SóProvas


ID
2002279
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento estratégico é algo que se transformou em um referencial para os administradores desde os anos de 1970. É correto afirmar que esta modalidade de planejamento está preocupada em:

Alternativas
Comentários
  • NNÓ (2013) = Diagnóstico Estratégico – Análise SWOT
    Entre as fases do planejamento, uma das mais importantes é a fase do diagnóstico estratégico. Nessa fase, analisa-se o ambiente externo e interno da empresa para que o gestor saiba qual a real situação em que se encontra a organização e possa definir quais tipos de estratégia são mais adequados no momento.
    Uma das ferramentas mais utilizadas é a análise SWOT (aerônimo dos termos em inglês: Strengths = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças).
    Portanto, é uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de enfrentar (ambiente externo).
    A principal diferença entre o ambiente interno e externo para o gestor é que no primeiro caso (ambiente interno) as variáveis são controláveis, e no segundo caso (ambiente externo), não!
    Pontos fracos são fatores internos que, de alguma forma, deixam a empresa em desvantagem em relação aos seus concorrentes. Podem ser, por exemplo, uma marca desconhecida no mercado, uma equipe desmotivada, produtos desatualizados, alto endividamento da empresa etc.
    Já os pontos fortes são o contrário, ou seja, fatores internos que deixam a empresa em vantagem perante seus pares! Podem ser, por exemplo, clientes fiéis, profissionais capacitados, uma logística eficiente, produtos inovadores, custos baixos etc.
    Quando dizemos que os pontos fracos e fortes são variáveis controláveis, é porque esses fatores podem ser “trabalha

    GABARITO B

  • Gabarito B

     

    Em uma das fases do planejamento estratégico (aquele genérico e de longo prazo), deve-se realizar a análise interna e externa na qual busca-se avaliar as oportunidades e ameaças (externas e não controláveis) e a fraquezas e forças (internamente e controláveis)