SóProvas


ID
2002960
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A demanda fetal de ferro é suprida à custa do organismo materno. O concepto é exigente e eficiente parasita, e o sinciciotrofoblasto é tecido extremamente competente em extrair e sequestrar nutrientes da circulação da mãe. As necessidades de ferro durante a gestação totalizam cerca de:

Alternativas
Comentários
  • 40mg de ferro diario da em torno de 6.200mg durante toda gestação. Bem distante do valor da resposta, mas é a mais proxima.

     

  • A gestante apresenta queda de absorção do ferro no primeiro trimestre gestacional e aumento de cinco e de nove vezes na absorção do ferro no segundo e terceiro trimestres gestacionais, respectivamente.

    As necessidades em ferro, de uma gravidez normal, totalizam aproximadamente os 1000 mg. Cerca de 300 mg são ativamente transferidos para o feto e a placenta e 200 mg perdem-se pelas várias formas de excreção. Estas são perdas obrigatórias e dão-se mesmo quando a mãe apresenta deficiência em ferro.

    O aumento do volume total de eritrócitos circulantes - cerca de 450 ml - utiliza mais 500 mg de ferro, pois 1 ml de eritrócitos normais contêm 1,1 mg de ferro. Praticamente todo o ferro para estes fins é utilizado na segunda metade da gravidez, tornando as necessidades em ferro muito aumentadas nesta fase, rondando os 6 a 7 mg/dia. Esta quantidade não está disponível nos depósitos de ferro da maioria das mulheres, e a não ser que seja exogenamente fornecida, não se dará o aumento desejável no volume eritrocitário e na concentração da hemoglobina. Na ausência de suplementação em ferro, a hemoglobina e o hematócrito baixarão à medida que aumenta o volume sanguíneo. A produção de hemoglobina no feto não é no entanto alterada, pois a placenta retira ferro da mãe, mesmo quando esta apresenta anemia severa ferripriva.

    Gabarito do professor: Letra D

    Bibliografia:

    Brandão AHF, Cabra MA, Cabral ACV. A suplementação de ferro na gravidez: orientações atuais. FEMINA. Maio, vol 39, nº 5, 2011.

     Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Gestação de alto risco: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 5. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2010.

  • É CADA QUESTÃO DE ARREPIAR..