRADO Ao aquecer um aço hipereutetoide para a aplicação de um tratamento térmico de têmpera, recomenda-se que a temperatura de austenitização seja superior à temperatura recristalização.
B) CORRETO Os aços hipoeutetoides, quando resfriados lentamente de uma região austenítica para a temperatura ambiente, apresentam duas fases sólidas distintas: ferrita primária ou proeutetoide e perlita.
C) ERRADO Os tratamentos térmicos nas referidas ligas podem ser efetuados a temperaturas superiores à linha liquidus e inferiores à linha solidus do diagrama de fases Fe-FeC.
D) ERRADO As ligas com concentração de carbono em massa de abaixo de 0,02% são inadequadas para tratamentos de solubilização, por isso só podem ser trabalhadas a frio.
E) ERRADO A austenita, quando super-resfriada por um tratamento de têmpera, NÃO mantém sua estrutura à temperatura ambiente, cristalina cúbica de corpo centrado, se sofreu têmpera, certamente formara martensita.
-
A) Incorreta. A temperatura deve ser superior à temperatura de recristalização
B) Correta. Aços hipoeutetóides estão "mais perto" da ferrita. Logo, ao serem resfriados, eles assumem a composição microestrutural final de ferrita proeutetóide + perlita;
C) Incorreta.
D) Incorreta. O tratamento térmico de solubilização é indicado para aços inoxidáveis austeníticos, com composição de carbono (abaixo de 0,08%)
E) Incorreta. A austenita, ao virar martensita, assume a forma tetragonal compacta.
-
Questão deveria ser anulada.
A alternativa B afima a existência de duas fases sólidas, sendo que Perlita não é fase, e sim um microconstituinte de duas fases (ferrita + cementita).
-
Esta questão está completamente errada. Perlita não é uma fase, é uma microestrutura com duas fases sólidas.