LETRA D
PRIMEIRO MUSEU DO MUNDO DEDICADO A PELÉ RESISTE À GUERRA NA UCRÂNIA
"O museu não abre há dois anos, desde o início da guerra. Havia bombas a explodir constantemente e tinha medo que uma caísse no museu", lembra o fundador e curador do museu, Nikolai Judobin, que define a sua paixão por Pelé como "uma religião pessoal". "Acredito que Pelé é um Deus do futebol e este lugar é sagrado, é um templo do futebol", completa, sentado na sala principal.
Atrás estão expostos, entre outros objetos, um relógio de ouro oferecido por Pelé ao jogador soviético Valentin Afonin, uma fotografia do ex-craque brasileiro quando visitou a estação espacial russa Mir e dezenas de bandeiras relacionadas com algum momento da carreira do eterno camisola 10 da seleção brasileira.
Nikolai abriu o museu durante o Euro 2012, que a Ucrânia sediou em conjunto com a Polónia, antes do início do conflito armado que assola o país. O 'templo' é apresentado como o primeiro museu do mundo dedicado exclusivamente a Pelé.
"Somente duas cidades no mundo têm um museu assim: Lugansk, na Ucrânia, e Santos, no Brasil. Mas lá o museu abriu dois anos depois do nosso", sorri Nikolai. "No dia da abertura do museu, o embaixador do Brasil deu-me um forte abraço e chorou. Não conseguiu acreditar que, tão longe, em Lugansk, podia-se gostar tanto de Pelé", completa.
http://24.sapo.pt/article/sapo24-blogs-sapo-pt_2016_03_19_1873364091_primeiro-museu-do-mundo-dedicado-a-pele-resiste-a-guerra-na-ucrania