SóProvas


ID
2002324
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os processos organizacionais estão presentes no cotidiano organizacional e sua utilização passa pela observação de princípios de criação e racionalização. Sobre os princípios da criação e racionalização de processos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Parcimônia é um conceito de frugalidade, economia ou precaução ao chegar a uma hipótese ou curso de ação. Seu significado pode ser traduzido por "menos é melhor". Trata-se de um princípio geral que tem aplicações desde a ciência até a filosofia e em todos os campos relacionados a elas.

  • Putz, por onde eu tava estudando que não vi esses princípios ainda... To ferrado! 

     

  • Necessário, somente o necessário... 

    Gab:  A 

  • A) O Princípio da Parcimônia afirma que um processo de trabalho não deve ter mais dados que os necessários para realizar as operações para as quais foi planejado.

    B) Princípio da Persistência afirma que um processo deve estar sempre pronto para entrar em operação, buscando dados nas entidades fonte, ou nos depósitos de dados necessários para sua operação.

    C) Princípio da Criação afirma que um processo somente deve ser criado se houver uma finalidade específica.

    D) Princípio da Ordenação deve garantir que o processo deva ser estruturado na sequência lógica de entrada dos dados.

    E) Para o Princípio da Permanência, os dados devem permanecer em depósito de dados e não em processos.

    Fonte: Organização, Sistemas e métodos: ferramentas para racionalizar as rotinas de trabalho e a estrutura organizacional da empresa (Dorival Carreira)

  • Parcimônia  = "menos é melhor".

  • Gab: A 

    Considerações da banca:

    O recurso argumenta pela má elaboração do enunciado, porém está muito claro que o candidato deve

    marcar o item correto quanto aos princípios da criação e da racionalização de processos, fato que deve ser

    de conhecimento de um administrador para a correta aplicação de tais princípios. O recurso afirma que a

    alternativa correta seria o item D, mas é muito claro na literatura que o princípio da permanência diz respeito à necessidade de que os dados devem permanecer em depósitos de dados e não em processos. Se entre um procedimento e outro, houver alguma defasagem de tempo, os dados deverão ser armazenados em um depósito de dados, até que sejam fornecidos para o procedimento seguinte. Ao contrário do que o recurso afirma em relação ao item D, o princípio que garante que o processo deva ser estruturado na sequência lógica de entrada dos dados é o princípio da ordenação, portanto o item é claramente errado.

    Fonte: CCV