características do Sistema Operacional Linux:
– É considerado um Software básico.
– É um Software Livre (Open Source). O Windows é considerado um software proprietário.|
– Licença de uso: GPL/GNU. GPL/GNU – significa Licença Pública geral, consiste na designação de licença para softwares livres.
– É um sistema operacional Multitarefa, assim como o Windows. Multitarefa – o sistema multitarefa executar mais de um aplicativo ao mesmo tempo.
– É um sistema operacional Multissessão, assim como o Windows. Multissessão – consiste em ter vários contas de usuários em um mesmo computador.
– É Preemptivo – permite a interrupção de processos. (É também característica do Windows). Preemptivo é a ideia de ter vários programas sendo processados ao mesmo tempo, e com isso, conseguimos alternar de um para o outro, interrompendo desta forma, o processo de um para executar outro.
– É um sistema Multiusuário. (também característica do Windows). Multiusuário é quando existe uma rede de computadores e um servidor (pode este ser usado tanto Linux como Windows), e com isso, os usuários podem ter acesso simultâneo ao sistema (vários usuários acessando o servidor ao mesmo tempo).
– Multiprocessamento (também característica do Windows). Multiprocessamento é um computador com mais de um processador.
– Sistema Monolítico (também característica do Windows). Sistema monolítico – todos processos em um só núcleo.
– Compartilhamento de bibliotecas (também característica do Windows). É o compartilhamento de recursos com os softwares instalados no computador. Exemplo: as fontes instaladas no computador podem ser utilizadas em vários programas como Word, Excel, Power Point, Photoshop e etc.
– Capacidade de processamento 32/ 64 bits (também característica do Windows) – Há versões de 32 e 64 bits. Pode ser instalado tanto em processadores de 32 bits, como de 64 bits.
– # Superusuário (também presente no Windows, mas com o nome de Administrador) é o usuário com controle total do computador.
– $ Usuário comum (também presente no Windows, mas com o nome de Usuário Limitado) é o usuário que não tem poder para manipular todos os recursos existentes no computador.
– Interface gráfica e Prompt de comando (também existente no Windows) – É possível interagir com o Linux de duas maneiras: Pela Interface Gráfica ou Prompt de Comando (Shell, bash sh, etc).
http://www.cursosdeinformaticabasica.com.br/o-que-e-linux-quais-sao-as-suas-caracteristicas/
Demais características são destacadas:
• Multitarefa real;
• Multiusuário;
• Suporte a nomes extensos de arquivos e pastas (255 caracteres);
• Conectividade com outros tipos de plataformas como: Apple, Sun, Macintosh, Sparc, Alpha, PowerPC; ARM; Unix, Windows, DOS, etc.
• Utiliza permissões de acesso à arquivos, pastas e programas em execução na memória RAM;
• Proteção entre processos executados na memória RAM;
• Modularização: O Linux somente carrega para a memória o que é utilizado durante o processamento, liberando totalmente a memória, assim que o programa/dispositivo é finalizado;
• Não há a necessidade de se reiniciar o sistema após modificar a configuraão de qualquer periférico de computador ou parâmetros da rede. Somente é necessário reiniciar o sistema no caso de uma instalação interna de um novo periférico, falha em algum hardware.
• Não precisa de um processador potente para funcionar;
• Não é vulverável a vírus de computador;
• Suporte a diversos dispositivos e periféricos disponíveis no mercado, tanto os novos como os obsoletos.
Impotante: O Linux é Case Sensitive, diferencia caracteres maiúsculos de caracteres minúsculos para nomeação de pastas e arquivos.
Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/caracteristicas-do-linux/46609