-
GAbarito A: 3.6 Teoria da expectativa (ou expectância) – Victor Vroom
Para esta teoria, desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom, o comportamento humano é sempre orientado para resultados, ou seja, as pessoas fazem coisas esperando sempre outras em troca.
Os três principais fatores nesta teoria são: valência, instrumentalidade e expectativa.
Valência
É o valor atribuído ao resultado (recompensa). É uma medida de atração que um resultado (recompensa) exerce sobre um indivíduo.
Instrumentalidade
Relação desempenho-resultado (recompensa). É o grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de desempenho levará ao resultado desejado.
Expectativa
Relação esforço-desempenho. É a probabilidade, percebida pelo indivíduo, de que certa quantidade de esforço levará ao desempenho.
Assim, para que uma pessoa esteja “motivada” a fazer alguma coisa, é preciso que ela, simultaneamente:
• atribua valor ao resultado advindo de fazê-la;
• acredite que, fazendo-a, ela receberá a compensação esperada;
• acredite na probabilidade de que tem condições de fazê-la.
Questão de Concurso
(Cespe/Abin/Oficial de Inteligência/2010) O valor que um indivíduo atribui ao alcance de um resultado – por exemplo, uma promoção – é fator determinante do nível de motivação em relação à determinada atividade.
Gabarito: certo. Segundo a Teoria de Vroom, a valência é um dos fatores de motivação.
Em termos de uma equação, essa definição poderia ser escrita da seguinte forma:
Motivação = [expectativa] X [instrumentalidade] X [valência]
Dentro dessa visão teórica, os indivíduos fazem escolhas baseados em ideais de recompensa não obtidos ainda; as recompensas devem estar inseridas em um período de tempo médio para que haja relação desempenho-recompensa e esta deve ser justa; e, por fim, o indivíduo sabe o que se espera dele e passa a se comportar de maneira esperada.
Força motivacional: V x I x E
Motivação = Expectativa (Esforço – Desempenho – Resultado) x Valor atribuído ao resultado.
-
BOA QUESTAO PRA ESTUDAR AS TEORIAS.
-
Analisando as alternativas..
a) A teoria da expectação estabelece que o indivíduo tende a agir com base em expectativas de que seu ato será seguido por um dado resultado. CORRETA
b) De acordo com a premissa da Teoria X, a visão gerencial sobre um funcionário é que este indivíduo possui uma capacidade de auto-orientação e autocontrole. ERRADA- A afirmação está de acordo com a premissa da Teoria Y, e nao X. A teoria X estabelece que os funcionários sao irresponsáveis e necessitam de controle rígido.
c) Segundo a teoria das necessidades de Maslow, as necessidades sociais e de estima são as mais importantes e são alcançadas quando as necessidades de autorrealização e de segurança são alcançadas. ERRADA- Existe uma hierarquia e a ordem é fisiologicas-segurança-sociais-estima-realização
d) Os fatores motivadores do teórico Herzberg estão relacionados à política da empresa, condições de trabalho e salário, enquanto os fatores de higiene estão relacionados à realização e reconhecimento. ERRADA- inverteu os conceitos
e) A teoria do reforço, de Skinner, concentra-se no sentimento do indivíduo de quão justo é o tratamento que ele recebe comparativamente ao que outros têm recebido. ERRADA- A afirmativa se trata da Teoria da Equidade, de Adams
Fonte: Rennó, 2013
-
Questão que você marca porque é a menos errada.
Expectação -> Teoria de Lawler III
Expectativa ou Expectância -> Victor Vroom
-
Tudo errado. Você marca a A por que o nome expectação lembra expectância, mas as duas teorias são completamente distintas.
Teoria de expectação – Lawler III
Para Lawler III, existem duas bases sólidas para sua teoria de que o dinheiro pode motivar o desempenho e outros tipos de comportamentos. As pessoas, portanto, desejam dinheiro, porque este lhes permite não somente a satisfação de necessidades fisiológicas e de segurança, mas também, lhes dá condições para a satisfação das necessidades sociais, de estima e de autorrealização, presentes na pirâmide de Maslow. Se as pessoas percebem e creem que certo desempenho é possível e necessário para obter mais dinheiro, elas, certamente, desempenharão as tarefas da melhor maneira possível.
FONTE: Ribas.
-
A) Gabarito. Expectação. Lawler e Porter (teoria de processo)
B) Errado. A teoria X de Mcgregor trata o homem com um ser preguiçoso que precisa ser controlado. (teoria de conteúdo)
C) Errado. A pirâmide de Maslow inicia com as necessidades fisiológicas, daí vai para as de segurança, sociais, estima e autorrealização. (Teoria de Conteúdo)
D) Errado. A teoria Bifatorial de Herzberg divide os fatores higiênicos (não geram satisfação: dinheiro, segurança...) e motivacionais (status, crescimento) (Teoria de conteúdo)
E) Errado. Teoria do reforço tenta modificar um comportamente através de um reforço positivo ou negativo. manipuladora (Teoria de processo)
* Não confundir expectação com expectativa de Vroon
-
Logo eu pensei que A estava errada, porque só associei com a teoria da expectância, mas qdo li as demais, estavam completamente erradas, então acabei ficando com a A.
Essa teoria de lawler que foi mencionada por um colega acima é uma ampliação da teoria de Vroom, a teoria de Vroom tbm ja se vê por aí se do chamada de expectação. Mas,ambas tem o mesmo fundamento.
A teoria da expectativa ou também chamada de teoria da expectância é uma ampla teoria da motivação desenvolvido primeiramente por Victor Vroom, sobretudo foi ampliada por Porter e Lawler em 1968 e complementada por várias outras teorias.
A Teoria da Expectativa de Porter e Lawler reconhece que, através do trabalho, as pessoas procuram satisfação de diferentes necessidades e só serão motivadas para um esforço maior se forem correspondidas pelas recompensas que procuram. ... as recompensas dadas sejam as mais desejadas em troca do bom desempenho.
-
A) Gabarito.
Considerações da banca:
A teoria dos Dois Fatores de Herzberg afirma que os fatores de motivação estão associados, dentre outros, à realização e ao reconhecimento, enquanto os fatores de higiene estão associados, dentre outros, à política da empresa, as condições de trabalho e ao salário. Portanto, o item D apresenta uma clara inversão destas associações, tornando o referido item nitidamente errado e que um administrador deve reconhecer tais características e diferenciações para aplicá-las corretamente no cotidiano organizacional.
Fonte: CCV