-
Gabarito D: Administração da diversidade da força de trabalho
A globalização também traz à tona outro desafio: a diversidade da força de trabalho, discriminação. As organizações estão se tornando mais heterogêneas em termos de raça, etnia e sexo de seus participantes. O termo aplica-se a qualquer pessoa que fuja da norma convencional: pessoas com necessidades especiais, representantes da terceira idade e homoafetivos. A diversidade da força de trabalho traz implicações importantes para as práticas administrativas e para compreensão do comportamento organizacional. Os executivos precisam modificar sua filosofia de tratar todo mundo do mesmo modo, reconhecendo as diferenças e respondendo a elas de maneira a assegurar a retenção dos funcionários e uma maior produtividade, sem que se cometa nenhuma discriminação.
Questão de Concurso
(Cespe/Anac/Técnico Administrativo/2012) A heterogeneidade das organizações decorrente da inclusão de diferentes grupos sociais é um desafio para os estudos acerca do comportamento organizacional.
Gabarito: certo. A diversidade da força de trabalho traz implicações importantes para os estudos acerca do comportamento organizacional.
Ribas (2014)
-
"A interculturalidade é a interação entre mais de uma cultura. Dessa forma a interculturalidade tem um lugar quando duas ou mais culturas entram em integração de uma forma horizontal e sinérgica".
"Este tipo de relações interculturais implica ter respeito pela diversidade; embora, por razões óbvias, o aparecimento de conflitos seja inevitável e imprevisível, podem ser resolvidos através do respeito, do diálogo e da concertação/assertividade."
A,B,C,E) ERRADAS. Creio que diante do conceito de interculturalidade, o qual prega o respeito à diversidade entre as diversas culturas, não há cabimento nos trechos: "...não deve se preocupar com diferenças culturais" (letra a); "...uma política universal de estratégias mercadológicas" (letra b); "uniformizando a política organizacional" (letra c); "...uma homogeneidade das decisões administrativas" (letra e).
Gabarito: letra D
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-importancia-da-interculturalidade-nos-negocios/103647/
Pessol, me corrijam se eu estiver errada.
Bons estudos!
-
A) Um administrador de uma empresa que exporta para diversos países de diferentes continentes não deve se preocupar com diferenças culturais.
B) As empresas multinacionais devem possuir uma política universal (regionalizada, segmentada, diversificada) de estratégias mercadológicas em relação às culturas dos vários países em que atuam.
C) Um administrador, quando toma uma decisão que leva em conta a interculturalidade, está, estrategicamente, uniformizando (diversificando) a política organizacional.
D) As decisões administrativas que envolvem a interculturalidade têm como exemplos de suas preocupações: o reconhecimento das diferenças culturais, o respeito e a convivência entre valores distintos.
E) A ampliação do comércio mundial, o maior grau de expatriação profissional e a diversificação dos mercados de atuação são motivos para uma homogeneidade (heterogeneidade) das decisões administrativas que envolvam aspectos interculturais.
-
D