Gabarito B =. Estratégia de Desenvolvimento = Quando existem muitas oportunidades e forças internas dentro da organização, a estratégia a ser buscada é a de desenvolvimento. Podem ser buscados tanto novos mercados, produtos e tecnologias, bem como uma diversificação dos atuais produtos e mercados. Oliveira subdivide essa estratégia em:35
Ø Desenvolvimento – a empresa pode conquistar novos mercados para seus produtos, desenvolver produtos melhores e mais avançados, buscar a associação visando melhorias nos panoramas financeiros, de capacidades e de mercado (desenvolvimento de manutenção).
Ø Diversificação – na estratégia consiste na busca de novas oportunidades e mercados quando os produtos e os mercados atuais já estão saturados, não apresentam boa lucratividade ou estão em declínio.
6. (Esaf/CGU/AFC/2012) Como ensina a análise SWOT, nos casos em que, da combinação entre ambientes e variáveis resultar a predominância simultânea de pontos fortes e de ameaças, espera-se que a organização se decida pela(o):
a) sobrevivência;
b) desenvolvimento;
c) manutenção;
d) crescimento;
e) confrontação.
Essa questão da Esaf demandou um conhecimento sobre os tipos de estratégias e seu relacionamento com a análise SWOT. A questão é bem “decoreba”, mas acredito que muitos poderiam ter acertado pela “lógica”.
Se temos muitos pontos fortes, por exemplo, poderíamos logo “eliminar” a letra A, pois não seria adequada uma estratégia de sobrevivência. A letra E não apresenta um tipo de estratégia. Assim, também seria descartada.
A estratégia de crescimento depende de termos oportunidades. Assim, como a questão nos apresenta um cenário de ameaças, poderíamos descartar também a letra D. A estratégia de desenvolvimento necessita de forças e oportunidades. Com isso, a opção correta é a estratégia de manutenção. O gabarito é mesmo a letra C.
Rennó (2013)