SóProvas


ID
2002342
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os condicionantes da estrutura organizacional são temas recorrentemente discutidos na teoria das organizações. Sobre este aspecto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • C) 3.9. Estratégia como Posicionamento
    Essa corrente, da qual Porter é o principal autor, tem como base a noção de adequação estratégica. Nesse enfoque, a estratégia se relaciona aos conceitos de adaptação e posicionamento. Ou seja, a corrente sugere que as organizações devem se adaptar ao ambiente para poderem conquistar vantagens competitivas e uma posição dominante em seus mercados.
    Essa corrente defende a análise do ambiente, tendo como ferramenta principal a análise SWOT. Após conhecer sua situação estratégica, a organização utilizaria seus recursos na busca de vantagens competitivas, de acordo com os conceitos de Porter que veremos adiante.
    3.10. Modelo de Cinco Forças de Porter
    Michael Porter nos trouxe também o conceito das cinco forças competitivas que afetam a estratégia de uma empresa.25 Esses fatores são os seguintes:
    Ameaça de Novos Entrantes – Alto investimento necessário e economias de escala são alguns dos fatores que podem dificultar a entrada de um novo competidor em um mercado. Naturalmente, é mais difícil abrir uma nova indústria aeronáutica do que uma nova loja de roupas. Dessa forma, as empresas que estão em setores com altas barreiras à entrada sofrem menos competição dos que as que estão em mercados com baixas barreiras de entrada.
    Poder de Negociação dos Clientes – Quanto mais informados estão os clientes, mais eles normalmente podem exigir das empresas qualidade, preço e serviços. Os clientes são poderosos quando são poucos, ou compram em grande quantidade, quando os custos de trocar de fornecedor são baixos, quando eles conhecem as estruturas de custos das empresas e quando podem deixar de consumir os produtos ou fabricá-los internamente.
    Poder de Negociação dos Fornecedores – Muitos dos fatores que podem deixar os clientes fortes podem deixar os fornecedores poderosos se forem invertidos! Os fornecedores são fortes quando: são poucos e/ou dominam o mercado, quando o custo de trocar de fornecedor é alto, quando os clientes são pouco importantes e quando podem se tornar competidores, ou seja, passar a concorrer no mercado do cliente.
    Ameaça de Produtos Substitutos – Um produto é substituto quando satisfaz a mesma necessidade dos clientes (exemplo: manteiga e margarina). Se existem muitos produtos que podem substituir o produto que sua empresa fornece, a posição estratégica é difícil e o setor será menos atraente e lucrativo.
    Rivalidade entre os Concorrentes – Se existem muitos concorrentes em um mercado e se a força deles é semelhante, pode ocorrer uma guerra de preços, levando a uma queda na atratividade do setor. Outros fatores que levam a isso são: custos fixos elevados, que podem levar as empresas a buscar operar com capacidade total, e uma grande barreira de saída, como instalações caras, de difícil venda, maquinário específico e altas indenizações que podem levar empresas a continuar investindo e operando em mercados com lucratividades baixas.

  • A - ERRADO - SE A ORGANIZAÇÃO FOR PÚBLICA (submetida ao direito público), NÃO PRECISARÁ, ENTÃO, DE UM DEPARTAMENTO FINANCEIRO, POR EXEMPLO. ISSO IMPLICA, SIM, NA ESTRUTURA.

     

    B - ERRADO - MODELOS RÍGIDOS E TRADICIONAIS SÃO PARA ORGANIZAÇÕES QUE LIDAM COM AMBIENTES ESTÁVEIS. PARA UM AMBIENTE TURBULENDO A ORGANIZAÇÃO SERÁ ADPTATIVA, OU SEJA, ADOTARÁ UM MODELO MAIS ORGÂNICO, ADHOGRÁTICO E DESCENTRALIZADO.

     

    C - CORRETO - SE A ORGANIZAÇÃO FOCAR EM VENDAS SOMENTE PELA INTERNET, TENDE A TER UMA ESTRUTURA RADIAL. PASSANDO, ASSIM, A TER PARCERIAS E TERCEIRIZAÇÕES AO INVÉS DE HIERARQUIA E SUBORDINAÇÃO.

     

    D - ERRADO - ORGANIZAÇÕES PEQUENAS TENDEM A POSSUIR MENOS DEPARTAMENTOS. CONSEQUENTEMENTE, MENOS ESPECIALIZAÇÃO E MENOS RESPONSABILIDADE. 

     

    E - ERRADO - A TECNOLOGIA SEMPRE TEVE GRANDE INFLUÊNCIA NAS ORGANIZAÇÕES, PASSANDO ATÉ A SUBSTITUIR O HOMEM POR MÁQUINAS. A INFLUÊNCIA É TÃO GRANDE QUE NOSSA PRÓPRIA CONSTITUIÇÃO CRIOU UM MECANISMO PARA PROTEGER O TRABALHADOR CONTRA A TECNOLOGIA. CF/88, art.5º, XXVII: DOS DIREITOS SOCIAIS, SÃO DIREITOS DOS TRABALHADORES URBANOS E RUAIS A PROTEÇÃO EM FACE DA AUTOMAÇÃO. OU SEJA, A AUTOMAÇÃO REDUZ POSTOS DE TRABALHO. É POR ISSO QUE NÃO SE PODE FAZER TODAS AS OPERAÇÕES DE UM BANCO EM CAIXAS ELETRÔNICOS. 

     

     

     

    GABARITO ''C''

  • Elementos que influenciam a estrutura:

    Tecnologia; Ambiente; Recursos Humanos; Estratégia

  • A estrutura segue a estratégia.