SóProvas


ID
2003593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Acerca do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que a questão correta é uma das estratégias do programa. Tendo atualmente como a classificação de risco de cada estado, o balizar das medidas adotadas. Sendo elas, vacinação das femeas, controle de transito, diagnostico e eliminação dos positivos e certificação das propriedades livres

  • Questáo antiga (versa sobre antigo regulamento).

    De acordo com a IN 19 DE 2016 (Regulamento Técnico do PNCEBT), náo há mais a definição de propriedade MONITORADA

  • teste cervical simples tem alta sensibilidade

  • questão desatualizada

    Atualmente o PNCEBT é regulamentado pela IN 10/2017

    a) estratégias de atuação atuais: É baseada na classificação das UFs quanto ao grau de risco para a brucelose e tuberculose, conforme estabelecido no Capítulo XVII desta IN, e na definição de procedimentos de defesa sanitária animal a serem adotados de acordo com essa classificação

    b) medidas sanitárias atuais: vacinação obrigatória contra brucelose de fêmeas com 3-8 meses com B19, e maiores de 8 meses com RB51, Saneamento obrigátorio de focos detectados e vigilância epidemiológica.

    c) testes de triagem em geral tem elevada sensibilidade e testes confirmatórios tem elevada especificidade. O TCS é um teste de triagem, e deve ser confirmado pelo Teste Cervical Comparativo em virtude da possível detecção de micobacterium avium.

    d) A coordenação geral dos programas de sanidade animal é exercida pela coordenação de defesa sanitária animal.

    e) Tem por objetivo baixar a prevalência e a incidência da brucelose e da tuberculose, visando a erradicação, considerando brucelose Doença zoonótica causada pela bactéria brucella abortus, caracterizada por infertilidade e aborto no final da gestação nas espécies bovina e bubalina. brucella mellitensis é considerada exótica no Brasil.