SóProvas


ID
20023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O leasing, também conhecido como arrendamento mercantil, e o factoring, também conhecido como fomento mercantil, têm sido dois institutos importantes para o crescimento das empresas brasileiras. Com o crescimento do mercado, crescem, também, as garantias, como os seguros. Considerando esses institutos jurídicos, julgue os próximos itens.

No leasing, o valor residual garantido (VRG) é uma porcentagem do valor da operação definido no início do processo, que servirá de valor-base para a aquisição ou renovação do contrato ao final da operação.

Alternativas
Comentários
  • O Leasing Financeiro se assemelha a um aluguel, com a diferença que se pode comprar o bem no final do prazo pré-determinado por um preço já estabelecido.
  • O VRG é o valor a ser pago, caso o cliente opte pela compra ao final do arrendamento.Esse valor é definido a critério das partes, no ato da contratação, e pode ser diluido nas prestações, facilitando seu pagamento, evitando a sobrecarga no final do contrato (caso o cliente opte pela compra do bem).
  • Valor Residual Garantido (VRG): é uma porcentagem do valor da operação definido no início do leasing, que servirá de valor base para aquisição ou renovação do contrato ao final do leasing.
    https://www.ibm.com/br/financing/learningmore.phtml
  • Vamos lá,
    Existem 3 tipos de leasing: FINANCEIRO, OPERACIONAL E LEASE-BACK
    O Financeiro possui esse valor residual como todos sabem, o importante lembrar que pouco material explica é que ao final do contrato esse valor pode ser pago para aquisição do bem, ou pode ser renovado o contrato, só que a renovação parte do valor residual, em nenhum material isso fica explicito.. se o equipamento custa 100 mil e o valor residual custa 10 mil, na renovação do contrato será apenas pago esses 10 milparcelado.
    O Operacional a empresa fabricante do produto aluga diretamente o bem para a empresa, sem intervenção das instituições financeiras! Ficando a empresa que alugou responsável pela manutenção dos equipamento.
    E no Lease-Back a empresa vende a uma instituição financeira o equipamento que ela usa, e no mesmo contrato ela já aluga o bem.. isso existe para que a empresa possa ter dinheiro para capital de giro.
  • uma  correcao,e o leasing operacional e que  se assemelha  a um aluguel,e nao e o leasing finaceiro que se assemelha, como o colega disse.
  • Questão CORRETA.

  • VRG quer dizer "Valor Residual Garantido".

    O VRG, que é pago independentemente do valor das prestações mensais e do juros se constitui em uma garantia especialíssima, em favor da empresa arrendadora, para a eventualidade do "arrendatário" não exercer sua opção de compra e, neste caso, o bem seria leiloado para terceiros, vendido pela melhor oferta sem avaliação prévia e sem preço mínimo, e o VRG serviria para garantir a lucratividade e para extirpar qualquer possibilidade de risco empresarial no negócio.


    O certo, inequívoco, é que a operação exige uma parcela financeira como entrada, que é registrada como antecipação do VRG, e ainda, que durante o prazo do arrendamento o "arrendatário" continua pagando parcelas que não são de arrendamento, mas de complemento do preço do bem, que constam também como antecipação mensal do VRG.


    Assim, claro como o dia, a operação preponderante no negócio de leasing é a de venda, e se houver qualquer falha durante o prazo do arrendamento, a operação preponderante terá sido a de financiamento e as relações jurídicas deverão ser examinadas e derivadas destas modalidades negociais, e não deverá jamais ser considerado como mera locação o período em que o arrendatário manteve o bem e pagou seus compromissos, porque este entendimento é que resultará na possibilidade de perda total das parcelas pagas quando e se ocorrer a rescisão do contrato de leasing por qualquer motivo.


    Não se pode desviar da realidade de que qualquer antecipação do valor residual, quando não tem a função de retornar para o "arrendatário" na hipótese de rescisão no negócio, se transforma em recurso destinado a quitar parte de pagamento, mudando substancialmente a relação jurídica para compra e venda e financiamento ainda que formalmente se use a expressão leasing ou arrendamento.